sábado, 12 de março de 2016

10 Anos - Räikkönen e Rosberg dão show na abertura da temporada de 2006


Há exatamente dez anos, a categoria chegava ao circuito de Sakhir para a primeira abertura de temporada fora da Austrália desde 1996. Com um novo sistema de qualificação, que agradou, o circo voltava a ver, depois de cinco anos, o carro #1 não ser de Michael Schumacher. O mais jovem campeão de sempre, Fernando Alonso, não fez um bom tempo nos treinos e se contentara com um quarto lugar no grid.

Felipe Massa, estreando pela Ferrari, fez ótimo trabalho para conquistar a primeira fila ao lado de seu companheiro, que voltava a ser poleman. Fazendo sua estreia na Fórmula 1, Nico Rosberg foi 12º, com Räikkönen tendo o azar de largar na última posição após bater nos treinos. A corrida prometia, mas os tempos já não eram mais os mesmos: os saudosos V10s haviam sido substituídos pelos V8s.


Depois da largada, Alonso já era o segundo colocado ao ultrapassar Massa e Button, com inglês fazendo péssima largada. Ao fundo, problemas para Chrsitijan Albers e Nico Rosberg. Tentando fazer valer sua entrada na Scuderia, Massa força em cima do atual campeão e acaba rodando, retornando apenas nas últimas posições.

Escalando o pelotão, Kimi Räikkönen se torna oitavo colocado ao passar por Jacques Villeneuve e Giancarlo Fisichella. Michael Schumacher havia parado, e agora Fernando Alonso estava na liderança da prova. Depois de enfrentar problemas na primeira volta de sua carreira, Nico Rosberg já é décimo sexto à frente de nomes como Ralf Schumacher e Felipe Massa.


Problemas com Barrichello tiram o brasileiro da Honda da zona de pontuação, beneficiando ainda mais Vitantonio Liuzzi, que surpreendentemente vem andando no mesmo nível de David Coulthard. Quem também está surpreendendo é Christian Klien, que mantém uma boa posição na frente de Mark Webber. Depois das primeiras paradas, Alonso está ainda mais perto do heptacampeão.

No trigésimo sexto giro, é o espanhol que assume a liderança da corrida. Voltas depois, Button ainda perderia o pódio para a dupla da McLaren, com Montoya tentando segurar um forte Räikkönen em busca de recompensa após tão suada prova. De repente, Rosberg já havia passado Klien, Coulthard, Liuzzi, Heidfeld e Barrichello para assumir a sétima colocação - fazendo também a melhor volta da corrida.


O promissor alemão, filho de um dos campeões mais subestimados da história, vinha com força para sua primeira temporada na Fórmula 1. Lá na frente, Räikkönen se tornava o terceiro colocado enquanto Felipe Massa sofria dificuldades contra as Red Bull, ultrapassando Coulthard mas não se aproximando de um surpreendente Klien.

No fim das 57 voltas, Fernando Alonso vencia novamente em Sakhir com Michael Schumacher prometendo uma recuperação após o pífio 2005, enquanto Räikkönen ainda estava na balada. Button foi quarto, Montoya quinto, Webber sexto, Rosberg sétimo e Klien oitavo. A temporada promete...

Imagens tiradas do GPExpert.com.br - f1-fansite.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário