domingo, 5 de julho de 2015

Minha Opinião: E Mais Uma da Williams...


Esse é um problema que aflige a Williams há anos, mas dessa vez, os erros na estratégia passaram do limite, indo de uma dobradinha certeira para um 4º e 5º lugar. Dessa vez, os fãs do Massa (mais conhecidos como massetes) e do Bottas (as bottetes), deverão se entender melhor, pois ninguém acabou saindo ganhando dessa situação.

O começo da prova foi surpreendente, com Felipe e Valtteri pulando para a ponta antes da primeira curva. Outro que fez uma grande largada foi Hülkenberg, que saiu de 9º para passar as duas Ferraris além de Kvyat e Sainz Jr. Logo na quarta curva, o finlandês cometeu seu primeiro erro, deixando espaço para Hamilton assumir a 2º posição.


Mais atrás, uma confusão envolvendo as Lotus e McLarens tiraram três pilotos da prova. Depois da saída do SC houve outro acidente, agora um, no mínimo tosco, causado pelo estilo afoito e os pneus freios de Max Verstappen, que rodou na segunda curva. Agora começaríamos a ver uma grande corrida, com as Williams andando no mesmo ritmo das Mercedes e se mantendo na ponta.

Parecia que finalmente ela voltaria a vencer, e logo com Felipe Massa, que aguentava os ataques de Bottas, que muitas vezes foi impedido de passar o companheiro. Hamilton arriscou, e acabou ganhando com isso, assumindo a ponta depois da parada de Massa, Rosberg e Bottas. Agora o finlandês não tinha o mesmo ritmo, tendo que aguentar os ataques de Nico Rosberg, que buscava logo ultrapassa-lo para ir para cima de Felipe e Lewis.


A chuva começou a se aproximar, e sem dúvida serviria para melhor a prova. Muitos pararam cedo, se dando mal, mas outros pararam no momento certo, entre eles Hamilton e Vettel. Até que na primeira parada, a Williams não fez um erro tão grave, pois ainda estava no pódio, mas nas últimas voltas se arrependeu de não trazer nenhum de seus pilotos, que, quando pararam, voltaram atrás do alemão da Ferrari, que fez uma linda prova de recuperação.


Agora, seu defeito estava ainda mais "na cara" do público, que já percebia isso em outras ocasiões, mas nenhuma delas poderia tirar uma Mercedes do pódio, ou até vencer a corrida. Seria Rob Smedley o principal culpado? Não sabemos, mas posso dar um chute, a equipe do "Tio Frank" precisa mudar agora, nada de demissões e contratações, mas mudar o jeito de fazer estratégias para as corridas. E, com isso, mais uma vez vimos um pódio H-R-V, ou Hamilton-Rosberg-Vettel, que são, absolutamente os melhores pilotos do ano.

A Manor apareceu com azul de mais um patrocinador, sucesso Manor...

Vimos a melhor corrida do ano? Para alguns sim, para outros não, e sou um desses outros, que consideram os GPs do Bahrein e da Áustria ainda como os melhores até agora, de uma temporada que não lembra nada a do ano passado, que foi cheia de emoção da primeira á última corrida, com grandes provas no Bahrein, Mônaco, Alemanha, Hungria, Japão, Bélgica, Brasil e Abu Dhabi.

Agora vamos para as notas da corrida, coisa que sempre pensei em fazer, mas acabava esquecendo de colocar nas últimas "edições" dessa minha opinião sobre a corrida:

Olha lá o cara que pensou que a gente ia perder...

Mercedes - 9,6
Lewis Hamilton - 9,5
Nico Rosberg - 9,1
A Mercedes foi inteligente, e viu apenas um de seus pilotos fazer uma grande corrida, Lewis Hamilton foi um verdadeiro batalhador para recuperar a ponta, que veio com a estratégia da equipe alemã, que não conseguiu fazer o mesmo com Rosberg, que sofreu com as Williams e só conseguiu passar quando a chuva aumentou.

Ferrari - 8,9
Sebastian Vettel - 9,7
Kimi Räikkönen - 9,0
A Ferrari não teve um grande fim-de-semana, mas surpreendeu ao colocar Vettel no caminho do pódio, mérito do alemão e também de seu engenheiro, que foi mais inteligente do que o de Kimi, que foi completamente prejudicado por colocar pneus intermediários muito cedo. Já vou adiantando, Seb foi o melhor piloto da prova, é claro que outros pilotos também deram um belo show, mas nada que superasse o alemão vestido de vermelho.


Williams - 7,5
Valtteri Bottas - 9,0
Felipe Massa - 9,5
O próprio post já explica porque a Williams foi a pior equipe da corrida, errando mais uma vez na estratégia. Bottas cometeu três erros, sendo que em dois perdeu a posição, primeiro para Hamilton na primeira volta, depois teve sorte, repetindo o mesmo depois que saiu dos boxes tendo Rosberg atrás. Mias tarde, já com a chuva, ele entrou mal da Copse e perdeu a posição. Já Massa, como o companheiro, fez uma ótima largada, e manteve-se na ponta, aguentando a pressão até a parada, que destruiu sua vitória, e mais tarde seu pódio...

Red Bull - 8,9
Daniel Ricciardo - 5,6
Daniil Kvyat - 9,6
A Red Bull não fez uma grande corrida, na verdade foi tímida durante todas as 52 voltas, simplesmente sendo lembrada pelo abandono de Daniel Ricciardo, que não teve muito o que fazer, e também pelo show do russo Kvyat, que se recuperou da má largada e terminou disputando a 5º colocação com Valtteri Bottas. Parece loucura, mas apostava nele no ano passado, e digo: Ele tem futuro.


Force India - 9,0
Nico Hülkenberg - 9,3
Sergio Pérez - 9,0
Um ótima prova da equipe e dos pilotos da Force India, que está melhorando a cada corrida, e vendo que seus dois pilotos tem mais potencial do que muitas outras duplas do grid. Hulk largou muito bem, pulou para 5º logo na largada e manteve essa posição por algumas voltas até ser superado pelas Ferraris. Já Pérez, conseguiu passar Sebastian Vettel, mas não resistiu por muito tempo, pelo menos terminou em 9º...

Lotus - 5,0
Romain Grosjean - 5,0
Pastor Maldonado - 5,0
Todos com a mesma nota, mas por quê? Porque não tive tempo de ver como eles se comportariam, tudo por causa do acidente na largada, que chegou a ter um deles voando após tocar no companheiro, que causou toda a confusão ao lado de Alonso.


Toro Rosso - 5,0
Max Verstappen - 5,0
Carlos Sainz Jr - 5,0
Dessa vez tive até tempo para pensar, mas a verdade é que o acidente de Verstappen também foi causado pelos pneus frios, mas, na maior parte, pela "afoição" do novato, enquanto seu companheiro teve uma corrida apagada até abandonar na volta 31.

Sauber - 7,6
Marcus Ericsson - 5,2
Felipe Nasr - 5,0
A Sauber tirou um lugar pontuável para Marcus Ericsson, e deu no colo de Fernando Alonso, tudo por trazer o sueco muito cedo, fazendo que o pneu se desgastasse mais. Já Nasr, teve azar por ter problemas na caixa de câmbio, mas deixa para a próxima, pelo menos não largou atrás do companheiro.

McLaren - 7,6
Fernando Alonso - 8,6
Jenson Button - 5,0
A McLaren comemorou mais pontos, agora com Fernando Alonso, que teve muita sorte para terminar em 10º. Depois de se envolver num acidente na largada, o espanhol se recuperou para conquistar seu primeiro, e talvez único ponto, da temporada, para, pelo menos, não ficar zerado como ficou em 2001. Já Button, teve mais azar, foi atingido pelo companheiro e teve que abandonar em casa.

Quando o cara é MITO, ele para até o outro MITO

Manor Marussia
Will Stevens - 5,1
Roberto Merhi - 6,0
Correndo em casa, Stevens teve um fim-de-semana melhor do que Merhi, mas quando foi para valer, embaixo de chuva, ele acabou rodando sozinho e perdeu a 12º colocação, que ficou com o companheiro, que teve muita sorte para se manter á frente dele no Campeonato...

Olhando as imagens, tenho agora minhas dúvidas se foi um erro ou um furo de pneu

PRÊMIOS:

  • MELHOR PILOTO: Sebastian Vettel
  • MELHOR EQUIPE: Mercedes
  • PIOR PILOTO: Max Verstappen
  • PIOR EQUIPE: Williams
  • AZARADO: Felipe Nasr / Felipe Massa / Valtteri Bottas / Kimi Räikkönen
  • SORTUDO: Sebastian Vettel
  • Prêmio Bônus - QUE LOUCURA CARA: McLaren

Como assim: "Que loucura cara"? Quero lembrar a todos que a McLaren Honda prometia um pódio para Silverstone, já que estava "melhorando" sua performance... É, parece que não chegaram nem entre os 5 primeiros...

Imagens tiradas do GPUpdate.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário