sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

130 anos do primeiro automóvel


É fácil saber que já existiam "automóveis" desde a década de 60 do século XIX, porém é difícil acreditar que nenhum deles era realmente um automóvel como o conhecemos hoje. Equipados com motores à vapor e a eletricidade, a ideia de colocar um movido à gás, mais precisamente gasolina, jamais havia sido pensada por um homem.

Até que, nas vésperas do Ano Novo de 1879, um velho alemão chamado Carl Benz criou um motor a gasolina estacionário com um cilindro de dois tempos. O sucesso do motor feito por Benz foi tão grande que ele pode prosseguir com seu sonho de criar um automóvel movido a gasolina, em que o chassis e o motor formavam uma só unidade.

(Clique nas fotos para amplia-las)

Depois de desenvolver, o veículo estava finalmente pronto em 1885, com motor de um único cilindro de quatro tempos em forma horizontal que gerava 0,55 kW e atingia uma incrível velocidade de 16 Km/h. E tudo isso com elementos ainda hoje presentes num motor à combustão, como o virabrequim, a ignição elétrica e a refrigeração à água.

Mas a data que entraria para a história seria 29 de janeiro de 1886, quando Carl Benz patenteou sua criação no German Imperial Patent Office, em Berlim, com o número "DRP 37435". A primeira aparição pública do automóvel seria apenas no dia 3 de julho, em Ringstrasse, Mannheim, já com o nome que o marcaria na história: Benz Patent-Motorwagen...


Em agosto de 1888, sua esposa, Bertha, e seus filhos, Eugen (15) e Richard (14), fizeram a primeira viagem de longa distância à bordo de um automóvel, numa versão melhorada do veículo sem o conhecimento de Carl. O percurso que ia e voltava entre Mannheim e Pforzheim, com fantásticos 180 Kms, demonstrou a praticidade de um veículo auto-motor.

A ousadia de Bertha Benz e seus filhos acabou elevando toda a moral da empresa de Carl, fazendo ela crescer rapidamente para se tornar a maior fábrica de automóveis do mundo. Com as ivencões pioneiras de Benz e Daimler, uma nova maneira de se locomover havia entrado em cena.


Logo as evoluções começaram a sair, como o primeiro carro com um volante semelhante aos modernos, o Benz Viktoria. Em 1894, o Benz Velo, com 1200 unidades produzidas, se tornou o primeiro carro de produção do mundo, sendo compacto, leve, confiável e barato.

Assim nascia o automóvel, há exatos 130 anos...


Imagens tiradas do Google Imagens e mercedes-benz.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário