Outro que estava ausente para a prova era Jonathan Palmer, machucado depois de um forte impacto nos mesmos 100Km de Spa que vitimou Bellof. Sem a Zakspeed, o grid ganhava uma nova equipe que vinha se desenvolvendo desde o fim de 1984, a Beatrice, que corria com um chassis Lola e com o apoio de Carl Haas e Teddy Mayer. O piloto do carro 33? Nada menos nada mais do que Alan Jones, campeão de 1980.
Philippe Streiff agora estava pronto para o desafio de correr no lugar de Andrea de Cesaris na Ligier, voltando á categoria depois de sua passagem relâmpago com um terceiro carro da Renault no Estoril, no ano anterior. A Renault por sua vez anunciou que estava abandonando a categoria como equipe, deixando Patrick Tambay e Derek Warwick sem equipe para 1986...
Nos treinos, Ayrton Senna mais uma vez crava a pole na temporada de 1985, sendo seguido por Keke Rosberg e Nigel Mansell, com Nelson Piquet na quarta colocação e Alain Prost e Elio de Angelis formando a terceira fila. Fechando o top ten estavam a Ferrari de Michele Alboreto, que milagrosamente arranjou a sétima posição, Patrick Tambay, Marc Surer e Stefan Johansson.
Gerhard Berger larga ao lado de Derek Warwick na sexta fila, enquanto Riccardo Patrese fica entre ele e Thierry Boutsen. Teo Fabi, figura carimbada em Monza no ano anterior, largava ao lado de Niki Lauda, com que disputou a vitória, com Eddie Cheever seguindo-os. Martin Brundle, a única Tyrrell, largava na frente de ambas as Ligiers, com Streiff sendo mais rápido do que Laffite. Fechando o grid tínhamos Piercarlo Ghinzani, Huub Rothengatter, Pierluigi Martini, Kenny Acheson, Alan Jones e Philippe Alliot.
Sendo pressionado por Prost, Senna facilmente é superado pelo francês que vai em busca dos lideres. No meio do pelotão, Niki Lauda inicia sua recuperação ultrapassando Teo Fabi, Martin Brundle, Alan Jones, Riccardo Patrese e Eddie Cheever, até que Nigel Mansell, seguindo Rosberg na disputa pela liderança, começa a ter problemas no motor, indo aos boxes e retornando voltas atrás do último colocado.
Ayrton Senna teve pouco tempo para apreciar o terceiro lugar, sendo ultrapassado por Elio de Angelis, que guiava de forma agressiva nas retas de Monza. Mais ao fundo, Jacques Laffite finalmente supera o novo companheiro que vem se mostrando páreo duro para o experiente compatriota. Niki Lauda continua a se recuperar e já era o oitavo quando Nelson Piquet conseguiu passar por Michele Alboreto para ser quinto colocado.
Laffite agora trabalha para manter um carro entre ele e Streiff, atacando e ultrapassando Fabi que começa a ter problemas e vai ao fundo do pelotão. Depois de passar por Alboreto, Lauda nem faz esforço para assumir a quinta colocação, já que Nelson Piquet vai aos boxes para trocar de pneus, algo que destrói a corrida do brasileiro.
Enquanto Brundle era ultrapassado por Laffite, Tambay perde duas posições importantes para Stefan Johansson e Marc Surer. Warwick já havia abandonado. Em apenas seis voltas, Niki Lauda mostra toda a superioridade de sua McLaren TAG-Porsche e passa por Ayrton Senna e Elio de Angelis para assumir a terceira colocação, logo atrás de Alain Prost que mantém-se atrás de Rosberg, mais líder do que nunca.
Michele Alboreto para e volta na 8º colocação, na frente de Patrick Tambay que é logo superado por um alucinante Lauda que persegue o italiano. A única Renault na pista vai aos boxes, voltando atrás de Laffite e Brundle e na frente de Boutsen, que ultrapassa Streiff. Keke Rosberg roda, vai aos boxes para trocar os pneus lixados e volta muito atrás do novo líder, Alain Prost.
Parecia que a segunda vitória da Williams e de Keke Rosberg em 1985 estavam assegurados, mas só parecia. Nelson Piquet passa por Ayrton Senna e se tornar o terceiro colocado em performance fantástica, enquanto Marc Surer ultrapassa de Angelis e vai ao ataque do brasileiro da Lotus. Michele Alboreto também é outro que supera Elio para ser o quinto colocado.
Nas últimas voltas nada muda, apenas com Nigel Mansell abandonando também por causa do motor Honda. Marc Surer atacava ferozmente Ayrton Senna, e o brasileiro conseguia defender com bravura a terceira colocação, terminando no pódio na única corrida terminada no pódio em Monza até 1990. Alain Prost venceu com a sorte de um campeão, e Piquet deu show para terminar em segundo com Johansson e de Angelis fechando os lugares pontuáveis.
RESULTADOS:
- 2 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 1:17:59.451 - 9pts
- 7 - Nelson Piquet - Brabham BMW - +51.685s - 6pts
- 12 - Ayrton Senna - Lotus Renault - +1:00.390s - 4pts
- 8 - Marc Surer - Brabham BMW - +1:00.609 - 3pts
- 28 - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - +1 Volta - 2pts
- 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - +1 Volta - 1pt
- 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - +1 Volta
- 3 - Martin Brundle - Tyrrell Renault - 1 Volta
- 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - +1 Volta
- 25 - Philippe Streiff - Ligier Renault - +2 Voltas
- 5 - Nigel Mansell - Williams Honda - Motor
- 19 - Teodorico Fabi - Toleman Hart - +4 Voltas
- 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Motor
- 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - Motor - OUT
- 26 - Jacques Laffite - Ligier Renault - Motor - OUT
- 1 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Transmissão - OUT
- 22 - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - Escapamento - OUT
- 24 - Huub Rothengatter - Osella Alfa Romeo - Motor - OUT
- 9 - Philippe Alliot - RAM Hart - Turbo - OUT
- 17 - Gerhard Berger - Arrows BMW - Motor - OUT
- 16 - Derek Warwick - Renault Elf - Transmissão - OUT
- 33 - Alan Jones - Team Haas Lola Hart - Motor - OUT
- 23 - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Motor - OUT
- 10 - Kenny Acheson - RAM Hart - Embreagem - OUT
- 29 - Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - Bomba de Combustível - OUT
- 20 - Piercarlo Ghinzani - Toleman Hart - DNS
Esses foram os pilotos que estavam inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida: Nigel Mansell - 1:28.283 - Volta 38
Curiosidades:
- 416º GP
- 21º Vitória de Alain Prost
- 100º GP de Elio de Angelis
- 1º GP da Haas-Lola
- 1º GP da Haas-Lola
- 48º Vitória da McLaren
- 20º Melhor Volta da McLaren
- 120º Pódio da McLaren
- 18º Vitória do Motor TAG-Porsche
- 40º Pole do Motor Renault
- 20º Pódio do Motor BMW
- MELHOR PILOTO: Nelson Piquet
- SORTUDO: Alain Prost
- AZARADO: Nigel Mansell / Keke Rosberg / Niki Lauda
- SURPRESA: Stefan Johansson
- Prêmio Bônus - MERECIA: Marc Surer
Em Monza, Nelson Piquet era idolatrado e isso continuou assim nessa edição, quando o brasileiro deu um show mesmo depois de parar logo no início da prova. Alain Prost andou com escolta durante todo o fim-de-semana, já que temia qualquer ato agressivo dos tifosi que tiveram que aplaudir do francês que conseguiu uma milagrosa vitória depois de se beneficiar dos problemas de Mansell e Rosberg, que foram os azarados, já que lideravam com folga a corrida. Lauda fez grande prova, depois de quebrar o bico perdeu mais uma vez chances de pontos. Johansson foi a surpresa, conseguindo se manter na pista mesmo com problemas para conquistar dois pontinhos. E Marc Surer bateu na trave de subir ao pódio, uma pena...
Campeonato de Pilotos:
- 2 - Alain Prost - Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - 65pts
- 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - 53pts
- 11 - Elio de Angelis - John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - 31pts
- 12 - Ayrton Senna - John Player Special Tema Lotus - Lotus Renault - 97T - 23pts
- 28 - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - 21pts
- 7 - Nelson Piquet - Motor Racing Developments International - Brabham BMW - BT54 - 19pts
- 6 - Keke Rosberg - Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW10 - 18pts
- 1 - Niki Lauda - Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - 14pts
- 15 - Patrick Tambay - Équipe Renault Elf - Renault - RE60/RE60B - 11pts
- 26 - Jacques Laffite - Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - 10pts
- 18 - Thierry Boutsen - Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - 9pts
- 5 - Nigel Mansell - Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW10 - 7pts
- 8 - Marc Surer - Motor Racing Developments International - Brabham BMW - BT54 - 5pts
- 16 - Derek Warwick - Équipe Renault Elf - Renault - RE60/RE60B - 4pts
- 4/3 - Stefan Bellof - Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford/Renault - 012/014 - 4pts
- 25 - Andrea de Cesaris - Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - 3pts
- 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - 3pts
- Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - LAU/PRO - G - 79pts
- Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - ALB/ARN/JOH - G - 77pts
- John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - ANG/SEN - G - 54pts
- Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW10 - MAN/ROS - G - 25pts
- Motor Racing Developments - Brabham BMW - BT54 - PIQ/HES/SUR - P - 24pts
- Équipe Renault Elf - Renault - RE60/RE60B - HES/TAM/WAR - G - 15pts
- Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - CES/STR/LAF - P - 13pts
- Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - BER/BOU - G - 9pts
- Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford/Renault - 012/014 - BRU/BEL/JOH - 4pts
Imagens tiradas do GPExperts.com.br - Google Imagens - F1.history.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário