sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

GP Memorável 30# - Malásia 2001



Semanas após o GP da Austrália, os pilotos alinhavam para a corrida malaia, que era realizada pela terceira vez. Na qualificação as Ferraris dominaram, sofrendo perigo apenas com Ralf Schumacher, que chegou fazer a pole, mas perdeu para seu irmão, que conseguiu se manter á frente de Barrichello, que colocou o carro entre ambos os irmãos Schummy. A previsão era de chuva para o meio da corrida, mas ninguém pensou que vários acontecimentos marcariam a largada.

Na abertura da volta de apresentação, Heinz-Harald Frentzen perdeu sua vaga de 9º colocado, já que ficou parado no grid, mas o alemão teria sorte, porque estranhamente, Fisichella acabou errando o lugar de colocar o carro.


Até ai o largada já era confusa, e ficou mais confusa ainda quando Montoya ficou parado no grid, na abertura da volta de aquecimento. Na largada, Barrichello largou mal mais uma vez, e vitima foi Ralf, que foi tocado pelo brasileiro e acabou rodando. O beneficiado dessa rodada veio de 18º, Jos Verstappen era 6º.

Na segunda volta, Olivier Panis acabou estourando o motor, e no mesmo ponto, só que uma volta depois, vimos as duas Ferraris saindo da pista, e voltando atrás de muita gente. A chuva começava, e alguns pilotos já pararam na 3º volta quando perceberam que aquilo não seria apenas uma garoa...


Os lideres entraram apenas na volta 4, mas com uma inversão, Trulli não era mais o líder, já que ele e o próprio Coulthard rodaram antes de chegar aos boxes. A Ferrari demorou muito tempo com Barrichello, enquanto Schumacher esperava para "se atendido". O tempo de parada de Rubinho foi 1:20.0, enquanto Schumacher apenas 8.0.

A chuva era muito forte, mesmo assim a Ferrari apostou nos pneus intermediários. A chuva já tinha levado Eddie Irvine, Juan Pablo Montoya, Enrique Bernoldi, Nick Heidfeld e Jacques Villeneuve, isso sem contar Kimi e Panis, que abandonaram antes do temporal que caiu em Sepang.


Quando a corrida recomeçou, na volta 10, a Ferrari foi com tudo para cima dos adversários, e fez o que ela fez o ano inteiro, dominou. Passou Mazzacane e foram para cima dos rivais, abrindo caminho. A surpresa estava lá na frente, com Jos Verstappen assumindo a 2º colocação, e fazendo uma corrida de grande piloto.

Como já esperado a Ferrari passou as McLarens, as Jordans, a Williams e a Arrows, e assumiu a ponta, com o posicionamento já invertido há voltas, Schumacher em 1º, Barrichello em 2º. O resto da corrida seria chata, tendo apenas mais um abandono, com Fisichella, e mais uma disputa, entre Mika, Ralf e Jos. As paradas já tinham começado, e Schummy abria mais de 1 minuto.


Com a pista quase totalmente seca, Schumacher optou por pneus de pista seca, que ainda não eram tão rápidos do que os pneus intermediários. A corrida acabou com mais uma vitória do alemão, que abriu dez pontos de vantagem no Campeonato, o segundo foi Barrichello, terceiro foi Coulthard, 4º Frentzen, 5º Ralf, que disputou nas voltas finais com Mika, que terminou em 6º. Verstappen, infelizmente não acabou pontuando, mas foi o melhor piloto da corrida na minha opinião, segurando grandes pilotos, com bons carros atrás dele por todas as voltas antes de sua parada, que destruiu sua corrida.

RESULTADOS: 
  1. Michael Schumacher - Ferrari
  2. Rubens Barrichello - Ferrari
  3. David Coulthard - McLaren
  4. Heinz-Harald Frentzen - Jordan
  5. Ralf Schumacher - Williams
  6. Mika Häkkinen - McLaren
  7. Jos Verstappen - Arrows
  8. Jarno Trulli - Jordan
  9. Jean Alesi - Prost
  10. Luciano Burti - Jaguar
  11. Jenson Button - Benetton
  12. Gaston Mazzacane - Prost
  13. Fernando Alonso - Minardi
  14. Tarso Marques - Minardi
Esses foram os pilotos que terminaram e foram considerados como classificados

  • MELHOR PILOTO: Jos Verstappen
  • SORTUDO: David Coulthard
  • AZARADO: Jarno Trulli
  • SURPRESA: Jos Verstappen
Quem larga em 18º e em 1 volta está em 6º, depois em 3º, e mais tarde em 2º, Jos Verstappen mostrou todo seu talento guiando um fraco Arrows aos pontos, infelizmente "quase" aos pontos... Coulthard teve mais sorte do que Trulli, e voltou na primeira colocação após rodar, enquanto o italiano terminou na triste 8º colocação.

Campeonato de Pilotos:
  1. Michael Schumacher - Scuderia Ferrari - 20pts
  2. Rubens Barrichello - Scuderia Ferrari - 10pts / David Coulthard - McLaren Mercedes - 10pts
  3. Barrichello e Coulthard estavam empatados em 2º
  4. Heinz-Harald Frentzen - Jordan Honda - 5pts
  5. Nick Heidfeld - Sauber Petronas - 3pts
Campeonato de Construtores:
  1. Scuderia Ferrari - 30pts
  2. McLaren Mercedes - 11pts
  3. Jordan Honda - 5pts
  4. Sauber Petronas - 4pts
  5. Williams BMW - 2pts
Imagens tiradas do Google Imagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário