segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

GP Memorável 70# - Brasil 1976


Os pilotos chegaram na América do Sul graças ao pagamento total dos organizadores do GP do Brasil que, na época, dividiam as despesas com a outra prova realizada no continente, mas que em 1976 acabou cancelada por causa dos graves problemas políticos e financeiros que vinha enfrentando. Com isso, pela primeira vez na história, o Grande Prêmio do Brasil abriria uma temporada da categoria de maior renome do automobilismo. Era de se orgulhar...

No inverno que antecedeu a realização da prova muita coisa importante havia acontecido, além do cancelamento da prova argentina, Tony Brise acabou falecendo num acidente aéreo ao lado de sua equipe, Embassy-Hill, com Graham Hill pilotando o avião que caiu aos arredores de Londres no fim de novembro. Foi um choque para o automobilismo britânico, que perdera parte de seu passado e parte de seu futuro.


Com Emerson Fittipaldi anunciando de maneira bombástica sua saída da McLaren para ingressar na Copersucar fundada pelo seu irmão no ano anterior, a equipe de Teddy Mayer procurou um jovem talento que fosse páreo para duelar com os campeões da Ferrari, e depois de negar dois chamados, James Hunt acabou sendo contratado pela equipe do "Tio Bruce", iniciado o período mais vitorioso de sua carreira.

A Parnelli perdia o interesse na Fórmula 1, deixando Mario Andretti á pé nas vésperas do GP do Brasil. A Lotus, por sua vez, não arranjou um segundo piloto para correr ao lado de Ronnie Peterson, que já estava prestes a deixar a equipe que estava em decadência. Mesmo assim, Chapman conseguiu colocar Peterson e Andretti para correr em Interlagos, tentando arranjar outros nomes para as provas europeias que se aproximavam.


Estreando na categoria, a equipe de Guy Ligier inscreveu apenas um carro para Jacques Laffite, o promissor francês que já havia conquistado um pódio no ano anterior e tinha novas ambições para 1976. Com um estanho JS5, a Ligier estreou na Fórmula1 no meio do pelotão, pagando mico apenas com o visual extravagante de seu bólido.

A March inscreveu três carros para a prova: Vittorio Brambilla, Lella Lombardi e Hans-Joachim Stuck, enquanto a Copersucar dava um antigo modelo para o jovem estreante Ingo Hoffmann. Nos treinos, James Hunt arrancou a pole position de Niki Lauda por apenas 0.02s, mostrando que a disputa pelo título poderia ser feroz durante a temporada.


Jean-Pierre Jarier era terceiro colocado, com Clay Regazzoni ao seu lado e Emerson Fittipaldi fazendo milagre em levar o Copersucar ao quinto posto no grid, com Jochen Mass em sexto e Vittorio Brambilla, John Watson, Patrick Depailler e José Carlos Pace fechando o top ten. Jacques Laffite era décimo primeiro, Tom Pryce décimo segundo, Jody Scheckter décimo terceiro e Hans-Joachim Stuck décimo quarto.

Carlos Reutemann era apenas décimo quinto colocado no grid, com Mario Andretti e Renzo Zorzi logo atrás. Ronnie Peterson era o décimo oitavo colocado, Jacky Ickx décimo nono, Ingo Hoffmann vigésimo e Ian Ashley e Lella Lombardi fechando o pelotão. No domingo, sol, para iluminar a abertura de mais uma temporada da Fórmula 1.


Na partida, Niki Lauda toma a frente de James Hunt, mas é surpreendido por Clay Regazzoni que assume a ponta da corrida, com Vittorio Brambilla pulando para o quarto posto seguido por Jarier, Mass, Watson, Fittipaldi, Pryce e Depailler. Ao fim da primeira volta, Lombardi é obrigada parar com problemas, retornando a pista ainda na última posição. John Watson abandona com seu Penske em chamas enquanto Jochen Mass vai aos boxes se recuperar do toque que fez em cima de Jarier.

Depois de uma largada fenomenal, Tom Pryce consegue ultrapassar Emerson Fittipaldi e assumir a sexta colocação. Regazzoni, Lauda e Hunt começam a abrir para Vittorio Brambilla, que recebe ataques de Jean-Pierre Jarier enquanto Fittipaldi é ultrapassado por Patrick Depailler e Jody Scheckter. Também fazendo prova interessante, Stuck ultrapassa Pace, Fittipaldi, Laffite e Scheckter, assumindo a oitava posição.


Na mesma volta, Jarier consegue superar Brambilla. Depois de largar mal, Reutemann acompanhou de perto o toque de Mario Andretti em cima de Ronnie Peterson, acabando com a nada promissora prova de ambas as Lotus. Na sexta volta, Tom Pryce toma a quinta posição de Brambilla enquanto Jean-Pierre se junta a batalha pela liderança com Lauda e Hunt logo atrás de Regazzoni.

Rápido, Jacques Laffite agora é nono depois de passar por Jody Scheckter, enquanto mais ao fundo Peterson começa a ter problemas em seu motor. Tentando se recuperar, Jochen Mass assume a décima sexta posição depois de ultrapassar Ingo Hoffmann. Na volta oito Niki Lauda consegue ultrapassa Clay Regazzoni, que logo depois também é superado por James Hunt antes de ser tocado por Jean-Pierre Jarier e sair da pista, sendo obrigado a parar para reparar sua Ferrari, retornando na décima sétima posição.


Decaindo, Brambilla agora é ultrapassado por Patrick Depailler e Carlos Reutemann supera seu companheiro José Carlos Pace na disputa pela décima primeira posição. Na 14º volta, Vittorio Brambilla finalmente abandona, ao lado dele Jacques Laffite que finaliza com a estreia da Ligier com problemas na transmissão.

Nas últimas voltas, Jochen Mass fez uma recuperação boa de posições assumindo a décima primeira colocação ao passar por Jacky Ickx e Renzo Zorzi, ultrapassando José Carlos Pace na volta seguinte. Com problemas no motor, Emerson perde a boa oitava colocação para Carlos Reutemann, sendo superado a cada duas voltas por Jochen Mass, José Carlos Pace, Renzo Zorzi e Jacky Ickx.

Niki Lauda não enfrenta problemas na liderança, com James Hunt sendo pressionado por Jean-Pierre Jarier e Tom Pryce se mantendo na quarta colocação. Na vigésima primeira volta, Mass assume a oitava posição de Carlos Reutemann, enquanto Fittipaldi vai caindo ainda mais e agora perde a posição para Regazzoni e Hoffmann.


Na vigésima sétima volta, Hunt finalmente é superado por Jarier, que começa a tirar a diferença para Lauda. Com problemas, o britânico também é ultrapassado por Pryce e Depailler, acabando no muro da Sargento quando seu acelerador trava, abandonando sua primeira corrida na McLaren. Mais atrás, e algumas voltas antes, José Carlos Pace perde posições enquanto Jacky Ickx finalmente supera Renzo Zorzi.

Recuperado, Regazzoni é nono logo atrás de Reutemann. Uma volta depois de Hunt deixar óleo na Sargento, Jean-Pierre Jarier, que estava pressionando Lauda, trava os freios e vai para o guard-rail, abandonando a prova quando a vitória parecia possível. Carlos Reutemann abandona sem combustível, com isso Clay Regazzoni passa a ser sétimo colocado.


Tom Pryce, depois de segurar Patrick Depailler em boa parte da corrida, acaba cedendo a segunda colocação para o francês na volta 35, com Hans-Joachim Stuck, Jody Scheckter e Jochen Mass se mantando nas posições pontuáveis. Os brasileiros estão cabisbaixos, sem muita alegria e com poucos sorrisos nas arquibancadas: Pace é 10º, Hoffmann é 11º e Fittipaldi é 13º.

E ao fim de 40 voltas giradas em média na casa dos 2 minutos e quarenta segundos, Niki Lauda abre a temporada de 1976 com uma vitória à bordo do defasado 312T, com Patrick Depailler fazendo milagre ao levar os restos mortais do 007 ao pódio ao lado de Tom Pryce que não retornaria novamente á aquele lugar até o dia de sua morte. Stuck fez grande prova e terminou em quarto, com Scheckter e Mass ganhando os últimos pontos.


RESULTADOS:

  1. 1 - AUT - Niki Lauda - Scuderia Ferrari - 1:45:16.78 - 9pts
  2. 4 - FRA - Patrick Depailler - Tyrrell Ford - +21.47s - 6pts
  3. 16 - GBR - Tom Pryce - Shadow Ford - +23.84s - 4pts
  4. 34 - ALE - Hans-Joachim Stuck - Marc Ford - +1:28.17 - 3pts
  5. 3 - AFS - Jody Scheckter - Tyrrell Ford - +1:56.46 - 2pts
  6. 12 - ALE - Jochen Mass - McLaren Ford - 1:58.27 - 1pt
  7. 2 - SUI - Clay Regazzoni - Scuderia Ferrari - +2:15.24
  8. 20 - BEL - Jacky Ickx - Wolf-Williams Ford - +1 Volta
  9. 21 - ITA - Renzo Zorzi - Williams Ford - +1 Volta
  10. 8 - BRA - José Carlo Pace - Brabham Alfa Romeo - +1 Volta
  11. 31 - BRA - Ingo Hoffmann - Copersucar Fittipaldi Ford - +1 Volta
  12. 7 - ARG - Carlos Reutemann - Brabham Alfa Romeo - Falta de Combustível
  13. 30 - BRA - Emerson Fittipaldi - Copersucar Fittipaldi Ford - +3 Voltas
  14. 10 - ITA - Lella Lombardi - March Ford - +4 Voltas
  15. 17 - FRA - Jean-Pierre Jarier - Shadow Ford - Acidente - OUT
  16. 11 - GBR - James Hunt - McLaren Ford - Acidente - OUT
  17. 9 - ITA - Vittorio Brambilla - March Ford - Vazamento de Óleo - OUT
  18. 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Matra - Transmissão - OUT
  19. 5 - SUE - Ronnie Peterson - Lotus Ford - Pressão de Combustível - OUT
  20. 6 - EUA - Mario Andretti - Lotus Ford - Colisão - OUT
  21. 28 - GBR - John Watson - Penske Ford - Sistema de Combustível - OUT
  22. 14 - GBR - Ian Ashley - Stanley BRM - Bomba de Óleo - OUT
Volta Mais Rápida: Jean-Pierre Jarier - 2:35.07 - Volta 31


Curiosidades:
- 265º GP
- V Grande Prêmio do Brasil
- Realizado no dia 25 de janeiro de 1976
- 8º vitória de Niki Lauda
- 1º pole position de James Hunt
- 2º e último pódio de Tom Pryce
- 59º vitória da Ferrari
- 2º e última melhor volta da Shadow
- 1º GP da Ligier
- 59º vitória do motor Ferrari

  • MELHOR PILOTO: Jean-Pierre Jarier
  • SORTUDO: Niki Lauda
  • AZARADO: Clay Regazzoni / Jean-Pierre Jarier
  • SURPRESA: N/H
Jean-Pierre Jarier foi o grande nome da prova, mesmo estando envolvido em dois toques de atrapalharam a prova de Mass e Regazzoni, quase ultrapassando Lauda nas últimas voltas até se perder no óleo deixado por Hunt. Regazzoni vinha fazendo boa prova, e um pódio era fácil de ser conquistado, mas a agressividade e a fobia de Jarier tiraram até os pontos do suiço. Lauda escapou ileso de tudo, sem enfrentar problemas mecânicos e terminando na primeira colocação.


Campeonato de Pilotos:
  1. 1 - AUT - Niki Lauda - Scuderia Ferrari - 9pts
  2. 4 - FRA - Patrick Depailler - Tyrrell Ford - 6pts
  3. 16 - GBR - Tom Pryce - Shadow Ford - 4pts
  4. 34 - ALE - Hans-Joachim Stuck - March Ford - 3pts
  5. 3 - AFS - Jody Scheckter - Tyrrell Ford - 2pts
  6. 12 - ALE - Jochen Mass - McLaren Ford - 1pt

Campeonato de Construtores:
  1. ITA - Scuderia Ferrari - Ferrari - 312T - LAU/REG - G - 9pts
  2. GBR - El Team Tyrrell - Tyrrell Ford - 007 - SCH/DEP - G - 6pts
  3. GBR - Shadow Racing Team - Shadow Ford - DN5B - PRY/JAR - G - 4pts
  4. GBR - March Engineering - March Ford - 761 - BRA/LOM/STU - G - 3pts
  5. GBR - Marlboro Team McLaren - McLaren Ford - M23 - HUN/MAS - G - 1pt
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExpert.com.br - F1-history.deviantart.com

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