É, as respostas vieram como água no oceano, tantos modelos, e algumas surpresas, que derem alegrias e decepções aos tifosi. Fiquei impressionado por algumas escolhas, mas já esperava outras, como a de 1990 e 1989, que quase não mudou nada. Agradeço por todos os comentários, que foram correspondidos como esse enorme post, com 17 carros produzidos pela Ferrari, apreciem:
156 F1
O carro foi usado em 4 temporadas diferentes, desde 1961 até 1964, tendo seus anos dourados logo na estreia, com uma dupla fenomenal formada por Phil Hill e Wolfgang von Trips, sem contar a vitória na França com Giancarlo Baghetti. Infelizmente o carro ficou marcado pelos extremos, a alegria de dar aos EUA seu primeiro título, mas a tristeza de matar um sonho alemão ao lado de 14 pessoas.
F60
Mesmo em uma ano de carros terrivelmente feios, a Ferrari conseguiu surpreender e criar um lindo carro, que, infelizmente, venceu apenas uma corrida, com Kimi na Bélgica. Com ele Felipe Massa quase morreu na Hungria, e Badoer e Fisico dividiram a posição de substitutos...
F2012
Surpresa? Enorme, nunca imaginei que alguém achasse esse carro bonito, mas opinião é opinião, e cada um tem a sua. Alonso fez seus milagres, arrancou 3 vitórias de um carro péssimo de reta, e vários outros pódios, mas nada disso salvou-o de mais um vice de Vettel, que teve uma extrema virada no Campeonato. Depois do péssimo começo, Felipe recuperou a confiança durante a temporada e fez grandes últimas provas...
F1-2000
O carro que destruiu o jejum de mais de 20 anos. Esse tem ótimas histórias para contar, especialmente de seus feitos, em dar á Barrichello sua primeira vitória, deixar o Campeonato mais disputado, com Schummy sofrendo no meio da temporada, mas também acabando com a graça no fim, com o alemão vencendo todas as 5 últimas corridas. Era o início, definitivamente, de um era
F1/87
O carro que a Ferrari fez uma coisa quase impossível, manter o mesmo chassis durante duas temporadas, sem perder muito o seu espaço. Conquistou três vitórias, todas com Berger, a mais marcante em 1988, em Monza, ao lado de Alboreto. Mas o carro jamais foi uma maravilha como as Williams e McLarens, para vocês terem uma ideia, no meio de 1987, 5 corridas não tiveram Ferraris terminando, sem contar mais duas vezes que isso aconteceu...
248 F1
A primeira Ferrari de Felipe Massa, e a última de Michael Schumacher, que quase deu ao alemão um 8º título, que foi perdido em Suzuka, quando seu motor estourou, fazendo que ele perdesse dez pontos em relação de Alonso. As nove vitórias foram espetaculares, as duas primeiras do brasileiro, incluindo no Brasil, e as sete últimas de Schummy.
F2004
Um carro que deu a Schummy seu maior domínio, com 13 vitórias durante a temporada de 2004, que teve 18 corridas. O mais incrível foi ver que o carro não era tão bom em certas pistas, como na França, quando Alonso era favorito, mas com uma surpreendente estratégia, o alemão tomou sua vitória. Outro fato fantástico é que esse carro 12 das 13 primeiras corridas que disputou, todas com Schummy, enquanto Barrichello venceu uma, na Itália.
F2003-GA
O carro que salvou a Ferrari de uma provável derrota em 2003, depois de um péssimo início, com a Williams e a McLaren sendo melhores e mais eficientes do que a equipe italiana, que reagiu e criou o GA, que recuperou o prestigio de Schumacher, que venceu 5 corridas, enquanto Rubinho duas, inclusive em Silverstone, dita com sua melhor prova desde Hock em 2000.
F2007
Tem tanto carro lindo nessa lista, e chegamos a mais um, agora o da temporada de 2007, que milagrosamente foi campeã com Räikkönen, e também com Massa, no Campeonato de Construtores, já que a McLaren foi DSQ. Nove poles e nova vitórias, domínio em certas pistas, péssimos desempenhos em outras. Räikkönen ressurgiu depois do meio da época, enquanto Massa afundou-se depois da França...
312T2
Mais um filho da Ferrari 312T, o carro que quase matou Niki Lauda, e também foi vice no Campeonato de Construtores. Construído por Mauro Forghieri, tendo um monstruoso V12 empurrando-o. Houve apenas três vitórias com ele em 1976, todas com Lauda, já que Regazzoni, muito provavelmente, abalada com a perca do título de 1974, mal conseguia um pódio.
312T
Também citaram o carro de 1975, que na minha opinião, é mais bonito do que o de 1976. Com esse carro, Lauda combateu e venceu Emerson Fittipaldi, que viu uma nova geração subindo ao topo. Rega teve uma temporada mais regular do que no ano seguinte, chegando a vencer na Itália. Mas isso não vale nada perto do título do companheiro, que dominou 5 fim-de-semanas.
126C4
O último carro ferrarista da geração 126C, que participou de corridas em 1984, temporadas sem muitas boas lembranças para os tifosi, que viram apenas uma vitória, vindo com Alboreto em Zolder. Mas isso pode até ser suprido pelo show em Dallas feito por Arnoux, que tentou repetir a temporada de 1983, mas não conseguiu.
156/85
O primeiro carro, depois dos testes com o motor turbo, era fantástico, regular, potente, leve e com bons pilotos sob seu comando. Alboreto conquistou suas últimas duas vitórias com ele, mas depois do GP da Alemanha, o italiano perdeu o ritmo e viu Alain Prost voltar ao topo do Campeonato, se tornando campeão do mundo. E pela falta de regularidade de Johansson, a equipe não viu um título de construtores.
642
A Ferrari produziu carros muito semelhantes entre 1989 e 1991, mas todos eram sempre muito belos. Esse carro não trouxe muitas alegrias, participando apenas das 6 primeiras provas da temporada, e tendo um segundo lugar como melhor resultado, conquistado por Prost, que era o mais crítico de seus pilotos, crítico que não duraria muito tempo por lá...
641
Agora voltando em um ano, quando o francês teve chances de disputar o título, mas perdeu pelo fato da Ferrari ser uma carroça depois do meio da temporada. Parecia que tudo estava bem, pelo menos até o GP da Grã-Bretanha, com Alain Prost vencendo 3 corridas seguidas. Parecia, porque depois disso só decepções e duas vitórias, outra do francês e a única do Leão.
312B
Pensei muito em coloca-la na minha lista, mas não achei uma imagem que mostrasse toda a sua beleza, mas parece que o pessoal entende mesmo. Também desenvolvido por Forghieri, com esse carro Jacky Ickx iniciu uma recuperação em 1970, indo em busca de um título inédito, que acabou não vindo por causa de um brasileiro, um tal de Emerson Fittipaldi...
640
O mais belo carro aspirado da Ferrari durante os anos 80-90, isso para alguns é verdade, para outros não, mas todos concordam que esse carro é uma belezura. Pilotada por Berger e pelo Leão, os testes de câmbio semi-automático aconteceram nela, e por isso o austríaco teve que enfrentar 12 abandonos em 16 provas, além de uma não disputada. Já Mansell estreou a mil, conquistando uma vitória no Rio. Mas depois os problemas voltaram-se a ele, apenas no meio da temporada ele voltou ao pódio e a vencer, como na Hungria. Já na parte final, Berger herdou uma vitória de Senna, que acabou batendo com o britânico em Portugal.... oh ano bom...
F1/86
O carro que correu em 1986 não lembrava nada o antecessor, ou seriam seus pilotos? Albo só subiu uma vez ao pódio, enquanto Johansson batalhou com o cavalinho negro de Maranello para conquistar quatro 3º lugares, seus melhores resultados. O carro não rendia muito. e quando rendia era para batalhar pelo pódio...
643
Um lindo carro que serviu de tentativa de salvação da equipe na temporada de 1991. Conquistou muitos resultados expressivos, especialmente em relação ao antecessor. Prost mais uma vez terminou em segundo, tendo-o como melhor resultado, em duas corridas, enquanto Alesi ficou com dois terceira posições...
F92A
Chegamos a última Ferrari na nossa lista, outra negra na história de Maranello, mas, caso o critério seja beleza, aí a situação é outra. Jean Alesi, Ivan Capelli e Nicola Larini foram os crucificados nesse projeto, que subiu duas vezes ao pódio, abandonando em 20 ocasiões com o italiano e o francês, que, quando não sofria com seu carro vermelho, fazia uma linda corrida...
Essa foi a opinião de vocês, sempre comentem para ela aparecer aqui, nesse post chamado TOP 10 - Sua Opinião, que tem mais a ver com TOP 20 do que TOP TEN...
Imagens tiradas do Google Imagens
a 312T,a 641,a F2000,a F2004 e a 248F1 são na minha opnião os carros mais lindos da Scuderia.
ResponderExcluir