É fácil saber que já existiam "automóveis" desde a década de 60 do século XIX, porém é difícil acreditar que nenhum deles era realmente um automóvel como o conhecemos hoje. Equipados com motores à vapor e a eletricidade, a ideia de colocar um movido à gás, mais precisamente gasolina, jamais havia sido pensada por um homem.
Até que, nas vésperas do Ano Novo de 1879, um velho alemão chamado Carl Benz criou um motor a gasolina estacionário com um cilindro de dois tempos. O sucesso do motor feito por Benz foi tão grande que ele pode prosseguir com seu sonho de criar um automóvel movido a gasolina, em que o chassis e o motor formavam uma só unidade.
(Clique nas fotos para amplia-las)
Mas a data que entraria para a história seria 29 de janeiro de 1886, quando Carl Benz patenteou sua criação no German Imperial Patent Office, em Berlim, com o número "DRP 37435". A primeira aparição pública do automóvel seria apenas no dia 3 de julho, em Ringstrasse, Mannheim, já com o nome que o marcaria na história: Benz Patent-Motorwagen...
A ousadia de Bertha Benz e seus filhos acabou elevando toda a moral da empresa de Carl, fazendo ela crescer rapidamente para se tornar a maior fábrica de automóveis do mundo. Com as ivencões pioneiras de Benz e Daimler, uma nova maneira de se locomover havia entrado em cena.
Assim nascia o automóvel, há exatos 130 anos...
Imagens tiradas do Google Imagens e mercedes-benz.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário