Semanas depois do GP da Europa realizado em Nürburgring em substituição do fiasco GP de Nova York, a Fórmula 1 chegava ao Estoril vinte e quatro anos depois do último GP de Portugal. A prova estaria substituindo o segundo fiasco do calendário de 1984: o GP da Espanha, que aconteceria nas ruas de Fuengirola. A FISA havia se reunido para tomar algumas importantes decisões para o futuro da categoria, com Jean-Marie Balestre sendo reeleito para a presidência.
A federação decidiu que todos os pilotos que haviam terminado atrás dos Tyrrell acabariam por ganhar uma posição, o que, subsequentemente, ajudara Alain Prost na disputa pelo título, já que ganhara um ponto com o quarto lugar conquistado em Detroit. Pilotos como Elio de Angelis, Ayrton Senna e Thierry Boutsen também se beneficiaram da decisão. Balestre surpreendeu quando apresentou o calendário provisório para 1985 sem Mônaco, com Dallas iniciando a temporada e Nova York tendo uma corrida marcada para setembro.
A Renault anunciou que correria com três carros na última etapa do ano, colocando seu piloto de testes Philippe Streiff com o bólido de número 33. Com Manfred Winkelhock demitido, a ATS aposentou o carro 31, dando o primeiro posto da equipe para Gerhard Berger. Na sexta-feira, o paddock é pego de surpresa com a notícia da morte do pai dos irmãos Fabi, que abandonam suas provas na Europa e nos EUA para voltar á família.
Desesperada em busca de um piloto para o segundo carro, a Brabham recebe a indicação de Paul Rosche, da BMW, para chamar Manfred Winkelhock. O alemão estava em Frankfurt, e foi pego de surpresa com a chance de correr no carro que havia sido campeão no ano anterior. Depois de problemas no voo, o ex-ATS chegou apenas depois do final do treino de sexta.
A forte chuva que caiu no Q1 fez o Q2 se tornar a qualificação mais importante para a prova. Nelson Piquet foi o mais rápido em cima de Alain Prost, fazendo a dupla franco-brasileira formar a primeira fila mais uma vez. Ayrton Senna surpreendeu em sua boa forma no novo circuito, marcando o terceiro tempo ao lado de Keke Rosberg. A terceira fila era completamente preta e dourada, com de Angelis a frente de Mansell. Patrick Tambay, Michele Alboreto, Derek Warwick e Stefan Johansson fechavam o top ten.
Depois de enfrentar problemas técnicos, mais uma vez, Niki Lauda era o 11º colocado no grid, sendo seguido por Riccardo Patrese, Philippe Streiff, Eddie Cheever, Jacques Laffite e Marc Surer. René Arnoux era apenas o décimo sexto, tendo logo atrás Thierry Boutsen, Manfred Winkelhock e Andrea de Cesaris. Nas últimas colocações estavam François Hesnault, Piercarlo Ghinzani, Gerhard Berger, Jo Gartner, Mauro Baldi e Jonathan Palmer. Depois de não conseguir marcar um tempo que o qualificasse para a prova, Philippe Alliot foi permitido correr no domingo, largando na 27º posição.
Niki Lauda fez péssima partida, caindo para décimo terceiro atrás das duas Alfas. Nos Esses, Piquet acaba rodando sozinho, caindo para a última colocação ainda na primeira volta. Na segunda volta, Mansell acaba cedendo para Prost na disputa pelo 2º posto enquanto Warwick assume a sétima posição de Tambay e Winkelhock, num inicio sensacional, já é 14º depois de ultrapassar Marc Surer.
Batalhando para se manter na ponta, Keke Rosberg faz duras manobras na frente de Prost e Mansell, que tentam de todas as formas ultrapassar o finlandês, que finalmente perde a primeira posição para o francês na volta nove. Derek Warwick ataca Elio de Angelis e consegue a sexta colocação, mas por pouco tempo, já que começa ter problemas que o leva para os boxes.
No fundo do pelotão, Mauro Baldi consegue passar por Jo Gartner para assumir a vigésima terceira posição. Ainda disputando com Johansson, Niki Lauda vê o sueco ultrapassar Elio de Angelis, que também se torna vítima do austríaco que evita fazer manobras agressivas para cima do piloto da Toleman, que ainda pressiona Michele Alboreto.
Depois do abandono de Thierry Boutsen, Lauda se beneficia de um erro de Johansson para ultrapassar o sueco, que ainda falha na freada e atinge a traseira do piloto da McLaren, que sai ileso, diferentemente dele, que vai aos boxes restaurar o bico para voltar na misera vigésima primeira colocação. Cheever é outro que parar nos boxes, fazendo uma lentíssima troca de pneus para voltar na última colocação.
O brasileiro não dificultou Lauda, que assumiu a terceira colocação há mais de 30s atrás do líder Alain Prost. Mais atrás, Hesnault abandona enquanto Warwick passa por Gartner, Baldi e Ghinzani para ser décimo quinto colocado, seguindo Berger. De maneira inteligente, Mauro Baldi supera o compatriota da Osella para se tornar 16º colocado. Antes de abandonar, Keke Rosberg ainda é ultrapassado por Michele Alboreto.
Com problemas, Piercarlo Ghinzani ainda é superado por Jo Gartner, Philippe Streiff e Stefan Johansson. Nelson Piquet conseguiu recuperar a posição de René Arnoux, ficando agora na décima primeira posição, atrás de Andrea de Cesaris. Na volta 38, Gartner suplanta Baldi na disputa Osella vs Spirit.
Lá na frente, Niki Lauda tenta desesperadamente se aproximar de Nigel Mansell, que por sua vez vem se aproximando de Alain Prost. De repente, a Lotus de número 12 não cruza a linha de chegada, o Leão vem se arrastando na pista com problemas nos freios, dando a segunda colocação para Lauda que, apenas agora, volta a sentir o gosto do tricampeonato.
Dois jovens promissores que tiveram o mesmo destino... |
Na volta seguinte, Gartner ultrapassa Berger para assumir a décima terceira posição, enquanto Laffite finalmente volta a dar sinais de vida aos ultrapassar um problemático Ghinzani. Em busca de pontos, Nelson Piquet ultrapassa Riccardo Patrese, ficando apenas há um passo do pontinho dado ao sexto colocado, que era Patrick Tambay.
Depois de dez voltas sem mudanças, Michele Alboreto volta a atacar Ayrton Senna, com Laffite assumindo a décima quinta colocação após ultrapassar Mauro Baldi. Na 63º volta, Nelson Piquet passa por Patrick Tambay, tomando a sexta posição há poucas voltas do fim. Logo depois, é a vez de René Arnoux passar por um carro francês, o Ligier de Andrea de Cesaris, que começa a se arrastar no Estoril.
Depois de passar por Tambay, Piquet diminuiu o ritmo e voltou a tomar volta de Lauda, escoltando o grande amigo austríaco nas últimas voltas junto a Jacques Laffite. No fim, Alain Prost venceu pela sétima vez no campeonato, mas acaba perdendo o título, que fica com Lauda, por apenas 0,5 pontos. Junto ao piloto da McLaren número 8, Piquet e Laffite fazem questão de sair na foto final da temporada de 1984.
No pódio a festa era da McLaren, mais principalmente do novo tricampeão do mundo Andreas Nikolaus Lauda. Alain Prost, pela terceira vez seguida, havia perdido um título ganho até a metade do ano, porém era a primeira vez que ele perdia por causa do carro, e não de seus erros. E com Ayrton Senna, o "rookie of the year" no pódio, acabava uma das melhores temporadas da história da categoria.
RESULTADOS:
- 7 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 1:41:11.753 - 9pts
- 8 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - +13.425s - 6pts
- 19 - BRA - Ayrton Senna - Toleman Hart - +20.042s - 4pts
- 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - +20.317s - 3pts
- 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - 1:32.169s - 2pts
- 1 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - +1 Volta - 1pt
- 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - +1 Volta
- 22 - ITA - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - +1 Volta
- 28 - FRA - René Arnoux - Scuderia Ferrari - +1 Volta
- 2 - ALE - Manfred Winkelhock - Brabham BMW - +1 Volta
- 20 - SUE - Stefan Johansson - Toleman Hart - +1 Volta
- 26 - ITA - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - +1 Volta
- 14 - AUT - Gerhard Berger - ATS BMW - +2 Voltas
- 5 - FRA - Jacques Laffite - Williams Honda - +2 Voltas
- 21 - ITA - Mauro Baldi - Spirit Hart - +4 Voltas
- 30 - AUT - Jo Gartner - Osella Alfa Romeo - Sem Combustível
- 23 - EUA - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - +6 Voltas
- 24 - ITA - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Motor - OUT
- 12 - GBR - Nigel Mansell - Lotus Renault - Freios - OUT
- 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - Caixa de Câmbio - OUT
- 33 - FRA - Philippe Streiff - Renault Elf - Transmissão - OUT
- 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - Motor - OUT
- 25 - FRA - François Hesnault - Ligier Renault - Elétrico - OUT
- 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Transmissão - OUT
- 10 - GBR - Jonathan Palmer - RAM Hart - Caixa de Câmbio - OUT
- 17 - SUI - Marc Surer - Arrows BMW - Elétrico - OUT
- 9 - FRA - Philippe Alliot - RAM Hart - Motor - OUT
Esses foram os pilotos que participaram do GP
Volta Mais Rápida: Niki Lauda - 1:22.996 - Volta 51
- 404º GP
- XIII Grande Premio de Portugal
- Realizado no dia 21 de outubro de 1984
- Primeiro GP de Fórmula 1 no Estoril
- Primeiro GP de Portugal desde 1960
- Última vez que um final de temporada foi na Europa até 1997
- 1º GP de Philippe Streiff
- Único GP de Manfred Winkelhock na Brabham
- Último GP de Jacques Laffite na Williams
- Último GP de Jonathan Palmer na RAM
- Último GP de Nigel Mansell na Lotus
- Último GP de Gerhard Berger na ATS
- Último GP de Ayrton Senna na Toleman
- Último GP de Stefan Johansson na Toleman
- Último GP de François Hesnault na Ligier
- Último GP de Jo Gartner, da Osella, na Fórmula 1
- 16º vitória de Alain Prost
- 16º vitória de Alain Prost
- 42º vitória da McLaren
- 3º e último pódio da Toleman
- 110º pódio da McLaren
- 250º GP da McLaren
- 12º vitória do motor TAG-Porsche
- Niki Lauda é Campeão do Mundo
- MELHOR PILOTO: Niki Lauda
- SORTUDO: Niki Lauda
- AZARADO: Alain Prost / Stefan Johansson
- SURPRESA: Ayrton Senna
No último fim-de-semana da temporada de 1984, Niki Lauda não poupou esforços para se tornar tricampeão mundial de Fórmula 1, fazendo uma bela prova contando também com a sorte de ver Nigel Mansell abandonar quando estava em segundo. Azar mais uma vez de Alain Prost, que perdeu o título pela terceira vez seguida. Johansson vinha fazendo bela prova, mas depois do toque com Lauda acabou perdendo todas as chances de pontos. Senna surpreendeu em Estoril, largando em terceiro e fazendo prova cautelosa, apesar de fraca, para terminar na terceira colocação.
No ano de estreias de Brundle, Bellof, Alliot, Palmer, Senna, Martini, Rothengatter, Hesnault e Berger, Streiff é o último a chegar na categoria em 1984 |
Campeonato de Pilotos:
- 8 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 72pts/72pts
- 7 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 70,5pts/71,5pts
- 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - 31,5pts/34pts
- 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 30pts/30,5pts
- 1 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - 29pts/29pts
- 26 - FRA - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 26,5pts/27pts
- 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - 23pts/23pts
- 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - 20pts/20,5pts
- 12 - GBR - Nigel Mansell - Lotus Renault - 13pts/13pts
- 19 - BRA - Ayrton Senna - Toleman Hart - 12pts/13pts
- 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - 10pts/11pts
- 3 - GBR - Martin Brundle - Tyrrell Ford - 8pts/0pts
- 2 - ITA - Teodorico Fabi - Brabham BMW - 8pts/9pts
- 22 - ITA - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - 8pts/8pts
- 4 - ALE - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 5pts/0pts
- 5 - FRA - Jacques Laffite - Williams Honda - 4pts/5pts
- 23 - EUA - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - 3pts/3pts
- 3/19 - SUE - Stefan Johansson - Tyrrell Ford / Toleman Hart - 3pts/3pts
- 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows Ford/BMW - 3pts/5pts
- 26 - ITA - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 2pts/3pts
- 24 - ITA - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - 2pts/2pts
- 30 - AUT - Jo Gartner - Osella Alfa Romeo - 2pts/0pts
- 17 - SUI - Marc Surer - Arrows Ford/BMW - 1pt/1pt
- 31/14 - AUT - Gerhard Berger - ATS BMW - 1pt/0pts
- Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - PRO/LAU - M - 142,5pts
- Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 126C4 - ALB/ARN - G - 56,5pts
- John Player Team Lotus - Lotus Renault - 95T - ANG/MAN - G - 44,5pts
- MRD International - Brabham BMW - BT53 - PIQ/TFA/CFA/WIN - M - 37pts
- Équipe Renault Elf - Renault - RE50 - TAM/WAR - M - 33pts
- Williams Grand Prix Engineering - Williams Honda - FW09/FW09B - LAF/ROS - G - 24pts
- Toleman Group Motorsport - Toleman Hart - TG183B/TG184 - SEN/JOH/CEC/MAR - P/M - 15pts
- Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford - 012 - BRU/JOH/BEL/THA - G - 13pts
- Benetton Team Alfa Romeo - Alfa Romeo - 184T - PAT/CHE - G - 11pts
- Osella Squadra Corse - Osella Alfa Romeo - FA1E/FA1F - GHI/GAR - P - 4pts
- Barclay Nordica Arrows BMW* - Arrows BMW - A7 - SUR/BOU - G - 3pts
- Ligier Loto - Ligier Renault - JS23/JS23B - HES/CES - M - 2pts
- Barclay Nordica Arrows BMW* - Arrows Ford - A6 - SUR/BOU - G - 1pt
- Team ATS - ATS BMW - D7 - WIN/BER - P - 1pt
*= Barclay Nordica Arrows BMW aparece duas vezes na tabela por ter pontuado com dois construtores de motor diferente.
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExpert.com.br - F1-History.deviantart.com - Formula 1 HIGH RES photos
Vítor,
ResponderExcluirrecebi este comentário ontem sobre seu artigo e o encaminho para que faça sua análise...
abs...
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"
Boutsen estreou-se na F1 em 1983 em SPA e não em 1984.
Eu estava lá, no Estoril, com esperanças de ver Prost se sagrar campeão, mas pela 2ª vez consecutiva morreu na praia, idêntico a 1983.
Muito se diz que Prost perdeu o campeonato no Monaco. Isso é um mito inventado por muitos. Monaco foi bem interrompido, todos (quase) os intervenientes assim o acharam.
Pode-se dizer que Alain Prost perdeu o titulo de 1984, em Brands hatch (desistiu quando comandava), Osterreichring (desistiu quando estava em 2º á frente de lauda), Monza (motor partido logo no inicio da prova). provas estas que foram todas vencidas por Lauda.
Mas as coisas são mesmo assim.
Paulo Alexandre Marques
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Já arrumei, eu quis dizer que foi a primeira Temporada completa de Boutsen, mas arrumei tmb...
ExcluirPost totalmente melhorado!
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