quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

GP Memorável 29# - Canadá 1995



Semanas após o GP de Mônaco, os pilotos alinhavam para o GP do Canadá, que tinha como pole Michael Schumacher, ao lado do alemão estava Damon Hill, que era seguido por Coulthard, Berger, Alesi, Herbert, Häkkinen, Irvine, Barrichello e Blundell. Essa era a primeira corrida sem a Simtek, que fechou as portas após o GP de Mônaco, e deixando um legado um tanto quanto triste na F-1. Na largada as posições são mantidas, mas apenas até a metade da volta, quando Mika e Johnny se tocam e abandonam, os beneficiados foram os pilotos da Jordan, especialmente Barrichello, que passou Irvine.


Na segunda volta, foi a vez de David Coulthard rodar, graças a um provável problema de freio. Até aquele ponto a corrida estava com Schumacher em 1º, 2º Hill, 3º Berger, 4º Alesi, 5º Barrichello e 6º Irvine. Gerhard não seguraria por muito tempo aquela posição no pódio, que passou a ser de Alesi, que foi com tudo para cima de Hill.


Schumacher já estava muitos segundos longe de Hill, quando o britânico foi ultrapassado pelo ferrarista, que dificilmente chegaria no alemão. Poucas voltas depois, foi a vez de Berger chegar Hill, agora com mais facilidade. Mas o austríaco encontrou Katayama e Martini, que já tinha tomado punição, e voltas depois repetiriam a dose, mas quem atrapalhou muito Berger foi Martini, que quando foi ultrapassado viu o austríaco ir novamente para cima de Hill, que foi ultrapassado.

Começavam as primeira, e únicas, paradas dos lideres da corrida. O azarado era Berger, que acabou vindo para os boxes sem combustível, o que destruiu sua corrida. A partir disso o GP começaria a ficar monótono, mesmo com os problemas que já tinham aparecido.


Até a volta 48, os pilotos que haviam abandonado eram Mika Häkkinen (Colisão), Johnny Herbert (Colisão), David Coulthard (Rodada), Andrea Montermini (Caixa de Velocidade), Jean-Christophe Boullion (Rodada), Pedro Paulo Diniz (Caixa de Velocidade), Heinz-Harald Frentzen (Motor), Bertrand Gachot (Bateria), Ukyo Katayama (Motor), Mark Blundell (Motor).

Na 50º volta, Damon Hill teve problemas em seu câmbio e abandonou, piorando sua situação no Campeonato, já que Schumacher vinha na dele em 1º. 4 voltas depois foi a vez de Moreno abandonar, com problemas na bomba de combustível. Na volta 58, o líder começa a ter problemas no câmbio, perdendo muito tempo, tanto nos boxes, quanto no caminho aos boxes.

Schumacher leva Alesi, uma da imagens mais icônicas da história da F-1
A corrida mudava dai por diante, com Schumacher fora dos pontos, Alesi liderava com Rubinho e Irvine fechando o pódio, já Panis, Brundle e Berger vinham logo atrás. A tristeza de Schummy duraria poucas voltas, já que Berger iria bater em Brundle, tirando ambos de um prova, que tinha ambas as Jordans, Ligiers e Ferraris pontuando.

No final de tudo, Alesi conquistou sua primeira vitória, e infelizmente sua última, com as Jordans fechando o pódio, Panis em 4º, Schumacher em 5º e Morbidelli em 6º. Curiosidade: Essa foi a 2º e última vez que um piloto venceu no dia de seu aniversário. Hunt venceu o GP da Holanda de 1976 e Alesi venceu no Canadá, no mesmo dia que fazia 31 anos.


RESULTADOS
  1. Jean Alesi - Ferrari
  2. Rubens Barrichello - Jordan
  3. Eddie Irvine - Jordan
  4. Olivier Panis - Ligier
  5. Michael Schumacher - Benetton
  6. Gianni Morbidelli - Footwork
  7. Mika Salo - Tyrrell
  8. Luca Badoer - Minardi
  9. Taki Inoue - Footwork
  10. Martin Brundle - Ligier
  11. Gerhard Berger - Ferrari
Esses foram os pilotos que terminaram e foram considerados classificados

  • MELHOR PILOTO: Jean Alesi
  • SORTUDO: Jordan
  • AZARADO: Michael Schumacher
  • SURPRESA: Gianni Morbidelli
Alesi foi ótimo na corrida, sendo agressivo e ao mesmo tempo cauteloso o bastante para economizar combustivel, e depois contar com a sorte, que sorriu para a Jordan, que largou na 8º e na 9º colocação, e mesmo assim conquistou seu primeiro pódio com ambos os pilotos. Schumacher vinha para abrir mais de 10 pontos para Hill, mas o câmbio... Morbidelli, mais uma vez mitando com a Footwork, e levando ela até o 6º lugar...


Classificação de Pilotos
  1. Michael Schumacher - Benetton Renault - 36pts
  2. Damon Hill - Williams Renault - 29pts
  3. Jean Alesi - Scuderia Ferrari - 24pts
  4. Gerhard Berger - Scuderia Ferrari - 17pts
  5. Johnny Herbert - Benetton Renault - 12pts

Campeonato de Construtores
  1. Scuderia Ferrari - 41pts
  2. Benetton Renault - 38pts
  3. Williams Renault - 32pts
  4. Jordan Peugeot - 12pts
  5. McLaren Mercedes - 8pts
Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário