sábado, 24 de janeiro de 2015

GP Memorável 15# - França 1989


Acabou sendo uma corrida um pouco difícil de assistir por ter pouca qualidade, por isso mesmo peço desculpas por qualquer erro. Uma corrida na qual eu esperava mais, mesmo assim não deixou de ser divertida. A maior notícia, entre tantas, que estavam em Paul Ricard, era a saída de Alain Prost da McLaren, tendo especulações sobre sua ida para Ferrari ou Williams. Muitas equipes trocaram alguns de seus pilotos, a Tyrrell demitiu o italiano Michele Alboreto, desaforo do Tio Ken, e chamou um pequeno françês, líder da Fórmula 3000, Jean Alesi. Johnny Herbert desistiu de tentar alguma coisa na Benetton, que contratou Emmanuelle Pirro. A Lola Larrouse teve que chamar outro pequeno francês, Éric Bernard para substituir Yannick Dalmas, doente. A Arrows chamou outro piloto da Fórmula 3000, agora um norte-irlândes, Martin Donneley, que substituiria Derek Warwick machucado.

Havia algumas surpresas no grid, as duas Onyxs passaram da pré-qualificação, e quase colocaram seus carros entre os 10 primeiros. Brundle nem sequer passou da pré-qualificação, de Cesaris que foi ao pódio no Canadá, ficou foram da corrida. Na pole, novamente, Alain Prost, seguido por Senna, Mansell, Nannini, Boutsen, Berger, Alliot e Patrese, que ficou na volta de apresentação, com problemas de motor.


Na largada tudo dá certo para Senna que pula para primeiro, mas um pouco atrás... Gugelmin levanta voou após travar seu acelerador, obviamente a corrida foi paralisada, possibilitando a Patrese que largasse novamente. Mansell e Gugelmin largariam dos boxes.

Na relargada, Senna fica, com problemas na caixa de câmbio, Berger larga bem e assume a 2º colocação. A corrida já ia se formando, com Prost em 1º, 2º Berger, 3º Nannini, 4º Boutsen, 5º uma surpresa, Capelli, 6º Alliot e 7º Patrese, que sofreu para deixar o francês que teria problemas no motor Lamborghini de sua Lola. Mansell em poucas voltas já  estava na 15º posição, enquanto Gugelmin teria que parar para "ajeitar" seu carro, já que a March não tinha configurado o carro para uma situação dessas. O brasileiro voltaria várias voltas atrás de Prost, a ponto de dificilmente ser contado como classificado.


Berger que tinha rodado, abandonou na volta 29. Nannini que tinha assumido a 2º colocação, mesmo após uma parada, abandonou logo depois de quebrar a suspensão, e ainda conseguir desviar da Lotus de Nakajima. Boutsen era o novo 2º colocado, só que se manteria ali apenas por 10 voltas, quando seu Williams quebrou. O novo segundo colocado era Jean Alesi, que largou em 16º, mas logo atrás dele já vinha Mansell e Patrese, que passaram o pequeno francês da Tyrrell.

No final de tudo, Prost levou mais essa, para piorar a situação de Senna. Mansell ainda terminaria em 2º e Patrese mais uma vez terminaria entre os 3 primeiros, a surpresa da corrida terminou em 4º, a outra surpresa da corrida terminou em 5º, e Olivier Grouillard fechou os pontos.


RESULTADOS:

  1. Alain Prost - McLaren
  2. Nigel Mansell - Ferrari
  3. Riccardo Patrese - Williams
  4. Jean Alesi - Tyrrell
  5. Stefan Johansson - Onyx
  6. Olivier Grouillard - Ligier
  7. Eddie Cheever - Arrows
  8. Nelson Piquet - Lotus
  9. Emmanuelle Pirro - Benetton
  10. Jonathan Palmer - Tyrrell
  11. Éric Bernard - Lola
  12. Martin Donneley - Arrows
  13. Bertrand Gachot - Onyx
Esses forams os pilotos que terminaram e foram considerados classificados.
Não se classificou: Mauricio Gugelmin - March


  • MELHOR PILOTO: Nigel Mansell
  • SORTUDO: Alain Prost
  • AZARADO: Ayrton Senna
  • SURPRESA: Jean Alesi / Stefan Joahansson
  • Prêmio Bonûs - REDIMIU-SE: Mauiricio Gugelmin
Mansell que largou em 3º, teve que vim lá da penúltima colocação, para conquistar o 2º posto, e olha que muito provavelmente, se ele mantesse esse ritmo alucinado, ele iria chegar em Prost, que teve sorte de não ter Senna no lado. A Surpresa foi Alesi que veio do 16º lugar par andar em 2º e terminar em 4º, Johansson ainda levou a Onyx á seus primeiros pontos, sem quebrar. Gugelmin, mesmo batendo, não se classificando, ainda fez a volta mais rápida da prova 1:12:090.

Campeonato de Pilotos
  1. Alain Prost - McLaren - 38pts
  2. Ayrton Senna - McLaren - 27pts
  3. Riccardo Patrese - Williams - 22pts
  4. Nigel Mansell - Ferrari - 15pts
  5. Thierry Boutsen - Williams - 13pts
Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário