sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Piloto Memorável 36# - Alan Jones


Há muito tempo falei sobre Carlos Reutemann. agora vou falar sobre seu maior rival, Alan Jones. O australiano nasceu em Melbourne no dia 2 de novembro de 1946. Com passagens pela Fórmula Ford, Fórmula 3 e Fórmula 2, Jones estreou na F-1 em 1975, na Hesketh.

Nas 3 primeiras corridas, 3 abandonos, apenas na Suécia Jones conseguiu terminar. Foi para a equipe Hill no meio do ano, onde conquistou seu primeiro ponto, no GP da Alemanha, com o 5º lugar. Terminou sem equipe a temporada de 1975, e começou sem nenhuma em 1976, mas no GP do Oeste dos EUA é chamado pela Surtees, mas não se classifica. Voltaria a pontuar nos GPs da Bélgica, Grã-Bretanha e Japão, tanto que na última corrida foi ele que foi ultrapassado por Hunt, que conquistou seu titulo.


Foi para Shadow em 1977, infelizmente substituindo Tom Pryce, que havia morrido no GP da África do Sul.  O australiano começou mal, não terminando as duas primeiras corridas feitas, mas aquele seria um ano marcante para sua carreira. No GP da Áustria, Jones largou em 14º e venceu sua primeira prova de maneira fantástica. Alan voltaria ao pódio no GP da Itália, com o 3º lugar.

Em 1978 foi para a Williams, equipe que estava progredindo aos poucos, mas de vez em quando conseguia um pódio. No final do ano Jones terminou com 11 pontos em 11º lugar, a maior parte desses pontos foi conquistado com o 2º lugar no GP do Leste dos EUA. Se mantém na Williams em 1979, e mostra seu talento nas últimas corridas, quando o carro melhorou muito, dando ao australiano 4 vitórias, sendo 3 consecutivas.


O ano de 1980 foi consagrador para Jones, que conheceu seu novo rival, Reutemann. Mas não foi com ele que Jones disputou o título, e sim com Nelson Piquet, que ficou mais de 20 pontos atrás do australiano que conquistou o título após 5 vitórias e 5 pódios. Em 1981, o campeão tem um ano mais difícil, sendo superado por Reutemann, isso acabou criando um ar pesado na equipe, que fez Jones a deixa-la no final do ano, marcado por suas últimas 2 vitórias, e últimos 4 pódios.

O australiano ficou um ano sem correr, e voltou em 1983, fazendo o GP do Oeste dos EUA pela Arrows, mas sem conseguir terminar. Dois anos depois, participa de 3 corridas pela Lola, e não termina nenhuma delas, mas em 1986 consegue seus últimos pontos, no GP da Áustria tem um 4º lugar, e na Itália um 6º.


No fim do ano anunciou sua aposentadoria, deixando um legado de 1 título, 12 vitórias, 24 pódios, 206 pontos, 6 poles e 13 voltas mais rápidas

O que eu penso: Nunca fui um grande fã de Alan Jones, mas sempre quando vejo um vídeo dele, percebo sua agressividade, que o ajudou a ganhar o titulo.
NOTA: 8,1

Eu sei que foi pequeno hoje, mas amanhã tem mais, com o GP Memorável -  Bélgica 2009...

Nenhum comentário:

Postar um comentário