Vou ser rápido e direto: Não muita coisa. Essa ideia minha não foi tomada porque ele era um piloto do fundo do pelotão e jamais havia ganhado um título, mas porque a Fórmula 1 evoluiu em quase tudo que é possível. Hoje vou dar minha opinião sobre a carreira do francês, sobre seu acidente, e sobre as prováveis medidas de segurança que poderão ser adotadas.
Sabe quando você tem uma afinidade com um piloto desde sua estreia? Essa era a minha pelo Bianchi, e aos poucos isso foi aumentando com seus grandes feitos com a Marussia, mais precisamente em 2014. O ápice da minha idolatria foi quando ele sofreu seu acidente no Japão, e sem ter internet, ficava louco á espera de notícias seja de onde viessem.
Um piloto de apenas 25 anos, que tinha um futuro tão grande pela frente, a ponto de lembrar que Senna tinha essa mesma idade em 1985, em sua segunda temporada na categoria, da mesma forma de Jules. Talentoso e respeitoso, Bianchi veio de uma família que vivia de automobilismo, desde suas gerações mais antigas, a ponto de algumas não serem francesas como o de Lucien Bianchi.
A F-1 perdeu uma parte de sua história, não a que já aconteceu, mas a que iria acontecer. O francês era apoiado pela Ferrari e tinha tudo para correr pela equipe em 2016, no lugar de Kimi Räikkönen, numa época de um reinício da equipe de Maranello na categoria. Seu futuro era tão promissor que é um dos melhores pilotos a jamais vencer uma corrida na categoria, agora, na minha opinião, ao lado de Stefan Bellof...
O acidente aconteceu no fatídico dia 5 de outubro de 2014... Na escola, cheguei a fazer um texto sobre esse dia, isso mesmo, fiz um texto na qual até a professora corrigiu e vistou... afinal, esse foi o pior dia da minha vida, em relação á categoria, já que me vi sofrendo pelo acidente de Jules, e dias depois sabendo da morte do
MITO,
Andrea de Cesaris. Eu estava sem internet naquela semana, por isso jamais escrevi sobre essa corrida, e sobre esse dia, na qual a história perdeu algumas de suas partes.
Depois de saber que a Marussia de de Villota travou em 2012, acabei colocando essa ideia para 2014, para o motivo de Bianchi não ter desacelerado suficientemente para evitar o terrível choque, que não aconteceu em sua cabeça, ao contrário de que muita gente acha. Não há nenhum risco sequer em seu casco, e podemos constatar isso nas imagens, mas a violência do impacto foi tanta que a desaceleração foi capaz de deixa-lo inconsciente.
A culpa foi dele? Essa é a falta de vergonha da FIA em falar isso, essa é minha sincera e humilde opinião. Os fatores que levaram o acidente foram vários, e não apenas um. Vamos começar com o fim-de-semana em Suzuka. Estava previsto um tufão para o dia da corrida, que se concretizou, mas por quê não adiar a corrida para alguma outra data entre o GP da Rússia e dos EUA?
O local do acidente foi também infeliz. Ali, outros dois fortes acidentes aconteceram na categoria, primeiro com Martin Brundle em 1994, 20 anos antes, com as condições semelhares. O britânico acabou atropelando um fiscal que retirava um carro de lá. Em 2001, foi ali que acabou a carreira de Jean Alesi e a passagem na Sauber de Kimi. A batida entre eles foi forte também, com o finlandês levantando voo na direção da cabeça do francês, que teve sorte, da mesma forma dos outros pilotos que estavam passando na pista no momento da batida...
O que um trator/guidaste estava fazendo ali? Aquele é um lugar de estar? É pessoal, essa é a pior pergunta para mim. Por quê não retirar o carro com um guindaste que esteja fora da pista? Por quê teve que ser um pequeno trator a fazer esse trabalho? A F-1 já não devia ter aprendido da burrada que fizeram em Nürburgring em 2007, quando colocaram um veículo pesado na curva em que vários pilotos estavam perdendo o controle?
Além de tudo isso, é claro, por quê Jules não freou o bastante? Teria travado o carro, como aconteceu com Maria em 2012? Será que desmaiou? Tentou ver um espaço para não bater no trator, mas calculou mal? São perguntas que, como as outras, só podem ser respondidas por Deus. Jamais saberemos as respostas delas, nem se buscarmos incansavelmente...
Agora minhas resoluções sobre o acidente? As mesmas sobre a do Alonso... jamais saberemos, como disse no último paragrafo, porque nem a FIA, nem a Marussia saberão explicar corretamento ao público... Ficaremos assim, da mesma forma que ficamos da morte de Senna e de Ratzenberger, sem saber a causa certeira do acidente, apenas nas teorias...
Por último, o que sua morte pode significar para a categoria, alguma mudança? Alguma nova medida de segurança? Carros com cockpits fechados? Vamos lá! As mudanças poderão não ser tão grandes, talvez a maior seja na hora de colocar o SC e o local de deixar os guindastes, de forma acessível para qualquer acidente ser resolvido da maneira mais rápida possível.
A maneira de como a corrida na chuva pode ocorrer também será diferente, só torço para que tenha corridas embaixo de chuva, pois são absolutamente mais emocionantes. O grande problema é quando a organização coloca vidas em risco pelo nome do dinheiro, que sempre falou, e infelizmente, sempre falará mais alto do que a vida de um qualquer. A corrida nem sequer devia acontecer, pois as condições meteorológicas indicavam um tufão, não uma chuva qualquer, que possibilitaria o acontecimento da prova.
A Fórmula 1 só tem a aprender com essa mais nova fatalidade. Só espero que saibam como colocar em prática essas lições, e não fazendo me**** "em nome da segurança" como seria colocar um cockpit fechado nos carros, pois isso é um absurdo. A F-1 sempre foi assim, e sempre terá que ser assim, independentemente do que aconteça. Clark e Senna morreram e não fizeram isso, tomara que continuem assim, pois se você quer ver uma carapuça cobrindo os carros, vá assistir WEC, Turismo e Stock Car...
Em breve um post mais detalhado do por quê de eu não querer ver carros com cockpits fechados na categoria. Essa foi a postagem de hoje, dando algumas opinião sobre quem foi, o que aconteceu, e o que poderá acontecer com o nome de Jules Bianchi...
Essa é a primeira vez que vejo uma morte na F-1, e sem dúvida dessa geração também, todos nós estamos muitos arrasados. Quando soube da notícia, meu coração de disparou e não consegui aguentar... agora acho que é a melhor hora para pilotos como Emmo, Jackie, Jody e Niki se manifestarem, apoiando a todos nós, que enfrentamos isso pela primeira vez...
Adeus, herói, que conseguiu
MITAR com uma Marussia, e morreu tentando ser campeão, ficando feliz com isso da mesma forma que disse a frase... #ThaksJules
Dou meus pêsames a toda a família e aos amigos de Jules..
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Adeus, Jules... |
Termino agora, ouvindo a música 'Show Must Go On', de Queen, na qual represente o que deve acontecer de agora em diante, o show deve continuar...
Imagens tiradas do Google Imagens e Motorsport.com
Também penso que o fato do cockpit ser aberto, não tem relação com as cagadas que acontecem na f1
ResponderExcluirA culpa foi do porpio jules
ResponderExcluirJules era farco a culpa do acidente foi dele, e pior que os pilotos do barzil
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