sábado, 26 de março de 2016

Tensão, tragédia e emoção


Já se passaram mais de 40 anos, mas aquele 27 de abril de 1975 continua sendo um dos mais tensos e infelizes dias da história da Fórmula 1. O quarto GP da Espanha realizado nas ruas de Montjuïc, marcado pela sua beleza vislumbrante, parecia estar fadado à um fim trágico desde que os pilotos chegaram. As críticas pela falta de segurança eram inúmeras, mas, como sempre, quem falou mais alto foi o dinheiro.

Mesmo após algumas melhorias durante a noite de sexta para sábado, o circuito estava despreparado para receber uma prova de Fórmula 1. Aquela situação fez Emerson Fittipaldi não largar no domingo, enquanto Wilsinho e Arturo Merzario boicotaram após a confusa primeira volta marcada pelo acidente de Lauda, que felizmente saiu sem ferimentos.

Com o passar da prova, aquela que havia largado na vigésima quarta colocação começava a ganhar posições, beneficiada pelos inúmeros abandonos que ocorriam num circuito de rua. Lella Lombardi fez prova regular, resistindo no meio dos restos mortais de carros e mais carros a cada volta, disputando por posições com Brambilla e Jarier, enquanto previa um iminente atraque de Watson e Regazzoni.

Quando era oitava colocada, a tragédia acontece: Rolf Stommelen perde sua asa traseira e levanta voo após a "Rasante", ponto mais icônico do circuito espanhol, levantando voo sobre o guard-rail para matar três bombeiros e um fotografo canadense. Além de atingir mais de um dezena de pessoas, Stommelen estava extremamente ferido dentro de sua Lola, retorcendo no meio de destroços brancos e vermelhos da pintura "Embassy".

A prova ainda teria outras quatro voltas que seriam determinantes para o resultado de Lombardi, que foi informada do fim da corrida quando estava dois giros atrasada em relação ao vencedor Jochen Mass. O sexto lugar estava garantido, mas a alegria não... O fim-de-semana marcado pela tensão, além de mostrar ao mundo, pela primeira vez, pilotos como Brise e Jones, teve um fim trágico, na qual manchou toda a história de Monjtuïc Park, que passou a ser lembrado pela tragédia e não por sua beleza...

Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário