Cinco semanas após o GP do Brasil, o circo estava arrumado em Kyalami com o retorno de algumas equipes e a notícia que a BRM não participaria da temporada, focando num novo carro para 1977. Nesse enorme período entre uma prova e outra a maior notícia era que Ronnie Peterson havia saído da Lotus, encontrando um lugar na March após a demissão de Lella Lombardi.
Desesperado em busca de dois nomes, Colin Chapman arranja Bob Evans, vindo da pré-extinção da BRM, e o jovem sueco Gunnar Nilsson. Depois de perder o patrocínio da UOP, a Shadow conseguiu, temporariamente, as estampas da Lucky Strike. Com seu novo TS19, a Surtees estreava no ano com Brett Lunger no volante.
Outra equipe que estreava o bólido em Kyalami era a Parnelli, em decadência, com seu novo VPJ4B e o retorno de Mario Andretti. Em busca de dinheiro, Frank Williams conseguiu um companheiro para Jacky Ickx, o francês Michel Leclère. Ainda com o velho N174, a Ensign trazia de volta Chris Amon, que havia se envolvido num acidente de estrada.
Na parte particular dos pilotos, James Hunt estava sem a esposa Suzy enquanto Niki Lauda havia arranjado uma nova namorada, a bela Marlene Knaus. Parecia que, desde o início do ano, tudo estava contra o inglês, favorecendo o campeão do mundo, que claramente era o favorito para a prova sul-africana.
Já nos primeiros testes antes dos treinos, Roger Penske e Teddy Mayer causam uma controvérsia ao usar saias de policarbonato, mas, quando percebem a sua pouca eficácia, retiram-as de seus carros. Da mesma forma que aconteceu em Interlagos, James Hunt crava a pole após ser apenas um décimo mais rápido do que Lauda. Surpreendentemente, é John Watson que coloca a Penske na terceira colocação do grid.
Decepção por parte de Jarier, que é apenas décimo quinto com Ian Sheckter, Hans Joachim Stuck e Chris Amon logo atrás. Confirmando a má fase da equipe Williams, Jacky Ickx é décimo nono e Leclère é vigésimo segundo. Lunger é vigésimo e Fittipaldi apenas vigésimo primeiro. Nas últimas posições, vergonha para a Lotus, com Bob Evans em vigésimo terceiro e Gunnar Nilsson na última colocação, com Harald Ertl no meio da dupla.
Jochen Mass é o segundo até o fim da primeira volta, com Vittorio Brambilla e James Hunt tomando sua posição no início do giro 2. Jody Scheckter assume a décima colocação de Mario Andretti. Logo depois, é Patrick Depailler que perde o posto para Ronnie Peterson, com Carlos Reutemann decaindo após ser superado por Pryce, Regazzoni e Scheckter. Mais atrás, Stuck começa a perder posições.
Lá na frente, Niki Lauda continua abrindo a diferença em relação a Hunt, enquanto Carlos Reutemann vai para os boxes com problemas no seu motor Alfa Romeo. O grupo liderado por Peterson se aproxima de Brambilla, e na 16º volta, Depailler, enquanto ultrapassava Ronnie, volta a balançar seu Tyrrell na Crowthorne, rodando no meio da pista. O sueco tenta desviar, mas é atingido pelo 007 do francês, que retorna à pista na décima terceira colocação enquanto o piloto da March abandona numa promissora corrida.
Pressionando Andretti, José Carlos Pace finalmente assume a nona posição antes de abandonar. Quem agradece é Jacques Laffite, que também supera o estadunidense e toma a colocação que antes era do brasileiro. O March de Vittorio Brambilla está com problemas, e o italiano não tem muito o que fazer diante dos ataques de Clay Regazzoni e Jody Scheckter. Na pífia décima quarta colocação, Jarier abandona.
- 1 - AUT - Niki Lauda - Scuderia Ferrari - 1:42:18.4 - 9pts
- 11 - GBR - James Hunt - McLaren Ford - +1.3s - 6pts
- 12 - ALE - Jochen Mass - McLaren Ford - +45.9s - 4 pts
- 3 - AFS - Jody Scheckter - Tyrrell Ford - +1:08.4s - 3pts
- 28 - GBR - John Watson - Penske Ford - +1 Volta - 2 pts
- 27 - EUA - Mario Andretti - Parnelli Ford - +1 Volta - 1 pt
- 16 - GBR - Tom Pryce - Shadow Ford - +1 Volta
- 9 - ITA - Vittorio Brambilla - March Ford - +1 Volta
- 4 - FRA - Patrick Depailler - Tyrrell Ford - +1 Volta
- 5 - GBR - Bob Evans - Lotus Ford - +1 Volta
- 18 - EUA - Brett Lunger - Surtees Ford - +1 Volta
- 34 - ALE - Hans-Joachim Stuck - March Ford - +2 Voltas
- 21 - FRA - Michel Leclère - Wolf-Williams Ford - +2 Voltas
- 22 - NZL - Chris Amon - Ensign Ford - +2 Voltas
- 24 - AUT - Harald Ertl - Hesketh Ford - +4 Voltas
- 20 - BEL - Jacky Ickx - Wolf-Williams Ford - +5 Voltas
- 30 - BRA - Emerson Fittipaldi - Copersucar Fittipaldi Ford - Motor
- 2 - SUI - Clay Regazzoni - Scuderia Ferrari - Motor - OUT
- 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Matra - Motor - OUT
- 17 - FRA - Jean-Pierre Jarier - Shadow Ford - Radiador - OUT
- 8 - BRA - José Carlos Pace - Brabham Alfa Romeo - Pressão de Óleo - OUT
- 6 - SUE - Gunnar Nilsson - Lotus Ford - Embreagem - OUT
- 7 - ARG - Carlos Reutemann - Brabham Alfa Romeo - Pressão de Óleo - OUT
- 10 - SUE - Ronnie Peterson - March Ford - Acidente - OUT
- 15 - AFS - Ian Scheckter - Tyrrell Ford - Acidente - OUT
Esses foram os pilotos que participaram do GP
Volta Mais Rápida: Niki Lauda - 1:17.97 - Volta 6
Curiosidades:
- 266º GP
- X Grande Prix of South Africa
- Realizado no dia 6 de março de 1976
- 9º vitória de Niki Lauda
- 10º pódio de James Hunt
- 1º GP de Gunnar Nilsson
- 60º vitória da Ferrari
- 60º vitória do motor Ferrari
- MELHOR PILOTO: Niki Lauda
- SORTUDO: Jody Scheckter
- AZARADO: Tom Pryce
- SURPRESA: Mario Andretti
Niki Lauda foi impecável em Kyalami, liderou todas as voltas e venceu de maneira sublime enquanto enfrentava a falta de pressão de um dos pneus de sua Ferrari. Scheckter estava longe de conquistar pontos, mas a sorte em ver os rivais sofrendo problemas levaram o sul-africano ao ótimo quarto posto. Pryce vinha de maneira fantástica na quarta colocação quando enfrentou problemas. Uma pena. Enquanto isso, Andretti, retornando à Parnelli, conquistou um surpreendente ponto na África do Sul.
Campeonato de Pilotos:
- 1 - AUT - Niki Lauda - Scuderia Ferrari - 18pts
- 4 - FRA - Patrick Depailler - Tyrrell Ford - 6pts
- 11 - GBR - James Hunt - McLaren Ford - 6pts
- 3 - AFS - Jody Scheckter - Tyrrell Ford - 5pts
- 12 - ALE - Jochen Mass - McLaren Ford - 5pts
- 16 - GBR - Tom Pryce - Shadow Ford - 4pts
- 34 - ALE - Hans-Joachim Stuck - March Ford - 3pts
- 28 - GBR - John Watson - Penske Ford - 2pts
- 27 - EUA - Mario Andretti - Parnelli Ford - 1pt
Campeonato de Construtores:
- ITA - Scuderia Ferrari - Ferrari - 312T - LAU/REG - G - 18pts
- GBR - Elf Team Tyrrell - Tyrrell Ford - 007 - SCH/DEP - G - 9pts
- GBR - Marlboro Team McLaren - McLaren Ford - M23 - HUN/MAS - G - 7pts
- GBR - Shadow Racing Team - Shadow Ford - DN5B - PRY/JAR - G - 4pts
- GBR - March Engineering - March Ford - 761 - BRA/LOM/PET/STU - G - 3pts
- EUA - Citibank Team Penske - Penske Ford - PC3 - WAT - G - 2pts
- EUA - Vel's Parnelli Jones Racing - Parnelli Ford - VPJ4B - AND - G - 1pt
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExpert.com - F1-history.deviantart.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário