sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

GP Memorável 67# - Europa 1985


Na 14º etapa da temporada os pilotos estavam em Brands Hatch após a segunda conquista de Ayrton Senna, em Spa-Francorchamps. Alain Prost estava tão folgado na liderança que podia sair campeão de 1985 caso marcasse dois pontos a mais do que Michele Alboreto, que, já desanimado, via o título muito longe do possível para uma Ferrari cada vez mais decadente e problemática.

Sem Niki Lauda, a McLaren chamou o velho e bom John Watson, que estava desde 1983 sem participar de um GP, mesmo já tendo negociado com tantas equipes, a última sendo a Toleman no início do ano (sem falar na possibilidade de MacDonald te-lo chamado para substituir Manfred Winkelhock). A Tyrrell, por sua vez, correndo em casa queria apresentar um novo piloto para substituir o falecido Stefan Bellof, e por isso o nome de Ivan Capelli estreou na Fórmula 1. A Haas Lola retornava com Alan Jones.


Nos treinos Ayrton Senna foi fantástico para superar os rivais e cravar a pole position, deixando uma primeira fila totalmente brasileira com Nelson Piquet fazendo o segundo tempo. Nigel Mansell era terceiro, com Keke Rosberg formando a segunda fila. A evolução da Ligier, junto aos pneus Pirelli, mostraram resultados em Brands Hatch, com Philippe Streiff na quinta colocação ao lado do postulante ao título Alain Prost.

Marc Surer era sétimo, Derek Warwick oitavo, Elio de Angelis nono e Jacques Laffite fechava o top ten. Riccardo Patrese era a melhor Alfa com Thierry Boutsen ao seu lado na sexta fila, enquanto Stefan Johansson colocou Piercarlo Ghinzani entre ele e seu companheiro de equipe. Alboreto largava ao lado do jovem Martin Brundle, que fazia sua estreia em Hatch num Fórmula 1.

Fechando o grid estavam Patrick Tambay, com a câmera onboard, Eddie Cheever em décimo oitavo, Gerhard Berger décimo nono, Teo Fabi vigésimo, John Watson sendo apenas vigésimo primeiro, Alan Jones vigésimo segundo, Philippe Alliot vigésimo terceiro, Ivan Capelli vigésimo quarto, Christian Danner vigésimo quinto e Pierluigi Martini vigésimo sexto, deixando Huub Rothengatter de fora da prova.


Na largada, Ayrton Senna toma a ponta com Nigel Mansell conseguindo a segunda posição de Nelson Piquet. Rosberg partiu mal, mas fez uma recuperação fantástica até a segunda curva. Alain Prost, para desviar do finlandês, teve que sair na grama, perdendo várias posições. Outro que largou mal foi Philippe Streiff, indo para o décimo lugar ainda na primeira volta, enquanto ambas as Ferraris eram oitavo e nono colocados, respectivamente, Johansson e Alboreto.

Na segunda curva, Keke faz manobra agressiva e toma a segunda posição de Mansell, que vai para a grama e perde mais uma colocação para Nelson Piquet. Derek Warwick vai aos boxes com problemas em sua Renault, fazendo a dupla da Ferrari ganhar mais uma posição enquanto Alain Prost passa por Thierry Boutsen e Philippe Streiff para assumir a décima primeira posição. Mais atrás, Patrese supera Ghinzani para assumir a décima sexta posição.



John Watson largou mal, mas já estava recuperando posições e assumira a vigésima terceira colocação. Nas voltas seguintes, Alain Prost passaria por Martin Brundle e Jacques Laffite, já ficando de olho nas duas Ferraris. Enquanto Streiff decaia, Riccardo Patrese passa por Alan Jones para se tornar o décimo quarto colocado, com Eddie Cheever já tomando a posição de Thierry Boutsen logo á frente.

No fundo do grid, Patrick Tambay perdia posições para Gerhard Berger e John Watson. Enquanto isso, Keke Rosberg desferia seus ataques em cima de Ayrton Senna, que defendia bravamente com Nelson Piquet e Nigel Mansell acompanhando de perto todo o desenrolar da situação. Na sétima volta, Rosberg tenta mais uma vez na Surtees, Senna fecha e, para desviar do brasileiro, o finlandês acaba rodando.


Piquet até tentou desviar, mas acabou atingindo a Williams número 6 de Rosberg, que fura o pneu traseiro, mas volta á prova. O brasileiro da Brabham perdeu sua última grande chance na temporada de 1985, e teve sorte em não estar fora do carro quando John Watson se desesperou ao ver a Brabham parada na pista, passando pelo lado de fora, na grama...

Superando Surer, Johansson assume a quarta colocação com de Angelis, Mansell e Senna em sua frente. Teo Fabi se beneficiou dos problemas de Rosberg e Piquet para ultrapassar Piercarlo Ghinzani e assumir a décima quinta colocação. Ao fundo, Capelli duelava bravamente com Alliot, sendo superado de qualquer forma pelo francês.



Voltando á pista, Rosberg chega com 'sangue no zóio' para recuperar as posições perdidas, mas, não antes, de se vingar das fechadas bruscas que Senna vinha fazendo em cima do novo último colocado. Keke segurou o brasileiro, trancou a porta várias vezes e facilitou a passagem de Nigel Mansell que assumiu a ponta, enquanto Ayrton ainda ficou preso atrás do finlandês.

Ao mesmo tempo, Michele Alboreto começa a perder rendimento e perde a sexta colocação para Alain Prost, indo aos boxes na volta 11. Com Senna diminuindo o ritmo, Rosberg conseguiu se manter entre ele e Nigel Mansell, que abre para o companheiro voltar á mesma volta do líder, tendo nenhum problema para recuperar as posições. Inicia-se a perseguição escandinava ao pódio.



Stefan Johansson se vê superado por Marc Surer e também começa a perder o rendimento de sua Ferrari, da mesma forma de Alboreto, que já saiu dos boxes e agora se arrasta na pista até que seu motor vai pelos ares e fica em chamas em pleno bosque de Brands Hatch. Insistentemente, o italiano leva o carro até os boxes e pede para que os mecânicos não desliguem-o, e sim, apaguem o fogo. Mas a prova já havia acabado para Michele que vê seu extintor de incêndio se ativar dentro do cockpit e decretar o fim da última esperança italiana de um título de pilotos na Fórmula 1.

Depois de retomar a posição perdida para Alan Jones, Philippe Streiff inicia uma rápida recuperação ultrapassando Riccardo Patrese, Thierry Boutsen e Eddie Cheever para assumir a nona colocação. Sem paciência, como um autêntico Jacques Laffite, o mais velho piloto do grid ultrapassa Alain Prost, Stefan Johansson e Elio de Angelis para assumir a quarta colocação logo depois de Marc Surer se tornar terceiro colocado.

No meio do pelotão, Thierry Boutsen passa por Eddie Cheever e agora é décimo. Nessa altura Keke Rosberg já havia ultrapassado Christian Danner, Ivan Capelli e Philippe Alliot, sendo décimo sétimo colocado. Lá na frente, Ayrton Senna sofria com os ataques de Marc Surer, que por sua vez já via a aproximação de Jacques Laffite.


Rosberg continua a se recuperar, agora na décima posição depois de passar por John Watson, Patrick Tambay, Gerhard Berger, Teo Fabi, Riccardo Patrese, Eddie Cheever e Thierry Boutsen. Na 35º volta, Surer finalmente supera Senna e assume a segunda posição, enquanto, uma volta depois, Laffite assumiria a terceira depois de também passar por Ayrton.

Patrese assumira a décima segunda colocação de Cheever quando Alain Prost, na sétima colocação sem conseguir se aproximar de Johansson, vai para os boxes para fazer a troca de pneus, voltando na oitava posição logo atrás de Martin Brundle. Agora o francês é o homem mais rápido na pista, fazendo melhor volta atrás de melhor volta para conquistar a tão sonhada quinta colocação que daria o primeiro título para a França.



Brundle, logo em sua frente, abandona, enquanto Rosberg passa por Streiff e está na busca por Prost. Com a parada de Cheever, Watson, que já havia passado por Berger, assume a décima segunda colocação, perto da batalha entre Philippe Streiff, Thierry Boutsen e Riccardo Patrese. Duelando com de Angelis, Stefan Johansson finalmente conquista a quinta colocação.

Com as posições levemente estabelecidas faltando 30 voltas, Ivan Capelli acaba no muro em sua estreia, dando ainda mais prejuízo para Ken Tyrrell. Em décimo quinto, Cheever passa por Tambay para se tornar o décimo quarto colocado, ainda longe da disputa com Gerhard Berger. Perdendo rendimento por causa dos pneus, Jacques Laffite começa a ser pressionado por Ayrton Senna.


O francês vai aos boxes logo depois de ser ultrapassado pelo brasileiro, voltando á pista como o piloto mais rápido nela, cravando a melhor volta. Apesar disso, Keke Rosberg consegue ultrapassar o francês que havia voltado entre ele e Alain Prost, que tenta se aproximar da disputa entre de Angelis e Johansson.

Na 56º volta, o sueco da Ferrari começa a ter problemas, atrapalha Elio de Angelis que por sua vez é ultrapassado por Alain Prost: quarto lugar para o francês que conquistava o título até aquele momento. Enquanto isso, Keke e Jacques fazem de tudo para alcançar o italiano da Lotus. Na volta 59, Laffite abandona ao estourar o motor Renault de sua Ligier, para a agonia de Guy Ligier que havia alertado o experiente compatriota voltas antes, nos boxes...


Ayrton Senna começa a se recuperar em relação á Surer, que perde o rendimento de sua Brabham que abandona com grandes labaredas de fogo saindo de sua traseira: o motor BMW não resistiu para um pódio do suiço. Alain Prost agora era terceiro, com Elio de Angelis sendo superado por Keke Rosberg que vai á perseguição do francês para conquistar um fantástico pódio.

Com John Watson, Riccardo Patrese, Thierry Boutsen e Philippe Streiff duelando para conquistarem um pontinho, Alain Prost, que se aproximava para dar uma volta em cima de cada um, diminui o ritmo para evitar problemas, afinal, estava levando o título com folga naquele momento. Com isso, Rosberg assume a terceira colocação e tenta, desesperadamente, se aproximar de Ayrton Senna faltando apenas 10 voltas.


De maneira fantástica, o norte-irlandês dos milagres da McLaren em 1982 e 1983 supera Patrese e Streiff e fica próximo de conquistar um pontinho em sua despedida da Fórmula 1, porém Thierry Boutsen se mostra um bravo homem na defesa de posição. E, ao fim de 75 voltas, Nigel Mansell ergueu ambos os braços para finalmente comemorar sua primeira vitória na Fórmula 1, de maneira surpreendente contando com uma extrema sorte que quase nunca estava com ele.

Ayrton Senna ainda terminaria em segundo, com Keke Rosberg completando o pódio e o novo campeão do mundo Alain Prost ficando com a quarta posição. Fechando os pontos ficaram Elio de Angelis e Thierry Boutsen, que fez bonito defendendo-se de Watson, que termina sua carreira com uma sétima posição...


RESULTADOS:
  1. 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - 1:32:58.109 - 9pts
  2. 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - +21.396s - 6pts
  3. 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - +58.533s - 4pts
  4. 2 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - +1:06.121s - 3pts
  5. 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - +1 Volta - 2pts
  6. 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - +2 Voltas - 1pt
  7. 1 - GBR - John Watson - McLaren TAG-Porsche - +2 Voltas
  8. 25 - FRA - Philippe Streiff - Ligier Renault - +2 Voltas
  9. 22 - ITA - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - +2 Voltas
  10. 17 - AUT - Gerhard Berger - Arrows BMW - +2 Voltas
  11. 23 - EUA - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - +2 Voltas
  12. 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - +3 Voltas
  13. 8 - SUI - Marc Surer - Brabham BMW - Turbo
  14. 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - Elétrico - OUT
  15. 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - Motor - OUT
  16. 30 - ALE - Christian Danner - Zakspeed Racing - Motor - OUT
  17. 4 - ITA - Ivan Capelli - Tyrrell Renault - Acidente - OUT
  18. 3 - GBR - Martin Brundle - Tyrrell Renault - Vazamento de Água - OUT
  19. 19 - ITA - Teo Fabi - Toleman Hart - Motor - OUT
  20. 9 - FRA - Philippe Alliot - RAM Hart - Motor - OUT
  21. 20 - ITA - Piercarlo Ghinzani - Toleman Hart - Motor - OUT
  22. 33 - AUS - Alan Jones - Team Haas (USA) Hart - Radiador - OUT
  23. 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Turbo - OUT
  24. 7 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - Colisão - OUT
  25. 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - Injeção - OUT
  26. 29 - ITA - Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - Acidente - OUT
  27. 24 - HOL - Huub Rothengatter - Osella Alfa Romeo - DNS
Volta Mais Rápida: Jacques Laffite - 1:11.526 - Volta 55


Curiosidades:
- 418º GP
- XXXVII Grand Prix of Europe
- Realizado no dia 6 de outubro de 1985
- 1º vitória de Nigel Mansell
- 6º e última melhor volta de Jacques Laffite
- 1º GP de Ivan Capelli
- 152º e último GP de John Watson
- 20º vitória da Williams
- 9º e última melhor volta da Ligier
- 5º vitória do motor Honda
- Segundo GP da Europa realizado em Brands Hatch no calendário da Fórmula 1
- Alain Prost é Campeão do Mundo


  • MELHOR PILOTO: Keke Rosberg
  • SORTUDO: Nigel Mansell
  • AZARADO: Marc Surer / Jacques Laffite
  • SURPRESA: Ligier
  • Prêmio Bônus - FIM: Michele Alboreto
Keke Rosberg deu show em todas as 75 voltas da corrida, largando mal, mas se recuperando e até ganhando posições apenas duas curvas depois. Rodando, furando o pneu, voltando uma volta atrás do líder, se recuperando, passando pelo campeão e terminando no pódio. Fantástico! Mansell teve sorte (quem diria...), se beneficiando da rodada e vingança de Rosberg e do abandono de Piquet. Surer tinha tudo para terminar no pódio, mas infelizmente acabou abandonando com mais um estouro do motor BMW. A Ligier surpreendeu nos treinos com Streiff e na corrida com Laffite, fazendo prova fenomenal até abandonar. E o sonho de Michele Alboreto acabou...


Campeonato de Pilotos:
  1. 2 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 72pts
  2. 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 53pts
  3. 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - 38pts
  4. 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - 33pts
  5. 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - 25pts
  6. 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - 22pts
  7. 4 / 28 - SUE - Stefan Johansson - Tyrrell Ford / Scuderia Ferrari - 22pts
  8. 7 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - 21pts
  9. 1 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 14pts
  10. 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - 11pts
  11. 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - 10pts
  12. 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - 10pts
  13. 8 - SUI - Marc Surer - Brabham BMW - 5pts
  14. 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - 5pts
  15. 4 / 3 - ALE - Stefan Bellof - Tyrrell Ford / Tyrrell Renault - 4pts
  16. 25 - ITA - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 3pts
  17. 28 - FRA - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 3pts

Campeonato de Construtores:
  1. Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - LAU/PRO - G - 86pts
  2. Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - ALB/ARN/JOH - G - 77pts
  3. John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - ANG/SEN - G - 71pts
  4. Canon Williams Honda - Williams Honda - FW10 - MAN/ROS - G - 47pts
  5. Motor Racing Developments - Brabham BMW - BT54 - PIQ/HES/SUR - P - 26pts
  6. Équipe Renault Elf - Renault - RE60 / RE60B - HES/TAM/WAR - G - 16pts
  7. Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - CES/STR/LAF - P - 13pts
  8. Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - BER/BOU - G - 10pts
  9. Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford - BRU/BEL/JOH - G - 4pts
Imagens tiradas do Google Imagens - f1-history.deviantart.com - GPExpert.com.br - Formula 1 HIGH RES photos

Nenhum comentário:

Postar um comentário