domingo, 13 de março de 2016

Lugares que a Fórmula 1 bem que poderia visitar... - Parte 4


Não comentei isto antes, então, para não deixar ninguém decepcionado pela falta de Jacarepaguá, afirmo agora: A única regra pra entrar na lista é a existência do autódromo, caso contrário ele não irá compor esta longa sequência de posts. Pois bem, começamos agora a parte quatro e última desta bela série que vem fazendo o blog crescer ainda mais, graças a Deus, com vocês.

Lembrando, esqueça qualquer questão política, financeira e técnica, apenas sonhe:

OVAL DE MONZA
Ele ainda está lá, resistindo ao tempo, mas vivendo um dia atrás do outro. Sempre ameaçado de uma iminente destruição, o oval de Monza se mantém como um dos circuitos mais icônicos da história, mantendo viva a sensação de correr num lugar que era mais rápido do que Indianapolis. Depois de 1961, nunca mias vivos os carros da categoria por lá, mas seria interessante caso algo fosse feito. Já pensou em ver a Fórmula 1 num oval? Já aconteceu, mas nunca como prova oficial.


LA SARTHE
Não podíamos acabar a lista sem citar um dos locais mais importantes do automobilismo mundial. Lar das 24 Horas de Le Mans, o circuito de La Sarthe tem a larga extensão de 13,629Km, contendo uma das mais famosas retas do esporte à motor: Mulsanne. Seria extremamente interessante ver a Fórmula 1 cortando a enorme reta oposta do circuito francês.


SURFERS PARADISE
Mais um circuito localizado na Austrália e ao lado do mar é o de Surfers Paradise, montado nas ruas da cidade com mesmo nome. Já recebeu a CART e a IndyCar, além de provas do V8 Supercars, obviamente, e da A1GP. Seria mais uma boa opção para a Fórmula 1 quando se fala em circuito de rua.


GOODWOOD
Goodwood era palco de corridas importantes do automobilismo britânico há mais de 50 anos, mas aos poucos foi perdendo sua utilidade pela falta de segurança. Mesmo assim, nos tempos de Festival, ainda há corridas de carros clássicos que acontecem pelo simples traçado de Goodwood. Seria interessante ver uma prova de Fórmula 1 no autódromo mais pelo fato do nome do que pela emoção.


TERMAS DE RIO HONDO
Outro autódromo argentino que dá de 10-0 em cima dos nossos brasileiros é o de Termas de Rio Hondo, que sedia anualmente o GP da Argentina de MotoGP além de outras categorias como o WTCC e Turismo Carretera. Com um bom traçado e uma bela estrutura, acredito que este seria o substituto natural de Buenos Aires para se tornar o circuito do GP da Argentina de Fórmula 1, mas isso parece estar longe de se tornar realidade.


BRNO
Um dos circuitos preferidos pelos pilotos da MotoGP é o de Brno, localizado na República Tcheca (coisa que poderia abrir o início de outro país na Fórmula 1, já que os tchecos tiveram apenas um piloto na história da categoria). Montado numa região belíssima do país europeu, além de ter um traçado fantástico, Brno é uma espécie de Spa-Francorchamps do motociclismo.


VELO CITTÁ
(Quem diria, temos um brasileiro na lista! (poderíamos ter dois caso não fosse dado um fim no autódromo de Curitiba)). Em uma propriedade particular de Mogi Guaçu, o Autódromo Velo Cittá oferece uma grande variedade de espaços dentro das normas internacionais de segurança. Recebendo provas de renome nacional, o circuito não tem um traçado tão grande, mas mesmo assim é bonito e apto para receber categorias internacionais. Agora imaginemos como a Fórmula 1 poderia andar no circuito paulista...


LIME ROCK
Quem é dono deste maravilhoso circuito do noroeste norte-americano? O velho (e pouco conhecido) Skip Barber, ex-piloto da Fórmula 1. Para alguns, a beleza que envolve o traçado e a paisagem do Lime Rock Park supera todos os circuitos estadunidenses. Recebendo provas da Pirelli Challenge e da IMSA, acredito que não seria muito pedir por um GP dos EUA no autódromo...


ANGLESEY CIRCUIT
Outro autódromo que poderia estrear um novo GP no calendário é o galês Anglesey, lindíssimo diga-se de passagem. À beira do mar, o circuito recebe várias provas de carros e motos, além de estar aberto ao público em determinados dias. Seria uma ótima ideia para trazer de volta o País de Galês à categoria, especialmente pela última experiência com Tom Pryce...


SNAEFELL MOUNTAIN COURSE
Qual circuito mais matou na história do esporte à motor? Nürburgring? Indianapolis? Monza? Não! Foi o Snaefell. Localizado na Ilha de Man, território britânico, é lar da mais tradicional prova do motociclismo, o TT Isle of Man. Tendo 60.725Km, é o maior circuito do mundo, que toma metade das estradas que cortam a ilha. Será que a Fórmula 1 conseguiria encarar este tipo de desafio? Em nossos pensamentos...


SALZBURGRING
Localizado nos arredores de Salzburgo, o autódromo austríaco é um dos mais lindos que já foram construídos. Juntando com o verde da vegetação austríaca, o resultado foi incrível, com um traçado, apesar de simples, sendo bastante interessantes. Recebendo provas de turismo, parece estar longe a realidade de vermos a Fórmula 1 por lá.


ENNA-PERGUSA
(Quem precisa de Monza se existe Pergusa?) Deixei o melhor para o final, com o belo autódromo montado nos arredores do Lado di Pergusa. O circuito já recebeu diversos tipos de provas de renome, inclusive algumas de sportscar durante as décadas de 60 e 70, mas jamais se tornou parte do calendário oficial da Fórmula 1, mesmo já tendo feito o GP do Mediterrâneo com o regulamento da categoria.

Imagens tiradas do Google Imagens

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