No dia 18 de julho aconteceu um dos melhores GPs da temporada, senão o melhor. A primeira fila era mais uma vez da McLaren, mas agora com uma inversão, Prost largava na ponta, com Senna em 2º, 3º Patrese, 4º Berger, 5º Mansell, 6º Boutsen.
A chuva já diminuia na volta de apresentação, e diminuiria mais ainda quando a largada foi abortada, já que o motor de Boutsen apagou. Na 2º largada, Mansell e Nannini decidiram parar nos boxes para colocar pneus de pista seca, mais tarde ambos seriam desclassificados por saírem do pit lane quando a luz ainda estava amarela.
A surpresa estava em 4º, era Philippe Alliot, na Lola, ele tinha acabado de ser ultrapassado por Senna, que começou a ter dificuldades e/ou vantagem, a cada volta a pista mudava, ás vezes secava, ás vezes chovia. Boutsen foi para os boxes, e colocou novamente os pneus de chuva, voltando atrás de Senna. Warwick que tinha se tornado 4º, com a parada de Boutsen, foi para cima de Alliot, e o passou.
Primeira corrida com o novo carro da Coloni |
Boutsen voltou a parar e voltou apenas na 10º posição, era basicamente o fim da sua corrida, já que ele não teria chances de chegar ao pódio. Um disputa que estava eletrizando a corrida era a de Larini, Caffi e de Cesaris, todos italianos, o vencedor dessa disputa foi o mito dos acidentes, "de Crasheris".
René Arnoux conquistou seus últimos pontos |
Com a forte chuva outros pilotos abandonariam, Alliot, Capelli e Palmer, e olha que Larini abandonou com problemas elétricos. Um nome que crescia na corrida era o de Piquet, que ia para o ataque de Arnoux, que seria ultrapassado. Ainda no meio da corrida, Roberto Moreno perderia sua roda dianteira direita, e quase abandonaria, mas voltou a corrida para experimentar o carro novo.
Este foi o motivo da DSQ de Johansson, uma linha ficou presa em seu aerofólio |
A corrida já estava basicamente definida, Senna em primeiro, 2º Patrese, 3º Boutsen, 4º de Cesaris, 5º Piquet, 6º Arnoux. Há 10 voltas do fim, Boutsen começaria a tirar muito de Patrese, e faria uma última disputa da corrida, que mais tarde valeria a vitória, Boutsen passou Patrese, que ainda estava com problemas no carro.
RESULTADOS:
- Thierry Boutsen - Williams
- Riccardo Patrese - Williams
- Andrea de Cesaris - Dallara
- Nelson Piquet - Lotus
- René Arnoux - Ligier
- Alex Caffi - Dallara
- Ayrton Senna - McLaren
- Christian Danner - Rial
Esses foram os pilotos que terminaram e foram considerados classificados
- MELHOR PILOTO: Thierry Boutsen
- SORTUDO: Roberto Moreno
- AZARADO: Ayrton Senna / Riccardo Patrese
- SURPRESA: Nelson Piquet
- Prêmio Bônus - MITO DA CORRIDA: Andrea de Cesaris
Boutsen sempre foi bom piloto na chuva, e nesse GP não foi diferente, veio do 10º lugar para vencer. Moreno teve sorte para rodar 57 voltas com a carroça da Coloni. Senna abandonou quando tinha tudo para vencer e reassumir a ponta do Campeonato, Patrese também foi azarão poque esteve na liderança metade da prova, para na outra metade perder ritmo. Piquet levou a Lotus ao 4º lugar, não há mais nada a declarar. O MITO DA CORRIDA MERECE SER ESCRITO EM NEGRITO, E COM CAPS, ANDREA DE CESARIS LEVOU A DALLARA AO PÓDIO, MESMO RODANDO, SAINDO DA PÍSTA, PASSANDO E SENDO ULTRAPASSADO, POR ISSO ELE É MITO, ANDREA DE CESARIS, DESCANSE EM PAZ.
Campeonato de Pilotos
- Alain Prost - McLaren - 29pts
- Ayrton Senna - McLaren - 27pts
- Riccardo Patrese - Williams - 18pts
- Thierry Boutsen - Williams - 13pts
- Nigel Mansell - Ferrari - 9pts
Imagens tiradas do Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário