Horas antes da largada do Grande Prêmio da Austrália de 2016, começo uma nova série de postagens aqui no blog, que, naturalmente, deverão ir ao ar momentos antes do início de cada prova. O objetivo dos posts será relembrar como foi as últimas edições dos GPs que fazem parte do calendário, contando os melhores momentos de cada corrida.
Então vamos começar:
1996: Na volta de Albert Park como sede do GP da Austrália, Jacques Villeneuve tem uma estreia dos sonhos ao colocar sua Williams na pole position, superando o companheiro Hill e o atual bicampeão Michael Schumacher, que estreava na Ferrari. Na primeira volta, Martin Brundle tem a última de suas decolagens sobre rodas, tendo sua Jordan partida ao meio. Felizmente, o inglês saiu ileso. No decorrer da corrida, Schumacher teve de abandonar, cedendo o terceiro posto para Eddie Irvine enquanto as Williams batalhavam pela vitória. Villeneuve tinha grandes chances de vencer, e liderava a prova até as últimas voltas, quando um vazamento de óleo facilitou a vida de Damon Hill, que cruzou a linha de chegada em primeiro.
1997: No ano seguinte, Villeneuve era favorito absoluto ao título mesmo com a aproximação da Ferrari de Schumacher. O novo campeão não conseguiu sequer largar, mostrando que o ano não seria fácil. Na largada, o canadense acaba partindo mal, batendo com Johnny Herbert e abandonando. Quem agradeceu foi Frentzen, na sua estreia pela Williams, assumindo a primeira colocação com Coulthard logo atrás. As paradas começaram a mudar as posições, e mais tarde o resultado da prova. A McLaren se viu disputando pela vitória, e quando a equipe do 'Tio Frank' cometeu um erro na parada de Frentzen, ficou óbvio que o jejum do time de Woking acabaria. O alemão ainda abandonaria nas últimas voltas, fulo por não ter conquistado a vitória que ficou com David Coulthard seguido por Michael Schumacher e Mika Häkkinen.
1998: Agora a equipe a ser batida era a McLaren, com Mika Häkkinen partindo na ponta e David Coulthard logo atrás. A corrida viu o verdadeiro poderio dos pilotos da equipe britânica, que lideraram fácil todas as 58 voltas, com direito à ordem de equipe após o finlandês entrar nos boxes quando os mecânicos não estavam preparados para a parada. Mika venceu, e Frentzen se redimiu do abandono no ano anterior, terminando em terceiro. Schumacher abandonou.
1999: A McLaren continuava sendo a melhor equipe, mas isso estava prestes a mudar. Häkkinen e Coulthard tiveram problemas, cedendo a liderança para Eddie Irvine enquanto Michael Schumacher se recuperava dos problemas que havia sofrido na largada. O irlandês caminhava firme em busca de sua primeira vitória, com Frentzen e Ralf fechando o pódio. A surpresa ficou por parte do estreante Pedro de la Rosa, que marcou um pontinho com sua Arrows.
2000: Jordan, McLaren e Ferrari, todas no mesmo nível batalhavam pela vitória do GP da Austrália, mas no fim foi a dupla vermelha que saiu vitoriosa. Pelo segundo ano seguido, ambos os carros da McLaren abandonaram, dando grandes alegrias para a BAR. Jacques Villeneuve e Ricardo Zonta fizeram boa prova, com o canadense fechando em quarto e o brasileiro em sétimo, conquistando um ponto após a desclassificação de Salo. Finalmente começara a Era Schumacher.
2001: Com um novo tricampeão, a Fórmula 1 iniciava o século XXI com tristeza após a morte de um bombeiro no acidente de Jacques Villeneuve e Ralf Schumacher. Durante a prova, Mika Häkkinen teve azar, abandonou quando era segundo, e cedeu a posição para Barrichello, que por sua vez não conseguiu segurar Coulthard. Schumacher venceu facilmente, enquanto Olivier Panis fechava em quarto com 25s de punição para serem pagos, o que beneficiou o estreante Kimi Räikkönen: primeiro ponto. Alegria na Sauber, com ambos os carros no top six.
2002: Na mais maluca das provas realizadas no Albert Park, Ralf Schumacher começa a temporada voando sobre Rubens Barrichello, causando um gigantesco
pile-up que envolve boa parte do grid. Quem saiu ileso teria a corrida inteira para se recuperar, como no caso de Schumacher e Räikkönen, e até lá era garantia de emoção. Schumi fez todo o possível, mas só assumiu a ponta graças aos erros de Trulli e Coulthard, não tendo muitas dificuldades em enfrentar Montoya. Kimi, estreando na McLaren, se recuperou facilmente para conquistar seu primeiro pódio, com Eddie Irvine em quarto e Mark Webber fechando na maravilhosa quinta colocação com sua Minardi, superando a forte Toyota de Mika Salo.
2003: A dupla da Ferrari parecia caminhar para uma vitória fácil em Albert Park, mas percebemos que o novo sistema de qualificação havia plantado uma pegadinha na estratégia italiana. Logo, Juan Pablo Montoya e David Coulthard eram os postulantes a vitória, enquanto Kimi Räikkönen foi o responsável por segurar Michael Schumacher. Nas últimas voltas, o colombiano cometeu um erro, cedendo a ponta para o escocês da McLaren que conquistou sua última vitória.
2004: Talvez a edição mais monótona do GP da Austrália tenha sido a de 2004, quando Michael Schumacher e Rubens Barrichello não tiveram dificuldades para vencer no Albert Park, sendo seguidos por um jovem espanhol chamado Fernando Alonso.
2005: Com o revés da Ferrari e uma tremenda pole position, Giancarlo Fisichella venceu facilmente na abertura da temporada de 2005. Apesar da conquista fácil por parte do italiano, a prova foi recheada de emoções, incluindo um abandono de Jarno Trulli que encaminhou o pódio de David Coulthard na estreia da Red Bull. Porém, a estrondosa recuperação de Fernando Alonso e Rubens Barrichello colocaram o escocês fora do pódio.
2006: Jenson Button era o poleman no GP da Austrália de 2006, mantendo a liderança até o fim do período do Safety Car causado pelo acidente na largada, quando Fernando Alonso mostrou toda sua força ao assumir a ponta. Giancarlo Fisichella deveria se recuperar, e era isso que o italiano estava fazendo após enfrentar problemas na primeira volta. Michael Schumacher estava na mera sexta colocação quando cometeu um erro tolo e bateu no muro, beneficiando ainda mais seu irmão Ralf. O alemão da Toyota fez grande prova, superou Button, Montoya e Heidfeld para conquistar seu último pódio.
2007: Na estreia do primeiro piloto negro da história da Fórmula 1, Kimi Räikkönen vence sem enfrentar grandes dificuldades, seguido por Fernando Alonso e Lewis Hamilton. Mais atrás, Felipe Massa foi obrigado a fazer uma prova de recuperação após largar em último, terminando na sexta colocação. Quem agradeceu aos problemas enfrentados pelo companheiro foi Nick Heidfeld, que só superou Robert Kubica depois do polonês abandonar.
2008: Em outra emocionante edição do GP da Austrália, ambas as Ferraris não tinham condições para batalhar com a dupla da McLaren, que dominou a prova apesar dos problemas enfrentados por Kovalainen nas últimas voltas, facilitando ainda mais outra vitória de Hamilton. Felipe Massa rodou logo após a primeira curva, onde, mais tarde, bateria em David Coulthard, o que ocasionou em seu abandono. Depois de brilhar em sua estreia, Nico Rosberg finalmente conquistou seu primeiro pódio, enquanto Sebastien Bourdais foi aquele que mais nos comoveu quando abandonou na quarta colocação com problemas em sua Toro Rosso.
2009: Na última vez em que uma equipe venceu logo na estreia, Jenson Button dominou de ponta-a-ponta enquanto Rubens Barrichello sofria para recuperar as posições perdidas após uma péssima largada. Ao invés de caçar o inglês da Brawn, Vettel e Kubica se ocuparam em bater um no outro, causando um grande acidente que obrigou a entrada do SC nas últimas voltas. Barrichello agradeceu. A prova também marcou o lado mais sujo do novo campeão Lewis Hamilton, que mentiu ao dizer que Jarno Trulli havia ultrapassado sob bandeiras amarelas. Resultado? Desclassificação do inglês.
2010: Depois de enfrentar problemas na primeira etapa, Sebastian Vettel voltava a ter grandes chances de vitória na segunda rodada da temporada, mas logo todo o pesadelo voltou a atormentar o alemão, que rodou e abandonou. Com uma ótima estratégia, Jenson Button se recuperou após tocar em Fernando Alonso, assumindo a ponta após o abandono de Vettel, deixando claro que o título de 2009 não foi só por conta do carro. O espanhol da Ferrari também se recuperou magistralmente, terminando logo atrás de Kubica e Massa. Nas últimas voltas, Mark Webber atropelou Lewis Hamilton, tacando fora importantíssimos pontos para a disputa pelo título.
2011: Sebastian Vettel, agora como campeão, veio ainda mais forte no GP da Austrália de 2011, vencendo facilmente na prova marcada pelo primeiro pódio da Russía na Fórmula 1. Vitaly Petrov teve uma performance genial após ser grande protagonista na decisão do título do ano anterior, superando a McLaren de Hamilton, além da Red Bull de Webber a dupla da Ferrari.
2012: A Mercedes finalmente havia dado um carro bom o suficiente para que Michael Schumacher batalhasse pelo pódio, e era isso que o alemão estava fazendo quando abandonou no GP da Austrália de 2012, facilitando o caminho de Sebastian Vettel em busca do segundo posto. Jenson Button pulou na ponta logo após a largada e não teve dificuldades para vencer, enquanto Hamilton, o poleman, terminou apenas na terceira colocação. Curiosamente, esta prova marcaria o melhor resultado oficial de um australiano na Austrália, com Mark Webber no quarto posto.
2013: Vettel, Massa, Alonso, Hamilton, Rosberg, Sutil e Räikkönen tiveram o prazer de liderar a abertura da temporada de 2013, mas apenas um deles poderia sair vencedor do Albert Park. Após largar em sétimo, Kimi superou todas as expectativas e venceu pela última vez até hoje, tendo Fernando Alonso e Sebastian Vettel fechando o pódio. Sutil, que foi a surpresa da corrida, terminou apenas na sétima colocação...
2014: Na volta da Era Turbo, as Mercedes voltam ao topo do automobilismo mundial. Nico Rosberg não enfrentou dificuldades para abrir a temporada com uma vitória, enquanto Lewis Hamilton abandonava e o tetracampeão Sebastian Vettel enfrentava problemas no início de um duro ano na Red Bull. Daniel Ricciardo deu show, terminou em segundo, mas logo foi desclassificado, dando ainda mais alegria á McLaren, que assim conquistou seu último pódio até hoje. Curiosamente, Kevin Magnussen igualou o recorde de Jacques Villeneuve em Albert Park, ao estrear com a segunda colocação.
2015: Com o menor número de pilotos no grid no momento da largada desde o GP de San Marino de 1982, o GP da Austrália de 2015 marcava a estreia do mais jovem piloto de sempre, o holandês Max Verstappen. Apesar disso, a prova pareceu mais uma previsão daquilo que estava por vim durante a temporada do que um clássico GP australiano. Hamilton e Rosberg fizeram uma dobradinha fácil, com Vettel superando Massa nos boxes para começar bem pela Ferrari e Felipe Nasr dando show em sua estreia, ao conquistar o quinto posto.
Agora faltam poucas horas para vermos o início desta tão esperada temporada de 2016.
E que ela seja uma das melhores dos últimos anos!
Imagens tiradas do GPExpert.com - f1-fansite.com/f1-wallpapers
Cara, a qualidade do teu blog é sensacional, parabéns, continue nesse caminho!
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