terça-feira, 30 de dezembro de 2014

GP Memorável 7# - França 1999


 Primeiramente, esse será meu último post do ano, então já desejo um Feliz Ano Novo a todos. Agora começando realmente o post, o GP da França de 1999 foi um dos mais chuvosos que a F-1 já viu, tendo chuva desde sábado até o fim da corrida. A chuva começou mais fraca no começo do treino, e nesse comecinho da Classificação, Rubens Barrichello, Jean Alesi e Olivier Panis sairam para buscar tempo, e ficaram em 1º,2º e 3º colocados respectivamente, e assim se mantiveram até o fim do treino, que teria Damon Hill, Takagi, de la Rosa, Gene e Badoer como pilotos que ficaram fora dos 107% da pole. Mesmo assim os 5 largariam.


Na largada, Rubinho e Jean pulam para a ponta, mantendo suas posições, mas Panis, tendo uma péssima Prost, nem resistiu ao ataque de Coulthard, que voltas depois já estaria em 1º. Quem vinha lá de trás era Mika Häkkinen, passando vários carros volta a volta, até chegar a Schumacher. Na décima volta, Coulthard abandona, com problemas no motor, ele já era o terceiro a abandonar, já que Herbert e Diniz já tinham ficado fora.


Häkkinen facilmente já tinha passado por Schumacher e foi para cima de Frentzen, que não tomava decisão se passava, ou não Jean Alesi. Mika mais uma vez mostrou porque se tornaria campeão. Depois de já ter passado o dono da casa também, o finlândes foi para cima de Barrichello com todo apetite, até passar o brasileiro.

A chuva começou, e Häkkinen perdeu rendimento, já que não é nenhum expert embaixo de água, acabou rodando disputando posição, e voltas depois foi a vez de Jean Alesi, Gené, Wurz e Villeneuve. Schumacher se sentiu bem na corrida, e ganharia várias posições novamente, e assumir a ponta, era um grande resultado para o alemão que assumia a ponta do Campeonato, mas Häkkinen, já com a pista secando começou a se aproximar de todos, que iam parar mais uma vez ainda, e antes dessa última parada, Mika já tinha reassumido a primeira posição, já que Schummy tinha parado muitas voltas antes...


Mas houve uma surpresa, o 3º colocado Heinz-Harald Frentzen, não parou e não iria parar, com isso o alemão conquistou sua 2º vitória, e 2º também da equipe Jordan, seguido por Häkkinen e Rubinho. Outra coisa surpreendente foi nas voltas finais, quando Ralf Schumacher foi ameaçado por Irvine, o irmão mais novo atacou, ao mesmo tempo, o irmão mais velho e fez a ultrapassagem.



RESULTADOS DA CORRIDA

  1. Heinz-Harald Frentzen - Jordan
  2. Mika Häkkinen - McLaren
  3. Rubens Barrichello - Stewart
  4. Ralf Schumacher - Williams
  5. Michael Schumacher - Ferrari
  6. Eddie Irvine - Ferrari
  7. Jarno Trulli - Prost
  8. Olivier Panis - Prost
  9. Ricardo Zonta - BAR
  10. Luca Badoer - Minardi
  11. Pedro de la Rosa - Arrows
  • MELHOR PILOTO: Eddie Irvine / Ralf Schumacher / Mika Häkkinen
  • SORTUDO: Rubens Barrichello
  • AZARADO: David Coulthard
  • SURPRESA: Ralf Schumacher
3 melhores pilotos.... todos eles largaram na 17º, 16º e 14º quarta posições, para terminarem em 6º, 4º e 2º, tem alguma coisa para discutir, especialmente de Ralf, com uma Williams, que não era aquela coisa em 99. Rubinho só conquistou esse pódio pelo problema de David, e erro de estratégia de Schummy. Coulthard tinha tudo para vencer, mas teve problema. A surpresa é o mesmo do Melhor Piloto, pela mesma causa que eu falei, tinha uma Williams, e passou um futuro hepta e seu companheiro de Ferrari.

Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário