No inverno que antecedeu a realização da prova muita coisa importante havia acontecido, além do cancelamento da prova argentina, Tony Brise acabou falecendo num acidente aéreo ao lado de sua equipe, Embassy-Hill, com Graham Hill pilotando o avião que caiu aos arredores de Londres no fim de novembro. Foi um choque para o automobilismo britânico, que perdera parte de seu passado e parte de seu futuro.
A Parnelli perdia o interesse na Fórmula 1, deixando Mario Andretti á pé nas vésperas do GP do Brasil. A Lotus, por sua vez, não arranjou um segundo piloto para correr ao lado de Ronnie Peterson, que já estava prestes a deixar a equipe que estava em decadência. Mesmo assim, Chapman conseguiu colocar Peterson e Andretti para correr em Interlagos, tentando arranjar outros nomes para as provas europeias que se aproximavam.
A March inscreveu três carros para a prova: Vittorio Brambilla, Lella Lombardi e Hans-Joachim Stuck, enquanto a Copersucar dava um antigo modelo para o jovem estreante Ingo Hoffmann. Nos treinos, James Hunt arrancou a pole position de Niki Lauda por apenas 0.02s, mostrando que a disputa pelo título poderia ser feroz durante a temporada.
Carlos Reutemann era apenas décimo quinto colocado no grid, com Mario Andretti e Renzo Zorzi logo atrás. Ronnie Peterson era o décimo oitavo colocado, Jacky Ickx décimo nono, Ingo Hoffmann vigésimo e Ian Ashley e Lella Lombardi fechando o pelotão. No domingo, sol, para iluminar a abertura de mais uma temporada da Fórmula 1.
Depois de uma largada fenomenal, Tom Pryce consegue ultrapassar Emerson Fittipaldi e assumir a sexta colocação. Regazzoni, Lauda e Hunt começam a abrir para Vittorio Brambilla, que recebe ataques de Jean-Pierre Jarier enquanto Fittipaldi é ultrapassado por Patrick Depailler e Jody Scheckter. Também fazendo prova interessante, Stuck ultrapassa Pace, Fittipaldi, Laffite e Scheckter, assumindo a oitava posição.
Rápido, Jacques Laffite agora é nono depois de passar por Jody Scheckter, enquanto mais ao fundo Peterson começa a ter problemas em seu motor. Tentando se recuperar, Jochen Mass assume a décima sexta posição depois de ultrapassar Ingo Hoffmann. Na volta oito Niki Lauda consegue ultrapassa Clay Regazzoni, que logo depois também é superado por James Hunt antes de ser tocado por Jean-Pierre Jarier e sair da pista, sendo obrigado a parar para reparar sua Ferrari, retornando na décima sétima posição.
Nas últimas voltas, Jochen Mass fez uma recuperação boa de posições assumindo a décima primeira colocação ao passar por Jacky Ickx e Renzo Zorzi, ultrapassando José Carlos Pace na volta seguinte. Com problemas no motor, Emerson perde a boa oitava colocação para Carlos Reutemann, sendo superado a cada duas voltas por Jochen Mass, José Carlos Pace, Renzo Zorzi e Jacky Ickx.
Niki Lauda não enfrenta problemas na liderança, com James Hunt sendo pressionado por Jean-Pierre Jarier e Tom Pryce se mantendo na quarta colocação. Na vigésima primeira volta, Mass assume a oitava posição de Carlos Reutemann, enquanto Fittipaldi vai caindo ainda mais e agora perde a posição para Regazzoni e Hoffmann.
Recuperado, Regazzoni é nono logo atrás de Reutemann. Uma volta depois de Hunt deixar óleo na Sargento, Jean-Pierre Jarier, que estava pressionando Lauda, trava os freios e vai para o guard-rail, abandonando a prova quando a vitória parecia possível. Carlos Reutemann abandona sem combustível, com isso Clay Regazzoni passa a ser sétimo colocado.
E ao fim de 40 voltas giradas em média na casa dos 2 minutos e quarenta segundos, Niki Lauda abre a temporada de 1976 com uma vitória à bordo do defasado 312T, com Patrick Depailler fazendo milagre ao levar os restos mortais do 007 ao pódio ao lado de Tom Pryce que não retornaria novamente á aquele lugar até o dia de sua morte. Stuck fez grande prova e terminou em quarto, com Scheckter e Mass ganhando os últimos pontos.
RESULTADOS:
- 1 - AUT - Niki Lauda - Scuderia Ferrari - 1:45:16.78 - 9pts
- 4 - FRA - Patrick Depailler - Tyrrell Ford - +21.47s - 6pts
- 16 - GBR - Tom Pryce - Shadow Ford - +23.84s - 4pts
- 34 - ALE - Hans-Joachim Stuck - Marc Ford - +1:28.17 - 3pts
- 3 - AFS - Jody Scheckter - Tyrrell Ford - +1:56.46 - 2pts
- 12 - ALE - Jochen Mass - McLaren Ford - 1:58.27 - 1pt
- 2 - SUI - Clay Regazzoni - Scuderia Ferrari - +2:15.24
- 20 - BEL - Jacky Ickx - Wolf-Williams Ford - +1 Volta
- 21 - ITA - Renzo Zorzi - Williams Ford - +1 Volta
- 8 - BRA - José Carlo Pace - Brabham Alfa Romeo - +1 Volta
- 31 - BRA - Ingo Hoffmann - Copersucar Fittipaldi Ford - +1 Volta
- 7 - ARG - Carlos Reutemann - Brabham Alfa Romeo - Falta de Combustível
- 30 - BRA - Emerson Fittipaldi - Copersucar Fittipaldi Ford - +3 Voltas
- 10 - ITA - Lella Lombardi - March Ford - +4 Voltas
- 17 - FRA - Jean-Pierre Jarier - Shadow Ford - Acidente - OUT
- 11 - GBR - James Hunt - McLaren Ford - Acidente - OUT
- 9 - ITA - Vittorio Brambilla - March Ford - Vazamento de Óleo - OUT
- 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Matra - Transmissão - OUT
- 5 - SUE - Ronnie Peterson - Lotus Ford - Pressão de Combustível - OUT
- 6 - EUA - Mario Andretti - Lotus Ford - Colisão - OUT
- 28 - GBR - John Watson - Penske Ford - Sistema de Combustível - OUT
- 14 - GBR - Ian Ashley - Stanley BRM - Bomba de Óleo - OUT
Volta Mais Rápida: Jean-Pierre Jarier - 2:35.07 - Volta 31
Curiosidades:
- 265º GP
- V Grande Prêmio do Brasil
- Realizado no dia 25 de janeiro de 1976
- 8º vitória de Niki Lauda
- 1º pole position de James Hunt
- 2º e último pódio de Tom Pryce
- 59º vitória da Ferrari
- 2º e última melhor volta da Shadow
- 1º GP da Ligier
- 59º vitória do motor Ferrari
- MELHOR PILOTO: Jean-Pierre Jarier
- SORTUDO: Niki Lauda
- AZARADO: Clay Regazzoni / Jean-Pierre Jarier
- SURPRESA: N/H
Jean-Pierre Jarier foi o grande nome da prova, mesmo estando envolvido em dois toques de atrapalharam a prova de Mass e Regazzoni, quase ultrapassando Lauda nas últimas voltas até se perder no óleo deixado por Hunt. Regazzoni vinha fazendo boa prova, e um pódio era fácil de ser conquistado, mas a agressividade e a fobia de Jarier tiraram até os pontos do suiço. Lauda escapou ileso de tudo, sem enfrentar problemas mecânicos e terminando na primeira colocação.
Campeonato de Pilotos:
- 1 - AUT - Niki Lauda - Scuderia Ferrari - 9pts
- 4 - FRA - Patrick Depailler - Tyrrell Ford - 6pts
- 16 - GBR - Tom Pryce - Shadow Ford - 4pts
- 34 - ALE - Hans-Joachim Stuck - March Ford - 3pts
- 3 - AFS - Jody Scheckter - Tyrrell Ford - 2pts
- 12 - ALE - Jochen Mass - McLaren Ford - 1pt
Campeonato de Construtores:
- ITA - Scuderia Ferrari - Ferrari - 312T - LAU/REG - G - 9pts
- GBR - El Team Tyrrell - Tyrrell Ford - 007 - SCH/DEP - G - 6pts
- GBR - Shadow Racing Team - Shadow Ford - DN5B - PRY/JAR - G - 4pts
- GBR - March Engineering - March Ford - 761 - BRA/LOM/STU - G - 3pts
- GBR - Marlboro Team McLaren - McLaren Ford - M23 - HUN/MAS - G - 1pt
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExpert.com.br - F1-history.deviantart.com
Belo texto, parabéns Vitor!
ResponderExcluirMuito obrigado, Dan!
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