A temporada já havia perdido o GP de Dallas, e para não perder sua prova, os organizadores do GP da Bélgica contrataram uma empresa chamada Hydrocar para que o asfalto, criticado pela péssima drenagem em 1983, fosse "remodelado" com algo que era considerado topo de linha. A demora no asfaltamento fez a FISA não fazer a inspeção dias antes da prova, então, quando os pilotos entraram na pista...
A solução? Chamar a Hydrocar! Ora, que ótima ideia... O pessoal da empresa trabalhou a noite inteira, "restaurando" o asfalto para o dia seguinte, mas quando os carros foram para a pista, ainda com atraso, estava claro que os problemas ainda existiam e agora haviam piorado. Tempos estavam mais de 25s mais lentos do que os de sexta, e os pilotos tinham que desviar de partes terrivelmente danificadas da pista.
Ainda houve uma prova de Fórmula 3000 vencida por Mike Thackwell, tendo muitos abandonos e com um perigo eminente de alguém se acidentar, especialmente na Eau Rouge. A FISA e a FOCA ainda trabalharam com os organizadores para arranjar outra data, apenas no mês de setembro, para o GP da Bélgica não ser um fiasco maior do que já estava sendo.
A polêmica da vez está concentrada para uma prova que ocorrerá no mês de outubro, na África do Sul, onde o apartheid está fazendo suas vitimas, deixando o mundo escandalizado com as atrocidades feitas a partir da segregação racial. Países fazem pressão á FIA para que a prova seja cancelada, mas depois de um comunicado tudo se mantém na mesma, com Kyalami sediando o GP da África do Sul nas vésperas do fim da temporada.
Nos treinos de sexta-feira, Niki Lauda trava seu acelerador e vai ao muro, quebrando a mão e ficando impossibilitado de correr por cinco semanas, retornando justamente no polêmico GP da África do Sul. Ayrton Senna acabou perdendo a pole por menos de 0.100s para Alain Prost, a única McLaren que alinharia no grid depois da reclamação da Ferrari quando o time de Woking procurou outro piloto para tentar se qualificar no sábado.
Senna toma a ponta com Piquet e Prost logo atrás |
Nelson Piquet e Michele Alboreto formavam a segunda fila, com Stefan Johansson e um surpreendente Thierry Boutsen para animar a torcida na terceira fila, Nigel Mansell era o sétimo, com Gerhard Berger em oitavo e Elio de Angelis e Keke Rosberg fechando o top ten em Spa-Francorchamps. Teo Fabi era décimo primeiro, com Marc Surer ao seu lado de as duas Renault, com Tambay na frende Warwick, logo atrás.
Riccardo Patrese era décimo quinto, Piercarlo Ghinzani décimo sexto e Jacques Laffite, superando Streiff, era décimo sétimo. Depois da dupla da Ligier, Eddie Cheever em décimo nono antes dos últimos colocados. Philippe Alliot foi bem e conseguiu um 20º posto, enquanto Martin Brundle tinha Christian Danner e Huub Rothengatter logo atrás. Na última posição, a Minardi de Pierluigi Martini.
Piquet roda e atrapalha todo o pelotão |
Horas antes da largada, o imprevisível tempo na região das Ardenas volta a surpreender o paddock com uma chuva que foi suficiente para molhar a pista o bastante para os pilotos largarem com os 'pneus biscoito'. O sol já havia aparecido no momento da partida, mas as arvores em volta da parte final do circuito dificultavam o trabalho natural de 'secagem'.
Na largada, Ayrton Senna pula na frente, com Nelson Piquet desviando de Alain Prost e seguindo compatriota até pouco depois da La Source, quando roda e atrapalha todo o pelotão que se aproxima. Os pilotos conseguiram desviar de Piquet, que rapidamente deu meia volta e conseguiu ficar ainda no meio do bolo. Nigel Mansell largou majestosamente e já havia passado por Alboreto e Johansson para ficar atrás apenas de Senna e Prost.
Na quarta volta, o Leão passa pelo Professor e vai ao ataque em cima do líder, enquanto mais atrás Keke Rosberg é o primeiro a parar para troca de pneus para pista seca. Warwick e Tambay disputam pela oitava posição, com Philippe Streiff acompanhando tudo de perto sendo perseguido por Marc Surer que passou Fabi e Ghinzani.
Com o trilho se formando, qualquer erro pode ser fatal, e é o que acontece com Johansson, que roda e abandona a prova ainda na oitava volta. Brutalmente, Keke Rosberg vem subindo posições a cada volta, ficando em décimo depois do abandono do sueco da Ferrari. Tambay, de maneira inteligente, para antes de Warwick e consegue superar o companheiro depois que ele também vai aos boxes.
No giro seguinte, de Angelis para e Ayrton assume a ponta com Nigel Mansell perseguindo-o em busca da primeira vitória, mas logo atrás vem um bravo e surpreendente Keke Rosberg, caçando o companheiro e deixando Alain Prost cada vez mais para trás. A pista vem secando cada vez mais, e as posições vem se estabelecendo com todos os pilotos fazendo suas trocas.
Philippe Alliot, que estava perto de fantásticos pontos para a RAM quando parou, acabou batendo logo depois da saída dos boxes, tendo muita sorte de não ter se perdido na Eau Rouge. Ayrton Senna começa abrir monstruosamente para Nigel Mansell, que perde muito terreno para Keke Rosberg que abre para Alain Prost. Boutsen continua com Tambay perseguindo-o.
No meio da corrida, uma forte chuva chega ao circuito de Spa-Francorchamps, voltando a molhar a pista e aumentar a dificuldade dos pilotos. Apesar de forte, a chuva não molha todo o traçado e sim os boxes e a Eau Rouge, fazendo todos se preocuparem ainda mais caso alguém se perdesse no meio de uma das mais fantásticas e incríveis curvas do mundo.
Derek Warwick assume a sexta posição de Patrick Tambay, que começa a ter problemas e abandona. Enquanto isso, Rothengatter se arrasta na pista com problemas, muito provavelmente, na ignição de sua Osella. Fazendo ótima prova de recuperação, Jacques Laffite supera Gerhard Berger e persegue Nelson Piquet e Eddie Cheever, enquanto mais atrás, Philippe Streiff passa por Marc Surer.
Perseguindo de maneira alucinada Nigel Mansell, Keke Rosberg tenta de todas as formas tomar a segunda posição do companheiro, que deixa Ayrton Senna escapar numa pista que voltava a secar depois que o sol reapareceu. Se arriscando, Rosberg vai aos boxes depois de ter uma falha nos freios, perdendo o último lugar no pódio para Alain Prost.
Ao fim das 43 voltas, Ayrton Senna venceu o GP da Bélgica em sua estreia no circuito de Spa-Francorchamps, com direito a dar a proibida volta da vitória ao fim da prova. Mansell fez ótimo trabalho e terminou em segundo, animando ainda mais o Leão em sua ida para Brands Hatch. Prost não conseguiu o título, mas ficou tão próximo quanto estava antes. Rosberg e Piquet fecharam os pontos além de Derek Warwick, que conquistou os últimos pontos da Équipe Renault Elf, aquela que trouxe os turbos para a Fórmula 1...
- 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - 1:34:19.893 - 9pts
- 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - +28.422s - 6pts
- 2 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - +55.109s - 4pts
- 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - +1:15.290s - 3pts
- 7 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - +1 Volta - 2pts
- 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - +1 Volta - 1pt
- 17 - AUT - Gerhard Berger - Arrows BMW - +1 Volta
- 8 - SUI - Marc Surer - Brabham BMW - +1 Volta
- 25 - FRA - Philippe Streiff - Ligier Renault - 1 Volta
- 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - +3 Voltas
- 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - Acidente
- 29 - ITA - Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - +5 Voltas
- 3 - GBR - Martin Brundle - Tyrrell Renault - +5 Voltas
- 24 - HOL - Huub Rothengatter - Osella Alfa Romeo - NC
- 22 - ITA - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - Motor - OUT
- 23 - EUA - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Caixa de Câmbio - OUT
- 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - Caixa de Câmbio - OUT
- 19 - ITA - Teo Fabi - Toleman Hart - Regulador - OUT
- 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - Turbo - OUT
- 30 - ALE - Christian Danner - Zakspeed Racing - Caixa de Câmbio - OUT
- 9 - FRA - Philippe Alliot - RAM Hart - Acidente - OUT
- 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - Rodada - OUT
- 20 - ITA - Piercarlo Ghinzani - Toleman Hart - Acidente - OUT
- 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Embreagem - OUT
- 1 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Machucou-se - DNS
Volta Mais Rápida: Alain Prost - 2:01.730 - Volta 38
Curiosidades:
- 417º GP
- XLIII Grand Prix de Belgique
- Realizado no dia 15 de setembro de 1985
- 1º GP de Christian Danner
- Retorno de Spa-Francorchamps
- Retorno da Zakspeed
- 2º vitória de Ayrton Senna
- 75º vitória da Lotus
- 18º pódio do motor Renault
- 10º pódio do motor Honda
- Último ponto da Équipe Renault Elf
- MELHOR PILOTO: Ayrton Senna
- SORTUDO: Alain Prost
- AZARADO: Michele Alboreto
- SURPRESA: Derek Warwick
- Prêmio Bônus - O ESFORÇADO: Keke Rosberg
Ayrton Senna deu show em Spa-Francrochamps, liderando quase todas as voltas da prova e vencendo com considerável facilidade. E mais uma vez, Michele Alboreto viu sua Ferrari o deixar na mão e entregar ainda mais o título para Alain Prost. Vindo da décima quarta posição, Derek Warwick contou com a sorte e com habilidade para conquistar o último ponto da Équipe Renault, aquela que havia começado toda a história dos motores turbo na categoria. E Rosberg se esforçou, esforçou
Campeonato de Pilotos:
- 2 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 69pts
- 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 53pts
- 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - 32pts
- 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - 31pts
- 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 22pts
- 7 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - 21pts
- 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - 21pts
- 1 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 14pts
- 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - 13pts
- 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - 11pts
- 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - 10pts
- 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - 9pts
- 8 - SUI - Marc Surer - Brabham BMW - 5pts
- 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - 5pts
- 4 / 3 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford / Tyrrell Renault - 4pts
- 25 - ITA - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 3pts
- 28 - FRA - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 3pts
Campeonato de Construtores:
- Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - LAU/PRO - G - 83pts
- Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - ALB/ARN/JOH - G - 77pts
- John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - ANG/SEN - G - 63pts
- Canon Williams Honda - Williams Honda - FW10 - MAN/ROS - G - 34pts
- Motor Racing Developments - Brabham BMW - BT54 - PIQ/HES/SUR - P - 26pts
- Équipe Renault Elf - Renault - RE60 / RE60B - HES/TAM/WAR - G - 16pts
- Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - CES/STR/LAF - P - 13pts
- Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - BER/BOU - G - 9pts
- Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford / Tyrrell Renault - 012 / 014 - BRU/BEL/JOH - G - 4pts
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExpert.com.br - F1-History.deviantart.com
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