domingo, 3 de abril de 2016

10 Anos - Erro que custou oitavo título


Há dez anos os pilotos estavam em Albert Park para a terceira etapa da temporada de 2006. Pela primeira vez, Melbourne não sediava a abertura do campeonato mundial, mas mesmo assim o GP da Austrália estava prestes a se tornar um dos mais importantes para o resultado final da disputa entre Michael Schumacher e Fernando Alonso naquele ano.

Nos treinos, a Honda viveu a decepção de ver Rubens Barrichello fora do Q2 e a euforia de acompanhar a primeira pole position de Jenson Button. A Renault foi surpreendida pelo ótimo desempenho dos japoneses, colocando Fisichella na segunda posição e Alonso na terceira. Räikkönen era quarto, Montoya quinto, Ralf Schumacher sexto, Webber sétimo, Heidfeld oitavo, Villeneuve nono e Trulli no décimo posto do grid.

Michael Schumacher era apenas décimo primeiro, com Felipe Massa na décima sexta colocação. Entre eles estavam David Coulthard, Vitantonio Liuzzi, Christian Klien e Nico Rosberg. Nas últimas posições: Albers, Speed, Monteiro, Sato e, obviamente, Yuji Ide. O tempo no dia da corrida era fechado, mas as chances de chuva eram baixas.



Na primeira partida, Montoya e Fisichella enfrentam problemas que adiam a largada para a próxima volta, onde Felipe Massa acabaria encaixotado por Klien e Rosberg, batendo logo depois da curva um. Jarno Trulli forçaria em David Coulthard, tocando no escocês, que continua, enquanto o italiano obriga a entrada do Safety Car.

Após três voltas atrás do carro de segurança, os pilotos voltam a acelerar no Albert Park com Fernando Alonso tomando a ponta de Jenson Button e Ralf Schumacher sendo duplamente superado por Webber e Montoya. Mais atrás, Giancarlo Fisichella inicia sua recuperação enquanto Christian Klien perde posições antes de se chocar com o muro, muito provavelmente por causa de uma suspensão avariada em seu Red Bull.

A corrida continua por mais duas voltas antes da volta do SC. Após ser ultrapassado por Alonso na primeira relargada, Button seria a vitima de Kimi Räikkönen na segunda saída do Safety Car, perdendo a segunda posição para o finlandês. Mais atrás, Fisichella ultrapassaria Coulthard, Sato e Barrichello para assumir o décimo segundo posto.



Na volta seguinte, surpresa com Vitantonio Liuzzi passando por Michael Schumacher, tomando o oitavo lugar do alemão. Tentando ultrapassar Button, Montoya vai aos boxes uma volta antes do inglês, superando o piloto da Honda após este fazer sua parada. No vigésimo terceiro giro, Webber abandona enquanto era líder da prova graças as paradas dos ponteiros.


Se beneficiando de estratégias completamente diferentes, Heidfeld e Schumacher ganham posições valiosas após voltarem dos boxes. Nesse período, a classificação era a seguinte: Alonso primeiro, segundo Räikkönen, terceiro Montoya, quarto Heidfeld, quinto Button, sexto Schumacher, sétimo Villeneuve e oitavo Ralf, fechando os lugares pontuáveis. O alemão da Ferrari perseguia o poleman, quando cometeu um erro que seria fatal na decisão do campeonato.

Schumacher espalhou na saída da última curva, se atrapalhou na grama e foi para o muro, abandonando após destruir sua Ferrari. O Safety Car voltaria a pista num momento de tensão, com vários retardatários entre os ponteiros, algo que poderia beneficiar alguns como também poderia prejudicar outros. Foi o caso de Nick Heidfeld, que atrapalhado pelos Midlands, perdeu a posição para Räikkönen e Ralf Schumacher, que foi extremamente beneficiado na relargada.

Vitantonio Liuzzi bateu enquanto disputava posição com Villeneuve, causando uma leve confusão que custou boas posições para alguns pilotos. Ralf agora era terceiro, logo atrás de Räikkönen e Alonso no retorno do Safety Car. Poucas voltas depois, Alonso novamente pularia na ponta para não ser ameaçado mais, enquanto Räikkönen não teria dificuldades para segurar a Toyota de Schumacher.



Tentando se aproximar do alemão, Montoya enfrentaria problemas eletrônicos em sua McLaren, deixando as últimas voltas ainda mais monótonas. No último giro, Fisichella ainda disputa o quinto posto com Button, mas parecia ser impossível uma manobra do italiano naquele momento da prova. Fernando Alonso cruzou a linha de chegada em primeiro, vencendo mais uma vez na temporada, enquanto Räikkönen e Ralf fecharam e pódio.

E quando mais ninguém apostava em surpresas, eis que o motor Honda de Jenson Button vai pelos ares. Fisichella superaria o britânico, conquistando o quinto posto, enquanto o piloto do time japonês teria de se contentar com o péssimo décimo lugar que na época ainda não dava ponto. Scott Speed se beneficiou para terminar em oitavo, mas uma punição de 25s deu o último lugar pontuável para Coulthard.



Assim terminara o GP da Austrália de 2006, com Fernando Alonso no topo mais uma vez e Schumacher cometendo um erro que seria fatal na decisão do campeonato. Em contrapartida para a família mais vitoriosa da Fórmula 1, Ralf conquistou seu último pódio na categoria, dando uma das poucas alegrias da Toyota em 2006.

Após Albert Park, o campeonato estaria nas mãos da dupla da Renault enquanto Räikkönen, Schumacher e Button parecem estar longe de atingirem o real potencial de seus carros. A próxima etapa seria daqui duas semanas, em Imola, na última edição do GP de San Marino. Até lá, a Ferrari precisaria acertar-se caso quisesse alcançar a Renault.

Imagens tiradas do F1-fansite.com

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