sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Piloto Memorável 16# - Luca Badoer


 No dia 25 de Janeiro de 1971 em Montebelluna na Itália, nascia Luca Badoer, que estrearia na F-1 em 1993, sendo uma promessa italiana pelos seus resultados nas categorias de base.


Começou abandonando o GP da África do Sul com uma Scuderia Itália. mas no GP seguinte, terminou em 12º. No ano inteiro Luca, não conseguiria se classificar em apenas duas corridas, e teria seu melhor resultado da carreira, com um 7º posto em San Marino. O mais incrivel foi que Luca conseguiu superar o já experiente Michele Alboreto, que ficou fora de várias corridas.


Mesmo com melhor desempenho do que Alboreto, Badoer foi apenas piloto de testes da Minardi em 1994, mas já se tornou titular em 1995. Teve como seu melhor resultado dois 8º lugares, mas o ano não foi lá aquelas coisas, terminando normalmente abaixo do top ten.


Vai para a Forti em 1996, onde só termina 2 corridas, com 11º e 10º posto. No resto delas, não se classifica ou termina. Badoer só retornaria á F-1 em 1999, pela Minardi. Das 16 corridas do campeonato fica fora de 10. Seu ano foi marcado pelo choro, quando vinha na 4º posição do GP da Europa de 1999, seu companheiro Marc Gené ainda conquistou um ponto nessa corrida.


Dez anos depois... Luca Badoer retorna a F-1 pela equipe que testou por 9 anos, a Ferrari. Schumacher ainda se ofereceu a correr no lugar de Massa, mas suas dores no pescoço era forte, dando essa vaga a Badoer, que se tornou o piloto que ficou mais tempo sem pilotar um F-1. Tristemente, Luca terminou seus dois GPs em último, e largou em último. Seria substituido por Giancarlo Fisichella, que também não mostrou competitividade.


Desse jeito Luca Badoer saiu da F-1, de uma forma triste, e mais uma vez vemos um piloto que tinha um futuro promissor, mas não se deu bem na categoria máxima do automobilismo.


O que eu acho: Badoer não teve sorte na F-1, correndo apenas em péssimos carros, e quando chegou a uma equipe de ponta, não teve o equipamento, e nem mais a habilidade de quase 20 anos atrás.
NOTA: 6,2

Nenhum comentário:

Postar um comentário