sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

GP Memorável 11# - Mônaco 1989


Se esperava outro domínio da McLaren em Mônaco, após dobradinha em San Marino, a equipe inglesa ocupava a primeira fila de um grid com surpresas. O 3º era Boutsen, 4º vinha Brundle em uma Brabham, 5º Mansell, 6º Warwick, 7º Patrese, 8º Modena.

Houve duas voltas de apresentação, vários motores morreram na 1º tentativa, e Riccardo Patrese nem sequer saiu. Na largada, Senna e Prost mantém suas posições, Boutsen se mantém em 3º, Mansell passa Brundle e assume a 4º colocação. Warwick seria o primeiro a abandonar, logo na 2º volta.


Senna segurava todos os 5 primeiros, que ficavam juntinhos, até mesmo uma surpresa ia se mantendo na briga, Martin Brundle, na Brabham que retornava a competição depois de ter ficado fora de 1988. Voltas e voltas foram passando, e os retardatários iam chegando, com isso Senna aperta o ritmo, e abre para Prost, Boutsen, Mansell e Brundle. O belga iria para os boxes, com problemas, mas não abandonaria, acabou perdendo 2 voltas em relação á Senna.

Poucas voltas depois Mansell, o único carro da Ferrari, abandonaria, novamente com problemas na caixa de câmbio. Brundle ia para 3º, uma surpresa, e Modena, com a outra Brabham para 4º. Outro piloto que vinha fazendo uma bela corrida era Andrea de Cesaris, 5º colocado, 6º era a outra Dallara de Alex Caffi.

As Benettons andaram sumidas durante o fim-de-semana inteiro, já que o carro ainda não era novo, a Minardi e a March também ainda corriam com o carro de 88. Moreno conseguiu classificar pela primeira vez sua Coloni, e Pierre-Henri Raphanel, seu companheiro, conseguiu pela primeira e única vez em sua carreira.


Na volta 33, Andrea de Cesaris se chocaria com Piquet, que abandonaria. Andrea que tinha tudo para terminar no TOP 6, acabou voltando entre os últimos. Com isso que subia para os pontos era o AGS de Gabriele Tarquini, que estava surpreendendo no Campeonato. Gugelmin e Alliot abandonariam na volta 36 e 38, com o mesmo problema, o motor. Até 44º volta Roberto Pupo Moreno ia fazendo sua corrida, sem ser atacado e sem atacar ninguém, já que não conseguiria fazer isso com aquilo que a Coloni chamou de carro, o brasileiro abandonaria com problemas no câmbio. Tarquini abandonaria duas voltas depois, com problemas elétricos.


Brundle levava sua Brabham ao pódio, mas acabou tendo um problema com a bateria, isso mesmo, com a bateria, parecia o fim da corrida do inglês, que voltaria ao carro 2 voltas atrás de Senna, na 10º posição, com pneus novos Martin voou na pista passando vários carros, desde retardatários á disputa por posições.

A corrida já estava decidida, e Senna venceu pela 2º vez no Principado, seguido de Prost, que chegou 52s atrás. Stefano Modena, outra promessa conquistaria seu primeiro pódio, Alex Caffi levaria a Dallara á um 4] lugar, Alboreto colocaria a Tyrrel nos pontos, e  Martin Brundle ainda voltaria e terminaria em 6º.


RESULTADOS

  1. Ayrton Senna - McLaren
  2. Alain Prost - McLaren
  3. Stefano Modena - Brabham
  4. Alex Caffi - Dallara
  5. Michele Alboreto - Tyrrell
  6. Martin Brundle - Brabham
  7. Eddie Cheever - Arrows
  8. Alessandro Nannini - Benetton
  9. Jonathan Palmer - Tyrrell
  10. Thierry Boutsen - Williams
  11. Ivan Capelli - March
  12. René Arnoux - Ligier
  13. Andrea de Cesaris - Dallara
  14. Johnny Herbert - Benetton
  15. Riccardo Patrese - Williams
Esses foram os pilotos que terminaram e foram considerados classificados.

  • MELHOR PILOTO: Ayrton Senna
  • SORTUDO: Stefano Modena
  • AZARADO: Martin Brundle
  • SUPRESA: Alex Caffi
Senna mostrou poque se tornaria o "Rei de Mônaco" no âmbito da F-1, Modena teve sorte de conseguir seu primeiro pódio, após os problemas de Brundle, que tinha nas mãos um belo de um pódio. Caffi nem sequer apareceu nas imagens de TV, mas vez o que deu, foi o sumido da corrida, mas conquistou um belo 4º lugar.

Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário