terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Piloto Memorável 21# - Patrick Tambay


Paris, dia 25 de junho de 1949, nascia um garoto chamado Daniel Patrick Charles Maurice Nasri Tambay. Antes de chegar a F-1 em 1977, Tambay já tinha corrido pela Formula 5000 e pela Can Am. Sua estreia foi na fraca Surtees, Patrick não conseguiu se classificar para o GP da França, mas semanas depois ele estava de volta ao circo, em outra equipe, a Ensign.


Sua primeira corrida pela nova equipe, Patrick abandona, mas no GP seguinte, na Alemanha pontua. Na Holanda, e no Canadá, repetiria o feito, só que melhor terminando em 5º. Isso chamou a atenção da McLaren, que o contratou para a Temporada de 1978. Começou bem, terminando em 6º na Argentina, parecia um ótimo começo, mas Tambay ficou 6 corridas sem pontuar. Na Suécia chega em 4º, seu melhor resultado até então. Patrick voltou a pontuar na Inglaterra, na Itália e nos EUA. Tambay conseguiu o feito de terminar com os mesmos pontos de James Hunt, 8.

O ano de 1979 foi terrível com a McLaren, que sofreu com seu carro ruim, e pela primeira vez, Tambay não marcou pontos em uma Temporada, seu melhor resultado foi um 7º lugar na Grã-Bretanha. Foi para a Theodore o ano seguinte, e começou bem, com o 6º posto no GP do Oeste dos EUA, mas o ano seria difícil, Tambay foi para a Ligier no meio da Temporada, e acabou abandonando todas as corridas.


Não correu no inicio de 1982, mas foi chamado na pior das hipóteses, Gilles Villeneuve havia morrido, e corridas depois a Ferrari chamou o francês que não decepcionou, indo para o pódio na 2º corrida, e vencendo o triste GP da Alemanha, sua primeira vitória. Tambay voltaria ao pódio na Itália, e terminaria o ano na 7º colocação com 25 pontos.

Se manteve na equipe italiana em 1983, e foi bem, conquistando sua segunda e última vitória em San Marino. Foi ao pódio na Bélgica, no Canadá, na Grã-Bretanha na Holanda, e só não ganhou outras corridas porque o carro quebrava, Tambay fez 3 poles, e nenhuma vez terminou essas corridas. Fechou o ano em 4] com 40 pontos, mesmo assim isso não o rendeu lugar na equipe italiana em 1984, e por isso foi para uma das potências, a Renault.


O ano de 1984 foi difícil, Tambay não tinha o carro que imaginava, indo para os pontos nos GPs do Brasil, da Alemanha e da Holanda, sem contar seu pódio, no GP da França, quando ele fez a pole. Patrick terminou em 11º com 11 pontos.

Em 1985 se mantém na Renault, que faria seu último ano. Seu começo foi bom, terminando em 5º no Brasil, e indo ao pódio no GP de Portugal e San Marino. Infelizmente Tambay só voltaria aos pontos no GP da França. Em 1986 foi para a Lola, ter seu último ano na F-1. Foi um ano difícil, como vários outros, mas pelo menos Tambay pontuou, no GP da Áustria com o 5º lugar, e terminou sua carreira não se classificando no GP da Austrália.

O que eu penso: Não era um grandioso piloto, mas tinha potencial de vencer mais corridas, pelo menos umas 5 a mais, mas acabou pegando as grandes equipes, em época ruins, da mesma forma de Alesi, se tivesse pegado a Ferrari em 1977 seria um grande piloto e se tivesse pegado a McLaren em 1983/1984 seria também vencedor
NOTA: 6,8

Nenhum comentário:

Postar um comentário