quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

GP Memorável 9# - Brasil 1989

Senna "sanduichado" na largada
Primeiro GP da Temporada de 1989 foi marcado pela volta dos motores aspirados, por isso mesmo se esperava muitos abandonos por causa do motor. Outro fato curioso da corrida, é que Riccardo Patrese estava se tornando o piloto a mais participar de GPs, e olha que o italiano foi até 1993 na F-1.

A pole era de Ayrton Senna, o 2º colocado era Riccardo Patrese, o 3º era Gerhard Berger, o 4º Thierry Boutsen, 5º era Prost e 6º era Nigel Mansell. Na largada, Senna, Patrese e Berger se tocam, Patrese sai ileso, mas Berger tem que abandonar, Senna vai para os boxes trocar todo o bico, ficando 2 voltas atrás do líder Patrese.


Logo na terceira volta, Boutsen abandona com problemas de motor. Já Mansell se aproxima de Patrese, enquanto isso os pilotos planejavam 2 ou 3 paradas, mas a March planejava 1, para Capelli e Gugelmin. Para Ivan não acabou dando certo, já que ele teve problemas na suspensão. Já Senna tentava vim lá de trás tirando voltas, uma tarefa muito difícil, até mesmo a Senna.


Mansell chegou facilmente em Patrese, e passou o italiano facilmente por fora. Prost já fazia sua 1º parada, muito cedo do que o esperada, graças ao calor infernal que fazia no Rio. Muitos pilotos já iam abandonando com problemas, enquanto Mansell ia para sua 1º parada, o inglês voltaria atrás de Prost, que já atacava Patrese (que ainda não tinha parado), logo após passar pelo italiano, o "Rei do Rio" tem problemas na embreagem, impossibilitando sua parada nos boxes, já que seu motor apagaria.

Nigel faz o mesmo com Patrese, e chega facilmente em Prost, que mal resiste, deixando a 1º posição para Mansell. Quem ia crescendo na corrida era Mauricio Gugelmin, que já estava no TOP 6 a tempo. Várias voltas depois, com Mansell tendo uma gigantesca vantagem, o "Leão" para mais uma vez, chegando a trocar o volante, o inglês volta atrás de Prost, que perde, novamente, facilmente a ponta.


Patrese foi para os boxes, e retornou na 4º posição, atrás de Gugelmin que estava botando pressão em cima de Prost, que estava com seus pneus muito desgastados, porém manteria sua 2º posição até o final da prova, já Patrese ultrapassaria Gugelmin, mas sua felicidade não duraria meia reta, já que o italiano teve problemas com seu alternador.

Nigel Mansell conquistou sua primeira vitória na Ferrari, já com câmbio semi-automático, Prost chegou em segundo, e vimos um brasileiro no pódio, não era quem a gente queria, mas conta, especialmente pelo bom desempenho de Mauricio.


RESULTADOS DA CORRIDA

  1. Nigel Mansell - Ferrari
  2. Alain Prost - McLaren
  3. Mauricio Gugelmin - March
  4. Johnny Herbert - Benetton
  5. Derek Warwick - Arrows
  6. Alessandro Nannini - Benetton
  7. Jonathan Palmer - Tyrrell
  8. Satoru Nakajima - Lotus
  9. Olivier Grouillard - Ligier
  10. Michele Alboreto - Tyrrell
  11. Ayrton Senna - McLaren
  12. Philippe Alliot - Lola
  13. Andrea de Cesaris - Dallara
  14. Christian Danner - Rial
  15. Riccardo Patrese - Williams
Esses foram os pilotos que terminaram e foram considerados classificados.


Outra cena interessante desse último GP no Rio, foi o desmaio de Eddie Cheever, por causa do calor.

Imagens tiradas do Google Imagens



Apesar de não ter muito a ver..... no mesmo dia, logo após o último GP no Rio, estreiava o Domingão do Faustão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário