sábado, 3 de janeiro de 2015

Coluna da Semana 1# - Jovens Pilotos

Max Verstappen, alvo de muitas criticas na F-1
 Começo hoje a "Coluna da Semana" onde todo sábado vou postar minha opinião sobre uma coisa, então se não gostarem, comente e nós discutiremos o assunto.

Com a entrada de Max e Carlos na F-1, eu fico pensando por que nos anos 50 não entravam nenhum piloto mais jovem, podemos dizer, e quando entrava e era talentoso, deixava de lado o titulo por se dizer "jovem demais", como foi o caso de Peter Collins, então com 25 anos.


Senna estreou com 24 anos, enquanto (se a FIA não tivesse colocado a regra de menores de 18 anos para 2016) poderiamos ter pilotos dez anos mais novos, com 14. Gente mais experiente reclama da F-1 atual, no quesito barulhos, pilotos e idades, como a entrada de Verstappen com 16 anos. Entre a saída de Jos e a entrada de Max, se passaram apenas 12 anos, para você ter uma idéia de como foi os outros casos, temos Gilles e Jacques, 14 anos; Keke e Nico, 20 anos; Nelson e Nelsinho, 17 anos; Manfred e Markus, 22 anos. Não estou reclamando da idade de Verstappen para entrar na F-1, porque tenho 14 anos e gosto disso, que pilotos com quase a mesma idade minha comecem a entrar na F-1, mas com a nova regra da FIA, apenas em 2018 vou poder ver um piloto que nasceu em 2000.


Voltando aos anos 50, o primeiro piloto a ser campeão com menos de 40 anos foi Alberto Ascari, de 34 anos, e com menos de 30 foi Mike Hawthorn com 29. Enquanto isso 50, 60 anos depois, vemos Alonso ganhar um bi com 25 anos, e um Vettel ganhar um tetra com 26 anos. Para você ter uma idéia, Prost conquistou seu 4º titulo com 38 anos, Fangio com 45 anos e Schumacher com 32.

Já nos anos 60, havia uma nova geração, de 1 década a menos, a média de idade era de 30 anos. Dessa década que também vem o Campeão mais velho, em anos, a estar vivo, após a morte de Jack Brabham em 2014, John Surtees, que levou o campeonato de 1964 pela Ferrari se tornou o mais velho, mas retornando a jovens pilotos...


No final dos anos 60 começou a aparecer nomes como Rindt, Stewart, Cevert, Fittipaldi e Ickx. Pilotos muito talentosos que não passavam dos 30 anos de idade, infelizmente dois deles não sobreviveram a sua época. Fittipaldi manteve o titulo de piloto mais jovem a ganhar um titulo por 33 anos, de 1972 até 2005.


Em meados da década de 1970, Niki Lauda, James Hunt, Jody Sheckter, Gilles Villeneuve, Jacques Laffite, Patrick Depailler, Tom Pryce, Ronnie Peterson, Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay e até José Carlos Pace, infelizmente boa parte desses pilotos faleceram, alguns na pista, outros no ar e outro na água.


No final da década de 1970, entraram na F-1, Prost, Mansell, de Angelis, Rosberg entre outros .Vinha a década de 1980, e a F-1 ia se "jovealizando", com pilotos entre 25 e 30, e alguns poucos casos de mais que isso. Em 1984 entraram 3 pilotos, os três era promessas, um se tornou herói nacional, o outro foi uma decepção e o outro teve um final trágico, estou falando de Ayrton Senna, Martin Brundle e Stefan Bellof, ótimos pilotos, que tinham um belo futuro pela frente, infelizmente para os três o futuro não foi lindo, Brundle ficou no meio do grid, Bellof morreu em Spa, quando já tinha quase tudo certo para ir para a Ferrari em 1986, e Senna foi que chegou mais perto de uma carreira perfeita, mas morreu em Imola.


Pilotos veteranos e jovens iam disputando mais e mais corrida juntos, e no final da década de 80, em 1989 e 1990, vimos Jean Alesi nos surpreender. Já na década de 90, Schumacher era um dos mais jovens, venceu corrida no seu segundo ano, e titulo no seu 3º. Pilotos com Johnny Herbert, Damon Hill, Jacques Villeneuve, Mika Häkkinen, Rubens Barrichello, David Coulthard, Heinz-Harald Frenrzen, Jarno Trulli, Olivier Panis, Ralf Schumacher e até mesmo Giancarlo Fisichellha iam entrando na F-1, que mal tinha um piloto com mais de 34 anos, especialmente após a saida de Patrese e Prost em 93, e a morte de Senna em 1994.


Na entrada do século XXI, vimos também a entrada de pilotos como Kimi Raikkönen, Fernando Alonso, Nick Heidfeld, Felipe Massa e Jenson Button, uma geração que continua até hoje na F-1, com excessão de Heidfeld. Anos depois, vimos outra migração de promessas como, Kubica, Kovalainen, Vettel e Hamilton.


Sebastian Vettel se tornou o piloto mais jovem a vencer um GP, com apenas 21 anos, 3 meses e 10 dias, e um dia antes tinha se tornado o mais jovem a fazer a pole. O GP da Itália também foi marcado por ter o pódio mais jovem da história, com 23 anos de média, agora você compara na época de Fangio, Ascaria e Farina, que chegavam a mais de 35 anos.


Em 2009, a Toro Rosso demitiu Sebastien Bourdais, no meio da temporada, e contratou um garoto de 19 anos, chamado de Jaime Alguersuari, Jaime na minha opinião é um bom piloto, conseguia colocar sua Toro Rosso, no Q2 e ás vezes até no Q1, nos anos que vieram, mas foi demitido, torço para que volte. Cinco anos depois, vemos um piloto de 18 anos entrar na F-1, ele é Daniil Kvyat, o russo que no começo da temporada se manteve em boas posições, mas no resto... Jean-Éric Vergne foi melhor, e merecia a vaga de Vettel, se não desse, podia ficar na Toro Rosso.


Agora com a entrada de Max Verstappen de apenas 16 anos, ao lado de Sainz Jr de 18 (não me lembro bem a idade) vamos ter a dupla mais jovem da história da F-1. Gosto disso, mas não em excesso, como a STR está fazendo, 2 ou 3 pilotos de menos de 20 está bom, porque não vejo gente de 16 ou 17 anos dirigindo um carro na rua, nas pistas isso devia ser o mesmo, mas bem que a FIA poderia abrir algumas excessões, inclusive para mim, kkkkkkkk. (não que eu seja piloto, mas eu não sou)


Uma coisa que eu gostaria de acrescentar, mas ele entra um pouco no próximo assunto sábado que vem, é de que atualmente os jovens pilotos não sentem o risco de pilotar um F-1 atual, enquanto antigamente assitiamos verdadeiro homens pilotar suas máquinas, e não adolescentes, que naquela época temiam um carro de F-1, apenas os mais corajosos pilotavam perto dos 20 anos, como o caso de Collins, Clark, Lauda, Hunt, Rindt, Cevert, Williamson e vários outros.

Que todos os pilotos mortos que foram citados acima, descansem em paz

Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário