domingo, 6 de março de 2016

GP Memorável 73# - África do Sul 1976


Cinco semanas após o GP do Brasil, o circo estava arrumado em Kyalami com o retorno de algumas equipes e a notícia que a BRM não participaria da temporada, focando num novo carro para 1977. Nesse enorme período entre uma prova e outra a maior notícia era que Ronnie Peterson havia saído da Lotus, encontrando um lugar na March após a demissão de Lella Lombardi.

Desesperado em busca de dois nomes, Colin Chapman arranja Bob Evans, vindo da pré-extinção da BRM, e o jovem sueco Gunnar Nilsson. Depois de perder o patrocínio da UOP, a Shadow conseguiu, temporariamente, as estampas da Lucky Strike. Com seu novo TS19, a Surtees estreava no ano com Brett Lunger no volante.

Outra equipe que estreava o bólido em Kyalami era a Parnelli, em decadência, com seu novo VPJ4B e o retorno de Mario Andretti. Em busca de dinheiro, Frank Williams conseguiu um companheiro para Jacky Ickx, o francês Michel Leclère. Ainda com o velho N174, a Ensign trazia de volta Chris Amon, que havia se envolvido num acidente de estrada.


A Hesketh tinha o bigodudo Harald Ertl para sua estreia na temporada, enquanto Ian Sheckter era o único piloto independente inscrito com seu Tyrrell 007 preparado pela Lexington Racing. A falta de competidores sul-africanos mostrava a grande mudança que havia ocorrido em poucos anos, já que vários nomes do país sempre compareciam às provas.

Na parte particular dos pilotos, James Hunt estava sem a esposa Suzy enquanto Niki Lauda havia arranjado uma nova namorada, a bela Marlene Knaus. Parecia que, desde o início do ano, tudo estava contra o inglês, favorecendo o campeão do mundo, que claramente era o favorito para a prova sul-africana.

Já nos primeiros testes antes dos treinos, Roger Penske e Teddy Mayer causam uma controvérsia ao usar saias de policarbonato, mas, quando percebem a sua pouca eficácia, retiram-as de seus carros. Da mesma forma que aconteceu em Interlagos, James Hunt crava a pole após ser apenas um décimo mais rápido do que Lauda. Surpreendentemente, é John Watson que coloca a Penske na terceira colocação do grid.


Jochen Mass faz ótimo trabalho e é quarto, com Vittorio Brambilla em quinto, Patrick Depailler em sexto, Tom Pryce em sétimo, Jacques Laffite em oitavo, Clay Regazzoni num medíocre nono e Ronnie Peterson fechando o top ten. Ainda evoluindo os motores Alfa, Reutemann é décimo primeiro e Pace décimo quarto, com Jody Scheckter e Mario Andretti entre eles.

Decepção por parte de Jarier, que é apenas décimo quinto com Ian Sheckter, Hans Joachim Stuck e Chris Amon logo atrás. Confirmando a má fase da equipe Williams, Jacky Ickx é décimo nono e Leclère é vigésimo segundo. Lunger é vigésimo e Fittipaldi apenas vigésimo primeiro. Nas últimas posições, vergonha para a Lotus, com Bob Evans em vigésimo terceiro e Gunnar Nilsson na última colocação, com Harald Ertl no meio da dupla.


O tempo estava nublado no dia da corrida, mas sem chances de chuva. Como normalmente na época, muitos pilotos queimam a largada e prejudicam nomes como James Hunt, que perde posições importantíssimas. Se aproximando da primeira curva, Patrick Depailler balança sua Tyrrell e perde o posto para o inglês da McLaren, enquanto, mais atrás, Ian Sheckter toca em Michel Leclère e abandona.

Jochen Mass é o segundo até o fim da primeira volta, com Vittorio Brambilla e James Hunt tomando sua posição no início do giro 2. Jody Scheckter assume a décima colocação de Mario Andretti. Logo depois, é Patrick Depailler que perde o posto para Ronnie Peterson, com Carlos Reutemann decaindo após ser superado por Pryce, Regazzoni e Scheckter. Mais atrás, Stuck começa a perder posições.


Se recuperando, Gunnar Nilsson já passa pelo companheiro Bob Evans e assume a décima nona posição enquanto Ertl vem aos boxes com problemas em sua Hesketh. Na sexta volta, James Hunt assume a segunda posição de Brambilla enquanto Fittipaldi ultrapassa Evans. Na nona volta, o italiano da March perde mais uma colocação para Jochen Mass.

Lá na frente, Niki Lauda continua abrindo a diferença em relação a Hunt, enquanto Carlos Reutemann vai para os boxes com problemas no seu motor Alfa Romeo. O grupo liderado por Peterson se aproxima de Brambilla, e na 16º volta, Depailler, enquanto ultrapassava Ronnie, volta a balançar seu Tyrrell na Crowthorne, rodando no meio da pista. O sueco tenta desviar, mas é atingido pelo 007 do francês, que retorna à pista na décima terceira colocação enquanto o piloto da March abandona numa promissora corrida.


Mais atrás, Chris Amon passa por Jacky Ickx e Emerson Fittipaldi supera Gunnar Nilsson. Na décima oitava volta, Tom Pryce ultrapassa Brambilla e assume a quarta posição, enquanto, mais atrás, John Watson, que havia caído para 12º na largada, toma o oitavo posto de Mario Andretti. Niki mantém a ponta, sem dificuldades, mas começa a sentir problemas em sua Ferrari.

Pressionando Andretti, José Carlos Pace finalmente assume a nona posição antes de abandonar. Quem agradece é Jacques Laffite, que também supera o estadunidense e toma a colocação que antes era do brasileiro. O March de Vittorio Brambilla está com problemas, e o italiano não tem muito o que fazer diante dos ataques de Clay Regazzoni e Jody Scheckter. Na pífia décima quarta colocação, Jarier abandona.


A corrida perde um pouco da animação, mas James Hunt começa a diminuir a diferença de 10s que tem para Niki Lauda. Jacques Laffite supera John Watson e já é o oitavo, caminhando para os prováveis primeiros pontos da Ligier. Na 37º volta é Emerson Fittipaldi que ultrapassa o problemático FW05 de Jacky Ickx.

Já na segunda metade da corrida, Tom Pryce sofre um furo e perde posições importantíssimas, se tornando um mero figurante na parte de trás do grid. Hunt continua se aproximando de Lauda, enquanto Laffite força para ultrapassar Brambilla, abandonando após seu V12 estourar. Logo depois de ser ultrapassado por Jody Scheckter, Clay Regazzoni para com seu motor soltando fumaça.


Depailler havia perdido mais posições, agora estando no 11º posto. Aproximando do fim da prova, fica claro que Niki Lauda está com problemas: é um de seus pneus que tem um pequeno furo, mas a frieza do austríaco impede uma parada que seria fatal para o resultado da prova. Disputando a 13º posição, Brett Lunger ultrapassa Hans-Joachim Stuck.

Na frente, Lauda tenta estabilizar a diferença para Hunt, enquanto Brambilla segura a pressão de Watson e Andretti, e Amon se mantém na oitava posição apesar dos ataques de Fittipaldi, Pryce e Depailler. Na 71º volta, o pneu do atual campeão se esvazia completamente. Giros depois, sofrendo com o subesterço de sua March desde a metade da corrida, Vittorio Brambilla finalmente é superado por John Watson e Mario Andretti.


Chris Amon é outro guerreiro que sofre com os problemas de sua máquina, tendo que fazer uma parada logo depois que Emerson Fittipaldi abandonou com seu Copersucar. E ao fim das 78 voltas, é Andreas Nikolaus Lauda que cruza a linha de chegada em primeiro, apenas 1.3s na frente de James Hunt. Jochen Mass faz ótimo trabalho e termina no pódio, com Jody Scheckter fechando em quinto e a dupla à bordo de carros americanos terminando nos pontos: Watson quinto e Andretti sexto.

A vitória do austríaco reforça seu favoritismo ao título em 1976, conquistando 18 pontos dos 18 possíveis enquanto James Hunt finalmente anota seus primeiros digitos, empatando com Patrick Depailler enquanto Mass e Scheckter dividem a quarta colocação na tabela de pilotos. Apenas com Lauda marcando pontos, a Ferrari ainda tem 9 pontos de vantagem para a Tyrrell no campeonato de construtores, caminhando para um imparável bicampeonato de equipes.


RESULTADOS:
  1. 1 - AUT - Niki Lauda - Scuderia Ferrari - 1:42:18.4 - 9pts
  2. 11 - GBR - James Hunt - McLaren Ford - +1.3s - 6pts
  3. 12 - ALE - Jochen Mass - McLaren Ford - +45.9s - 4 pts
  4. 3 - AFS - Jody Scheckter - Tyrrell Ford - +1:08.4s - 3pts
  5. 28 - GBR - John Watson - Penske Ford - +1 Volta - 2 pts
  6. 27 - EUA - Mario Andretti - Parnelli Ford - +1 Volta - 1 pt
  7. 16 - GBR - Tom Pryce - Shadow Ford - +1 Volta
  8. 9 - ITA - Vittorio Brambilla - March Ford - +1 Volta
  9. 4 - FRA - Patrick Depailler - Tyrrell Ford - +1 Volta
  10. 5 - GBR - Bob Evans - Lotus Ford - +1 Volta
  11. 18 - EUA - Brett Lunger - Surtees Ford - +1 Volta
  12. 34 - ALE - Hans-Joachim Stuck - March Ford - +2 Voltas
  13. 21 - FRA - Michel Leclère - Wolf-Williams Ford - +2 Voltas
  14. 22 - NZL - Chris Amon - Ensign Ford - +2 Voltas
  15. 24 - AUT - Harald Ertl - Hesketh Ford - +4 Voltas
  16. 20 - BEL - Jacky Ickx - Wolf-Williams Ford - +5 Voltas
  17. 30 - BRA - Emerson Fittipaldi - Copersucar Fittipaldi Ford - Motor
  18. 2 - SUI - Clay Regazzoni - Scuderia Ferrari - Motor - OUT
  19. 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Matra - Motor - OUT
  20. 17 - FRA - Jean-Pierre Jarier - Shadow Ford - Radiador - OUT
  21. 8 - BRA - José Carlos Pace - Brabham Alfa Romeo - Pressão de Óleo - OUT
  22. 6 - SUE - Gunnar Nilsson - Lotus Ford - Embreagem - OUT
  23. 7 - ARG - Carlos Reutemann - Brabham Alfa Romeo - Pressão de Óleo - OUT
  24. 10 - SUE - Ronnie Peterson - March Ford - Acidente - OUT
  25. 15 - AFS - Ian Scheckter - Tyrrell Ford - Acidente - OUT
Esses foram os pilotos que participaram do GP
Volta Mais Rápida: Niki Lauda - 1:17.97 - Volta 6


Curiosidades:
- 266º GP
- X Grande Prix of South Africa
- Realizado no dia 6 de março de 1976
- 9º vitória de Niki Lauda
- 10º pódio de James Hunt
- 1º GP de Gunnar Nilsson
- 60º vitória da Ferrari
- 60º vitória do motor Ferrari


  • MELHOR PILOTO: Niki Lauda
  • SORTUDO: Jody Scheckter
  • AZARADO: Tom Pryce
  • SURPRESA: Mario Andretti
Niki Lauda foi impecável em Kyalami, liderou todas as voltas e venceu de maneira sublime enquanto enfrentava a falta de pressão de um dos pneus de sua Ferrari. Scheckter estava longe de conquistar pontos, mas a sorte em ver os rivais sofrendo problemas levaram o sul-africano ao ótimo quarto posto. Pryce vinha de maneira fantástica na quarta colocação quando enfrentou problemas. Uma pena. Enquanto isso, Andretti, retornando à Parnelli, conquistou um surpreendente ponto na África do Sul.


Campeonato de Pilotos:
  1. 1 - AUT - Niki Lauda - Scuderia Ferrari - 18pts
  2. 4 - FRA - Patrick Depailler - Tyrrell Ford - 6pts
  3. 11 - GBR - James Hunt - McLaren Ford - 6pts
  4. 3 - AFS - Jody Scheckter - Tyrrell Ford - 5pts
  5. 12 - ALE - Jochen Mass - McLaren Ford - 5pts
  6. 16 - GBR - Tom Pryce - Shadow Ford - 4pts
  7. 34 - ALE - Hans-Joachim Stuck - March Ford - 3pts
  8. 28 - GBR - John Watson - Penske Ford - 2pts
  9. 27 - EUA - Mario Andretti - Parnelli Ford - 1pt

Campeonato de Construtores:
  1. ITA - Scuderia Ferrari - Ferrari - 312T - LAU/REG - G - 18pts
  2. GBR - Elf Team Tyrrell - Tyrrell Ford - 007 - SCH/DEP - G - 9pts
  3. GBR - Marlboro Team McLaren - McLaren Ford - M23 - HUN/MAS - G - 7pts
  4. GBR - Shadow Racing Team - Shadow Ford - DN5B - PRY/JAR - G - 4pts
  5. GBR - March Engineering - March Ford - 761 - BRA/LOM/PET/STU - G - 3pts
  6. EUA - Citibank Team Penske - Penske Ford - PC3 - WAT - G - 2pts
  7. EUA - Vel's Parnelli Jones Racing - Parnelli Ford - VPJ4B - AND - G - 1pt
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExpert.com - F1-history.deviantart.com

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