sábado, 7 de fevereiro de 2015

Fórmula 1 1989 - Pilotos e Equipes

Esse é o penúltimo post da magnifica temporada de 1989 da F-1, dessa vez vou falar um pouco do que aconteceu no ano para cada piloto, cada equipe. Fiz com um pouco de descontração, brincando um pouco, mas falei simplesmente a verdade de como foi o ano de cada um...

EQUIPES


McLaren - Honda: Não precisamos nem falar se o ano foi bom ou ruim, porque todos já sabem que foi ótimo, mas em comparação para 1988, pior. A McLaren mais uma vez fez uma carro quase imbatível, mas o que vimos, especialmente nas corridas finais, é que existe sim uma forma de parar a equipe inglesa. Podemos dar o exemplo do GP de Portugal, ou GP da Austrália, quando outros carros estavam melhores do que o esperado


Tyrrell - Ford: O "recomeço" da Tyrrell, a equipe acabou voltando a ser centros de certas atenções, ela voltou ao pódio, e contratou um francês talentoso, que fez com que a equipe se destaca-se ainda mais. Alboreto ainda conquistou o pódio no México, corrida tão esperada para a Tyrrell que fez um carro equilibrado


Williams - Renault: Com novos motores, a Williams mostrou que ainda é forte, apesar do péssimo ano de 88 com o motor Judd. A equipe conquistou 2 vitórias, ambas com Thierry, e vários pódios, muitos deles graças a Patrese, que tirou Mansell da 3º colocação. A equipe ainda terminou a frente da Ferrari, tudo por causa de erros do "Leão".


Brabham - Judd: A volta da Brabham até que foi boa, pelo menos no início. A equipe atingiu seu ápice em Mônaco, quando apenas as McLarens estavam a frente de seus dois pilotos, no final de tudo um problema acabou custando o "3 - 4" da equipe, mas, mesmo assim Modena foi ao pódio, e Brundle ainda terminou em 3º. Depois disso, sofreu para terminar as corridas, e pontuar nem se fala.


Arrows - Ford: Bom ano da Arrows, que nas últimas provas foi superado pela Lotus e Tyrrell, mesmo assim a equipe britânica ainda conquistou um pódio e terminou 6 vezes nos pontos. Derek Warwick chegou a liderar o GP do Canadá, mas abandonou com problemas.


Lotus - Judd: Um dos piores anos da Lotus, que só foi salva pelo desempenho de seus pilotos, que andaram muito bem na chuva. Primeiro Piquet no Canadá, depois Nakajima na Austrália. Infelizmente, pela primeira vez na história não havia Lotus no grid de largada, isso aconteceu no GP da Bélgica, corrida com chuva, muito provavelmente, pontuariam se tivessem classificados.


March - Judd: Se esperava mais da March, após o ótimo ano de 1988. A equipe até que começou bem, com o pódio de Gugelmin no Brasil, mas o motor era fraco e faltava confiabilidade, depois do pódio, o melhor resultado foi dois 7ºs lugares de Gugelmin, enquanto Capelli nem sequer pontuou.


Osella - Ford: Um dos últimos anos da equipe italiana, que chegou perto dos pontos no GP de San Marino , última equipe do grande Piercarlo Ghinzani que se aposentou, vimos um garoto italiano ser rápido, Nicola Larini, que infelizmente não terminou nenhuma corrida, da mesma forma de Ghinzani.


Benetton - Ford: Outro bom ano da Benetton, a melhor das médias. A vitória de Nannini no Japão, mostrou que o carro era bom, não tinha muitas forças para combater McLaren, Ferrari e Williams, mas se mantinha lá, na "4º" colocação do grid. Nannini fez um ótimo ano, mas para seus companheiros não. Herbert após pontuar no Brasil, sofreu nas outras corridas, ainda muito machucado. Pirro decepcionou, pontuando apenas na Austrália.


Dallara - Ford: Outra equipe que fez um ótimo ano, especialmente no começo. Caffi e de Cesaris batalharam juntos pontos, e quando deu, subiu ao pódio, no GP do Canadá, com o nosso MITO, Caffi também fez um ótimo trabalho com o melhor carro a ter pneus Pirelli.


Minardi - Ford: Após um terrível inicio de ano, sofrendo, e temendo a pré-qualificação, a Minardi voltou ás alegrias após o GP da Inglaterra, tendo ambos os pilotos pontuando. No GP de Portugal a equipe começou a ser uma das 3 melhores, superando, em treinos, a Williams. Martini levou alegria a Minardi nos GPs de Portugal, da Espanha e da Austrália, mas infelizmente no subiu ao pódio, merecia.


Ligier - Ford: A Ligier teve outro ano difícil, mesmo assim Arnoux conquistou seus últimos pontinhos com ela, Grouillard seu primeiro ponto, ou seja, a Ligier dependeu de um "velhote" e de um novato, é difícil pensar que aquela equipe já foi a favorita para um Campeonato.


Scuderia Ferrari: Depois que a Zaks anunciou que correria com motores Yamaha, a Ferrari se tornou a única equipe a usar motores próprios. A "criação do ano" veio de Maranello, o câmbio semi-automático, onde se troca pelas borboletas atrás do volante, poucos imaginavam que aquilo seria tão revolucionário. O ano foi bom, se não fosse os problemas, na minha opinião ela seria a Campeão, de Pilotos e Construtores. Vou dar dois motivos, 1: Mansell teve problemas; 2: Berger teve muitos problemas. Mesmo assim eles andavam entre os primeiros disputando a corrida, talvez no começo da Campeonato estavam atrás da McLaren, mas depois da metade, tinham tudo para vencer, se não fosse os erro de Mansell e os abandonos de Berger...


Lola - Lamborghini: A única equipe a usar o motor V12 da Lambo, que se mostrou nem tanto confiável. Seu melhor piloto sem dúvida foi Alliot, que em certas corridas andava perto do TOP 6, ás vezes até dentro, mas o "pupilo" do de Cesaris, acabou destruindo duas maiores chances de pontos.


Coloni - Ford: Mais uma vez, o nosso garoto das equipes "naniquinhas" (porque até nanica é melhor que isso), deu a Coloni "grandes resultados", o carro que só não perdia para a Zakspeed e EuroBrun, teve poucas alegrias, a maior? Largar em 15º no GP de Portugal, tudo graças a um engenheiro "secreto" de uma equipe grande, a única coisa que ele fez foi melhorar a asa dianteira, e só....


EuroBrun - Judd: A pior equipe do grid, conseguiram a façanha de não se classificar em nenhuma corrida, mesmo tendo apenas um carro, para concentrar suas forças, tanto que esse carro foi também do argentino Oscar Larrauri, que muito provavelmente foi o motivo da união da EuroRacing e BrunMotorsport em meados dos anos 80.

Zakspeed - Yamaha: Mais uma equipe que queria ser campeã em 5 anos, e foi humilhada (não só por aqueles daquela época, mas também por Ross Brawn, que MITOU quando se tornou Campeão no primeiro e único ano de sua equipe). Após anos usando seus próprio motor, a Zaks foi atrás da Yamaha, que apoiava Aguri Suzuki, que não se classificou nenhuma vez. Já Scheinder levou a Zaks para duas corridas.


Onyx - Ford: MITOU ao levar ao pódio Johansson. A equipe sofreu no começo do ano, só conseguindo classificação no México. Já na França teve uma ótima melhora tendo seus dois pilotos quase entre os 10. Já em Portugal, tendo um carro equilibrado, conquistou um pódio, o único da equipe que foi a "Melhor Rookie" do ano.


Rial - Ford: Outra equipe que MITOU no ano, a equipe alemã deu a Christian Danner o carro para conquistar um lindo 4º posto no GP dos EUA, GP na qual se esperava muitos abandonos, e quase obrigatoriamente das equipes nanicas também.


AGS - Ford: O inicio do ano foi terrível para a equipe francesa, que correria com Streiff e Tarquini, mas infelizmente Joachim Winkelhock foi chamado para substituir Philippe que ficou na cadeira de rodas após seu gravíssimo acidente em Jacarapagua, na pré-temporada. Tarquini fez o que dava, e levou a AGS para as corridas no inicio do Campeonato e conquistou um ponto no México, enquanto isso Winkelhock era demitido e substituido por Dalmas, que também não fez nada bom.


PILOTOS


1 - Ayrton Senna: O Campeão teve um ano difícil, perdendo a ponta no meio do Campeonato, e tendo vários problemas na qual não deve-se ter para ser Campeão. O ato mais marcante que envolveu Senna, foi o acidente no Japão, na qual nem preciso explicar. Mesmo assim se mostrou determinado a vencer o GP da Austrália, para mostrar que se não fosse desclassificado, teria vencido o Campeonato.


2 - Alain Prost: O novo tricampeão da F-1 acabou usando as "armas" que tinha, e uma delas era a política, para roubar o titulo de Senna, que não era tão consistente como o "Professor", que teria 81 pontos ao invés de 76, se não houvesse a regra dos descartes. Prost mostrou que não é melhor nem pior que Senna, por isso vimos uma das maiores, ou a maior, rivalidades da história.


3 - Jonathan Palmer: O último ano de um inglês que era dito como promessa, mas no fim de tudo, foi mais um piloto qualquer de meio do pelotão. Pontou duas vezes no Campeonato e mesmo assim não impressionou.


4/29 - Michele Alboreto: Conquistou um dos últimos pódio da equipe Tyrrell, mas foi demitido após ter uma discussão com o "Tio Ken", sendo demitido. Achou a Lola no meio do caminho e andou nelao resto do ano, sem conquistar resultados expressivos.


4 - Jean Alesi: O "Melhor Rookie", acabou estreando apenas no meio da Campeonato, mas acabou perto de Piquet com 12 pontos, Jean foi o melhor piloto da Tyrrell em 1989, trazendo alegria novamente para Ken.


5 - Thierry Boutsen: Piloto que gosta de chuva, foi o único a não rodar em Adelaide. Ótimo piloto, na minha opinião melhor do que Patrese, mas aqui se repete uma coisa semelhante ao da equipe McLaren, Patrese é mais consistente, e Boutsen não.


6 - Riccardo Patrese: Tirou do Mansell a 3º colocação só na última corrida. Conhecido por ser fiel escudeiro dos primeiros pilotos, dessa vez foi melhor que o primeiro piloto, mostrando que tem talento, e que se derem um bom carro para ele, ele ganha.

7 - Martin Brundle: Teve um ótimo começo, perdeu rendimento, mas no fim da temporada voltou a pontuar.


8 - Stefano Modena: Colocou a Brabham em um pódio que era de Martin Brundle, mesmo com isso Modena não conseguiu pontuar nas outras corridas amargurando até mesmo uma não classificação.


9 - Derek Warwick: Fez um bom ano na Arrows, pontuando quando dava, chegou a liderar uma corrida, mas os problemas da Arrows o impediram de um pódio.


9 - Martin Donnelley: Correu apenas uma corrida, mesmo assim foi chamado pela Lotus para correr em 1990...


10 - Eddie Cheever: O único americano na categoria foi ao pódio, em casa, no estado em que nasceu. Cheever só pontuou mais uma vez na Hungria, e acabou atrás de seu companheiro, que foi mais consistente.


11 - Nelson Piquet: Piquet teve um ano difícil no fraco Lotus com motor Judd, mesmo assim pontuou em 5 corridas, três vezes acabou batendo na trave, terminou em 4º


12 - Satoru Nakajima: Já o nosso primeiro MITO em ordem numérica, levou sua Lotus ao 4º posto no chuvoso GP da Austrália, e chegou batalhar pelo pódio, coisa que Piquet não fez.


15 - Mauricio Gugelmin: O melhor piloto da March em 1989, deu os únicos pontos para ela, e batalhou muito para pontuar novamente, mas sem êxito.


16 - Ivan Capelli: Deveria ter tido um melhor ano, mas o carro acabou impossibilitando-o de pontuar.


17 - Nicola Larini: Teve um terrível ano, mas também teve seu "momento de glória", no GP de San Marino, quando vinha em 7º e com chances de ponto, mas acabou batendo.


18 - Piercarlo Ghinzani: O último ano daquele que podemos chamar de Sr. Osella II, já que o verdadeiro Sr Osella é Jean Pierre Jarier. Ghinzani fez de tudo para se classificar em sua última corrida, e conseguiu, infelizmente levou uma pancada de Piquet na corrida.


19 - Alessandro Nannini: Ele e Boutsen foram os pilotos que conquistaram a primeira vitória em 89, mas da forma em que Nannini venceu ainda é polêmica, graças a desclassificação de Ayrton Senna...


20/4 - Johnny Herbert: O britânico começou bem a carreira, pontuando no Brasil, mas o mal desempenho nas provas seguintes o tiraram da Benetton. Herbert substitui Alesi nos GPs da Bélgica e Portugal, não terminando nenhum.


20 - Emanuele Pirro: Sem dúvida a decepção do ano, todos esperavam ser um bom piloto, por ser piloto de testes da McLaren, mas o que viu é um piloto que erra muito, ás vezes até se machucando como na Alemanha.


21 - Alex Caffi: Fez um ótimo ano, terminando em 4º em Mônaco e levando a Dallara para pertinho de gente como Senna, Prost e Mansell...


22 - Andrea de Cesaris: O MITO SUPREMO, ANDREA DE CESARIS, FOI AO PÓDIO NO GP DO CANADÁ, APÓS FAZER DE TUDO, COMO EU FALEI QUANDO ESCREVI SOBRE A CORRIDA, FOI ULTRAPASSADO, ULTRAPASSOU, RODOU, E FOI AO PÓDIO. R.I.P.


23 - Pierluigi Martini: Nosso 3º MITO, é o Sr Minardi, fez bonito nas últimas provas do Campeonato, e no GP da Austrália chegou a disputar a primeira posição, na primeira curva, com Senna.


23 - Paolo Barilla: Azarão, substituiu Martini no Japão, e acabou nem largando, com problemas na embreagem...


24 - Luis Pérez-Sala: Não sabemos se a Minardi estava beneficiando Martini, ou se Pérez-Sala é ruim mesmo, mas acredito que o patriotismo da Minardi forçou Pérez-Sala sair da F-1.


25 - René Arnoux: O nosso "velhote", como Patrese, mas que não foi bem sucedido nesse ano, conquistou seus últimos pontos no Canadá, e acabou sua carreira batendo em Berger em Adelaide. Até hoje lembro da magnifica corrida de Arnoux e Dallas.


26 - Olivier Grouillard: Olivier conseguiu ponto em casa, só.


27 - Nigel Mansell: Na minha opinião é aquele que deveria ter ganhado o titulo, seus problemas nas corridas após o Brasil o atrapalharam muito, e seu erros mais ainda, quem não para quando recebe bandeira preta? O "Leão" não, ele bate em outros e é punido com uma corrida sem correr, esse é o Nigel que a gente conhece....


28 - Gerhard Berger: Outro piloto que iria fazer mais se não tivesse tantos problemas, mas pelo menos se safou vivo da pancada na Tamburello...


29/41 - Yannick Dalmas: Só se classificou para o GP de San Marino, e sofreu com péssimos carros.


29 - Éric Bernard: Fez apenas duas corridas e não foi nada de especial...


30 - Philippe Alliot: Mais um MITO na nossa lista, Alliot pontuaria muito mais fezes se não errasse tanto, talvez uns 3 ou 4 pontinhos a mais, especialmente no GP do Canadá.


31 - Roberto Moreno: MITO, é isso que as equipes pequenas chama o Moreno, o único cara que consegue colocar uma Coloni em 15, classificar duas vezes uma EuroBrun, não se classificar para 11 corridas seguidas, para na outra ir ao pódio, e classificar a Andrea Moda. Coitadinha da Life, se tivesse ele...


32/39 - Pierre-Henri Raphanel: Será que alguem que só se classificou 1 vez para uma corrida é rápido? A reposta é sim, o exemplo é Raphanel o cara que deu o recorde de velocidade ao Bugatti Veyron em 2010.


33/38 - Gregor Foitek: Batalhou para colocar a EuroBrun, mas sem êxito. Batalhou para colocar a Rial, mas sem êxito.



33 - Oscar Larrauri: Em 30 anos os argentinos tinham perdido a receita de ter um bom piloto, Larrauri já tinha corrida pela EuroBrun em 88, e voltou no fim de 89, sem êxito.


34 - Bernd Schneider: O cara que dá a Zaks suas últimas classificações, tem que ser bom piloto, e é o que  ele fez...


35 - Aguri Suzuki: Terminou em último o Campeonato, porque participou de todas as corridas, e todas elas ele não se classificou.


36 - Stefan Johansson: MITO, essa é a palavra que define Johansson, tudo isso por causa de um pódio, mas não é um pódio normal, é com a estreante Onyx...


37/38 - Bertrand Gachot: Começou na Onyx, mas por causa de uma confusão acabou sendo demitido e mandado para a Rial. Fechou o ano com duas classificações.


37 - JJ Lehto: O pupilo de Keke Roberg fez apenas 4 corridas e teve 50% de aproveitamento, já que se classificou para duas.


38 - Christian Danner: O nosso penúltimo MITO, é o cara que coloca a Rial á beira do pódio, Danner, que teve como melhor colocação (além do 4º) um 12º no México.


39 - Volker Weidler: Nenhuma classificação e uma desclassificação.


40 - Gabriele Tarquini: Nosse último MITO, quem leva uma AGS, que só andou em último nas últimas corridas, para os pontos? O italiano que é um mestre no turismo, mas infelizmente não deu certo na F-1


41 - Joachim Winkelhock: Irmão de Manfred, mas alguma coisa a acrescentar? Sim, ele não se classificou em nenhuma corrida.


32 - Enrico Bertaggia: Participou de uma corrida e não se classificou, vida dura do Bertaggia.

E esses foram os pilotos e equipes da F-1 em 1989, um época de oura da F-1, com Senna, Prost, Mansell, Berger, Boutsen, Patrese, Nannini, Piquet, de Cesaris, Martini, Danner, Johansson, Alliot, Moreno e Nakajima. Essa foi a minha 1º parte de 2 da retrospectiva de 1989, lembrando que isso é apenas um pouco de descontração para idolatrar e zuar essa bela época da F-1...

PRÊMIOS DO ANO:
  • MELHOR PILOTO: Nigel Mansell
  • SORTUDO: Alain Prost
  • AZARADO: Ayrton Senna
  • SURPRESA: Jean Alesi
  • MITOS: ANDREA DE CESARIS / STEFAN JOHANSSON, PIERLUIGI MARTINI / ROBERTO MORENO / SATORU NAKAJIMA / GABRIELE TARQUINI / CHRISTIAN DANNER
Agora falando um pouco mais sério, a Temporada foi íncrivel, tivemos disputas, acidentes, vitórias e derrotas. Infelizmente não vimos Senna ganhar, e sim Prost, de uma maneira que entrou para história. Vimos o poder da politica nos esportes. Assistimos bons GPs como o do Canadá, Portugal e Austrália, e assistimos GPs ruim como México, Espanha e Itália, mas o show é assim, com altos e baixos, é mesma coisa com os pilotos e as equipes, que melhoram e pioram a cada dia. Então é isso galera, esse foi o ano de 1989 da F-1, mas ainda tem mais....

Imagens tiradas do Google Imagens

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