Naquele longínquo 29 de março de 1981 o GP do Brasil seria realizado pela segunda vez no autódromo de Jacarepaguá, que definitivamente tomara o lugar de Interlagos:
Era um dia de forte chuva na cidade do Rio de Janeiro, mas água que caiu do céu não foi capaz de parar os torcedores, que vieram para acompanhar mais um espetáculo da categoria automobilística mais rápida do mundo. Sobretudo, agora tínhamos um motivo ainda maior para nos alegrarmos nos fins de semana: a chegada de Nelson Piquet revigorou a imagem do Brasil no esporte.
Para melhorar ainda mais, o brasileiro da Brabham era o poleman para a prova, sendo seguido por Carlos Reutemann, Alan Jones, Riccardo Patrese e Alain Prost. A escolha dos pneus seria crucial para o resultado da corrida, mesmo parecendo óbvio que todos os carros largariam com compostos de chuva. Porém, para choque de todos, Piquet, Pironi e Stohr chegaram ao grid com os slicks, arriscando pontos preciosos no campeonato.
Sem muitas dificuldades, Carlos Reutemann e Alan Jones começam a abrir para o resto do pelotão, não enfrentando nenhuma pressão da Arrows de Riccardo Patrese e da Alfa Romeo de Bruno Giacomelli, que já é atacado pelo jovem Elio de Angelis. Piquet era apenas décimo sétimo enquanto John Watson iniciava uma recuperação, superando Marc Surer e Alain Prost.
O norte-irlandês da McLaren agora pressionava Gilles Villeneuve, sétimo colocado na prova. Nos giros seguintes, Prost seria superado por Surer enquanto Giacomelli perderia o quarto posto para Elio de Angelis antes de sofrer com problemas na ignição. Na oitava volta, de Angelis começaria a ser atacado por Rosberg, enquanto Villeneuve tentava desesperadamente parar John Watson.
Na vigésima primeira volta, após ultrapassar Keke Rosberg, Alain Prost é atingido por Didier Pironi, que, sendo retardatário, aquaplanou e não conseguiu evitar o choque: ambos estavam fora da prova. Enquanto isso, lá na frente, Reutemann e Jones não enfrentavam nenhum problema com os rivais, tendo Patrese seguindo de longe e Elio de Angelis conseguindo segurar John Watson, que agora passa a ver Jarier em seus retrovisores.
O francês da Ligier, que está substituindo Jabouille, passaria voltas enfrentando problemas de subviragem, não resistindo aos ataques de Marc Surer a Jacques Laffite que o superam no giro 29, quando, mais atrás, Nelson Piquet finalmente se livra de Nigel Mansell. A pista estava secando, e isso ajudava o brasileiro.
Com uma Ligier mais equilibrada sob água, Jean-Pierre Jarier ultrapassa Laffite para ser sexto, enquanto Elio de Angelis é pressionado por Marc Surer que finalmente faz a ultrapassagem.
No 56º giro, Frank Williams e Jeff Hazell começam a sinalizar com a placa: JONES-REUT.
Ambos os pilotos da equipe britânica claramente enxergam a polêmica placa, mas o argentino não deixa o australiano tomar a liderança. A Ligier também imita a Williams, só que de maneira esperta, sabendo que Laffite era o único piloto que competiria toda a temporada, pedindo para que Jarier cedesse o sexto posto, algo que o francês fez nas últimas voltas.
O fim está próximo com a aproximação das duas horas de corrida, e a tensão aumenta nos boxes da Williams: Reutemann cederia a liderança para Jones?
A chegada aos boxes foi marcada pela discussão na equipe Williams: Carlos Reutemann desobedecera as ordens de equipe, e consequentemente às clausulas do contrato assinado para ser o segundo piloto de Alan Jones, que, indignado, não comparece ao pódio, marcado pelos sorrisos de Patrese ao finalizar em terceiro.
Londoño em um de seus poucos registros como piloto da Ensign |
Apesar da guerra declarada e de toda a confusão no time inglês, havia alguém mais feliz do que qualquer um ao fim daquele GP do Brasil de 1981: Marc Surer. O suiço havia sido chamado às pressas pela Ensign após Ricardo Londoño ter sua superlicença negada, fazendo a equipe de Mo Nunn conquistar um impressionante quarto lugar além de sua primeira e única volta mais rápida.
A próxima etapa seria na Argentina, no dia 12 de abril, onde os ânimos prometiam ser quentes...
Imagens tiradas do Google Imagens - F1-History.deviantart.com
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