quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

CONFIRMADO: Um novo formato para o treino de qualificação


E a festa de pirações continua com os dirigentes da Fórmula 1 cada vez mais malucos em suas escolhas. A última? Mais uma mudança no formato dos treinos de qualificação, algo que ultimamente não vem agradando muito os fãs, inclusive eu. Inicialmente a ideia de eliminação parece ser boa, mas quando você começa a entrar mais no assunto, saber mais sobre, você percebe que é tudo que os fãs não querem.

Mais complicações atrás de complicações. O sábado vem se tornando cada vez mais complexo com regras cada vez mais malucas, que mais atrapalham do que ajudam o espetáculo. Muitos podem falar bem sobre o formato, gostar dele, mas logo perderá a graça, cairá em desuso, e essas mesmas pessoas que elogiaram passarão a criticar da mesma forma que aconteceu com o formato que está em vigor desde 2006.

Os treinos ficarão ainda mais monopolizados com a Mercedes

O Q1 passará a ter 16 minutos, com a primeira eliminação ocorrendo apenas no minuto 7, e passando a acontecer a cada minuto e meio. Os quinze restantes vão para o Q2 de 15 minutos, que só terá o primeiro eliminado no 6º minuto seguindo o mesmo processo da sessão anterior. No Q3, com apenas oito carros, o tempo para a primeira eliminação será de 5 minutos, seguindo com as eliminações por minuto e meio até sobrarem apenas dois carros para disputarem a pole position.

Como ficaria Spa-Francorchamps no meio disso tudo? Vão simplesmente tira-lo do calendário para resolverem o problema de maneira ainda mais polêmica?

Conseguiu entender? Da mesma forma que eu, acredito que sim... Mas não achou meio complexo? Já vi muitos fãs e até pilotos reclamarem dessa complexidade de regras na Fórmula 1:

Q1 - 16 minutos ---> 7min para a primeira eliminação ---> 1:30s para cada eliminação até restar 15 carros
Q2 - 15 minutos ---> 6min para a primeira eliminação ---> 1:30s para cada eliminação até restar 8 carros
Q3 - 14 minutos ---> 5min para a primeira eliminação ---> 1:30s para cada eliminação até restar 2 carros

Nos últimos anos parece que todos os dirigentes, em busca de soluções, acabam criando problemas ainda maiores com suas loucuras. É raro vermos alguma ideia decente que realmente possa dar certo, e quando existe uma, ela não é aprovada. Preferem dar espaço para coisas como esse novo formato do que para soluções de verdade. No começo poderá ser emocionante, mas depois muitos irão perceber que será impossível acontecer novamente algo como a pole position de Felipe Massa e Giancarlo Fisichella na Áustria, em 2014 e 1998, respectivamente.

Teo Fabi foi pole no GP da Alemanha de 1985 graças ao seu tempo no Q1

Proponho um novo formato para os fins de semana! Pode não ser tão incrível, mas acredito que sua simplicidade poderia dar certo:

Tarde da sexta-feira: Q1 com 30 minutos de duração - Tudo liberado (aumente pressão de turbo e corra com quinhentos pneus que quiser...).

Tarde de sábado: Q2 com 30 minutos de duração - Pressão do turbo deverá ser aumentado ao máximo, com todos os pilotos sendo obrigados a correr com o jogo extra de pneu mais macio do fim-de-semana. No mínimo 10 tentativas (caso contrário, punição) e no máximo 15.

Grid: Será definido com o melhor tempo de cada piloto, ou no Q1 ou no Q2, como antigamente.

Manhã de domingo: Warm-Up de 1 hora - Basicamente um treino livre antes do início da corrida.

Tarde de domingo: Corrida!


Pronto! A única coisa que eu pensaria em adicionar seria um treino livre com duração de 1 hora na manhã de sexta-feira. Já reclamaram por ser monótono e reclamariam se fosse muito movimentado. O público reclama por qualquer coisa, isso é inegável. Daí a FIA vai lá e faz essa m*rda ficar ainda mais cag*da. Parabéns aos envolvidos.

Para terminar, acho que existe pouca coisa boa para tirarmos desse novo sistema de treino...

Imagens tiradas do Google Imagens

2 comentários:

  1. O único problema na sua sugestão é que se o Q1 de sexta fosse feito com pista seca e o Q2 fosse feito com chuva (como já aconteceu em anos anteriores quando valia este formato de classificação), a maioria dos carros faria seus melhores tempos na sexta e quase não teríamos carros no treino de sábado, entrando um ou outro carro esporádico para testar acertos para a chuva. E o público de sábado ficaria com cara de tacho olhando para uma pista vazia. Esse formato de treinos oficiais na sexta e no sábado era válido quando tínhamos 30 carros disputando 24 vagas no grid. Hoje com grid esvaziado não faz mais sentido. Eu gosto do formato atual. Mas de nada importa para nós, brasileiros, porque a Toda Poderosa Globo não transmite mais o treino oficial na íntegra.

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    1. Marcus, para evitar esse tipo de coisa tive a ideia que falei no post: Os pilotos terão que dar, no mínimo, 10 voltas para não serem punidos. Isso seria obrigatório para que eles mantivessem o tempo da sexta-feira.

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