Já se passaram décadas desde o primeiro GP da Austrália, e mesmo com o "boom" causado pela Tasman Series e pelo grande número de pilotos da Fórmula 1 correndo por lá em provas recentes, o país nunca havia sediado um grande prêmio oficial, válido para o campeonato da categoria, mas em 1985 a espera havia acabado, e o local escolhido era Adelaide, mais precisamente em suas largas ruas em comparação á Mônaco e Detroit.
Depois de boicotarem o GP da África do Sul, Ligier e Renault estavam de volta ao circo, o que levava Ivan Capelli de volta á Tyrrell e Philippe Streiff á Ligier. No grid, Niki Lauda, estaria fazendo sua última prova na Fórmula 1 após estrear no GP da Áustria de 1971, há "meros" 14 anos. Outras duas tristes despedidas que aconteciam naquele fim-de-semana eram as da Alfa Romeo e da Renault, com extremo destaque à saída dos franceses enquanto os italianos sumiram na sombra de sua terrível segunda passagem pela categoria, onde colecionaram fracassos.
A Toleman também se despedia da Fórmula 1, só que, diferentemente das duas citadas, acabou sendo comprada por uma grande marca que faria nome: a Benetton. Com isso, Piercarlo Ghinzani teria ainda mais dificuldades de arranjar uma vaga pera 1986, com Teo Fabi já confirmado. Nas equipes grandes, Rosberg se juntava á McLaren depois da aposentadoria de Lauda e Piquet substituiria o finlandês na Williams.
Os pilotos acabaram aprovando o traçado de Adelaide, elogiando também seu asfalto, sua segurança e sua organização, que falhara em apenas um quesito: a quantidade de voltas. Em uma pista lenta como o circuito australiano, 82 giros era muita coisa, porém o número ficou mantido para que acontecesse uma corrida que beirasse, ou até ultrapassasse o limite de duas horas.
Thierry Boutsen era décimo primeiro com Derek Warwick e Eddie Cheever em sua volta, enquanto Riccardo Patrese era décimo quarto, ao lado do companheiro de equipe, e Stefan Johansson e Niki Lauda formavam a oitava fila. Martin Brundle era décimo sétimo, Philippe Streiff décimo oitavo, Alan Jones décimo nono, Jacques Laffite vigésimo e Piercarlo Ghinzani, Ivan Capelli, Pierluigi Martini, Teo Fabi e Huub Rothengatter fechavam o grid.
No meio da primeira volta, Ayrton Senna inicia suas loucuras do dia, jogando Nigel Mansell para fora da pista e deixando Keke Rosberg assumir a liderança da prova. O Leão tem de ir aos boxes, onde abandona com problemas na transmissão após cair para a sétima colocação. Lá na frente, Senna e Rosberg começam a abrir em relação aos outros pilotos, com Michele Alboreto liderando a briga entre ele, Alain Prost e Gerhard Berger.
Martin Brundle começa a se arrastar pela pista com problemas em sua Tyrrell, caindo para a última posição enquanto Alan Jones inicia uma estrondosa recuperação ao ultrapassar Martini e Rothengatter em apenas uma volta. A escolha dos pneus acabou sendo uma incógnita para as equipes, mas se sabia que cada piloto iria parar uma vez, o que inicia o trabalho nos boxes logo cedo, com Jacques Laffite entrando e voltando logo atrás de Rosberg e Senna, que ataca o finlandês.
Na sétima volta, Gerhard Berger assume a quarta colocação depois de ultrapassar Alain Prost, e Elio de Angelis passa ser sétimo após passar por Patrick Tambay, que havia cometido um erro. Mais atrás, Eddie Cheever se tornava a primeira Alfa Romeo a abandonar. Pressionado por Jones e Fabi, Streiff perde a décima quinta colocação na volta nove.
Com boa parte do pelotão do meio fazendo suas trocas, além de Nelson Piquet terminar sua carreira na Brabham após ver seu bólido pegar fogo, Alan Jones assumiu a sétima colocação, e estava prestes a entrar nas posições pontuáveis quando Elio de Angelis tomou bandeira preta e foi desclassificado após largar na posição original depois de não partir na volta de apresentação.
Com problemas, Patrick Tambay abandona a prova e deixa Philippe Streiff na beira de conquistar seus primeiros pontos, porém o francês ainda não havia parado. Jacques Laffite, diferentemente do companheiro, já havia trocado os pneus e estava na décima terceira colocação após ultrapassar Teo Fabi, Piercarlo Ghinzani, Huub Rothengatter e Riccardo Patrese.
Infelizmente, para Ghinzani, sua Toleman para com problemas na embreagem, enquanto Fabi continua e ultrapassa Stefan Johansson na disputa pela décima segunda colocação. Sem muitas mudanças, Thierry Boutsen começou a ter problemas em sua Arrows na volta 33, abandonando após ser ultrapassado por Derek Warwick, Ivan Capelli e Jacques Laffite.
Cometendo mais erros, Senna dá um show para o público em Adelaide, errando a entrada dos boxes e tendo que dar mais uma volta no circuito, agora sem toda a asa dianteira. Mais atrás, Marc Surer abandona e Niki Lauda passa a ser terceiro colocado antes de assumir a segunda colocação quando Ayrton finalmente para e volta ainda inteiro na terceira colocação.
Ayrton Senna está de novo na liderança com as últimas vinte voltas tendo sido malucas, a ponto de perdemos a ultrapassagem de Jacques Laffite em cima de Derek Warwick e Philippe Streiff em cima de Ivan Capelli. E com problemas na transmissão, o britânico selou o fim da Équipe Renault Elf na Fórmula 1, abandonando na mesma volta do acidente de Lauda.
Mesmo assim, ainda haveria disputa na corrida, com Keke e Jacques Laffite diminuindo o ritmo na ponta e Philippe Streiff se aproximando do companheiro de equipe, tendo uma Ligier mais inteira e equilibrada. Mais atrás, Stefan Johansson ultrapassa Gerhard Berger que vai ao muro, mas consegue retornar para loucura de Enzo Osella que tem Huub Rothengatter na sétima colocação.
Perto do fim, Philippe Streiff encosta em Jacques Laffite, só que o veterano gesticula que nem louco dentro de sua Ligier para o jovem francês não ultrapassa-lo, afinal, com esse resultado ele assumia a nona colocação afrente de Niki Lauda no campeonato de pilotos. Mas, persistente, Streiff tentou no fim da Reta Brabham, tocando em Laffite, que o fechou. Resultado? Suspensão quebrada e chances de Capelli terminar no pódio.
No pódio, Jacques Laffite e Philippe Streiff mal seu olhavam enquanto Frank Williams subiu para receber o troféu de vencedor pela última vez em sua vida, antes de ficar tetraplégico no início de 1986...
- 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - 2:00:40.473 - 9pts
- 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - +43.130s - 6pts
- 25 - FRA - Philippe Streiff - Ligier Renault - +1:28.536s - 4pts
- 4 - ITA - Ivan Capelli - Tyrrell Renault - +1 Volta - 3pts
- 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - +1 Volta - 2pts
- 17 - AUT - Gerhard Berger - Arrows BMW - +1 Volta - 1pt
- 24 - HOL - Huub Rothengatter - Osella Alfa Romeo - +4 Voltas
- 29 - ITA - Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - +4 Voltas
- 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - Motor - OUT
- 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Transmissão - OUT
- 1 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Freios - OUT
- 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - Transmissão - OUT
- 3 - GBR - Martin Brundle - Tyrrell Renault - NC
- 8 - SUI - Marc Surer - Brabham BMW - Motor - OUT
- 22 - ITA - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - Escapamento - OUT
- 19 - ITA - Teo Fabi - Toleman Hart - Motor - OUT
- 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Vazamento de Óleo - OUT
- 20 - ITA - Piercarlo Ghinzani - Toleman Hart - Embreagem - OUT
- 2 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - Motor - OUT
- 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - Transmissão - OUT
- 33 - AUS - Alan Jones - Team Haas (USA) Hart - Elétrico - OUT
- 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - DSQ
- 7 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - Fogo - OUT
- 23 - EUA - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Motor - OUT
- 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - Transmissão - OUT
Volta Mais Rápida: Keke Rosberg - 1:23.758
Curiosidades:
- 420º GP
- L Australian Grand Prix
- Realizado no dia 3 de novembro de 1985
- 5º e última vitória de Keke Rosberg
- 1º e único pódio de Philippe Streiff
- 30º pódio de Jacques Laffite
- 3º e última melhor volta de Keke Rosberg
- Último GP de Keke Rosberg na Williams
- Último GP de Elio de Angelis na Lotus
- Último GP de Philippe Streiff na Ligier
- Último GP de Ivan Capelli na Tyrrell
- Último GP de Gerhard Berger na Arrows
- Último GP de Huub Rothengatter na Osella
- Último GP de Derek Warwick na Renault
- Último GP de Patrick Tambay na Renault
- Último GP de Piercarlo Ghinzani na Toleman
- Último GP de Nelson Piquet na Brabham
- Último GP de Marc Surer na Brabham
- Último GP de Keke Rosberg na Williams
- Último GP de Elio de Angelis na Lotus
- Último GP de Philippe Streiff na Ligier
- Último GP de Ivan Capelli na Tyrrell
- Último GP de Gerhard Berger na Arrows
- Último GP de Huub Rothengatter na Osella
- Último GP de Derek Warwick na Renault
- Último GP de Patrick Tambay na Renault
- Último GP de Piercarlo Ghinzani na Toleman
- Último GP de Nelson Piquet na Brabham
- Último GP de Marc Surer na Brabham
- 100º GP de Patrick Tambay
- 100º GP de Alan Jones
- 171º e último GP de Niki Lauda
- 22º vitória da Williams
- 40º pódio da Ligier
- 110º e último GP da Alfa Romeo
- 70º e último GP da Toleman
- 70º e último GP da Toleman
- 7º vitória do motor Honda
- McLaren TAG-Porsche é Campeã do Mundo
- McLaren TAG-Porsche é Campeã do Mundo
- MELHOR PILOTO: Keke Rosberg
- SORTUDO: Keke Rosberg
- AZARADO: Niki Lauda / Alan Jones
- SURPRESA: Niki Lauda / Jacques Laffite / Philippe Streiff / Ivan Capelli / Gerhard Berger
- Prêmio Bônus - ALUCINOU: Ayrton Senna
Rosberg deu um verdadeiro show nas ruas de Adelaide, conquistando sua quinta e última vitória de maneira memorável ao superar seu grande rival na disputa de se tornar o melhor piloto da temporada. O finlandês também contou com a sorte, já que parou três vezes e com isso viu a liderança ficar com Lauda e Senna em certos momentos da prova. E quando o austríaco parecia caminhar para uma vitória em sua última corrida, os freios o atrapalham e jogam-o no muro. Apesar disso, Lauda surpreendeu ao aparecer entre os lideres de uma hora para outra, da mesma forma de Laffite, Streiff, Capelli e Berger, que arrancaram um "Eu, hein!" de Galvão Bueno na transmissão. Outro azarado foi Alan Jones, que vinha fazendo prova fantástica e sem dúvida lhe renderia alguns pontos, e quem sabe um pódio, caso seu Lola cooperasse. Enquanto isso, quem deu show foi Ayrton Senna com seus loucuras na Austrália, andando mais tempo fora da pista do que dentro dela e fazendo a alegria do público até abandonar...
Campeonato de Pilotos:
Imagens tiradas do Formula 1 HIGH RES photos - GPExpert.com.br - F1-History.deviantart.com
- 2 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 73pts
- 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 53pts
- 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - 40pts
- 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - 38pts
- 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - 33pts
- 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - 31pts
- 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 27pts
- 7 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - 21pts
- 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - 16pts
- 1 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 14pts
- 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - 11pts
- 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - 11pts
- 8 - SUI - Marc Surer - Brabham BMW - 5pts
- 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - 5pts
- 26 / 4 - FRA - Philippe Streiff - Ligier Renault / Tyrrell Renault - 4pts
- 4 / 3 - ALE - Stefan Bellof - Tyrrell Ford / Tyrrell Renault - 4pts
- 4 - ITA - Ivan Capelli - Tyrrell Renault - 3pts
- 28 - FRA - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 3pts
- 17 - AUT - Gerhard Berger - Arrows BMW - 3pts
- 25 - ITA - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 3pts
- Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - LAU/WAT/PRO -G- 90pts
- Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - ALB/ARN/JOH - G - 82pts
- Canon Williams Honda - Williams Honda - FW10 - MAN/ROS - G - 71pts
- John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - ANG/SEN - G - 71pts
- Motor Racing Developments - Brabham BMW - BT54 - PIQ/HES/SUR - P - 26pts
- Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - CES/STR/LAF - P - 23pts
- Équipe Renault Elf - Renault - RE60 / RE60B - HES/TAM/WAR - G - 16pts
- Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - BER/BOU - G - 14pts
- Tyrrell Racing Organisation* - Tyrrell Ford - 012 - BRU/BEL/JOH - G - 4pts
- Tyrrell Racing Organisation* - Tyrrell Renault - 014 - BRU/BEL/CAP/STR - G - 3pts
*= A equipe Tyrrell Racing Organisation aparece duas vezes na tabela pois conquistou pontos com dois construtores diferentes.
Imagens tiradas do Formula 1 HIGH RES photos - GPExpert.com.br - F1-History.deviantart.com
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