sexta-feira, 2 de junho de 2017

TOP 10 - Pilotos mais jovens a vencer na F1


A vitória de Max Verstappen no GP da Espanha de 2016 levantou uma interessante discussão que envolve a idade dos pilotos que hoje desfilam nos mais famosos autódromos do mundo. No último meio século, a idade média de um piloto da categoria caiu quase que pela metade, chegando ao extremo de vermos um piloto de apenas 17 anos estrear em 2015.

No post na qual apresentei os dez mais velhos vencedores da Fórmula 1, disse que isso [queda da média de idade] é um sinal de evolução. Porém, como tudo há um "porém", existem gigantescos pontos negativos em vermos pilotos cada vez mais jovens entrando na categoria. Jaime Alguersuari havia estreado aos 19, e, já aos 25, anunciou sua aposentadoria prematura das pistas. E isso é ou não ruim?

Apesar da clara falta de experiência, pilotos mais jovens vem sofrendo cada vez mais com a pressão de serem consideradas uma promessa, o que tende a joga-los contra si mesmos em diversas ocasiões. Antigamente, era necessário evoluir passo-a-passo para finalmente atingir o pico de sua carreira na Fórmula 1, porém, com aquilo que chamo de evolução, isto se inverteu, com o piloto passando "os melhores anos de sua vida" quando ainda é jovem e inexperiente. Quem ganha com isso são categorias como WEC e DTM, que crescem cada dia mais enquanto a F1 se afunda com sua maior necessidade: pay drivers (ou Lance Strolls da vida).

Indo direto ao ponto, quais foram os dez pilotos mais jovens a vencer na Fórmula 1 e a receber toda uma carga de pressão que podiam atrapalha-los? Eis a lista:


10º lugar: Michael SCHUMACHER - 23 anos, 7 meses e 27 dias

Como não lembrar daquele último fim-de-semana de agosto em 1992? O circo estava mais uma vez em Spa-Francorchamps, com sua movimentada Silly Season a todo vapor enquanto Nigel Mansell ainda vivia a euforia de ser campeão mundial. Após confirmar seu retorno à Ferrari, Berger não teve um bom desempenho na Bélgica, batendo nos treinos e não conseguindo largar no domingo.

Ayrton Senna até que pulou na ponta no momento da largada, mas não teria equipamento suficiente para resistir aos ataques das Williams de Mansell e Patrese. Mais atrás, Brundle iniciava uma estupenda recuperação, chegando a superar Michael Schumacher na disputa pelo quarto posto. Após as paradas, o alemão conseguiria reverter a situação, retomando a posição perdida enquanto Senna não conseguia ter uma boa performance na pista molhada.

Perto do fim, Mansell e Patrese foram aos boxes para efetuarem a última parada, retornando atrás de Schumacher que tomou a ponta. Martin Brundle até tinha ultrapassado o alemão voltas antes, mas, com estratégia diferente, seria obrigado a fazer sua parada. Agora na frente, Schumacher guiava para uma surpreendente vitória na Bélgica, conquistada aos 23 anos, 7 meses e 27 dias.


9º lugar: Jacky ICKX - 23 anos, 6 meses e 6 dias

A temporada de 1968 chegava a sua metade em Rouen, na França, onde Jackie Stewart tentaria outra ofensiva sobre Graham Hill, líder do campeonato de pilotos. Naquele fim-de-semana, a Honda decidiu estrear seu novo bólido com John Surtees, o RA301, mas, após algumas voltas, o inglês se recusaria a correr, exigindo novos testes. Como Sochiro Honda estava na França e iria acompanhar a prova, a equipe decidiu correr atrás do veterano francês Joseph Schlesser, que aceitou correr.

Nos treinos, Jacky Ickx conquistou um terceiro posto, logo atrás de Jochen Rindt e Jackie Stewart. Líder do campeonato, Hill era apenas o nono, enquanto Schlesser conseguiu qualificar-se na décima sexta colocação. A leve chuva que cairia sobre o circuito na hora da partida seria determinante para o resultado da prova.

Ickx escolhera os pneus de chuva, enquanto todos os outros arriscavam com compostos intermediários. A escolha do belga seria de bom grado, pois, ao fim da primeira volta, estaria no primeiro posto após superar Rindt e Stewart. Logo após completar o segundo giro, Jo Schlesser perde seu Honda e vai de encontro com a mureta, incendiando-se. As chamas se espalharam por toda a pista, dificultando a passagem até mesmo dos outros carros.

O socorro seria incapaz de retirar o corpo do francês enquanto as chamas iam sendo controladas, protagonizando algumas das cenas mais lamentáveis da história do esporte a motor. Aos 40 anos, Joseph Schelesser perdia a vida em sua primeira corrida de Fórmula 1.

A chuva voltaria a atormentar os pilotos durante o resto da corrida, que sequer foi interrompida para que o socorro à Schlesser ocorresse de maneira correta. Após abandonar, Graham Hill trocaria de viseira com Jo Siffert, protagonizando outra simbólica imagem daqueles tempos de Fórmula 1...

No fim, Jacky Ickx venceria seu primeiro GP aos 23 anos, 6 meses e 6 dias, se tornando o primeiro belga vencedor de Grand Prix. O triste pódio seria completado por John Surtees, companheiro de Schlesser, e Jackie Stewart, que se aproximara de Graham Hill na disputa pelo título.


8º lugar: Robert KUBICA - 23 anos, 6 meses e 1 dia

Lewis Hamilton tinha mais uma vitória em mãos no circuito Gilles Villeneuve quando o inesperado aconteceu. A luz vermelha estava acesa no final do pit lane, obrigando os pilotos que fizeram suas trocas pararem e esperarem que a luz verde fosse ativada. Assim, o inglês acabaria batendo na traseira de Kimi Räikkönen, enquanto ainda seria atingido por Nico Rosberg.

Quem escapou ileso agradeceu, sobretudo Felipe Massa, que ficava a um passo da vitória. Infelizmente, a Ferrari cometeria um erro na parada do brasileiro, obrigando-o retornar aos boxes quando a prova já tinha bandeira verde e Nick Heidfeld assumia a ponta. Sem McLaren e sem Ferrari, as equipes médias tinham sua melhor chance durante o ano.

Kubica iniciava sua recuperação enquanto Heidfeld liderava. Trulli e Glock tinham o desafio de superar ambas as Red Bull a sua frente, com Barrichello em segundo e Nakajima em terceiro. Após as paradas, a BMW Sauber colocava seus dois carros nas duas primeiras posições, caminhando para uma surpreendente dobradinha.

No final da prova, Robert Kubica se tornaria o primeiro polonês a vencer na Fórmula 1 aos 23 anos, 6 meses e 1 dia. Nick Heidfeld foi segundo com David Coulthard, conquistando seu último pódio, em terceiro. Timo Glock seguraria defenderia bravamente o quarto posto de Felipe Massa, que se contentou com o quinto lugar. Fechando os lugares pontuáveis ficaram Trulli, Barrichello e Vettel.


7º lugar: Kimi RÄIKKÖNEN - 23 anos, 5 meses e 6 dias

Fernando Alonso se tornou o primeiro espanhol a conquistar uma pole position ao marcar o melhor tempo nos treinos para o GP da Malásia de 2003, mas seria incapaz de resistir aos fortes ataques de Kimi Räikkönen. Na largada, Jarno Trulli, que partiu de segundo, foi tocado por Michael Schumacher, perdendo sua melhor chance de vitória desde então.

O finlandês da McLaren agradeceu aos problemas enfrentados pelos ponteiros, tomando a segunda colocação de Nick Heidfeld apenas duas voltas após a largada. A liderança de Alonso estava em risco. Mais atrás, o jovem Justin Wilson lutava contra as estonteantes dores no ombro, que vinha batendo de um lado e de outro dentro do cockpit após o HANS se soltar depois da primeira parada do inglês. Perto do fim, Wilson abandonaria, exausto e sem condições de se levantar do carro.

Fernando Alonso fez sua parada na volta 14, entregando a ponta para Kimi Räikkönen, que não enfrentaria dificuldades para mante-la mesmo quando fez sua troca de pneus. No fim, o finlandês conquistaria sua primeira vitória na Fórmula 1 aos 23 anos, seguido por Rubens Barrichello e Fernando Alonso no pódio malaio.


6º lugar: Lewis HAMILTON - 22 anos, 5 meses e 3 dias

Pela primeira vez na história, um negro largava na pole position de um grande prêmio da Fórmula 1. Lewis Hamilton, fenômeno da temporada, ainda não tinha vencido, mas, em Montreal, parecia que sua vez havia finalmente chegado. Isso ficou claro quando o britânico pulou pra ponta quando as luzes se apagaram, enquanto Alonso não conseguia manter a segunda posição e caia para o terceiro posto.

A corrida se manteria calma até Adrian Sutil bater num dos muros do autódromo canadense, obrigando a entrada do Safety Car. Após as paradas, Hamilton ainda se mantinha na ponta quando a prova foi reinicia - com um susto! Robert Kubica sofreu um grave acidente perto do hairpin, sendo atendido e levado ao hospital com ferimentos leves.

Quando a corrida se reiniciou, novamente, Fernando Alonso perdeu rendimento: problema nos freios. O espanhol não tinha muito o que fazer em tal situação, e era certo que ele perderia o último lugar do pódio. Felipe Massa e Giancarlo Fisichella seriam desclassificados após se envolverem num estranho incidente nos boxes, enquanto Albers e Liuzzi mudariam o destino da prova após sofrerem acidentes.

Surpreendentemente, Takuma Sato pressionava Alonso, querendo um espetacular sexto posto para a Super Aguri. Há 3 voltas do fim, o espanhol não teria condições de segurar o japonês, que andou bem durante todo o fim-de-semana. No fim, Hamilton venceria, e assumiria a liderança do campeonato, com Nick Heidfeld em segundo e Alexander Wurz em terceiro.


5º lugar: Bruce McLAREN - 22 anos, 3 meses e 12 dias

Jack Brabham, Stirling Moss e Tony Brooks chegaram à última etapa da temporada de 1959 com chances de título. Pela primeira vez o circo estaria em Sebring, realizando o primeiro Grande Prêmio dos EUA de Fórmula 1. Tentando se popularizar no continente americano, a categoria convidou Rodger Ward, vencedor da edição de 1959 das 500 Milhas de Indianapolis, para participar da prova.

Sem um equipamento decente, Ward largou em último, enquanto Moss era pole com Brabham em segundo e Brooks em quarto. Bruce McLaren era apenas o décimo colocado. Na partida, não houveram mudanças nas primeiras duas posições, mas, logo atrás, um jovem neozelandês fez fila para assumir o terceiro posto - era McLaren!

Cinco voltas depois, Moss abandonou, facilitando o caminho de Brabham em busca de seu primeiro título. Muito atrasado, Tony Brooks não tinha condições humanas para se recuperar e vencer a prova, e, consequentemente, o campeonato. Apesar disso, o final da prova foi tão emocionante quanto a decisão do título.

Na última volta Jack Brabham ficou sem combustível, pulou de seu Cooper e cruzou a linha de chegando em quarto, entregando a vitória para Bruce McLaren, que, aos 22 anos, 3 meses 12 dias, se tornou o mais jovem piloto a vencer na Fórmula 1*. 

* sem contar Troy Ruttman, vencedor da Indy 500 de 1952.


4º lugar: Troy RUTTMAN - 22 anos, 2 meses e 19 dias

Quando as 500 Milhas de Indianapolis ainda faziam parte do calendário oficial da Fórmula 1, poucos nomes do circo tentaram se aventurar nos EUA, mesmo este valendo importantíssimos pontos para o campeonato. Em 1952, pela primeira e única vez, a Ferrari inscreveu um carro para a prova. Alberto Ascari sofreu, mas mesmo assim conseguiu colocar seu bólido entre os 33 melhores.

Na corrida, surpresa! O italiano ganhou posições e já era um dos dez primeiros. Infelizmente, problemas no 375 tiraram Ascari da prova, na única ocasião em que ele não venceu naquele ano. Lá na frente, Bill Vukovich se aproximava de sua primeira vitória em Indianápolis, porém, restando nove voltas para o fim, a barra de direção de seu Kurtis Kraft ficou danificado, deixando a liderança para um jovem de nome Troy Ruttman.

Nascido em Mooreland, no estado de Oklahoma, o americano venceria aos 22 anos, 2 meses e 19 dias, mantendo este recorde até mesmo depois de sua morte, em 1997, e só perdendo-o para Fernando Alonso, em 2003, mais de 51 anos depois.



3º lugar: Fernando ALONSO - 22 anos e 26 dias

Fernando Alonso já havia conquistado sua primeira pole position na Malásia, mas o espanhol teria de esperar por quase seis meses para finalmente vencer. Também partindo da primeira fila, Alonso havia feito seu vigésimo segundo aniversário poucos dias antes daquele fim-de-semana na Hungria. Com Räikkönen e Schumacher apenas em sétimo e oitavo, respectivamente, a única maior preocupação do asturiano seria a presença de Juan Pablo Montoya.

Surpreendentemente, as Williams largaram muito mal, deixando Alonso sem nenhum rival à altura para disputar pela vitória. Sem equipamento, Mark Webber tinha a missão de apenas terminar no pódio, algo que, infelizmente, não conseguiria, graças à grande performance de Kimi Räikkönen. Enquanto Trulli e Schumacher não se destacavam, Rubens Barrichello abandonava de forma misteriosa, após uma grave quebra de sua suspensão traseira.

Ralf Schumacher e Juan Pablo Montoya recuperariam seu território perdido, mas não o suficiente para vencer Räikkönen e, é claro, Alonso, que cruzou a linha de chegada para se tornar o mais jovem vencedor da história da Fórmula 1. Pela primeira vez, o hino espanhol foi tocado no pódio. E sem dúvida não seria a última...


2º lugar: Sebastian VETTEL - 21 anos, 2 meses e 11 dias

Cinco anos depois de Alonso, uma nova sensação surgia da velha Minardi. Sebastian Vettel, de forma histórica, alinhou um Toro Rosso na primeira posição para o GP da Itália. Sem qualquer carro da Ferrari ou da McLaren nas primeira filas (exceto a presença de Kovalainen), Gerhard Berger, chefe da equipe na época, viu Sébastien Bourdais ser quarto no treino, tornando aquele molhado sábado de setembro histórico.

Por ter o melhor equipamento, Heikki Kovalainen era favorito à vitória. Com Bourdais não conseguindo largar, para desespero da equipe, toda a pressão caía, de uma vez só, nas costas de um jovem Sebastian Vettel. No primeiro GP da Itália sob chuva na história da Fórmula 1, o alemão surpreendeu a todos.

Kovalainen e Webber fracassaram na tentativa de acompanhar Vettel, que não cometeu nenhum erro, clássico de jovens pilotos, especialmente naquelas condições, enquanto Hamilton subia na classificação após largar nas últimas filas. Felipe Massa, já dentro do top eight, não conseguiria, como seu rival na busca pelo título, ganhar posições.

No fim, Sebastian Vettel venceu de forma histórica, com Kovalainen e Kubica completando o mais jovem pódio, em média de idade, da história da Fórmula 1. 23 anos e 350 dias. Seria também o primeiro e único pódio, até hoje, da Toro Rosso, que perderia no ano seguinte a figura de Gerhard Berger. 


1º lugar: Max VERSTAPPEN - 18 anos, 7 meses e 15 dias

Em sua controversa estreia pela Red Bull, Max Verstappen conseguiu a melhor posição de grid para um holandês, repetindo o feito de Jan Lammers. O quarto lugar do novo piloto da equipe austríaca nem se aproxima do que estava prestes a acontecer logo no dia seguinte. Para a surpresa de todos (só que não), a primeira fila era totalmente da Mercedes, com Hamilton, tentando se recuperar no campeonato, a frente de Rosberg.

Na largada o alemão foi melhor que seu companheiro, tomou a ponta e, depois de uma controversa fechada, foi atingido. Ambas as Mercedes estavam fora. Tanto Hamilton quando Rosberg foram parar na brita, sem chances para voltar à pista. Abalado, o inglês parecia longe de finalmente rivalizar com seu colega de equipe em 2016.

Com o caminho aberto, Red Bull e Ferrari lutaram pela vitória com seus quatro pilotos. Daniel Ricciardo, mesmo assim, não estava ameaçado de perder sua vitória. Max Verstappen, que era segundo, só viria o primeiro lugar cair do céu após o australiano fazer mais uma parada, num raro erro de estratégia da equipe de Christian Horner.

Agora sem chances de ver o australiano no pódio, Verstappen se tornou o centro das atenções para a Red Bull. Apesar da pressão de Kimi Räikkönen, o holandês de 18 anos teria a frieza de vencer sua primeira corrida por cerca de meio segundo, se tornando o primeiro piloto dos Países Baixos a conquistar tal feito na Fórmula 1. Para a surpresa de todos, um garoto, male má adulto, vencera um Grande Prêmio, se tornando também o mais jovem de todos os tempos.

Imagens tiradas do Google Imagens - F1-fanatic.com - F1-fansite.com

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