quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

GP Memorável 69# - Austrália 1985


Já se passaram décadas desde o primeiro GP da Austrália, e mesmo com o "boom" causado pela Tasman Series e pelo grande número de pilotos da Fórmula 1 correndo por lá em provas recentes, o país nunca havia sediado um grande prêmio oficial, válido para o campeonato da categoria, mas em 1985 a espera havia acabado, e o local escolhido era Adelaide, mais precisamente em suas largas ruas em comparação á Mônaco e Detroit.

Depois de boicotarem o GP da África do Sul, Ligier e Renault estavam de volta ao circo, o que levava Ivan Capelli de volta á Tyrrell e Philippe Streiff á Ligier. No grid, Niki Lauda, estaria fazendo sua última prova na Fórmula 1 após estrear no GP da Áustria de 1971, há "meros" 14 anos. Outras duas tristes despedidas que aconteciam naquele fim-de-semana eram as da Alfa Romeo e da Renault, com extremo destaque à saída dos franceses enquanto os italianos sumiram na sombra de sua terrível segunda passagem pela categoria, onde colecionaram fracassos.


Já na marca francesa, o clima triste e de pouca empolgação em uma equipe que havia introduzido o turbo na década de 70, sentia-se que havia um pouco de vexame ao não se tornarem campeões no período de 1977 até aquele dia. Mesmo assim, a Renault continuaria na categoria fornecendo motores para Lotus, Tyrrell e Ligier.

A Toleman também se despedia da Fórmula 1, só que, diferentemente das duas citadas, acabou sendo comprada por uma grande marca que faria nome: a Benetton. Com isso, Piercarlo Ghinzani teria ainda mais dificuldades de arranjar uma vaga pera 1986, com Teo Fabi já confirmado. Nas equipes grandes, Rosberg se juntava á McLaren depois da aposentadoria de Lauda e Piquet substituiria o finlandês na Williams.


Até agora, Ayrton Senna não tinha um companheiro confirmado na Lotus, enquanto na Brabham Bernie Ecclestone gostaria de ter Niki Lauda ao invés de Patrese, que retornava á equipe para correr ao lado de Elio de Angelis. Marc Surer ainda buscava uma vaga, com destino provável a Arrows, que ainda não havia assinado com Gerhard Berger, extremamente ameaçado de não correr em 1986.

Os pilotos acabaram aprovando o traçado de Adelaide, elogiando também seu asfalto, sua segurança e sua organização, que falhara em apenas um quesito: a quantidade de voltas. Em uma pista lenta como o circuito australiano, 82 giros era muita coisa, porém o número ficou mantido para que acontecesse uma corrida que beirasse, ou até ultrapassasse o limite de duas horas.


Com a aderência da pista melhorando a cada dia, Ayrton Senna cravou a pole position para a prova inaugural em Adelaide, enquanto Nigel Mansell ficava 0.704s artás do brasileiro, na segunda colocação. Keke Rosberg e Alain Prost formavam a segunda fila, com Michele Alboreto e Marc Surer logo atrás. Gerhard Berger, Patrick Tambay, Nelson Piquet e Elio de Angelis fechavam o top ten.

Thierry Boutsen era décimo primeiro com Derek Warwick e Eddie Cheever em sua volta, enquanto Riccardo Patrese era décimo quarto, ao lado do companheiro de equipe, e Stefan Johansson e Niki Lauda formavam a oitava fila. Martin Brundle era décimo sétimo, Philippe Streiff décimo oitavo, Alan Jones décimo nono, Jacques Laffite vigésimo e Piercarlo Ghinzani, Ivan Capelli, Pierluigi Martini, Teo Fabi e Huub Rothengatter fechavam o grid.


No domingo, o calor australiano estava presente no grid de Adelaide, possibilitando uma boa corrida, longa, com muitos erros e abandonos por causas mecânicas. Na partida, Nigel Mansell tomou a liderança de Ayrton Senna enquanto Rosberg pulou para terceiro com Gerhard Berger se tornando sexto depois de passar por Marc Surer. Correndo em casa, Alan Jones ficou no grid e teve de ser empurrado para voltar a corrida de maneira alucinante.

No meio da primeira volta, Ayrton Senna inicia suas loucuras do dia, jogando Nigel Mansell para fora da pista e deixando Keke Rosberg assumir a liderança da prova. O Leão tem de ir aos boxes, onde abandona com problemas na transmissão após cair para a sétima colocação. Lá na frente, Senna e Rosberg começam a abrir em relação aos outros pilotos, com Michele Alboreto liderando a briga entre ele, Alain Prost e Gerhard Berger.


Martin Brundle começa a se arrastar pela pista com problemas em sua Tyrrell, caindo para a última posição enquanto Alan Jones inicia uma estrondosa recuperação ao ultrapassar Martini e Rothengatter em apenas uma volta. A escolha dos pneus acabou sendo uma incógnita para as equipes, mas se sabia que cada piloto iria parar uma vez, o que inicia o trabalho nos boxes logo cedo, com Jacques Laffite entrando e voltando logo atrás de Rosberg e Senna, que ataca o finlandês.

Na sétima volta, Gerhard Berger assume a quarta colocação depois de ultrapassar Alain Prost, e Elio de Angelis passa ser sétimo após passar por Patrick Tambay, que havia cometido um erro. Mais atrás, Eddie Cheever se tornava a primeira Alfa Romeo a abandonar. Pressionado por Jones e Fabi, Streiff perde a décima quinta colocação na volta nove.


Berger e Fabi são os próximos a parar, voltando pertinhos após a Arrows fazer péssima parada. Disputando com Tambay a sétima colocação, Piquet só conseguiria passar o francês depois dele fazer sua parada nos boxes, deixando o brasileiro na sexta colocação após Michele Alboreto também trocar os pneus. Niki Lauda havia ultrapassado Derek Warwick na tentativa de fugir de Alan Jones, que já era o décimo.

Com boa parte do pelotão do meio fazendo suas trocas, além de Nelson Piquet terminar sua carreira na Brabham após ver seu bólido pegar fogo, Alan Jones assumiu a sétima colocação, e estava prestes a entrar nas posições pontuáveis quando Elio de Angelis tomou bandeira preta e foi desclassificado após largar na posição original depois de não partir na volta de apresentação.


A alegria dos australianos acabaria quando Jones foi aos boxes com problemas elétricos em seu Lola, abandonando a prova duas voltas depois. Thierry Boutsen, que também havia parado e voltado na frente de seu companheiro, já estava em décimo primeiro após ultrapassar Piercarlo Ghinzani, Ivan Capelli e Riccardo Patrese em apenas três giros.

Com problemas, Patrick Tambay abandona a prova e deixa Philippe Streiff na beira de conquistar seus primeiros pontos, porém o francês ainda não havia parado. Jacques Laffite, diferentemente do companheiro, já havia trocado os pneus e estava na décima terceira colocação após ultrapassar Teo Fabi, Piercarlo Ghinzani, Huub Rothengatter e Riccardo Patrese.


Tentando se manter na equipe para 1986, Ghinzani segura Teo Fabi para mostrar habilidade com o mesmo TG185. Na vigésima sexta volta, Derek Warwick já ultrapassa Ivan Capelli e é nono colocado, enquanto Jacques Laffite passa por Johansson e Berger. Lá na frente, Alain Prost retoma a terceira colocação perdida para Marc Surer voltas antes, mas logo abandona após estourar seu motor TAG-Porsche.

Infelizmente, para Ghinzani, sua Toleman para com problemas na embreagem, enquanto Fabi continua e ultrapassa Stefan Johansson na disputa pela décima segunda colocação. Sem muitas mudanças, Thierry Boutsen começou a ter problemas em sua Arrows na volta 33, abandonando após ser ultrapassado por Derek Warwick, Ivan Capelli e Jacques Laffite.


Outros que se arrastam na pista são Teo Fabi e Riccardo Patrese, que abandonam perto da volta 40. Philippe Streiff vai aos boxes e volta em nono, atrás de Capelli. Alucinado atrás de Rosberg, Ayrton Senna comete erros bobos em busca da liderança, culminando no toque quando o finlandês diminuía para entrar nos boxes, atrapalhando toda a aerodinâmica do brasileiro que dança fora e dentro da pista tentando dar uma volta antes de retornar á reta de chegada.

Cometendo mais erros, Senna dá um show para o público em Adelaide, errando a entrada dos boxes e tendo que dar mais uma volta no circuito, agora sem toda a asa dianteira. Mais atrás, Marc Surer abandona e Niki Lauda passa a ser terceiro colocado antes de assumir a segunda colocação quando Ayrton finalmente para e volta ainda inteiro na terceira colocação.


Porém parecia que Keke Rosberg estava com problemas, mesmo na liderança, mas tendo que voltar aos boxes na volta 52, deixando Ayrton Senna, que havia ultrapassado Niki Lauda, liderar a prova. Mas, de maneira inteligente, o austríaco retoma a posição do brasileiro e começa a abrir vantagem na primeira colocação em sua última corrida na Fórmula 1, parecia que Lauda conquistaria sua última vitória ali nas ruas de Adelaide, mas seu MP4/2B o traiu de novo, agora com a falha nos freios logo depois da Reta Brabham. Fim de prova e de carreira para o tricampeão.

Ayrton Senna está de novo na liderança com as últimas vinte voltas tendo sido malucas, a ponto de perdemos a ultrapassagem de Jacques Laffite em cima de Derek Warwick e Philippe Streiff em cima de Ivan Capelli. E com problemas na transmissão, o britânico selou o fim da Équipe Renault Elf na Fórmula 1, abandonando na mesma volta do acidente de Lauda.


Na 61º volta, quando se pensava que nada mais aconteceria, Ayrton Senna abandona com problemas em seu motor, ao mesmo tempo de Michele Alboreto, que entrega á Keke Rosberg a liderança da prova mesmo depois do finlandês parar pela terceira vez. Nesse momento, faltam vinte voltas para o fim da corrida, e há apenas nove carros na pista, com Martin Brundle nem sendo considerado classificado após enfrentar problemas no início da prova e retornar à pista muitas voltas atrás de Rosberg.

Mesmo assim, ainda haveria disputa na corrida, com Keke e Jacques Laffite diminuindo o ritmo na ponta e Philippe Streiff se aproximando do companheiro de equipe, tendo uma Ligier mais inteira e equilibrada. Mais atrás, Stefan Johansson ultrapassa Gerhard Berger que vai ao muro, mas consegue retornar para loucura de Enzo Osella que tem Huub Rothengatter na sétima colocação.


Naquele momento da prova, Galvão Bueno chega a exclamar o clássico "Eu, hein!" quando as coisas ficam bastante esquisitas, pois, para ter com jovem Streiff em terceiro, um 'batedor' Capelli em quarto, outro 'batedor' em sexto e dois milagrosos bólidos da Itália em sétimo e oitavo, a corrida tem que ser realmente fantástica.

Perto do fim, Philippe Streiff encosta em Jacques Laffite, só que o veterano gesticula que nem louco dentro de sua Ligier para o jovem francês não ultrapassa-lo, afinal, com esse resultado ele assumia a nona colocação afrente de Niki Lauda no campeonato de pilotos. Mas, persistente, Streiff tentou no fim da Reta Brabham, tocando em Laffite, que o fechou. Resultado? Suspensão quebrada e chances de Capelli terminar no pódio.


Porém, como eu disse, o persistente, Streiff se mantém na pista e vai em busca de seu primeiro pódio. Rosberg cruza linha de chegada na volta seguinte, conquistando sua última vitória em sua despedida da Williams, enquanto Laffite terminou em segundo e Streiff cruzou com apenas três rodas em terceiro. Capelli foi quarto, Johansson quinto e Berger em sexto, coroando a McLaren bicampeã de construtores.

No pódio, Jacques Laffite e Philippe Streiff mal seu olhavam enquanto Frank Williams subiu para receber o troféu de vencedor pela última vez em sua vida, antes de ficar tetraplégico no início de 1986...


RESULTADOS:
  1. 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - 2:00:40.473 - 9pts
  2. 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - +43.130s - 6pts
  3. 25 - FRA - Philippe Streiff - Ligier Renault - +1:28.536s - 4pts
  4. 4 - ITA - Ivan Capelli - Tyrrell Renault - +1 Volta - 3pts
  5. 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - +1 Volta - 2pts
  6. 17 - AUT - Gerhard Berger - Arrows BMW - +1 Volta - 1pt
  7. 24 - HOL - Huub Rothengatter - Osella Alfa Romeo - +4 Voltas
  8. 29 - ITA - Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - +4 Voltas
  9. 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - Motor - OUT
  10. 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Transmissão - OUT
  11. 1 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Freios - OUT
  12. 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - Transmissão - OUT
  13. 3 - GBR - Martin Brundle - Tyrrell Renault - NC
  14. 8 - SUI - Marc Surer - Brabham BMW - Motor - OUT
  15. 22 - ITA - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - Escapamento - OUT
  16. 19 - ITA - Teo Fabi - Toleman Hart - Motor - OUT
  17. 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Vazamento de Óleo - OUT
  18. 20 - ITA - Piercarlo Ghinzani - Toleman Hart - Embreagem - OUT
  19. 2 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - Motor - OUT
  20. 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - Transmissão - OUT
  21. 33 - AUS - Alan Jones - Team Haas (USA) Hart - Elétrico - OUT
  22. 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - DSQ
  23. 7 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - Fogo - OUT
  24. 23 - EUA - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Motor - OUT
  25. 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - Transmissão - OUT
Volta Mais Rápida: Keke Rosberg - 1:23.758


Curiosidades:
- 420º GP
- L Australian Grand Prix
- Realizado no dia 3 de novembro de 1985
- 5º e última vitória de Keke Rosberg
- 1º e único pódio de Philippe Streiff
- 30º pódio de Jacques Laffite
- 3º e última melhor volta de Keke Rosberg
- Último GP de Keke Rosberg na Williams
- Último GP de Elio de Angelis na Lotus
- Último GP de Philippe Streiff na Ligier
- Último GP de Ivan Capelli na Tyrrell
- Último GP de Gerhard Berger na Arrows
- Último GP de Huub Rothengatter na Osella
- Último GP de Derek Warwick na Renault
- Último GP de Patrick Tambay na Renault
- Último GP de Piercarlo Ghinzani na Toleman
- Último GP de Nelson Piquet na Brabham
- Último GP de Marc Surer na Brabham
- 100º GP de Patrick Tambay
- 100º GP de Alan Jones
- 171º e último GP de Niki Lauda
- 22º vitória da Williams
- 40º pódio da Ligier
- 110º e último GP da Alfa Romeo
- 70º e último GP da Toleman
- 7º vitória do motor Honda
- McLaren TAG-Porsche é Campeã do Mundo

  • MELHOR PILOTO: Keke Rosberg
  • SORTUDO: Keke Rosberg
  • AZARADO: Niki Lauda / Alan Jones
  • SURPRESA: Niki Lauda / Jacques Laffite / Philippe Streiff / Ivan Capelli / Gerhard Berger
  • Prêmio Bônus - ALUCINOU: Ayrton Senna
Rosberg deu um verdadeiro show nas ruas de Adelaide, conquistando sua quinta e última vitória de maneira memorável ao superar seu grande rival na disputa de se tornar o melhor piloto da temporada. O finlandês também contou com a sorte, já que parou três vezes e com isso viu a liderança ficar com Lauda e Senna em certos momentos da prova. E quando o austríaco parecia caminhar para uma vitória em sua última corrida, os freios o atrapalham e jogam-o no muro. Apesar disso, Lauda surpreendeu ao aparecer entre os lideres de uma hora para outra, da mesma forma de Laffite, Streiff, Capelli e Berger, que arrancaram um "Eu, hein!" de Galvão Bueno na transmissão. Outro azarado foi Alan Jones, que vinha fazendo prova fantástica e sem dúvida lhe renderia alguns pontos, e quem sabe um pódio, caso seu Lola cooperasse. Enquanto isso, quem deu show foi Ayrton Senna com seus loucuras na Austrália, andando mais tempo fora da pista do que dentro dela e fazendo a alegria do público até abandonar...


Campeonato de Pilotos:
  1. 2 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 73pts
  2. 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 53pts
  3. 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - 40pts
  4. 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - 38pts
  5. 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - 33pts
  6. 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - 31pts
  7. 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 27pts
  8. 7 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - 21pts
  9. 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - 16pts
  10. 1 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 14pts
  11. 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - 11pts
  12. 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - 11pts
  13. 8 - SUI - Marc Surer - Brabham BMW - 5pts
  14. 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - 5pts
  15. 26 / 4 - FRA - Philippe Streiff - Ligier Renault / Tyrrell Renault - 4pts
  16. 4 / 3 - ALE - Stefan Bellof - Tyrrell Ford / Tyrrell Renault - 4pts
  17. 4 - ITA - Ivan Capelli - Tyrrell Renault - 3pts
  18. 28 - FRA - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 3pts
  19. 17 - AUT - Gerhard Berger - Arrows BMW - 3pts
  20. 25 - ITA - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 3pts

Campeonato de Construtores:
  1. Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - LAU/WAT/PRO -G- 90pts
  2. Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - ALB/ARN/JOH - G - 82pts
  3. Canon Williams Honda - Williams Honda - FW10 - MAN/ROS - G - 71pts
  4. John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - ANG/SEN - G - 71pts
  5. Motor Racing Developments - Brabham BMW - BT54 - PIQ/HES/SUR - P - 26pts
  6. Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - CES/STR/LAF - P - 23pts
  7. Équipe Renault Elf - Renault - RE60 / RE60B - HES/TAM/WAR - G - 16pts
  8. Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - BER/BOU - G - 14pts
  9. Tyrrell Racing Organisation* - Tyrrell Ford - 012 - BRU/BEL/JOH - G - 4pts
  10. Tyrrell Racing Organisation* - Tyrrell Renault - 014 - BRU/BEL/CAP/STR - G - 3pts
*= A equipe Tyrrell Racing Organisation aparece duas vezes na tabela pois conquistou pontos com dois construtores diferentes.


Imagens tiradas do Formula 1 HIGH RES photos - GPExpert.com.br - F1-History.deviantart.com

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