sexta-feira, 11 de março de 2016

Lugares que a Fórmula 1 bem que poderia visitar... - Parte 3


E vocês leitores decidiram abrir o bico... Que ótimo! Eis que estou aqui trazendo a parte três dos circuitos que a Fórmula 1 visita, pelo menos em nossos sonhos. Diferentemente daquilo que acreditava, ainda faltava dois interessantes nomes que já fizeram parte do calendário e que não havia citado antes.

Primeiramente, se você está começando por aqui, saiba: Esqueça questões políticas, financeiras e técnicas, apenas sonhe...

DIJON-PRENOIS
Palco da disputa mais incrível da história da categoria, Dijon nunca foi um circuito atraente com suas áreas de escape secas e a falta do tão amado colorido que há no mundo, mas de qualquer forma acaba conservando um traçado interessante e, até certo ponto, desafiador. Da mesma forma de Brands Hatch, as condições para receber um grande prêmio da atualidade são precárias.


POTRERO de los FUNES
A Argentina é o país latino que mais ama e desenvolve seu automobilismo, algo que nosso querido e tradicional Brasil não é capaz de fazer. O circuito de Potrero de los Funes é um exemplo que confirma o que eu acabei de afirmar. Localizado nos arredores de um lago, o traçado é belíssimo, combinando, ainda, uma paisagem de deixar o queixo caído. Imagina um GP da Argentina realizado em Potrero de los Funes?


MOUNT PANORAMA
(Como disse, sonhe...) Lar das 24 Horas de Bathurst, Mount Panorama é um dos mais famosos circuitos do mundo, integrando um desafio que se assemelha às provas de subida de montanha ao mesmo tempo que traz a segurança de que um erro não se tornará, necessariamente, fatal. Ver um carro de Fórmula 1 por lá continua sendo um sonho distante, mas quem sabe um dia...


PHILLIP ISLAND
À beira do mar, o circuito de Phillipe Island também sabe ser bonito, sediando, como um dos principais eventos, o GP da Austrália de MotoGP. Curiosamente, os primeiros Grand Prix que receberam a oficialização de serem "da Austrália" foram realizados lá, porém a Fórmula 1 jamais pensou em colocar seu circo naquela ilha do maior país da Oceania.


ALGARVE
Enquanto pouco se falava de Estoril, todos acreditavam, e alguns ainda acreditam, que o GP de Portugal poderia ser realizado no Algarve, localizado no sul do país ibérico. A Fórmula 1 fez testes por lá em 2009, mas desde então um retorno parece estar longe de ser concretizado, com o autódromo perdendo aos poucos sua utilidade.


LAGUNA SECA
Quem nunca sonhou em ver os carros da Fórmula 1 descendo a Corkscrew? A única coisa que já chegou perto de tal foram os carros da Indy nos tempos em que a Laguna Seca ainda fazia parte do calendário. Infelizmente o autódromo não oferece condições para a realização de um GP, muito por causa de seu tamanho (mesmo que o tamanho do grid atualmente seja uma vergonha).


MUGELLO
Mugello ainda pode ser casa para o GP da Itália, especialmente com a situação instável que pode tirar Monza do calendário em breve. Usado por categorias importantes do cenário mundial, o circuito localizado perto de Florença nunca me agradou por motivos que envolvem seu traçado, algo que pode mudar de pessoa para pessoa. De qualquer forma, não reclamaria caso alguma prova da categoria ocorresse por lá...


ASSEN
Também recebendo categorias de renome internacional, Assen parece ser, pelo menos para mim, o caminho mais natural a ser seguido em caso de um retorno do GP da Holanda. Tendo um traçado interessante, o autódromo também seria digno de um GP de Fórmula 1 apesar de seus meros 4.545Km.


ROAD AMERICA
Um dos mais idolatrados circuitos da América obviamente deveria estar nesta lista. Recebendo diversas categorias a cada ano, Road America é amado pelos fãs do automobilismo mundial com um traçado montado sobre um complexo belíssimo. Bem que gostaríamos de ver a Fórmula 1 por lá, mas parece ser inviável... pelo menos até a saída de Ecclestone.


SONOMA
Gosto do traçado do Sonoma Raceway, mas se existe algo que não me agrada no circuito norte-americano é a falta de verde. Eu, que sou apreciador de circuitos que misturem a natureza com o automobilismo, particularmente acabo não me interessando por Sonoma. De qualquer forma, como os outros citados aqui na lista, o autódromo recebe várias categorias durante o ano, sediando provas importantes como a decisão da Indy no ano passado.


BILSTER BERG
Eis um circuito que você provavelmente nunca ouviu falar e que mesmo assim poderá arrancar suspiros por sua beleza. Pela foto parece ser pequeno e simples, mas quando você clica neste link é possível ter uma real idéia de seu tamanho. E como qualquer circuito alemão, é marcado por subidas e descidas, curvas desafiadoras e muito verde. Seria muito pensar em ver a Fórmula 1 lá perto de Hanover, em um autódromo feito como resort? 

Amanhã vamos para a quarta e última parte da série de posts que esquece qualquer impossibilidade técnica, econômica ou política, colocando nossos sonhos sobre uma mesa mesmo sabendo que são de difícil, ou de impossível, realização. Espero que estejam gostando.

Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário