sábado, 6 de fevereiro de 2016

Robert Kubica, cinco anos depois do acidente


Há exatos cinco anos, Robert Kubica sofria o pior acidente de sua carreira, ausentando-se da Fórmula 1 para iniciar um longo período de recuperação antes de retornar às pistas, porém, nunca em um monoposto. O polonês, taxado por muitos como futuro campeão, sempre mostrou ter talento aliado à consistência e frieza.

Vindo para substituir Jacques Villeneuve na BMW em 2006, Kubica conquistou resultados interessantes a partir de 2007, já depois de ter conquistado seu primeiro pódio em Monza. Numa temporada marcada pelo seu brutal acidente em Montreal, Robert não se abalou e continuou a ser um piloto consistente para terminar na ótima sexta colocação geral.

Na temporada seguinte, com um carro ainda melhor, o polonês mostrou mais trabalho quando se tornou o primeiro vencedor de seu país na Fórmula 1, ao conquistar o GP do Canadá, um ano depois do acidente que quase ceifou sua vida. Depois da vitória, Kubica liderava o campeonato de piloto, mas, sem ter um carro com condições de batalhar com McLaren e Ferrari, Robert se contentou com um quarto lugar no geral.

Com as mudanças extremas no regulamento para 2009, Kubica foi mais uma das vitimas de uma temporada maluca, com equipes do meio e do fim do pelotão dominando a categoria. O pódio no Brasil mostrou toda a determinação do polonês para se recuperar e arranjar um lugar melhor para competir, indo para Renault em 2010.

2016 não começou bem para Kubica

Pela equipe francesa, Kubica se mostrou mais consistente do que nunca, conquistando três pódios e não pontuando em apenas quatro provas. Depois que a Renault anunciou sua saída da Fórmula 1, o polonês seria ainda mais líder ao tentar levar sua equipe, ainda com nome Renault, ao pelotão da frente, porém isso nunca aconteceu.

No dia 6 de fevereiro de 2011, o circo acordou com a notícia de que Robert Kubica sofrera um gravíssimo acidente no Rally de Andorra, pior ainda do que aquele sofrido no Canadá, correndo risco de perder até mesmo o braço. Para sorte do polonês, a recuperação não parecia ser tão longa, tentando um retorno à categoria já em 2012.

Infelizmente, isso não aconteceu, e Kubica nunca pilotou um monoposto novamente, participando apenas de ralis. Em 2013, pelo WRC-2, o polonês se tornou campeão, passando a focar apenas na maior e principal categoria de rali do mundo. Pelo WRC, Robert nunca conseguiu o mesmo sucesso que atingiu na Fórmula 1, conquistando apenas um 5º lugar como melhor resultado mesmo depois de já ter vencido 14 stages entre 2014 e 2015.


E pelo visto, depois de fracassos atrás de fracassos nos ralis, Kubica quer retornar aos monopostos, muito provavelmente pela Fórmula E, onde a mudança de pilotos é algo tão intenso que foi criado até uma regra para impedir o número exagerado de trocas. Será uma chance para o polonês se recompor, e mostrar que não perdeu nada do velho e bom Kubica que conhecemos há quase 10 anos...

Seria muito bom ver o polonês voador de volta aos monopostos, e em alto estilo, conquistando pontos, pódios, vitórias e quem sabe... títulos... Esperemos para saber a decisão de Kubica, de qualquer forma: Boa sorte por onde passar, Robert, e evite se envolver em acidentes. Pilote sempre no seu limite, nunca ultrapassando-o (a não ser se você goste...).

Imagens tiradas do Google Imagens

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