quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Equipe Memorável 13# - McLaren 1980 - 1983



Dessa vez o Equipe Memorável mostra a época que antecedeu o domínio da McLaren que durou 8 anos. Em 1980 seus pilotos era, John Watson e Alain Prost, que estreava na categoria.



Logo no primeiro GP da carreira, Prost pontua, coisa que Watson não fez. O ano começaria muito bom para Prost, que na segunda corrida terminaria em 5º, enquanto Watson se contentava com o 11º posto. Parecia que o ano seria ótimo para a McLaren, que tinha feito um péssimo carro, e por isso mesmo, foi um péssimo ano, Watson ainda ultrapassaria Prost no Campeonato, graças aos seus dois 4ºs lugares. Nos GPs da África do Sul e dos EUA, Prost estava lesionado, por isso não correu. No final do ano, Watson ganhou 6 pontos e terminou em 11º, e Prost terminou em 16º com 5 pontos. A McLaren terminou o ano em uma vergonhosa 9º colocação.


Em 1981, a McLaren emprestou Prost a Renault, e contratou Andrea de Cesaris, o MITO, que acabou MITANDO com os carros da equipe inglesa, que só conquistou um ponto ao lado do italiano, que destruiu sua carreira, junto com o montante de chassis destruidos na Temporada. Já John Watson começou pior, sofrendo com problemas, teve seu primeiro pódio na Espanha com o 3º lugar, no GP seguinte, na França termina em 2º e no GP da Grã-Bretanha vence. Watson pontuaria novamente na Alemanha e na Áustria, e voltaria ao pódio no GP do Canadá. John acabou em 6º com 27 pontos, enquanto Andrea de Cesaris terminou em 18º com apenas um ponto, conquistado em Imola. A McLaren melhorou sua classificação no mundial de construtores, mas ainda continuava vergonhosa, a 6º posição com 28 pontos.


Niki Lauda voltou a F-1 em 1982, e voltou na equipe que o combateu em sua época mais vitoriosa, a McLaren, que ainda mantinha John Watson. Niki começaria com um 4º posto, enquanto Watson terminou em 6º. John terminaria em 2º no Brasil, e voltaria a pontuar no Oeste dos EUA, já Lauda, venceu o GP do Oeste dos EUA. No GP de San Marino os pilotos boicotaram, liderados por Niki Lauda. Na volta das equipes na Bélgica, uma triste noticia atingi o circo, Gilles Villeneuve tinha morrido, e enquanto a Ferrari não corria, John Watson ganhou o GP da Bélgica, graças ao erro de Keke Robserg. Lauda começaria uma sequência de 4 corridas sem cruzar a linha de chegada, enquanto Watson vencia o GP do Leste dos EUA, e ia ao pódio no triste GP do Canadá. Niki Lauda voltaria a vencer, na Grã-Bretanha, enquanto Watson começaria a perder rendimento e perder o titulo, já que Pironi havia se machucado, e Keke Rosberg estava sendo muito regular, as chances faltando 3 corridas estava dividida entre Pironi, Rosberg, Prost e Watson. John só voltaria pontuar na Itália, e terminaria em 2º em Las Vegas, isso tudo deu o titulo para Keke Rosberg, já Lauda terminou em 3º o GP da Suiça. O ano foi ótimo para a McLaren, que voltou a disputar titulo, Watson terminou em 3º com 39 pontos, mesmo número de Pironi, e Lauda terminou em 5º com 30 pontos. A McLaren terminou em 2º o Campeonato com 69 pontos.


Com a mesma dupla de pilotos para 1983, a McLaren não teve o mesmo sucesso do último ano, mas em um GP, faria uma coisa que nunca mais foi feita na história. Era o segundo GP da Temporada, que tinha como líder Nelson Piquet. As McLaren largava numa vergonhosa penúltima fila, com Watson em 22º e Lauda em 23º, mesmo assim, ao final de 75 voltas, o vencedor era John Marshall Watson com Andreas Nikolaus Lauda em 2º, a dobradinha que veio mais de trás de história da F-1. A McLaren continuou fraca no Campeonato, obtendo outros dois pódios com Watson, na Holanda e no Leste dos EUA, enquanto Laudo só voltaria a pontuar na Grã-Bretanha e na Áustria com 6ºs lugares. Já John Watson pontuou em San Marino, no Canadá e na Alemanha. Esse foi o ano da equipe inglesa que terminou em 5º com 34 pontos. Watson fechou seu último ano completo na F-1 com 22 pontos em 7º lugar, já Niki terminou em 10º com 12 pontos.


Após esses anos de 1980 á 1983, a McLaren traria de volta Prost, que teria um grande carro nas Temporadas seguintes, já Lauda foi campeão em 1984, e saiu da F-1 em 1985, ano que Watson fez sua última corrida, substituindo Niki Lauda no GP da Europa, Prost seria bicampeão, e mais tarde em 1989 tri, Senna ganharia seus 3 titulos na equipe, que também foi de Berger. Foram anos muito difíceis para a McLaren, que tinha como grandes nomes Bruce, Emerson e James.

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