quarta-feira, 9 de março de 2016

Lugares que a Fórmula 1 bem que poderia visitar...


No dia em que o COTA confirma que estará no calendário desta temporada que se aproxima, vejo também que o velho e bom circuito de Watkins Glen fez um belo trabalho de repavimentamento, arrancando elogios do delegado de seguranças da FIA, Charlie Whiting: "Eu acho que seria um circuito absolutamente maravilhoso para carros de F1 correrem - mas todos nós sabemos que não é tão simples assim. [...]"

Com isso, tive a ideia de apresentar um post com circuitos que poderiam integrar o calendário da categoria num futuro próximo, esquecendo, pelo menos agora, de qualquer questão financeira, política ou técnica que possa afetar sua integração no calendário oficial.

WATKINS GLEN
Começamos com o motivo do post: The Glen. O belo circuito nova-iorquino que abrigou a Fórmula 1 por tantas e tantas temporadas até ficar obsoleto sempre foi um lugar amado pelos fãs, sediando provas também da IndyCar e da NASCAR. Infelizmente, parece estar longe de um retorno à categoria, deixando o circuito de Austin tomar conta do GP dos EUA.


KYALAMI
Palco de uma das mortes mais bizarras e terríveis da história, Kyalami passou por uma recente reforma para voltar ao âmbito internacional com o objetivo, primeiramente, de sediar o WEC, já que o grande bancador de tudo isso foi o mandante da Porsche na África do Sul. O circuito perto de uma das maiores cidades da África também é marcado por uma das maiores controvérsias da história do esporte, perdendo, consequentemente, parte de sua essência de pista rápida e dinâmica.


ZANDVOORT
O circuito holandês estava presente no calendário desde os primórdios da Fórmula 1, mas quando a qualidade de um autódromo seguro e eficiente passou a ser sua maior deficiência, houve um corte em suas participações passando de prova tradicional para o esquecimento do público. Local de grandes disputas e momentos, já chegou a ser estudado um retorno ao calendário especialmente com a chegada do promissor Max Verstappen. Veremos...


JARAMA
Outra localidade clássica da categoria, onde fotos lindas eram tiradas dos ases que iam desde Lauda até Ertl. O próprio austríaco tem boas lembranças do lugar, apesar de correr com as costelas quebradas em 1976, já que conquistou sua primeira vitória na edição de 1974 da prova. Até hoje não me lembro de nenhum grande rumor, mas seria algo interessante ver o circuito espanhol de volta a categoria.


PAUL RICARD
O famoso circuito de testes para todos e para tudo. Paul Ricard não recebe um GP desde 1990, algo que para mim é vergonhoso pelo fato do traçado, apesar de ser um pouco entediante, ter muita história para contar. Provas históricas e emocionantes aconteceram naquela quente região francesa, o que engradece a sua importância. A última vez que a categoria esteve por lá foi no início de 2016, para testes dos pneus Pirelli.


BUGATTI
Apenas um GP foi sediado lá, o francês de 1967, e nunca mais se cogitou um retorno apesar da importância de todo aquele complexo para o mundo do esporte à motor. O circuito Bugatti ainda recebe provas da MotoGP, além de fazer parte do clássico La Sarthe, mas duvido muito de que uma prova possa acontecer por lá (pelo menos a curto-médio prazo).


BRANDS HATCH
Se há alguma palavra que defina Brands Hatch é: clássico. Com um traçado simples e ao mesmo tempo desafiador, o circuito inglês também está cravado na história da categoria por suas provas emocionantes e pela sua importância. Infelizmente, é quase impossível que a Fórmula 1 retorne ao autódromo, que resiste ainda tendo uma das melhores organizações do mundo.


IMOLA
Cogitado quando muito se fala da saída de Monza do calendário, Imola é lembrado por muitos pelas mortes de Ratzenberger e Senna, porém acredito que não deveríamos lembrar de tal forma de um circuito tão belo como este. Apesar da mutilação ocorrida depois dos tristes eventos de 1994, seria ótimo ver novamente os pilotos contornando a Tamburello e a Villeneuve...


ISTAMBUL
Talvez o melhor circuito projetado por Hermann Tilke esteja fadado a uma morte lenta como tantos outros 'elefantes brancos' de Bernie Ecclestone. Local das incríveis performances de Felipe Massa e da afobação de um jovem Sebastian Vettel, o Istambul Park já teve seu nome no meio de rumores para um possível retorno, mas isso não passa de mera especulação.

Caso queriam, posso preparar uma parte 2 com circuitos que jamais integraram o calendário. Espero que tenham gostado.

Imagens tiradas do GPExpert.com.br - Google Imagens - F1-History.deviantart.com

Um comentário: