Meses depois da última prova da temporada de 1955, muita coisa havia se passado no período que dividiu ambas as temporadas, entre elas a saída da Mercedes-Benz de todas as competições automobilísticas e a "fuga" de Fangio para Ferrari e Moss para Maserati. De todos os construtores, incluindo também BRM, Gordini, Vanwall e Connaught, o favoritismo estava apenas nas equipes vindas da Itália, o que prometia deixar o campeonato bastante emocionante.
Com falta de finanças, apenas carros vermelhos estavam presentes para o GP da Argentina, mesmo com a Gordini fazendo uma inscrição de dois carros para Manzon e Bayol. Querendo peitar a rival conterrânea, a Maserati enviou nada menos nada mais do que oito 250F, a maior parte servindo a equipe oficial da marca: Officine Alfieri Maserati.
O italiano Luigi Piotti compareceu com um dos bólidos da equipe do tridente tendo uma inscrição particular, da mesma forma do uruguaio Alberto Uria, que chamou seu compatriota Oscar González para dividir um velho A6GCM que eles tinham. Já com seus 48 anos de idade, Chico Landi ainda foi convidado pela Maserati para guiar um de seus carros, mas, já se precavendo, a equipe italiana também chamou Gerino Gerini, caso o brasileiro não aguentasse a prova de 3 horas de duração.
Fechando a terceira fila, Chico Landi, com 1:57.9, deixando-o na frente de Luigi Piotti e do uruguaio Alberto Uria, que não treinou. Depois das absurdas temperaturas da edição anterior, o início da prova voltou a ser marcado às 16:00, programando um fim de corrida para as 19:00, quando a luz natural ainda seria boa o suficiente e as temperaturas aceitáveis.
Chico Landi havia ultrapassado Olivier Gendebien, enquanto Alberto Uria seguia o brasileiro e segurava o estreante belga com Piotti ficando em último. Musso logo perderia a segunda colocação para o surpreendente e explosivo Menditeguy, com Eugenio Castellotti se aproveitando para também ultrapassar o companheiro. Andando mais do que seu eterno rival, Stirling Moss passa por Juan Manuel Fangio.
No fundo do pelotão, Gendebien consegue deixar Uria para trás, enquanto Collins e Hawthorn seguem disputando pela oitava colocação. Perseguindo o compatriota, Carlos Menditeguy tem sorte e vê González ter problemas logo em sua frente, deixando a liderança da prova para o companheiro. Decaindo, o "Touro dos Pampas" acompanha todas as manobras de Fangio para retomar a posição perdida para Moss além de ultrapassar Musso.
O Maestro vem fazendo prova fantástica e já se aproxima de Catellotti, ultrapassando o italiano antes de começar a ter problemas e perder várias posições. Inteligente, Stirling Moss se aproveita do ocorrido com o ex-companheiro para ultrapassar Eugenio e assumir a segunda colocação, com Menditeguy abrindo cada vez mais.
Na volta 30, o carro número #34 passa a ser do argentino, enquanto a prova já havia visto González ultrapassar Castellotti antes de abandonar e Musso perder a posição para Behra: Fangio teria trabalho pela frente. Menditeguy estava imparável na liderança, marcando volta mais rápida atrás de volta mais rápida, abrindo para Moss, mas agora Fangio entrou para rivalizar com o compatriota.
Com fortes dores no braço, Gendebien faz boa prova de resistência na sétima colocação, evitando atrapalhar os ponteiros e não sendo pressionado por Piotti, que fez a maior marmelada da prova. Peter Collins, estreando na Ferrari com o terrível modelo Super Squalo, estava na quinta colocação antes de encontrar o italiano, que fechou e freou bruscamente em cima do britânico que acabou batendo e abandonando.
As tentativas de manter a liderança chegavam ao fim, e Stirling Moss teve de ceder para Juan Manuel Fangio na volta 67, ainda se mantendo na segunda colocação por mais seis giros antes de ser ultrapassado por Jean Behra e abandonar. Depois de seu abandono, a classificação era a seguinte: Fangio em primeiro, Behra em segundo, Hawthorn em terceiro, Gerini (quem sabe Landi?) em quarto, Gendebien em quinto e González em sexto.
No carro #10, Chico Landi... |
E com o grande número de abandonos, a organização decidiu dar a bandeirada na volta 98 ao invés da 100, talvez porque o herói local, Juan Manuel Fangio, começava a perder terreno para Jean Behra, que fechou o pódio com Mike Hawthorn conquistando um fantástico terceiro posto. Luigi Musso conquistou sua única vitória dessa forma, dividindo sua Ferrari com o companheiro.
Fechando os lugares pontuáveis, Gerini e Landi conquistaria 1,5 ponto pelo fantástico quarto lugar, dando ao Brasil seus primeiros pontinhos na categoria, enquanto Gendebien foi fantástico ao guiar com dores no braço e conquistar dois pontos logo em sua estreia em Grand Prixs...
RESULTADOS:
- 34 - ITA / ARG - Luigi Musso / Juan Manuel Fangio - Scuderia Ferrari - 3:00:03.7 - 4 / 5pts
- 4 - FRA - Jean Behra - Officine Alfieri Maserati - +24.4s - 6pts
- 14 - GBR - Mike Hawthorn - Owen Racing Organisation - +2 Voltas - 4pts
- 10 - BRA / ITA - Chico Landi / Gerino Gerini - Officine Alfieri Maserati - +6 Voltas - 1,5 / 1,5pt
- 38 - BEL - Olivier Gendebien - Scuderia Ferrari - +7 Voltas - 2pts
- 16 - URU / URU - Alberto Uria / Oscar González - A Uria - +10 Voltas
- 2 - GBR - Stirling Moss - Officine Alfieri Maserati - Motor - OUT
- 36 - GBR - Peter Collins - Scuderia Ferrari - Acidente - OUT
- 8 - ITA - Luigi Piotti - L Piotti - Acidente - OUT
- 6 - ARG - Carlos Menditeguy - Officine Alfieri Maserati - Semi-eixo - OUT
- 32 - ITA - Eugenio Castellotti - Scuderia Ferrari - Caixa de Câmbio - OUT
- 12 - ARG - José Froilán González - Officine Alfieri Maserati - Motor - OUT
- 30 - ARG - Juan Manuel Fangio - Scuderia Ferrari - Bomba de Combustível - OUT
- 18 - FRA - Robert Manzon - Equipe Gordini - DNA
- 20 - FRA - Elie Bayol - Equipe Gordini - DNA
Volta Mais Rápida: Juan Manuel Fangio - 1:45.3
Curiosidades:
- 49º GP
- 1º GP de Olivier Gendebien
- 1º GP de Gerino Gerini
- 1º e único GP de Oscar González
- 1º e única vitória de Luigi Musso
- 18º vitória de Juan Manuel Fangio
- 21º vitória da Ferrari
- 20º pole position da Ferrari
- 21º vitória do motor Ferrari
- 20º pole position do motor Ferrari
- Último GP de Alberto Uria
- Último GP de Chico Landi
- Primeiros pontos de Chico Landi e Gerino Gerini na Fórmula 1
- Primeiros pontos do Brasil na Fórmula 1
- MELHOR PILOTO: Carlos Menditeguy
- SORTUDO: Juan Manuel Fangio
- AZARADO: Eugenio Castellotti
- SURPRESA: Olivier Gendebien
Carlos Menditeguy, em todos os seus GPs argentinos, este foi provavelmente o mais inspirado, liderando a corrida sem problemas e caminhando para uma vitória caso não tivesse quebrado sua Maserati. Fangio teve sorte em dividir o carro com Musso, se beneficiar de abandonos e arrancar uma surpreendente vitória no início da temporada: a Mercedes poderia ter ido embora, mas o Maestro continuava o mesmo. Castellotti poderia ter herdado a vitória caso não abandonasse no meio da prova. Mesmo com dores no braço, Gendebien fez grande prova para marcar seus primeiros pontos logo na estreia.
- FRA - Jean Behra - Officine Alfieri Maserati - 6pts
- ARG - Juan Manuel Fangio - Scuderia Ferrari - 5pts
- ITA - Luigi Musso - Scuderia Ferrari - 4pts
- GBR - Mike Hawthorn - Owen Racing Organisation - 4pts
- BEL - Olivier Gendebien - Scuderia Ferrari - 2pts
- BRA - Chico Landi - Officine Alfieri Maserati - 1,5pts
- ITA - Gerino Gerini - Officine Alfieri Maserati - 1,5pts
Imagens tiradas do Google Imagens e www.f1-web.com.ar/argentina56
Chico Landi trocou de lugar com Gerino Gerini na volta 46; você pode conferir isso no site www.statsf1.com.
ResponderExcluirAbs.