Um autódromo belíssimo montado sobre as areias do Bahrein, com um traçado atraente que muitas vezes proporciona provas emocionantes e um cenário que a cada ano vislumbra ainda mais os espectadores. A noite no deserto pode ser fria, mas é linda quando você está num lugar como esse. Horas antes do início da corrida, que tal relembrar como foram as edições do GP do Bahrein?
2004: No meio do nada, o GP foi realizado logo após as pouco emocionantes provas na Austrália e na Malásia. O domínio de Michael Schumacher, Rubens Barrichello e Ferrari estavam maiores do que nunca, e agora não tinham ninguém para realmente desafia-los. Enquanto a McLaren se contorcia em busca de pontos, a Williams viu Montoya perder um pódio para Jenson Button, que com sua BAR já havia conquistado seu primeiro top three na prova anterior. Em 2004, a vitória ficou, obviamente, para Schumacher.
2005: Agora sem muito brilho, a Ferrari tenta voltar ao topo após Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella começarem com força a temporada de 2005. O espanhol não enfrentaria dificuldades para vencer a prova, enquanto Michael Schumacher abandonou as chances de conquistar um pódio após sua Ferrari enfrentar problemas hidráulicos. Quem teve mais sorte em 2005 foi Kimi Räikkönen, que mesmo com uma pouco confiável McLaren conseguiu um terceiro lugar logo atrás do surpreendente Jarno Trulli. A Toyota evoluía...
2006: Depois de sorte, azar para Räikkönen em 2006, batendo nos treinos e sendo obrigado a largar na última posição. Na primeira fila, a nova dupla da Ferrari parecia confiante para desbancar a Renault de Fernando Alonso, mas o espanhol estaria lá para estragar a festa italiana. Depois de superar Massa na largada, o piloto da equipe francesa ainda passaria por Michael Schumacher para vencer pela segunda vez em Sakhir. Depois de largar em último, Kimi Räikkönen conquistou a ótima terceira colocação.
2007: Já com mais experiência, Felipe Massa teve um desempenho impecável em 2007, vencendo sem deixar duvidas sobre sua real capacidade numa Ferrari. Mesmo após ter largado melhor do que Räikkönen, Alonso, correndo pela McLaren, não teve a mesma sorte dos anos anteriores, terminando apenas na quinta colocação enquanto seu companheiro, Lewis Hamilton, fechava no segundo posto.
2008: Largando na pole position para a BMW, Robert Kubica tinha sua primeira grande chance de vencer na Fórmula 1, porém as implacáveis Ferraris estragaram a festa do polonês, que se contentou com um misero terceiro lugar. Lewis Hamilton estava num de seus piores fins de semana, cometendo erros que custaram até mesmo um top ten. Mesmo com Räikkönen sempre escoltando, à espreita por qualquer erro, Felipe Massa conquistou sua segunda vitória consecutiva no Bahrein.
2009: Jarno Trulli e Timo Glock formavam a primeira fila para a alegria da Toyota, que finalmente via a sua melhor chance de vencer na Fórmula 1. Porém, com o decorrer da prova, o vexame foi pintado novamente, com Glock perdendo a ponta e Trulli não sendo capaz de batalhar contra a Brawn de Jenson Button, que largou em quarto antes de vencer sua terceira prova na temporada. Mais atrás, a prova foi marcada também pelas intensas disputas por posição.
2010: 24 pilotos, 12 equipes e apenas um título. O belo grid de 2010 faria qualquer fã da era mais idolatrada da Fórmula 1 abrir um enorme sorriso. Mesmo com as visíveis deficiências das equipes Lotus, Virgin e Hispania, a prova ficou mais marcada pelo retorno da Mercedes-Benz à competição, depois de passar mais de 50 anos fora. Apesar de ter um dupla formada por Schumacher e Rosberg, o time alemão não tinha condições de batalhar pela vitória que ficou com Fernando Alonso, agradecido aos problemas enfrentados por Vettel perto do fim da corrida.
2012: A tensões de 2011 para a não-realização da prova foram fortes o suficientes para que o circo não viajasse para o Bahrein. Assim, os pilotos e as equipes só estavam de volta no ano seguinte, quando a nova Lotus estava se estabelecendo como equipe de médio-grande porte. Na corrida, Kimi Räikkönen deu show em seu retorno ao deserto barenita, saindo do décimo primeiro posto para terminar em segundo. Outro piloto que voltou a fazer as pazes com o sucesso foi Sebastian Vettel, que finalmente venceu sua primeira prova em 2012. Destaque também para Romain Grosjean, que não cometeu erros para conquistar seu primeiro pódio.
2013: Com uma Mercedes crescendo cada vez mais, Sebastian Vettel não enfrenta muitas dificuldades para vencer no Bahrein, especialmente após os carros alemães demostrarem sérios problemas envolvendo o desgaste dos pneus. Quem surpreendeu a todos foi Paul di Resta, que batalhou pelo pódio ao lado de Kimi Räikkönen e Mark Webber antes de perde-lo para Romain Grosjean. O top three da prova acabou sendo o mesmo da corrida de 2012.
2014: No 900º GP, e claramente um dos melhores da história da Fórmula 1, Lewis Hamilton e Nico Rosberg finalmente disputam pela vitória mano-a-mano, com o britânico conquistando o primeiro lugar de maneira incrível. Na disputa por pódio e pelas demais colocações, batlhas e mais batalhas que esquentaram todas as 57 voltas da primeira prova noturna no Bahrein. Todos os pilotos gostaram, todas as equipes gostaram e os fãs amaram...
2015: Depois de Sebastian Vettel vencer na Malásia, a edição de 2014 voltaria a ter uma versão um pouco mais "
light" em 2015, com a dupla da Ferrari surpreendendo os homens da Mercedes. Hamilton venceu mais uma, enquanto Vettel ficou preso atrás de Bottas para entregar o segundo posto para Kimi Räikkönen. Afundando em crise, Nico Rosberg ficou apenas na terceira colocação. Apesar de menos disputas em relação ao ano anterior, a prova ficou marcada pelos shows das faíscas que voltaram à Fórmula 1.
Daqui a pouco veremos o que a categoria poderá nos dar na 12º edição do GP do Bahrein, e caso seja como ou melhor do que o GP da Austrália, já sabemos que há boa coisa por vim...
Imagens tiradas de http://www.f1-fansite.com/f1-wallpapers
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