Esse é um problema que aflige a Williams há anos, mas dessa vez, os erros na estratégia passaram do limite, indo de uma dobradinha certeira para um 4º e 5º lugar. Dessa vez, os fãs do Massa (mais conhecidos como massetes) e do Bottas (as bottetes), deverão se entender melhor, pois ninguém acabou saindo ganhando dessa situação.
O começo da prova foi surpreendente, com Felipe e Valtteri pulando para a ponta antes da primeira curva. Outro que fez uma grande largada foi Hülkenberg, que saiu de 9º para passar as duas Ferraris além de Kvyat e Sainz Jr. Logo na quarta curva, o finlandês cometeu seu primeiro erro, deixando espaço para Hamilton assumir a 2º posição.
Parecia que finalmente ela voltaria a vencer, e logo com Felipe Massa, que aguentava os ataques de Bottas, que muitas vezes foi impedido de passar o companheiro. Hamilton arriscou, e acabou ganhando com isso, assumindo a ponta depois da parada de Massa, Rosberg e Bottas. Agora o finlandês não tinha o mesmo ritmo, tendo que aguentar os ataques de Nico Rosberg, que buscava logo ultrapassa-lo para ir para cima de Felipe e Lewis.
A Manor apareceu com azul de mais um patrocinador, sucesso Manor... |
Agora vamos para as notas da corrida, coisa que sempre pensei em fazer, mas acabava esquecendo de colocar nas últimas "edições" dessa minha opinião sobre a corrida:
Olha lá o cara que pensou que a gente ia perder... |
Mercedes - 9,6
Lewis Hamilton - 9,5
Nico Rosberg - 9,1
A Mercedes foi inteligente, e viu apenas um de seus pilotos fazer uma grande corrida, Lewis Hamilton foi um verdadeiro batalhador para recuperar a ponta, que veio com a estratégia da equipe alemã, que não conseguiu fazer o mesmo com Rosberg, que sofreu com as Williams e só conseguiu passar quando a chuva aumentou.
Ferrari - 8,9
Sebastian Vettel - 9,7
Kimi Räikkönen - 9,0
A Ferrari não teve um grande fim-de-semana, mas surpreendeu ao colocar Vettel no caminho do pódio, mérito do alemão e também de seu engenheiro, que foi mais inteligente do que o de Kimi, que foi completamente prejudicado por colocar pneus intermediários muito cedo. Já vou adiantando, Seb foi o melhor piloto da prova, é claro que outros pilotos também deram um belo show, mas nada que superasse o alemão vestido de vermelho.
Williams - 7,5
Valtteri Bottas - 9,0
Felipe Massa - 9,5
O próprio post já explica porque a Williams foi a pior equipe da corrida, errando mais uma vez na estratégia. Bottas cometeu três erros, sendo que em dois perdeu a posição, primeiro para Hamilton na primeira volta, depois teve sorte, repetindo o mesmo depois que saiu dos boxes tendo Rosberg atrás. Mias tarde, já com a chuva, ele entrou mal da Copse e perdeu a posição. Já Massa, como o companheiro, fez uma ótima largada, e manteve-se na ponta, aguentando a pressão até a parada, que destruiu sua vitória, e mais tarde seu pódio...
Red Bull - 8,9
Daniel Ricciardo - 5,6
Daniil Kvyat - 9,6
A Red Bull não fez uma grande corrida, na verdade foi tímida durante todas as 52 voltas, simplesmente sendo lembrada pelo abandono de Daniel Ricciardo, que não teve muito o que fazer, e também pelo show do russo Kvyat, que se recuperou da má largada e terminou disputando a 5º colocação com Valtteri Bottas. Parece loucura, mas apostava nele no ano passado, e digo: Ele tem futuro.
Nico Hülkenberg - 9,3
Sergio Pérez - 9,0
Um ótima prova da equipe e dos pilotos da Force India, que está melhorando a cada corrida, e vendo que seus dois pilotos tem mais potencial do que muitas outras duplas do grid. Hulk largou muito bem, pulou para 5º logo na largada e manteve essa posição por algumas voltas até ser superado pelas Ferraris. Já Pérez, conseguiu passar Sebastian Vettel, mas não resistiu por muito tempo, pelo menos terminou em 9º...
Lotus - 5,0
Romain Grosjean - 5,0
Pastor Maldonado - 5,0
Todos com a mesma nota, mas por quê? Porque não tive tempo de ver como eles se comportariam, tudo por causa do acidente na largada, que chegou a ter um deles voando após tocar no companheiro, que causou toda a confusão ao lado de Alonso.
Max Verstappen - 5,0
Carlos Sainz Jr - 5,0
Dessa vez tive até tempo para pensar, mas a verdade é que o acidente de Verstappen também foi causado pelos pneus frios, mas, na maior parte, pela "afoição" do novato, enquanto seu companheiro teve uma corrida apagada até abandonar na volta 31.
Sauber - 7,6
Marcus Ericsson - 5,2
Felipe Nasr - 5,0
A Sauber tirou um lugar pontuável para Marcus Ericsson, e deu no colo de Fernando Alonso, tudo por trazer o sueco muito cedo, fazendo que o pneu se desgastasse mais. Já Nasr, teve azar por ter problemas na caixa de câmbio, mas deixa para a próxima, pelo menos não largou atrás do companheiro.
McLaren - 7,6
Fernando Alonso - 8,6
Jenson Button - 5,0
A McLaren comemorou mais pontos, agora com Fernando Alonso, que teve muita sorte para terminar em 10º. Depois de se envolver num acidente na largada, o espanhol se recuperou para conquistar seu primeiro, e talvez único ponto, da temporada, para, pelo menos, não ficar zerado como ficou em 2001. Já Button, teve mais azar, foi atingido pelo companheiro e teve que abandonar em casa.
Quando o cara é MITO, ele para até o outro MITO |
Manor Marussia
Will Stevens - 5,1
Roberto Merhi - 6,0
Correndo em casa, Stevens teve um fim-de-semana melhor do que Merhi, mas quando foi para valer, embaixo de chuva, ele acabou rodando sozinho e perdeu a 12º colocação, que ficou com o companheiro, que teve muita sorte para se manter á frente dele no Campeonato...
Olhando as imagens, tenho agora minhas dúvidas se foi um erro ou um furo de pneu |
PRÊMIOS:
- MELHOR PILOTO: Sebastian Vettel
- MELHOR EQUIPE: Mercedes
- PIOR PILOTO: Max Verstappen
- PIOR EQUIPE: Williams
- AZARADO: Felipe Nasr / Felipe Massa / Valtteri Bottas / Kimi Räikkönen
- SORTUDO: Sebastian Vettel
- Prêmio Bônus - QUE LOUCURA CARA: McLaren
Como assim: "Que loucura cara"? Quero lembrar a todos que a McLaren Honda prometia um pódio para Silverstone, já que estava "melhorando" sua performance... É, parece que não chegaram nem entre os 5 primeiros...
Imagens tiradas do GPUpdate.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário