Demorou, mas chegamos ao 50º GP Memorável aqui no blog. Hoje trago para vocês o Grande Prêmio da França de 1985, seguindo aquele "calendário" que estou fazendo desde o começo do ano, mas. como fiz com o GP Brasil, só posto em outra data diferente a de sua realização, que foi no dia 7 de julho. Mudanças extremas estavam para acontecer a partir dessa prova.
Na volta de Paul Ricard ao calendário, a Zakspeed também aproveitava e voltava a categoria depois de não participar de nenhuma corrida na América do Norte, para tentar cortar gastos. Apesar desses dois detalhes, o maior estava na Tyrrell, que finalmente estrearia o novo carro como um motor turbo, mas a escolha do piloto pode ser olhada com más olhos, Martin Brundle, que deu um belo show em Detroit, até bater em Alliot...
O circuito francês era pior do que Monza, para um carro aspirado correr, sofrendo tentando perseguir os piores carros do grid. Stefan Bellof foi o último colocado, depois de levar quase 12s do poleman, que foi Keke Rosberg, seguido por Ayrton Senna, Michele Alboreto e Alain Prost. Nelson Piquet fez um ótima treino e largaria na frente de Lauda, que tinha mais atrás, fechando o TOP TEN, Elio de Angelis, Gerhard Berger, Patrick Tambay e Derek Warwick.
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A segunda parte do pelotão era aberta por Thierry Boutsen, com Andrea de Cesaris e Marc Surer aparecendo logo atrás, Mais uma vez, Stefan Johansson fez uma péssima qualificação, ficando atrás de Jacques Laffite e na frente de Riccardo Patrese, que tinha, ao seu lado, Eddie Cheever, mostrando que o ano da Alfa não era um dos bons. Teodorico Fabi estava andando bem com a Toleman, largando em 18º, na frente de Manfred e Brundle. Terminando o grid estavam Palmer, Alliot, Ghinzani, Martini e Bellof.
Para os mais atentos, está faltando alguém, e esse alguém é Nigel Mansell, que nos treinos acabou batendo tão forte que acabou tendo uma concussão, ficando fora da corrida. O domingo era de um sol escaldante, nada comparado com o calor norte-americano, mas mesmo assim era fantástico para um lugar como Le Castellet.
O calor ajudava uma certa fabricante de pneu, a Pirelli, que tinha como melhor no grid Nelson Piquet. A esperança de uma grande prova do brasileiro aumentava conforme a temperatura ia subindo. Na largada, ele já mostrou todo seu potencial, saindo de 5º para terceiro. Lá no fundo, Stefan Bellof fazia uma magnifica largada, tomando quatro posições, mas só por um tempo.
Outro que fez bela largada foi o MITO, que saiu de 12º e era 8º no fim da primeira volta. Os problemas começaria a aparecer, primeiro para Jacques Laffite, que perdeu o motor de sua Ligier, e voltas depois de Cesaris, com problemas na direção. A corrida da Ligier estava acabada, mas não era apenas eles que ficariam tristes por abandonos até a 5º volta, Michele Alboreto também teve problemas na sua Ferrari e abandonou, um golpe do destino para o líder do Campeonato.
Nelson Piquet atacava Ayrton Senna, que defendia bravamente na Reta do Mistral, uma coisa tão linda quanto o resto do circuito. Ambas as Lotus perderam o rendimento, primeiro Lauda e Prost passam por de Angelis, e no mesmo momento Piquet assume a segunda colocação, indo em busca de uma improvável vitória.
Outros pilotos também abandonavam, Palmer e Alliot tiveram problemas com seus carros e não passaram da 10º volta. Agora Keke Rosberg deveria se aguentar na primeira colocação, com os ferozes ataques de Piquet, que resultaram na ultrapassagem: Brasil na frente! Senna tinha problemas, e já havia parado e estava no fim do pelotão.
Surer também fez linda prova, mas depois da parada... |
Quem dava show era Marc Surer, que largou em 13º, e com ajuda dos Pirelli estava escalando o grid, para vocês terem uma idéia, ele passou ambas as Renaults em duas voltas, assumindo a sexta colocação e indo ao ataque de Elio de Angelis, que estava muito longe das McLarens, que tentavam passar por Rosberg, que bravamente seguia em segundo.
Berger tentava se recuperar, mas acabou batendo em Pierluigi Martini enquanto dava uma volta no italiano. Mais uma piloto subia e muito de colocação, era Stefan Johansson, que já se encontrava na 9º colocação, indo ao ataque de Thierry Boutsen. Ayrton Senna foi o próximo a abandonar, depois de bater.
Niki Lauda tentou por mais de 15 voltas, mas já estava acabado para ele, era fim de corrida com problemas na caixa de câmbio, e, basicamente, fim das chances de título também. E por fim, Martin Brundle também abandonou com os mesmos problemas, acabando assim a primeira aventura Tyrrell nos motores Turbo.
Na 39º volta, Rosberg perde a segunda colocação, e decide ir para os boxes, tentando uma estratégia que daria certo. Outro que parou foi Surer, que caiu para a oitava colocação, infelizmente, não voltando a ter um bom desempenho. Johansson era quinto, e agora ia em busca da quarta posição de Elio de Angelis, já Keke ele já tinha ultrapassado o italiano da Lotus.
Adeus á linda Reta Mistral |
As brigas na última volta foram fantásticas. Nas últimas curvas, Rosberg passou por Prost e assumiu a ponta, e além dele, Johansson conseguiu passar por de Angelis, que mais uma vez era quinto colocado. Voltando para o primeiro colocado, Nelson Piquet fez uma linda corrida e mereceu essa que foi a última vitória da Brabham. Fechando os lugares pontuáveis, Tambay.
Ninguém imaginava, mas essa foi a última corrida disputada em Paul Ricard tendo aquele belo traçado, já que no ano seguinte, Elio de Angelis morreria, e, em busca de segurança, mutilariam o circuito, pelo menos para receber a categoria máxima do automobilismo...
- 7 - Nelson Piquet - Brabham BMW - 1:31:46.266 - 9pts
- 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - +6.660 - 6pts
- 2 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - +9.285 - 4pts
- 28 - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - +53.491 - 3pts
- 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - +53.690 - 2pts
- 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - +1:15.167 - 1pt
- 16 - Derek Warwick - Renault Elf - +1:44.212
- 8 - Marc Surer - Brabham BMW - +1 Volta
- 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - +1 Volta
- 23 - Eddie Cheever - Benetton Alfa Romeo - +1 Volta
- 22 - Riccardo Patrese - Benetton Alfa Romeo - +1 Volta
- 9 - Manfred Winkelhock - RAM Hart - +3 Voltas
- 4 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - +3 Voltas
- 19 - Teodorico Fabi - Toleman Hart - Alimentação
- 24 - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - +4 Voltas
- 3 - Martin Brundle - Tyrrell Renault - Caixa de Câmbio - OUT
- 1 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Caixa de Câmbio - OUT
- 12 - Ayrton Senna - Lotus Renault - Motor - OUT
- 17 - Gerhard Berger - Arrows BMW - Colisão - OUT
- 29 - Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - Colisão - OUT
- 10 - Philippe Alliot - RAM Hart - Alimentação - OUT
- 30 - Jonathan Palmer - Zakspeed Racing - Motor - OUT
- 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Turbo - OUT
- 25 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Direção - OUT
- 26 - Jacques Laffite - Ligier Renault - Turbo - OUT
- 5 - Nigel Mansell - Williams Honda - Machucado - DNS
Esses foram os pilotos que estavam inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida: Keke Rosberg - 1:39.914 - Volta 46
- 411º GP
- 13º Vitória de Nelson Piquet
- 1º Melhor Volta de Keke Rosberg
- 30º Pódio de Alain Prost
- 35º e Última Vitória da Brabham
- 120º Pódio da Brabham
- 8º Vitória do Motor BMW
- Última Corrida No Belo Traçado de Paul Ricard
- Última Corrida No Belo Traçado de Paul Ricard
- MELHOR PILOTO: Nelson Piquet / Keke Rosberg / Stefan Johansson
- SORTUDO: Keke Rosberg
- AZARADO: Ayrton Senna / Marc Surer / Niki Lauda
- SURPRESA: N/H
Piquet fez uma corrida impecável, dominando-a desde a primeira volta, mas sofrendo para passar por Rosberg, que foi outro monstro durante a corrida, chegando a fazer uma parada e conseguindo voltar para a segunda colocação, outro que foi bem foi Johansson. que largou em 15º e terminou na ótima 4º colocação. Senna poderia ter voltado a pontuar, mas o motor Renault não deixou. Surer teve problemas e não conseguiu pontuar pela primeira vez na Brabham, enquanto Lauda perdia, basicamente, o título...
Stefan sofreu, mas terminou a corrida |
Campeonato de Pilotos:
- 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 31pts
- 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - 26pts
- 2 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 26pts
- 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - 18pts
- 28 - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 16pts
- 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - 11pts
- 7 - Nelson Piquet - Brabham BMW - 10pts
- 12 - Ayrton Senna - Lotus Renault - 12pts
- 18 - Theirry Boutsen - Arrows BMW - 6pts
- 5 - Nigel Mansell - Williams Honda - 5pts
- 4 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 4pts
- 25 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 3pts
- 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 3pts
- 1 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 3pts
- 26 - Jacques Laffite - Ligier Renault - 2pts
- 16 - Derek Warwick - Renault Elf - 2pts
- Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - ALB/ARN/JOH - G - 50pts
- John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - ANG/SEN - G - 35pts
- Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - LAU/PRO - G - 29pts
- Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW10 - ROS/MAN - G - 23pts
- Équipe Renault Elf - Renault - RE60 - WAR/TAM - G - 13pts
- Motor Racing Developments - Brabham BMW - BT54 - PIQ/HES/SUR - 10pts
- Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - BOU/BER - 6pts
- Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - CES/LAF - 5pts
- Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford/Renault - 012/014 - BRU/JOH/BEL - 4pts
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExperts.com - http://poeticsofspeed.com/
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