Quase um mês havia se passado desde a confusa corrida em Monza, e os pilotos agora estavam na cidade alemã de Nürburg, para o GP da Europa, que pelo segundo ano consecutivo substituía o GP de Nova York, que acabaria por jamais acontecer. As reformas do Nürburgring acabaram levando o circuito de volta á categoria máxima do automobilismo após extinguir-se do Sudschleife, infelizmente. Naquele fim-de-semana, apenas dois homens já haviam andando em Nordschleife à bordo de um Fórmula 1: Niki Lauda e Jacques Laffite.
Lauda, curiosamente, podia se tornar tricampeão no local que quase havia perdido a vida oito anos antes. No paddock, a mais preocupante notícia que rodava era que a Michelin não estaria mais na competição em 1985, forçando todas as equipes que a calçavam irem atrás de novos fornecedores, coisa que deixou a Toleman em apuros no ano seguinte.
Como Nürburgring é Nürburgring independentemente de qual período for, o tempo nos treinos foi instável, misturando boa parte do grid. Niki Lauda teve problemas no primeiro treino, quando a pista estava apenas úmida, e no segundo não conseguiu marcar tempo depois da chuva chegar com força. Resultado? 15º lugar no grid.
Eddie Cheever e Jacques Laffite largavam logo a frente de Niki Lauda, que tinha ao seu lado Marc Surer. Andrea de Cesaris conseguira ser a melhor Ligier, com Gerhard Berger ao seu lado, enquanto François Hesnault era o décimo nono colocado, ao lado de Piercarlo Ghinzani. Nas últimas posições estavam Jonathan Palmer, Jo Gartner, Elio de Angelis, Mauro Baldi, Philippe Alliot e Stefan Johansson, o mais prejudicado de todos no grid.
No Warm-Up, Alain Prost acabou cometendo um erro, se acidentando e dando trabalho á equipe McLaren para deixar o carro prontinho novamente para a corrida. Enquanto isso, a Osella de Piercarlo Ghinzani surpreendeu, mostrando que estaria forte logo mais, a tarde, no circuito alemão. Por sorte, o domingo não teve chuva, mas a grama ainda era o grande perigo, estando ainda molhada.
O brasileiro freia tarde demais, quase enche a traseira de Patrese, roda e bate em Rosberg. De maneira rápida e inteligente, Andrea de Cesaris não faz a curva e vai para grama, voltando a pista sem danos. E como existem amigos do tipo "só vou se você for", Gerhard Berger acabou repetindo o erro do brasileiro logo atrás, só que levando Surer no lugar de Rosberg. Mansell viu tudo de pertinho, e repetiu a manobra feita pelo ex-rival das categorias de base, de Cesaris.
Ao fim da primeira volta, Alain Prost lidera seguido por Patrick Tambay e Nelson Piquet, com Warwick, Alboreto e Arnoux fechando os lugares pontuáveis. Niki Lauda era o nono, dependendo de uma quebra do companheiro para se tornar tricampeão, por isso inicia sua recuperação da mesma forma da dupla de Angelis e Mansell, da Lotus.
Lauda ultrapassa Patrese e assume a sétima posição, ficando atrás de Arnoux que começa a ter problemas nos freios. No fundo, Mansell passa por Laffite e Baldi, indo ao ataque de Gartner e Palmer disputando pela 15º colocação. Na volta 5, o austríaco da McLaren ultrapassa a Ferrari que estava logo a sua frente e vai ao ataque de Warwick e Alboreto. Enquanto isso, o Leão, que já tem contrato com a Williams para 1985, passa pelos seus alvos e agora vai em busca de Hesnault.
Na volta seguinte, Laffite ultrapassa Baldi, Gartner e Palmer, ficando logo atrás do britânico da Lotus. Na disputa pela nona colocação, de Angelis se aproxima e começa a ameaçar Eddie Cheever, que tem logo a frente seu companheiro de Alfa Romeo, Riccardo Patrese. Nigel Mansell supera François Hesnault na sétima volta, pouco antes de Jonathan Palmer cometer um erro e ser ultrapassado por Jo Gartner e Mauro Baldi.
de Cesaris acabou sendo a próxima vítima do Leão, que já é o décimo primeiro colocado. Enquanto Teo Fabi e Thierry Boutsen começam a se recuperar, Niki Lauda tenta ultrapassar Michele Alboreto e Derek Warwick para assumir a quarta colocação. Mauro Baldi acabaria atrapalhando o bicampeão austríaco que roda, perdendo muito terreno em relação á Ferrari de número 27.
Voltas depois de ser ultrapassado por Mansell, Eddie Cheever abandona com problemas na bomba de combustível. Na 39º volta, o Leão ataca novamente ultrapassando René Arnoux e indo ao ataque do "velho lobo" Niki Lauda. Nesse momento da prova, Thierry Boutsen e Teo Fabi já conseguiram se recuperar bem para assumirem, respectivamente, a 11º e 12º colocação.
Com um pouco mais de 10 voltas para o fim, Nigel Mansell estoura seu motor Renault e abandona uma ótima prova, dando o último lugar pontuável para a Ferrari de René Arnoux, que ainda sofria com problemas nos freios. No 55º giro, Lauda assume a quarta colocação de Warwick enquanto Alboreto vai ao ataque de Piquet, que faz prova cautelosa na segunda posição.
Niki Lauda foi quarto colocado, posição importantíssima na disputa pelo título, enquanto René Arnoux e Riccardo Patrese completam a zona de pontuáveis. Em grande retorno, Mauro Baldi conquista um fantástico oitavo lugar após superar uma das Ligier, um feito incrível para uma equipe tão nanica como a Spirit.
RESULTADOS:
- 7 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 1:35:13.284 - 9pts
- 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - +23.911s - 6pts
- 1 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - +24.922s - 4pts
- 8 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - +43.086s - 3pts
- 28 - FRA - René Arnoux - Scuderia Ferrari - +1:01.430s - 2pts
- 22 - ITA - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - +1 Volta - 1pt
- 26 - ITA - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - +2 Voltas
- 21 - ITA - Mauro Baldi - Spirit Hart - +2 Voltas
- 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Ignição
- 25 - FRA - François Hesnault - Ligier Renault - +3 Voltas
- 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - Superaquecimento
- 30 - AUT - Jo Gartner - Osella Alfa Romeo - Bomba de Combustível - OUT
- 2 - ITA - Teodorico Fabi - Brabham BMW - Caixa de Câmbio - OUT
- 12 - GBR - Nigel Mansell - Lotus Renault - Motor - OUT
- 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - Bomba de Combustível - OUT
- 23 - EUA - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Bomba de Combustível - OUT
- 9 - FRA - Philippe Alliot - RAM Hart - Turbo - OUT
- 10 - GBR - Jonathan Palmer - RAM Hart - Turbo - OUT
- 5 - FRA - Jacques Laffite - Williams Honda - Motor - OUT
- 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - Turbo - OUT
- 20 - SUE - Stefan Johansson - Toleman Hart - Superaquecimento - OUT
- 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - Colisão - OUT
- 19 - BRA - Ayrton Senna - Toleman Hart - Colisão - OUT
- 17 - SUI - Marc Surer - Arrows BMW - Colisão - OUT
- 31 - AUT - Gerhard Berger - ATS BMW - Colisão - OUT
- 24 - ITA - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Colisão - OUT
Esses foram os pilotos que participaram do GP
Volta Mais Rápida: Nelson Piquet e Michele Alboreto - 1:23.146 - Volta 62
Curiosidades:
- 403º GP
- Realizado no dia 7 de outubro de 1984
- Primeiro GP da Fórmula 1 em Nürburgring desde 1976
- Apenas Jacques Laffite e Niki Lauda já haviam corrido de Fórmula 1 no velho Nordschleife
- 15º vitória de Alain Prost
- 41º vitória da McLaren
- 41º e última volta mais rápida da Brabham
- 11º vitória do motor TAG-Porsche
- Retorno de Mauro Baldi
- Retorno de Ayrton Senna
- Estreia do Ligier JS23B
- MELHOR PILOTO: Elio de Angelis / Nigel Mansell
- SORTUDO: Michele Alboreto
- AZARADO: Patrick Tambay
- SURPRESA: Riccardo Patrese
- Prêmio Bônus - RETORNO TRIUNFAL: Mauro Baldi
Cada um dos pilotos da Lotus tiveram suas adversidades: largar entre os últimos e largar mal, respectivamente, mas mesmo assim se mostraram grandes forças no novo Nürburgring, com Elio de Angelis fazendo uma grande recuperação até quebrar no meio da prova e Mansell se recuperando para chegar a zona de pontuação, quando estourou seu motor. De novo aos pouquinhos, Alboreto foi chegando ao pódio, superando Nelson Piquet na última curva. Tambay novamente vinha para um ótimo resultado para a Renault, mas, mais uma vez, problemas atrapalharam o francês que abandonou mais uma disputa pelo pódio. Patrese surpreendeu ao não quebrar e ainda conseguir mais um pontinho para a Alfa. Retornando ao grid, Baldi conseguiu igualar ao melhor resultado da Spirit com seu terceiro 8º lugar na temporada.
Campeonato de Pilotos:
- 8 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 66pts/66pts
- 7 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 61,5pts/62,5pts
- 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - 29,5pts/32pts
- 1 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - 28pts/28pts
- 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 27pts/27,5pts
- 26 - FRA - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 26,5pts/27pts
- 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - 23pts/23pts
- 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - 20pts/20,5pts
- 12 - GBR - Nigel Mansell - Lotus Renault - 13pts/13pts
- 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - 10pts/11pts
- 19 - BRA - Ayrton Senna - Toleman Hart - 8pts/9pts
- 3 - GBR - Martin Brundle - Tyrrell Ford - 8pts/0pts
- 2 - ITA - Teodorico Fabi - Brabham BMW - 8pts/9pts
- 22 - ITA - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - 8pts/8pts
- 4 - ALE - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 5pts/0pts
- 5 - FRA - Jacques Laffite - Williams Honda - 4pts/5pts
- 23 - EUA - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - 3pts/3pts
- 3/19 - SUE - Stefan Johansson - Tyrrell Ford / Toleman Hart - 3pts/3pts
- 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows Ford/BMW - 3pts/5pts
- 26 - ITA - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 2pts/3pts
- 24 - ITA - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - 2pts/2pts
- 30 - AUT - Jo Gartner - Osella Alfa Romeo - 2pts/0pts
- 17 - SUI - Marc Surer - Arrows Ford/BMW - 1pt/1pt
- 31 - AUT - Gerhard Berger - ATS BMW - 1pt/0pts
Campeonato de Construtores:
- Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - PRO/LAU - M - 127,5pts
- Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 126C4 - ALB/ARN - G - 53,5pts
- John Player Team Lotus - Lotus Renault - 95T - ANG/MAN - G - 42,5pts
- MRD International - Brabham BMW - BT53 - PIQ/TFA/CFA - M - 36pts
- Équipe Renault Elf - Renault - RE50 - TAM/WAR - M - 33pts
- Williams Grand Prix Engineering - Williams Honda - FW09/FW09B - LAF/ROS - G - 24pts
- Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford - 012 - BRU/JOH/BEL/THA - G - 13pts
- Toleman Group Motorsport - Toleman Hart - TG183B/TG184 - SEN/JOH/CEC/MAR - P/M - 11pts
- Benetton Team Alfa Romeo - Alfa Romeo - 184T - PAT/CHE - G - 11pts
- Osella Squadra Corse - Osella Alfa Romeo - FA1F - GHI/GAR - P - 4pts
- Barclay Nordica Arrows BMW* - Arrows BMW - A7 - SUR/BOU - G - 3pts
- Ligier Loto - Ligier Renault - JS23/JS23B - HES/CES - M - 2pts
- Barclay Nordica Arrows BMW* - Arrows Ford - A6 - SUR/BOU - G - 1pt
- Team ATS - ATS BMW - D7 - WIN/BER - P - 1pt
*Por ter conquistado pontos com dois construtores diferentes, a Barclay Nordica Arrows BMW aparece duas vezes na tabela.
Imagens tiradas do Google Imagens e GPExperts.com.br
Boa tarde.
ResponderExcluirEncontrei umas fotos antigas tiradas pelo meu pai no Autódromo do Estoril mas ele não consegue lembrar-se do ano quando lhe perguntei. Encontrei este blog e espero que me possas ajudar a descobrir o ano. Penso que seja 1984, certo?
Obrigado desde já.
https://ibb.co/dcZGab
https://ibb.co/duT9vb
https://ibb.co/npMjTw
https://ibb.co/iZH2Fb
Peço desculpa pela demora na reposta. Estava ocupado com alguns afazeres acadêmicos. Agradeço pela confiança.
ExcluirFotos incríveis! E sim! São de 1984, exatamente da semana seguinte ao GP, nos testes.
Inclusive, a quarta foto é de Jan Lammers, o que é raríssimo. Agradeço muito por compartilhar!
Aqui estão os tempos do teste, se interessar:
1) 1'21"60 - Ayrton Senna (Toleman Hart) Recorde da pista
2) 1'21"70 - Nelson Piquet (Brabham BMW)
3) 1'24"10 - Teo Fabi (Brabham BMW)
4) 1'24"10 - Roberto Moreno (Toleman Hart)
5) 1'24"12 - Manfred Winkelhock (Toleman Hart)
6) 1'25"50 - Jonathan Palmer (Toleman Hart)
7) 1'26"20 - Jan Lammers (Toleman Hart)
8) 1'28"20 - Paolo Barilla (Brabham BMW)
9) 1'30"40 - Ivan Capelli (Toleman Hart)
Vale detalhar também que Piquet está usando um capacete que ele jamais utilizou em provas, até onde me lembro.
Belíssimo registo de seu pai! Parabéns!