segunda-feira, 6 de julho de 2015

Fórmula 1 - Grã-Bretanha 2015 - Corrida 9


Começavam as atividades do fim-de-semana em Silverstone, com a grande massa acreditando numa melhora da Williams, coisa que aconteceu, só que ninguém esperava ver uma Ferrari tão fraca como foi. As Mercedes, mais uma vez, eram as favoritas, com Lewis Hamilton correndo em casa, e Nico Rosberg querendo estragar a festa britânica.

Os treinos começaram com a disputa de quem passaria para o Q2, mais precisamente entre Jenson Button, Fernando Alonso, Marcus Ericsson e Felipe Nasr. Com Roberto Merhi marcando um tempo mais de 2s mais lento do que o do companheiro, Button não superou Alonso que também não se aproximou de Nasr, que acabou perdendo a vaga para o sueco.


No Q2, outra batalha, entre as Red Bulls, Toro Rossos, Force Indias e Lotus para saber quem subiria para os dez melhores. Acabamos vendo ambos os carros da Lotus ficarem de fora, ao lado de Ericsson, Verstappen e Sergio Pérez, formando duas perigosas filas para o domingo. Agora acompanharíamos a grande batalha, com Rosberg dominando as primeiras partes dos treinos e sendo favorito a pole.

Mas o inglês surpreendeu-o, marcando 1:32.248, pouco mais de 0.100s mais rápido do que o alemão, que ficou com a segunda colocação. Felipe Massa e Valtteri Bottas fizeram um ótimo treino e formava a segunda fila, seguido pelas Ferraris de Kimi e Vettel, que pela primeira vez via o companheiro á frente. Fechando o TOP TEN, Daniil Kvyat, Carlos Sainz Jr, Nico Hülkenberg e Daniel Ricciardo.


No domingo o tempo amanheceu nublado, com boas possibilidades de chuva, mas ainda com tempo seco na largada, que teve uma grande surpresa vinda da segunda fila, ambas as Williams pularam para a ponta quando as luzes se apagaram, com Felipe Massa sendo primeiro e Valtteri o segundo. Por falta de experiência, o finlandês, ao invés de seguir pelo lado de dentro entre as curvas 3 e 4, preferiu seguir o traçado, possibilitando a ultrapassagem de Hamilton.


Mais atrás a confusão, Grosjean tocou com Alonso, que para desviar do carro de Maldonado, que levantou um voo parcial, acabou rodando e batendo em Button. que perdeu a suspensão traseira. Resultado da confusão? Três carros fora. Agora o Safety Car estava na pista, atrasando ainda mais uma corrida que tinha chances de chuva para as últimas voltas.


Logo que recolheu aos boxes, a corrida reiniciou-se com Hamilton forçando demais Felipe Massa, lembrando um pouco a época de 2011, quando estava muito afoito, perdendo a segunda colocação para a Bottas, e quase saindo do pódio quando Rosberg ameaçou. Agora veríamos uma coisa que ficará na história, correndo em casa, a Williams mostrou que tinha forças e estava no mesmo ritmo da Mercedes.

Logo na primeira volta depois da entrada do SC, Verstappen perdeu o controle de seu Toro Rosso, pneus frios ou um furo, não sei, só sei que as fotos deixaram um ar duvidoso desse incidente. Agora a corrida tinha apenas 15 pilotos, mas pera... não seria 16? Não, Felipe Nasr teve problemas no câmbio e acabou não largando, seguindo o seu período de sofrimento com a Sauber.


Vettel perdeu sua posição para Pérez, que tinha uma Force India muito bem equilibrada, que colocou Hülkenberg em 5º logo na primeira curva da volta 1. Mas o alemão não resistiria aos ataques de Räikkönen e Kvyat que vinham logo atrás, e acabaria cedendo uma ótima chance de ganhar 10 pontos. Valtteri Bottas tentava de várias formas passar por Massa, tendo um carro muito mais rápido do que o do brasileiro, que era beneficiado pelas ordens de equipe, pelo menos até certo ponto.


Perto das voltas para as paradas, a equipe falou no rádio que Bottas poderia atacar, mas sem se arriscar muito. A corrida estava ótima, pelo menos até a volta 20, quando Lewis Hamilton fez sua parada. Na volta seguinte, Felipe Massa e Nico Rosberg pararam juntos e saíram juntos, a ponto de eu achar que o brasileiro ultrapassou o alemão dentro do pit, mas já que ninguém reclamou disso... segue a corrida.

Agora o líder era Bottas, que parou na 22º volta, voltando entre Felipe e Nico, que perdeu um pouco de contato, mas que tentou passar o finlandês, que em uma linda manobra aguentou-se na 3º colocação, já que agora Hamilton era o novo líder da corrida, que começaria a perder o brilho que teve nas 20 voltas iniciais.


Começavam os rádios com avisos sobre a chuva, primeiro tinham uma previsão para meia-hora, mas aos poucos foram diminuindo até 15 minutos, já que há poucos Kms dali, em Oxford, a chuva já estava caindo. Todos estavam esperando o tempo certo para parar, e queriam saber que pneu iriam utilizar, e se seria necessária essa troca caso a chuva não viesse com força.


Até esse ponto, Daniel Ricciardo havia sido o único a abandonar além das outras confusões, tendo problemas em sua unidade de potência feita por franceses. Carlos Sainz Jr parou 10 voltas depois com o mesmo problema, acionando o Safety Car Virtual, que pela primeira vez, em uma corrida, tinha tido um efeito mais principal, diferentemente de Mônaco, quando ele mal entrou e já acabou sendo substituído pelo tradicional SC.

A chuva começou a cair, mas sem tanta força, mas aqueles pilotos que estava no fundo do pelotão já se arriscavam, com Fernando Alonso, Marcus Ericsson, Will Stevens e Roberto Merhi batalhando para conquistar um ponto, o que seria uma conquista para o espanhol e para a dupla da Manor, que ainda tinha suas esperanças, mesmo vendo seus pilotos disputarem pela 12º colocação até a rodada de Stevens, que decretou a sua última posição novamente.


Vettel parou na hora certa, mais certa do que até as Mercedes, então nem se fale da Williams, que estragaram um pódio certo de Felipe Massa, que já havia perdido a segunda colocação para Nico Rosberg, que também já tinha passado Bottas. Já pilotos como Räikkönen e Ericsson tiveram que parar novamente, pois pararam muito cedo e os pneus desgastaram muito rápido.

Quem era beneficiado nessa história? Fernando Alonso, que saia de 11º para assumir a 10º colocação, que estava te dando um pontinho. Quando Felipe saiu dos boxes, lá estava um carro vermelho a sua frente, Sebastian Vettel era o novo terceiro colocado, e caminhava mais uma vez para o terceiro posto. Nesse ritmo, eles tiram o recorde de MSC-HAK-COU em ter mais pódios em conjunto.


A chuva veio, passou e foi embora, deixando a pista secar um pouco mais para o fim das 52 voltas, coroando mais uma vez Lewis Hamilton como o vencedor do GP da Grã-Bretanha. Rosberg e Vettel fecharam o pódio, enquanto as Williams, de forma espetacular e fantástica terminaram em 4º e 5º. Kvyat fez uma bela prova e foi 6º, seguido por Hülkenberg, Räikkönen, Pérez e Alonso, que fechavam os lugares pontuáveis.


RESULTADOS:
  1. Lewis Hamilton - Mercedes AMG - 1:31:27.729 - 25pts
  2. Nico Rosberg - Mercedes AMG - +10.956 - 18pts
  3. Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - +25.443 - 15pts
  4. Felipe Massa- Williams Mercedes - +36.839 - 12pts
  5. Valtteri Bottas- Williams Mercedes - +1:03.194 - 10pts
  6. Daniil Kvyat - Red Bull Racing Renault - +1:03.955 - 8pts
  7. Nico Hülkenberg - Force India Mercedes - +1:18.744 - 6pts
  8. Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - +1 Volta - 4pts
  9. Sergio Pérez - Force India Mercedes - +1 Volta - 2pts
  10. Fernando Alonso - McLaren Honda - +1 Volta - 1pt
  11. Marcus Ericsson - Sauber Ferrari - +1 Volta
  12. Roberto Merhi - Manor Marussia Ferrari - +3 Voltas
  13. Will Stevens - Manor Marussia Ferrari - +3 Voltas
  14. Carlos Sainz Jr - Scuderia Toro Rosso Renault - Unidade de Potência - OUT
  15. Daniel Ricciardo - Red Bull Racing Renault - Unidade de Potência - OUT
  16. Max Verstappen - Scuderia Toro Rosso Renault - Rodada - OUT
  17. Pastor Maldonado - Lotus Mercedes - Colisão - OUT
  18. Jenson Button - McLaren Honda - Colisão - OUT
  19. Romain Grosjean - Lotus Mercedes - Colisão - OUT
  20. Felipe Nasr - Sauber Ferrari - DNS
Esses foram os pilotos que participaram da corrida
Volta Mais Rápida: Lewis Hamilton - 1:37.093 - Volta 29


Curiosidades:
- 925º GP
Ainda será atualizado...

  • MELHOR PILOTO: Sebastian Vettel / Felipe Massa
  • SORTUDO: Sebastian Vettel / Lewis Hamilton
  • AZARADO: Felipe Massa / Valtteri Bottas
  • SURPRESA: Fernando Alonso
Vettel e Massa fizeram uma ótima corrida, um se recuperou de uma má largada e treino e teve sorte nas estratégias, enquanto o brasileiro se defendeu bravamento dos ataques de Bottas e das Mercedes. Hamilton só venceu a corrida por ter parada mais cedo nos boxes, enquanto as Williams perderam o pódio por fazerem o contrário. Já Alonso, conseguiu um milagroso 10º lugar depois do erro de estratégia de Ericsson.


Campeonato de Pilotos:
  1. 44 - Lewis Hamilton - Mercedes AMG - 194pts
  2. 6 - Nico Rosberg - Mercedes AMG - 177pts
  3. 5 - Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - 135pts
  4. 77 - Valtteri Bottas - Williams Mercedes - 77pts
  5. 7 - Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - 76pts
  6. 19 - Felipe Massa - Williams Mercedes - 74pts
  7. 3 - Daniel Ricciardo - Red Bull Racing Renault - 36pts
  8. 26 - Daniil Kvyat - Red Bull Racing Renault - 27pts
  9. 27 - Nico Hülkenberg - Force India Mercedes - 24pts
  10. 8 - Romain Grosjean - Lotus Mercedes - 17pts
  11. 12 - Felipe Nasr - Sauber Ferrari - 16pts
  12. 11 - Sergio Pérez - Force India Mercedes - 15pts
  13. 13 - Pastor Maldonado - Lotus Mercedes - 12pts
  14. 33 - Max Verstappen - Scuderia Toro Rosso Renault - 10pts
  15. 55 - Carlos Sainz Jr - Scuderia Toro Rosso Renault - 9pts
  16. 9 - Marcus Ericsson - Sauber Ferrari - 5pts
  17. 22 - Jenson Button - McLaren Honda - 4pts
  18. 14 - Fernando Alonso - McLaren Honda - 1pt
  19. 98 - Roberto Merhi - Manor Marussia Ferrari - 0pts
  20. 28 - Will Stevens - Manor Marussia Ferrari - 0pts
  21. 20 - Kevin Magnussen - McLaren Honda - 0pts

Campeonato de Construtores:
  1. Mercedes AMG Petronas F1 Team - Mercedes - F1 W06 Hybrid - HAM/ROS - 371pts
  2. Scuderia Ferrari - Ferrari - SF15-T - VET/RAI - 211pts
  3. Williams Martini Racing - Williams Mercedes - FW37 - BOT/MAS - 151pts
  4. Infiniti Red Bull Racing - Red Bull Renault - RB11 - RIC-KVY - 63pts
  5. Sahara Force India F1 Team - Force India Mercedes - VJM08B - HUL/PER - 39pts
  6. Lotus F1 Team - Lotus Mercedes - E23 Hybrid - GRO/MAL - 29pts
  7. Sauber F1 Team - Sauber Ferrari - C34 - ERI/NAS - 21pts
  8. Scuderia Toro Rosso - Toro Rosso Renault - STR10 - VES/SAI - 19pts
  9. McLaren Honda - McLaren Honda - MP4/30 - ALO/BUT - 5pts
  10. Manor Marussia F1 Team - Marussia Ferrari - MR03B - STE/MER - 0pts
Imagens tiradas de GPUpdate.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário