sábado, 4 de julho de 2015

4 de Julho de 1954, O Dia Em Que A Alemanha Voltou Ao Topo


Dia 4 de julho de 1954, a corrida na França iria começar em Reims, enquanto a Final da Copa do Mundo também. Dois grandes eventos importantes acontecendo no mesmo dia, que ficaria marcado na vida de milhões de alemães, que ainda choravam os acontecimentos da II Guerra. Depois de dominar os treinos, a Mercedes veio para corrida com Juan Manuel Fangio na pole e Karl Kling em segundo, mantendo essas posições até o fim, era a estreia deles na Fórmula 1, enquanto, na Suiça, há alguns Kms de distancia, o Milagre de Berna acontecia, com a Alemanha desbancando, de virada, a Hungria de Puskás e Cia...


Não adianta citar a Brawn, pois muita coisa mudou em 55 anos, entre 1954 e 2009. A Mercedes fez sim a melhor estreia da categoria, pelo menos como uma equipe, que já começara sendo composta por Juan Manuel Fangio, que abandonou a Maserati de forma prematura para servir a supremacia alemã que começava a ser imposta.

No resto da temporada de 1954, apenas uma equipe estava párea com a alemã, e ela é a Ferrari, que arrancou duas vitórias nas últimas provas. Lembrando que também, a Mercedes fez sua estreia no GP da França, a quarta prova da temporada, que hoje comemora 61 anos de seu acontecimento, e que data... além dessa magnifica prova dominada por Fangio e Kling, a Alemanha comemorou a vitória sobre a Hungria de Puskas e Kocsis na final da Copa de Mundo na Suiça...


Foi um dia marcante na história alemã, além do retorno da Mercedes, e logo com um domínio em Reims, comemorou e muito o título da Copa. Por isso, esse 4 de julho de 1954 virou completamente a autoestima dos alemães, que ainda estavam destruídos pela II Guerra. Agora voltando para a sua estreia, a marca também quebrou um tabu que durava desde o início da categoria, as vitórias de construtoras italianas como Alfa, Ferrari e Maserati dominaram todas as corridas desde 50...

Mas agora tudo mudou, a Fórmula 1 virou Fórmula Mercedes, com a equipe mostrando o porque de coloca-la como a melhor de todos os tempos. No ano seguinte, tudo mudaria depois das 24 Horas de Le Mans. Em 6 provas (excluindo as 500 Milhas), a Mercedes só não venceu em Mônaco, quando Maurice Trintignant conseguiu "furar" a defesa alemã, que, infelizmente, teve problemas e abandonou.


No fim do ano, a marca se retirava do automobilismo, para retornar em 1989, já ganhando as 24 Horas... o resto vocês já sabem, apoio á Sauber e pilotos como Wendlinger, Frentzen e Schumacher. Fornecimento de motores á McLaren, conquistando títulos com Häkkinen e Hamilton, até 2010, quando comprou a Brawn e voltou a categoria como equipe, para, em 3 anos estar disputando vitórias...

Que dia 4 de julho...

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