Horas antes do início do 13º Grande Prêmio da China de Fórmula 1, que tal relembrar um pouco daquilo que aconteceu nas últimas edições desta prova tão imprevisível? A mistura de poluição com chuva acaba trazendo ainda mais imprevisibilidade à corrida, colocando ela entre as mais esperadas de toda a temporada, pelo menos na questão de expectativas.
2004: Como poucas corridas escaparam da monotonia daquela temporada trucidada pela Ferrari, o primeiro GP da China serviu apenas para mostrar que Michael Schumacher ainda era um simples piloto que podia ter seus dias infelizes. O alemão largou dos boxes e fez uma pífia prova de recuperação, fechando apenas no décimo segundo posto enquanto Barrichello não sofria dificuldades para vencer em Xangai. Destaque também para a ótima performance de Jenson Button, que superou Kimi Räikkönen demonstrando a clara superioridade da BAR sobre o resto do pelotão não-Ferrari.
2005: Em busca do tão sonhado título de construtores, a Renault viu Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella dominarem a prova chinesa, pelo menos até sua metade, quando o italiano enfrentou problemas que custaram uma dobradinha para o time francês. Mesmo assim, o novo campeão do mundo assegurou a alegria nos boxes da equipe, enquanto Schumacher mais uma vez tinha uma performance fraquíssima. Vale lembrar também que o GP da China de 2005 foi a última corrida da Minardi e da Jordan, fechando também o ciclo dos motores V10s na categoria.
2006: Depois de dois fracos desempenhos em Xangai, Michael Schumacher desencantou em 2006, largando na sexta colocação do grid para conquistar, no domingo, sua 91º e última vitória na Fórmula 1. Para demonstrar todo seu talento, o alemão ainda teve de enfrentar as imprevisíveis mudanças de tempo nos arredores do autódromo e superar Rubens Barrichello, Jenson Button, Kimi Räikkönen, Giancarlo Fisichella e Fernando Alonso. Lembremos também da fantástica última volta na disputa pela quarta posição.
2007: Na penúltima etapa do campeonato, Lewis Hamilton tinha o título em suas mãos, podendo se tornar o primeiro estreante campeão logo em sua temporada de estreia. Porém, numa estratégia ousada, o britânico colocou tudo a perder, cometendo um erro que seria fatal para a decisão do título. Räikkönen agradeceu, vencendo o GP da China para levar a decisão para Interlagos. Mais atrás, Sebastian Vettel deu show, veio da décima sétima colocação para terminar em quarto: melhor resultado, até então, da Toro Rosso.
2008: Em uma rara ocasião de pouca emoção em 2008, Lewis Hamilton, já com mais experiência, soube controlar tudo para vencer em Xangai, colocando o título de pilotos dentro do bolso. Após ceder a posição para que Räikkönen se tornasse campeão no ano anterior, Felipe Massa foi retribuído com o finlandês entregando o segundo posto, o que valeu pontos essenciais para a disputa em Interlagos - e que disputa...
2009: Depois de ser transferida da parte final para a inicial do calendário, o GP da China de 2009 foi marcado pela forte chuva. Mesmo depois de largar em segundo, Fernando Alonso se deu mal com uma estratégia de parada muito mais antecipada em relação aos rivais, perdendo assim sua primeira grande chance de vitória no ano. Quem agradeceu foi Vettel, que venceu fácil em Xangai, com Webber completando a dobradinha da equipe Red Bull, que comemorava sua primeira vitória. Mesmo após largar atrás de Barrichello, Button ainda superou o companheiro para terminar no pódio.
2010: Imprevisível como sempre, o GP da China de 2010 teve grandes emoções com Fernando Alonso queimando a largada e com a Red Bull errando na estratégia. Com isso, a corrida ficou nas mãos de Jenson Button e Nico Rosberg, que foi valente ao assegurar um pódio para a Mercedes mesmo após ser superado pelas McLarens. Era a segunda vitória de Button em quatro provas, o que confirmava todo seu talento a bordo de um carro competitivo.
2011: Cheio de alternativas, a edição de 2011 do GP chinês viu Lewis Hamilton voltar à gloria em Xangai após superar Button e Vettel. O britânico, para isso, contou com a ajuda de uma boa largada e de uma ótima estratégia que asseguraram o primeiro posto, enquanto o alemão da Red Bull ficava sem a vitória pela primeira vez desde o GP da Coréia do Sul de 2010.
2012: Finalmente as Mercedes tinham chances de vencer um GP depois de seu retorno. Com Nico Rosberg e Michael Schumacher partindo e tomando as primeiras posições logo na largada, uma dobradinha parecia certa para o time alemão, mas, problemas na troca de pneus, fizeram Schumi perder a sua maior chance de vitória desde 2006 - os azares de Michael continuavam... Já Nico não enfrentou problemas, conquistando sua primeira vitória ao fim das 56 voltas.
2013: Marcando-se com provas cheias de alternativas, a temporada de 2013 viu um GP da China ainda mais emocionante. Lewis Hamilton até largou na pole, mas não conseguiu parar um surpreendente Fernando Alonso que venceu pela primeira vez no ano. Após vencer o GP da Malásia, Vettel viu o pódio escapar de suas mãos nas últimas voltas, quando Räikkönen e Hamilton tomaram o seu segundo posto.
2014: Após tocar na largada, Massa perdeu suas chances de conquistar um bom resultado em Xangai. Um pouco mais a frente, Fernando Alonso surpreendia ao superar Sebastian Vettel, que por sua vez também seria superado por Daniel Ricciardo. Assim, o espanhol conquistou o primeiro de seus dois pódios em sua última temporada pela Ferrari, enquanto Lewis Hamilton vencia pela segunda vez seguida em 2014, começando a incomodar Nico Rosberg.
2015: Na pior edição da prova, sem qualquer grande emoção que realmente empolgasse a madrugada de sábado para domingo, Lewis Hamilton venceu pela quarta vez na China, com Nico Rosberg e Sebastian Vettel completando o pódio. Os únicos momentos que fizeram o telespectador sorrir foram as trapalhadas envolvendo Maldonado, as dificuldades enfrentadas pelos fiscais chineses em tirar a Toro Rosso de Verstappen da reta dos boxes e o ótimo resultado de Felipe Nasr com seu oitavo posto.
E para as próximas horas, o que nos aguarda? Mais uma vitória fácil da Mercedes ou será que Red Bull e Ferrari vão ameaçar a soberania de Rosberg? Hamilton conseguirá se recuperar tão facilmente como fez em certas provas na temporada de 2014? Receberemos todas as respostas daqui a pouco...
Até lá...
Imagens tiradas do F1-Fansite.com/wallpapers
Nenhum comentário:
Postar um comentário