quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

GP Memorável 64# - Itália 1984


Semanas depois de Zandvoort, o circo estava em Monza, para mais um GP da Itália. A Tyrrell bem que tentou, mas o Tribunal de Apelo da FIA acabou excluindo sumariamente a equipe do "Tio Ken" da temporada, jogando tudo que Martin Brundle e Stefan Bellof haviam conquistado na promissora primeira metade do ano no lixo. Sabendo que Johansson já não estaria servindo a Tyrrell em Monza, a Toleman assegurou o contrato do sueco ao mesmo tempo que punia Ayrton Senna pela "apunhalada nas costas".

Enquanto a Toleman caçava um piloto para substituir o mais promissor que já passou pela equipe, a ATS assinava com Gerhard Berger para as últimas três corridas da temporada, para a alegria do austríaco que agora podia focar na categoria máxima do automobilismo. Na Spirit, o que mais se falava era dos rumores que Mauro Baldi arranjara um patrocinador e iria correr as últimas duas provas, mas enquanto isso Huub Rothengatter mantinha o posto de único piloto da equipe.

A Alfa Romeo finalmente estreava sua atualização no 184T, prometendo um carro mais confiável para seus dois rápidos pilotos que vem sendo prejudicados pelos problemas do motor da equipe italiana. Em falar em italiana, a torcida não estava satisfeita com o fraco desempenho da Ferrari, que decaia a cada corrida entre as equipes médias. Niki Lauda chegou ao circuito sentindo dores nas costas, mas nada que o abalasse para a corrida.


A Toleman acabou escolhendo o jovem italiano Pierluigi Martini, que havia testado uma Brabham no inicio do ano, mas perdeu a vaga para Teodorico Fabi, ficando com o título de campeão europeu de Fórmula 3 além de correr pela Lancia no WSC. Uma escolha que pareceu boa, mas foi terrível para a equipe de Ted Toleman, que viu Martini não se classificar para a corrida depois dele marcar 1:35.840, quase 10s atrás do poleman.

Nelson Piquet mais uma vez fez a pole position, graças ao motor BMW de sua Brabham, com Alain Prost ao seu lado fechando a primeira fila empurrada por propulsores de origem alemã. Elio de Angelis tinha ao seu lado Niki Lauda, com Teo Fabi e Keke Rosberg formando a terceira fila e Nigel Mansell e Patrick Tambay a quarta. Fechando o top ten, ambas as Alfas se mostravam potenciais pontuadoras em casa.

Michele Alboreto era a Ferrari mais bem colocada, décimo primeiro posto, com Derek Warwick, Jacques Laffite e René Arnoux seguindo-o no grid. Marc Surer era apenas o décimo quinto, mostrando a importância do chassis mesmo sendo equipado com um motor BMW, enquanto Andrea de Cesaris e François Hesnault ficavam entre Stefan Johansson e sua nova equipe. Boutsen era apenas o décimo nono, com as duas ATS seguindo o belga com Berger na frente de Winkelhock. Fechando o grid, Piercarlo Ghinzani, Philippe Alliot, Jo Gartner, Huub Rothengatter e Jonathan Palmer na primeira corrida da história com inscrições apenas de carros equipados com motores turbo.


Na volta de apresentação, já não bastasse estar sofrendo na desorganizada ATS e largar atrás do jovem companheiro Gerhard Berger, Manfred Winkelhock para metros antes do grid de largada com problemas no câmbio, por sorte não atrapalhando a largada da corrida. Elio de Angelis pulou de maneira fantástica quando a luz verde se ascendeu, tomando a ponta momentaneamente até que o BMW de Piquet falasse mais alto do que o Renault.

Após a primeira curva, Piquet se mantinha na liderança com de Angelis e Prost logo atrás, enquanto Niki Lauda se perde no meio do bolo que é o início do pelotão intermediário, quase ficando por ali mesmo na primeira volta da prova. Patrese e Cheever largaram muito bem, da mesma forma de Nigel Mansell, mas logo perderiam suas posições para Lauda que inicia a recuperação.

Antes do fim da primeira volta, Alain Prost retoma a segunda colocação de Elio de Angelis, enquanto Patrick Tambay ataca de Angelis sendo pressionado, ao mesmo tempo, por Teo Fabi. Michele Alboreto passa por Cheever e Rosberg para assumir a 9º colocação, enquanto na próxima volta, Tambay já o terceiro depois de passar por de Angelis.


Pressionando o líder, Prost vê o mais impossível acontecer: o motor TAG-Porsche estourar, forçando o abandono do francês. Niki Lauda agora, depois de passar por de Angelis também, é quarto colocado em uma corrida que vem sorrindo para ele. Riccardo Patrese perde a posição para Michele Alboreto, Eddie Cheever e Derek Warwick, que havia passado por Keke Rosberg, caindo para 11º. Johansson conseguiu passar por Ghinzani, e mais tarde por Boutsen para assumir a 15º colocação.

Nigel Mansell é alvo fácil para Michele Alboreto, que entra na zona de pontuação sendo seguido por perto por Eddie Cheever. Depois de ser ultrapassado por René Arnoux, que abandonou logo após, e por Jacques Laffite, Andrea de Cesaris viu seu motor Renault ir pros ares na volta 8, quando, momentos antes, François Hesnault também se juntou a turma dos que desistiram, por causa de um rodada: a pista estava escorregadia e com muito óleo e sujeira.

RAM continuava sendo superada pelas rivais

A prova virara um campo de batalha e resistência, características de circuitos norte-americanos que fizeram parte do calendário de 1984. Riccardo Patrese já não tinha muitos motivos para se alegrar, sendo ultrapassado por Stefan Johansson e Thierry Boutsen, caindo para 14º. Mais atrás, Marc Surer ganhava as posições de Rothengatter, Palmer, Alliot, Gartner e Berger depois de problemas na partida.

Teo Fabi pressionava Patrick Tambay na disputa pela segunda colocação, mas acaba cometendo um erro ao rodar na Variante della Roggia, perdendo sua posição para Lauda, Alboreto, de Angelis, Cheever e Warwick. Logo depois de passar por Mansell, Rosberg para depois de estourar o motor. Alucinado, Fabi se recupera e cinco voltas depois está na quarta posição, pressionando o líder do campeonato.

No fundo do pelotão, Jo Gartner superava o compatriota da ATS, assumindo a 15º colocação enquanto Jacques Laffite parava com problemas em seu turbo. Com problemas, de Angelis vira alvo ainda mais fácil dos rivais que vem logo atrás, com Eddie Cheever, Derek Warwick e Stefan Johansson passarem por ele antes de seu abandono, uma volta depois de Nigel Mansell encontrar a brita em Monza.


Warwick escoltava Cheever na disputa pela 6º colocação, enquanto Surer tentava se aproximar da surpreendente Osella de Piercarlo Ghinzani, que vem tendo um desempenho fantástico em casa. Na 15º volta, o motor BMW de Nelson Piquet volta a abrir o bico para deixar o brasileiro mais uma vez pelo caminho na temporada de 1984, dando a liderança da prova para Patrick Tambay.

Num circuito cheio de óleo, Thierry Boutsen acaba perdendo a posição para Riccardo Patrese, Piercarlo Ghinzani e Marc Surer, da mesma forma que Berger vai para a última colocação sendo ultrapassado por Jonathan Palmer e Huub Rothengatter. Decidido, Teo Fabi passa por Niki Lauda para assumir a quarta colocação indo para disputa pela vitória com Tambay, que diminui o ritmo e é rapidamente alcançado pelo italiano.


Junto com retardatários, Fabi chega forte em cima do francês sendo escoltado por Niki Lauda, que faz uma corrida calma sem ser agressivo nem cometendo erros precipitados. Perdendo desempenho, Boutsen também é ultrapassado por Jo Gartner antes de Jonathan Palmer abandonar e Derek Warwick assumir a quinta colocação de Eddie Cheever.

A briga entre os três primeiros acaba mascarando uma corrida com apenas 14 carros. Na volta 24, Thierry Boutsen dá o troco em cima de Jo Gartner e assume a 11º colocação. Voltas depois, Patrese é superado por Surer que também havia passado Ghinzani. Boutsen comemora por pouco tempo, já que os problemas voltam a assolar sua Arrows, deixando-o cair para a última colocação.


Derek Warwick acaba parando na brita depois de ter problemas, dando o quinto lugar para Cheever e o sexto para Johansson. Depois de Berger passar por Rothengatter, Teo Fabi começa a ter problemas em seu motor BMW, abandonando na reta dos boxes após grande prova digna de aplausos da torcida italiana, que tem mais motivos para comemorar com Alboreto assumindo o terceiro posto.

Na volta seguinte, é Patrick Tambay que para na reta dos boxes, e agora a arquibancada vai abaixo no alvoroço dos tifosi ao ver Michele Alboreto assumir a segunda colocação num período cheio de crise em Maranello. Niki Lauda assume a liderança com um grande espaço de diferença para o italiano, que é seguido por nada menos nada mais do que Stefan Johansson de Toleman, que havia passado Eddie Cheever voltas antes.


Mas os problemas da Toleman voltam para assolar o sueco que começa a se arrastar pela pista, entregando o terceiro lugar para um estadunidense quase italiano, Cheever para delírio dos fãs da Alfa. Um final de corria emocionante começa a pintar em Monza, com os poucos carros restantes começando a parar por falta de combustível.

De repente, na reta oposta, uma Alfa Romeo para... é a de Eddie Cheever, para o horror do norte-americano que mais uma vez abandona na temporada de 1984. Johansson pinta novamente na terceira colocação, mas não consegue a manter com Patrese a tomando rapidamente para o delírio ainda maior de todos na torcida: um pódio com um ídolo, um italiano à bordo de uma Ferrari e outro italiano à bordo de uma Alfa.


A Osella agora reza á Deus para que mais um carro quebre, pois Piercarlo Ghinzani assumira a quarta colocação de Stefan Johansson e estava á beira de um pódio, além de Jo Gartner fazer o possível para se manter a frente de Gerhard Berger na sexta colocação. Enzo Osella não se aguenta nos boxes ao ver que, há pouquíssimas voltas do fim, seu filho pródigo para na reta dos boxes com falta de combustível.

E no fim, Niki Lauda vence com sobras o GP da Itália de 1984, aumentando ainda mais a diferença para Alain Prost no Campeonato de Pilotos, basicamente selando o tricampeonato há três provas do fim. Aplaudido, Alboreto faz milagre e leva a Ferrari ao pódio em Monza, num ótimo trabalho depois de vim do meio do grid. Comemorando e muito, Riccardo Patrese chega na fantástica terceira colocação com sua Alfa Romeo, outro milagre italiano depois de tantos problemas.


O que mais impressionava eram os pulos da equipe Toleman que invadia a reta de Monza quando Stefan Johansson cruzava na grandíssima quarta colocação, mostrando que seria um companheiro de respeito para Ayrton Senna nas últimas duas provas. Nos boxes da Osella, desilusão, com Ghinzani fora da zona de pontos, a equipe não conquista nenhum por causa da porca (para mim, porca) regra de que as equipes que inscreveram apenas um carro no início da temporada só poderiam pontuar com eles. Resultado? ATS e Osella sem pontos com o quinto e sexto lugares de seus promissores austríacos.

Assim acabara o GP da Itália, com uma supremacia ítalo-austríaca resistente em Monza. Agora o incrível é imaginar que uma equipe garagista italiana, como a Osella, esteve perto de fantásticos três pontos com seu mais amado piloto, Ghinzani, além de uma ATS voltar a "pontuar" depois de dois anos de espera e uma fantástica oitava colocação para Huub Rothengatter e sua Spirit Hart que se mostravam mais resistentes até mesmo do que os atuais campeões. Fórmula 1, Fórmula 1... Monza, Monza... Como eram os tempos 30 anos atrás, não é mesmo?


RESULTADOS:

  1. 8 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 1:20:29.065 - 9pts
  2. 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - +24.249s - 6pts
  3. 22 - ITA - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - +1 Volta - 4pts
  4. 19 - SUE - Stefan Johansson - Toleman Hart - +2 Voltas - 3pts
  5. 30 - AUT - Jo Gartner - Osella Alfa Romeo - +2 Voltas - 2pts*
  6. 31 - AUT - Gerhard Berger - ATS BMW - +2 Voltas - 1pt*
  7. 24 - ITA - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Falta de Combustível
  8. 21 - HOL - Huub Rothengatter - Spirit Hart - +3 Voltas
  9. 23 - EUA - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Falta de Combustível
  10. 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - +6 Voltas
  11. 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - Regulador - OUT
  12. 2 - ITA - Teodorico Fabi - Brabham BMW - Motor - OUT
  13. 17 - SUI - Marc Surer - Arrows BMW - Motor - OUT
  14. 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - Pressão de Óleo - OUT
  15. 10 - GBR - Jonathan Palmer - RAM Hart - Pressão de Óleo - OUT
  16. 1 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - Motor - OUT
  17. 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - Caixa de Câmbio - OUT
  18. 12 - GBR - Nigel Mansell - Lotus Renault - Rodada - OUT
  19. 5 - FRA - Jacques Laffite - Williams Honda - Turbo - OUT
  20. 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - Turbo - OUT
  21. 26 - ITA - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Motor - OUT
  22. 25 - FRA - François Hesnault - Ligier Renault - Rodada - OUT
  23. 9 - FRA - Philippe Alliot - RAM Hart - Elétrico - OUT
  24. 28 - FRA - René Arnoux - Scuderia Ferrari - Caixa de Câmbio - OUT
  25. 7 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - Motor - OUT
  26. 14 - ALE - Manfred Winkelhock - ATS BMW - DNS
  27. 20 - ITA - Pierluigi Martini - Toleman Hart - DNQ
* = Jo Gartner e Gerhard Berger não marcaram pontos pois suas equipes inscreveram apenas um carro para toda a temporada.

Esses foram os pilotos que participaram do GP
Volta Mais Rápida: Niki Lauda - 1:31.912 - Volta 42

Curiosidades:
- 402º GP
- Realizado no dia 9 de setembro de 1984
- 24º vitória de Niki Lauda
- 10º pódio de Riccardo Patrese
- 150º GP de Jacques Laffite
- 1º GP de Pierluigi Martini
- 40º vitória da McLaren
- 26º e último pódio da Alfa Romeo
- Último ponto da ATS*
- 10º vitória do motor TAG-Porsche
- 10º pole position do motor BMW
- 40º e último pódio do motor Alfa Romeo


Minha Opinião:
  • MELHOR PILOTO: Michele Alboreto
  • SORTUDO: Stefan Johansson
  • AZARADO: Alain Prost / Piercarlo Ghinzani / Nelson Piquet / Patrick Tambay / Teo Fabi
  • SURPRESA: Osella / Motores Alfa Romeo
  • Prêmio Bônus - LAUDA DO DIA: Niki Lauda
Michele Alboreto, mesmo com um equipamento defasado relacionado as outras equipes, fez um ótimo trabalho em Monza, resistindo durante todas as suas 51 voltas para terminar na fantástica segunda colocação. Merecida. Johansson vinha se arrastando há voltas do fim, e por sorte não saiu fora da zona de pontuação, por isso tanta comemoração nos boxes de Ted Toleman. Prost, Piquet, Tambay e Fabi, todos abandonaram quando não podiam, mas apenas um fez eu sentir uma dor de tristeza: Piercarlo Ghinzani. A Osella surpreendeu por ter um carro que estava andando e resistindo bem e Monza, a ponto de vocês perceberem que Ghinzani só abandonou por falta de combustível. A Alfa Romeo fez um ótimo trabalho para correr em casa, vendo nenhum de seus motores estourarem. E bem, Lauda foi Lauda em dia que deu Lauda, vindo com toda cautela do mundo para vencer pela 24º vez, igualando com Juan Manuel Fangio.

Campeonato de Pilotos:
  1. 8 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 63pts/63pts
  2. 7 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 52,5pts/53,5pts
  3. 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - 29,5pts/32pts
  4. 28 - FRA - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 24,5pts/25pts
  5. 1 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - 24pts/24pts
  6. 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - 23pts/23pts
  7. 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 21pts/21,5pts
  8. 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - 20pts/20,5pts
  9. 12 - GBR - Nigel Mansell - Lotus Renault - 13pts/13pts
  10. 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - 10pts/11pts
  11. 19 - BRA - Ayrton Senna - Toleman Hart - 8pts/9pts
  12. 3 - GBR - Martin Brundle - Tyrrell Ford - 8pts/0pts
  13. 2 - ITA - Teodorico Fabi - Brabham BMW - 8pts/9pts
  14. 22 - ITA - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - 7pts/7pts
  15. 4 - ALE - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 5pts/0pts
  16. 6 - FRA - Jacques Laffite - Williams Honda - 4pts/5pts
  17. 23 - EUA - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - 3pts/3pts
  18. 3/19 - SUE - Stefan Johansson - Tyrrell Ford / Toleman Hart - 3pts/3pts
  19. 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows Ford/BMW - 3pts/5pts
  20. 26 - ITA - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 2pts/3pts
  21. 24 - ITA - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - 2pts/2pts
  22. 30 - AUT - Jo Gartner - Osella Alfa Romeo - 2pts/0pts
  23. 17 - SUI - Marc Surer - Arrows Ford/BMW - 1pt/1pt
  24. 31 - AUT - Gerhard Berger - ATS BMW - 1pt/0pts
Campeonato de Construtores:
  1. Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - PRO/LAU - M - 115,5pts
  2. Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 126C4 - ALB/ARN - G - 45,5pts
  3. John Player Team Lotus - Lotus Renault - 95T - ANG/MAN - G - 42,5pts
  4. Équipe Renault Elf - Renault - RE50 - TAM/WAR - M - 33pts
  5. MRD International - Brabham BMW - BT53 - PIQ/TFA/CFA - M - 32pts
  6. Williams Grand Prix Engineering - Williams Honda - FW09/FW09B - LAF/ROS - G - 24pts
  7. Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford - 012 - BRU/JOH/BEL/THA - G - 13pts
  8. Toleman Group Motorsport - Toleman Hart - TG183B/TG184 - SEN/JOH/CEC/MAR - P/M - 11pts
  9. Benetton Team Alfa Romeo - Alfa Romeo - 184T - PAT/CHE - G - 10pts
  10. Osella Squadra Corse - Osella Alfa Romeo - FA1F - GHI/GAR - P - 4pts
  11. Barclay Nordica Arrows BMW - Arrows BMW - A6/A7 - SUR/BOU - G - 4pts
  12. Ligier Loto - Ligier Renault - JS23 - HES/CES - M - 2pts
  13. Team ATS - ATS BMW - D7 - WIN/BER - P - 1pt
Imagens tiradas do Google Imagens - F1-History.deviantart.com - GPExperts.com.br

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