terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Piloto Memorável 23# - René Arnoux



Há muito tempo gostaria de escrever sobre René Arnoux, que nasceu na cidade de Grenoble na França, no dia 4 de julho de 1948. Correu na Fórmula 2 em 1976 e 1977, em seu primeiro ano foi vice, e no seu segundo campeão. Começou na equipe Martini em 1978 (isso mesmo, equipe Martini, que só participou da Temporada de 1978), tendo como melhor resultado dois 9ºs lugares. Pelo seu belo desempenho, a Surtees o contratou para as últimas provas do Campeonato, e Arnoux conquistou outro nono posto.

Em 1979 foi para equipe Renault, onde se estabeleceria na F-1. Começou mal, sem ganhar pontos nos GPs inicias, mas no GP da França, Arnoux marca seus primeiros pontos, seu primeiro pódio, na corrida de casa, e ainda com aquela disputa com Gilles Villeneuve... Voltou ao pódio nos GPs da Inglaterra e dos EUA, ambos com o 2º posto. Em seu primeiro ano completo, René terminou com 17 pontos em 8º lugar.


Em 1980 ganha 2 das 3 primeiras corridas do Campeonato, mas ele acabaria perdendo rendimento durante o Campeonato, conquistando apenas o 2º lugar na Holanda. Nos anos seguintes, Anoux começaria a decair muito, com um carro que era cheio de problemas. Voltaria a vencer apenas no GP da França de 1982, e graças a isso seria transferido para a Ferrari em 1983.

Seu primeiro ano na equipe italiana foi o melhor de sua carreira, terminando em 3º, com 49 pontos, e 3 vitorias, no Canadá, na Alemanha e na Holanda, e foi ao pódio nos GPs do Oeste dos EUA, de San Marino, da Áustria e da Itália. Se manteve na Scuderia em 1984, onde fez ótimas corridas, como o GP de Dallas, quando veio do último posto para terminar em 2º. Sem contar que esse foi um dos anos mais regulares de Arnoux.


Correu apenas o GP do Brasil de 1985, onde terminou em 4º, e depois foi demitido misteriosamente. Voltou apenas em 1986, na Ligier, que fez seu último grande carro. O francês fez um ótimo começo de ano, mas depois da metade, acabou decaindo muito.


O ano de 1987 já seria difícil para equipe, que batalhou para dar um ponto á Arnoux no GP da Bélgica. Parecia que não tinha jeito de ficar pior, mas... No ano de 1988, Arnoux passou em branco, da mesma forma da sua equipe.

Seu última seria em 1989, após uma carreira sem muito brilho. O ano foi difícil, sofrendo para se classificar para a corrida, mas chegou o momento derradeiro de Arnoux, seu último ponto, no Canadá, graças ao 5º lugar. René seguiria com problemas no carro, e na sua última corrida acabaria abandonando, após bater em Berger.


O que eu penso: Era um ótimo piloto, mas não era regular, isso não o ajudava de maneira alguma. René é mais marcado pela disputa com Gilles Villeneuve em Dijon, mesmo assim já fez grandes corridas como em Dallas 84, Holanda 83. Mesmo não sendo aquele piloto que podia ganhar títulos, acredito que podia ter até disputado mais, já que ele estava na disputa em 1983.
NOTA: 7,8

Nenhum comentário:

Postar um comentário