quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

GP Memorável 27# - Austrália 1995



Corrida marcante, com tantas saídas que é difícil citar todas. A primeira despedida sem dúvida era do circuito de Adelaide. que seria substituido por Albert Park, a outra saída envolvendo o país, era a inversão da data da corrida, antes era no fim da temporada, e se tornou a primeira corrida. As despedidas dos pilotos eram de Mark Blundell, Bertrand Gachot, Roberto Moreno, Taki Inoue e Karl Wendlinger. Era as despedidas de Schumacher e Herbert da Benetton, Berger e Alesi da Ferrari, Coulthard da Williams, Irvine da Jordan, Diniz da Forti, Montermini da Pacific, Morbidelli da Footwork e Brundle da Ligier.


O fim-de-semana começou ruim, com Mika Häkkinen sofrendo grave acidente durante os treinos de sexta. Nos treinos, a Williams mais uma vez anda melhor, e faz a primeira fila, com Hill na ponta e Coulthard em 2º, Schumacher largava em 3º, com Berger em 4º e Alesi em 5º. Na largada, Coulthard se torna líder, enquanto Schumacher faz uma péssima largada, caindo para 5º.

A estratégia de quase todo mundo era de 3 paradas, apenas Barrichello e Herbert tentariam parar apenas duas vezes. Em poucas voltas, Schumacher já recuperava a 3º colocação, mas estava muito longe das duas Williams, que já estavam próximos de suas paradas. O primeiro a ir para os boxes, foi Hill que fez boa parada, voltando poucos segundos atrás de Schummy. Uma volta depois, David Coulthard bateu, e não foi um lugar qualquer, foi na entrada dos boxes, com isso o escocês abandonou, deixando seu companheiro disparar na frente.


Schumacher já tinha parado quando começou a batalhar com Alesi, que não deu mole não, mas acabou tocando no alemão, que como ele abandonou voltas depois, com problemas decorrente ao toque. Antes desse toque, dois brasileiro já tinha ficado pelo caminho, primeiro Rubens Barrichello acabou escapando sozinho, e depois Moreno fechou sua carreira na F-1, com uma rodada na entrada nos boxes, da mesma forma de David, só que de traseira.

O 3º e último a errar na entrada dos boxes teve mais sorte, Johnny Herbert acabou escapando antes de fazer a curva, e por isso não bateu. Muitos abandonos já deixavam a corrida emocionante, o líder era Hill enquanto Berger vinha logo atrás, tendo uma enorme diferença para Frentzen e Herbert.


Infelizmente para Berger acabou tendo problemas no motor e abandonou na volta 34. A alegria era de Frentzen que assumia a 2º colocação, mas ela não durou muito, já que Herbert se aproximou, após o alemão ficar muito tempo atrás de Blundell, que recebeu um "carinhoso" sinal, chamado dedo do meio, de Frentzen, que uma volta depois abandonou.

A corrida já estava basicamente decidida, e estava sendo marcada pelo pequeno número de carros, e pela peripécias dos pilotos, como por exemplo de Pedro Lamy, que rodou, e quando foi voltar a pista, rodou novamente. Irvine que era terceira abandonou com problemas no motor, enquanto Herbert, 7 voltas depois, abandonou também.


O pódio era surpreendente, e só para dar aquela emoção no final, Olivier Panis, 2º, começou a ter problemas no motor, dando chances a Gianni Morbidelli com a Footwork, chegar em 2º. A corrida terminou, com Hill colocando duas voltas em cima do segundo colocado, Olivier Panis. A Footwork fez a festa com o 3º lugar de Morbidelli, Blundell, Salo e Lamy fecharam os lugares pontuáveis.

RESULTADOS:
  1. Damon Hill - Williams
  2. Olivier Panis - Ligier
  3. Gianni Morbidelli - Footwork
  4. Mark Blundell - McLaren
  5. Mika Salo - Tyrrell
  6. Pedro Lamy - Minardi
  7. Pedro Paulo Diniz - Forti
  8. Bertrand Gachot - Pacific
Esses foram os pilotos que terminaram e foram considerados classificados.

  • MELHOR PILOTO: Damon Hill
  • SORTUDO: Olivier Panis
  • AZARADO: David Coulthard
  • SURPRESA: Gianni Morbidelli
Hill pilotou muito bem, indo com toda a calma possível, enquanto Coulthard, Schumacher e outros iam de maneira forte, que provavelmente acarretaria em problemas. Panis teve sorte em terminar em 2º, poderia ter sido um 3º. Coulthard errou muito na Temporada, e na Austrália não foi diferente. MORBIDELLI, MITO DA CORRIDA E SURPRESA TAMBÉM, LARGANDO DA 13º COLOCAÇÃO, LEVOU A FOOTWORK AO PÓDIO.

Imagens tiradas do Google Imagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário