1984, dia 6 de julho, Estados Unidos, Dallas, todos se preparavam para a primeira sessão de treinos que decidiria quem seria o primeiro poleman da história do circuito construído em volta do Fair Park. Essa seria a última corrida disputados nos EUA em 1984, já que a primeira foi em Detroit, onde sol era infernal, mas nada comparável com o que os pilotos encontraram em Dallas.
Um circuito tão difícil, mal desenhado, um péssimo asfalto, curvas cegas, traçado estreito, então pergunto: Qual é pior? Detroit ou Dallas? É claro que são belas cidades, mas as condições para se correr por lá eram terrivelmente críticas. Pilotos como Niki Lauda e Alain Prost manifestaram sua insatisfação ao ameaçarem boicotar a prova, mas Keke Rosberg foi contra, e ainda disse que correria até mesmo sem asfalto.
Voltando para a sexta-feira, Martin Brundle sofreu um terrível acidente, machucando a perna e desfalcando a equipe Tyrrell, que já tinha grandes problemas para enfrentar, afinal, estava sendo investigada por irregularidades no carro, que poderia deixa-la de fora da temporada. Agora, apenas Stefan Bellof poderia surpreender, já que o carro aspirado é ótimo em pistas de rua.
Nigel Mansell andou mais uma vez muito bem, marcando um tempo mais de meio segundo mais rápido do que o segundo colocado, que foi Elio de Angelis. Derek Warwick era o terceiro, tendo René Arnoux logo no lado, na terceira fila estavam Niki Lauda e Ayrton Senna, que, de maneira fantástica, se colocou entre as McLarens. Fechando o TOP TEN estavam Alain Prost, Keke Rosberg, Michele Alboreto e Patrick Tambay.
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Corrado Fabi surpreendeu e superou Nelson Piquet, que tinha logo atrás Manfred Winkelhock, Eddie Cheever, Johnny Cecotto e Andrea de Cesaris. Stefan Bellof fez o que podia e se colocou em 17º, logo na frente de uma surpresa, Piercarlo Ghinzani conseguiu superar François Hesnault, Thierry Boutsen, Riccardo Patrese e Marc Surer. E nas últimas posições Huub Rothengatter, Jacques Laffite e Jonathan Palmer. Alliot não largaria pois destruiu seu carro.
No domingo, ás 7 da manhã houve o warm-up, e em forma de protesto, Jacques Laffite apareceu de pijama nos boxes. A corrida foi antecipada para ás 11 horas, já que o calor era infernal, ultrapassando os 50ºC. Para piorar, a pista estava abrindo buracos sozinha, ou seja, o sol era tão intenso que fazia o asfalto derreter. A organização tentou arrumar-los, mas nada garantia que esses "tampões" resistiriam durante a prova.
René Arnoux teve problemas e não largou na 4º posição, indo para o fim do grid. Quando a luz verde ascendeu as Lotus se manterão na ponta, com Ayrton Senna fazendo uma linda largada e passando por Niki Lauda para assumir a quarta colocação. Outro que fez uma magnífica saída foi Stefan Bellof, com seu Tyrrell aspirado o alemão saiu de 17º para 14º.
O que deixava todos incrédulos era ver um garoto com uma Toleman pressionando alguém com uma Renault, era Ayrton com Derek, que sofria para se manter na terceira colocação, mas respirou aliviado quando viu o brasileiro rodar e cair para o fim do pelotão, e voltas depois parando para voltar 2 voltas atrás do líder.
François Hesnault havia sido o primeiro a abandonar. Warwick foi para cima de Elio de Angelis e efetuou a ultrapassagem, já indo ao ataque do líder Nigel Mansell, que seria implacável durante boa parte da corrida, dando mais e mais emoção. Enquanto isso dois pilotos vinham fazendo uma bela corrida, René Arnoux já era 13º na oitava volta, enquanto Bellof era 12º. Nessa volta, Eddie Cheever perdeu o controle e bateu.
Stefan Bellof acabou com as aspirações da Tyrrell ao encontrar o muro na 10º volta, era a sua última chance plena de um grande resultado. Uma volta depois, Derek Warwick forçou no compatriota, que deixou o lado de fora da pista para o piloto da Renault, que perdeu o controle e bateu. Mais atrás, Niki Lauda passou por Elio de Angelis, que depois do acidente de Warwick, ultrapassaria o austríaco, que tinha Keke Rosberg logo atrás.
Rosberg estava fantástico naquela corrida, talvez empolgado pelo que havia dito e estava a atacar qualquer um na sua frente, já havia passado Prost e estava na cola de Niki Lauda, que não propôs nenhuma resistência ao finlandês, que na volta 18 passou por Elio de Angelis, agora teríamos a grande disputa da corrida.
Niki Lauda perdeu muito rendimento e também a posição para o pior dos adversários, Alain Prost. Enquanto isso, Nelson Piquet tentava ingressar aos lugares pontuáveis, com exito apenas quando Patrick Tambay bateu na volta 25. Até aí, Riccardo Patrese, Huub Rothengatter, Andrea de Cesaris e Johnny Cecotto haviam abandonado, a maior parte por causa de acidentes.
Enquanto isso, Keke Rosberg dava graça a corrida, brigando com Nigel Mansell como um verdadeiro Leão, que estava sendo duelado por outro. Numa de suas tentativas, mal calculadas, Alain Prost aproveitou para abocanhar a segunda colocação, mas apenas por duas voltas, até que o finlandês voltasse a atacar o outro bigodudo.
Mansell tocou novamente no muro, e agora danificando ainda mais sua suspensão, perdendo a posição. Ele ainda tentou voltar, mas Rosberg levantou os braços e jogou-o na parede. Com os problemas, Nigel foi para os boxes, voltando na 5º colocação, tendo Piquet e Arnoux logo atrás, ambos com vontade de entrar na briga pelo pódio, mas o brasileiro não tinha ritmo e logo foi ultrapassado pelo francês, que era tão rápido a ponto de passar, na mesma volta, Mansell também.
Nessas voltas, Nelson acabou rodando e abandonando. Nas voltas seguintes, Palmer e Senna seriam as novas vítimas do calor de Dallas. Keke comete um erro tosco, voltando na segunda colocação, com Alain Prost na liderança. A partir da volta 54 o Mundo passaria a conhecer o Estacionamento de Dallas, inaugurado por Michele Alboreto, que teve um furo no pneu.
Logo depois, Alain Prost também furou o pneu e parou logo na frente da Ferrari, seguindo-os vieram as Arrows, primeiro Boutsen, depois Surer. Parecia que aquele pesadelo havia acabado, enquanto isso Niki Lauda deixava Elio de Angelis e ia em busca de um pódio, e além disso Piercarlo Ghinzani conseguiu deixar uma Brabham para trás, era a de Corrado Fabi, que, como Winkelhock, se arrastava no circuito.
O Leão Mansell perdia as posições como água, mas tinha certeza que irai terminar na frente de Ghinzani, que era um dos mais rápidos na pista, por incrível que pareça. de Angelis era outro lentíssimo, que perdeu agora a posição para Arnoux, que era o mais rápido de Dallas, efetuando a ultrapassagem sobre Niki Lauda também.
O austríaco não resistiu a tentação e também parou no Estacionamento, fechando-o. René Arnoux agora ia atrás da vitória, tirando segundo por segundo em relação á Rosberg, que foi inteligente e se manteve regular nas últimas voltas, cruzando a linha de chegada em primeiro, conquistando sua terceira vitória e primeira da Williams Honda.
A corrida foi fantástica, mas o "Gran Finale" não poderia falta em uma terra como a dos estadunidenses, que viram Nigel Mansell pular do carro desesperado querendo conquistar dois pontos na corrida de sua primeira pole. Os problemas de câmbio afligi-o durante boa parte da corrida, e agora não dava mais para continuar.
Pense bem, você num macacão, num sol de mais de 40 graus, com um capacete, quase morto de tão exausto, tentar empurrar um carro para a terminar a corrida. Só se sabia que el não era mais o 5º colocado, pois o "Milagre de Dallas" havia se concretizado, Piercarlo Ghinzani conquistou seus únicos dois pontos, e também da Osella, que vibrou como um título...
Mas ainda tínhamos ele, o Leão, sempre bravo e empurrando seu carro, até certo ponto... de repente ele desmaia, cai no chão e cria uma aglomeração de pessoas, incluindo mecânicos da Ferrari, que acompanharam aquilo de perto. Ele rapidamente retomou a consciência, estando inteiro do momento mais chocante em anos na Fórmula 1, esse é o Leão, e suas historietas, esse é o motivo de eu gostar tanto dele...
RESULTADOS:
- 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - 2:01:22.617 - 9pts
- 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - +22.464 - 6pts
- 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - +1 Volta - 4pts
- 5 - Jacques Laffite - Williams Honda - +2 Voltas - 3pts
- 24 - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - +2 Voltas - 2pts
- 12 - Nigel Mansell - Lotus Renault - Caixa de Câmbio - 1pt
- 2 - Corrado Fabi - Brabham BMW - +3 Voltas
- 14 - Manfred Winkelhock - ATS BMW - +3 Voltas
- 8 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Furo no Pneu - OUT
- 7 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - Furo no Pneu - OUT
- 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Furo no Pneu - OUT
- 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Furo no Pneu - OUT
- 17 - Marc Surer - Arrows BMW - Furo no Pneu - OUT
- 19 - Ayrton Senna - Toleman Hart - Embreagem - OUT
- 10 - Jonathan Palmer - RAM Hart - Elétrico - OUT
- 1 - Nelson Piquet - Brabham BMW - Rodada - OUT
- 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - Acidente - OUT
- 20 - Johnny Cecotto - Toleman Hart - Acidente - OUT
- 26 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Acidente - OUT
- 21 - Huub Rothengatter - Spirit Hart - Vazamento de Combustível - OUT
- 22 - Riccardo Patrese - Benetton Alfa Romeo - Acidente - OUT
- 16 - Derek Warwick - Renault Elf - Acidente - OUT
- 4 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - Acidente - OUT
- 23 - Eddie Cheever - Benetton Alfa Romeo - Acidente - OUT
- 25 - François Hesnault - Ligier Renault - Acidente - OUT
- 3 - Martin Brundle - Tyrrell Ford - DNQ
- 9 - Philippe Alliot - RAm Hart - DNS
Esses eram os pilotos inscritos para a corrida.
Volta Mais Rápida: Niki Lauda - 1:45.353 - Volta 22
Curiosidades:
- 397º GP
- Única Corrida em Dallas
- Única Corrida em Dallas
- 3º Vitória de Keke Rosberg
- 1º Pole de Nigel Mansell
- 22º e Último Pódio de René Arnoux
- 50º GP de Michele Alboreto
- 150º GP de Niki Lauda
- 18º Vitória da Williams
- 90º Pole da Lotus
- 3º Vitória do Motor Honda
- MELHOR PILOTO: Keke Rosberg / René Arnoux
- SORTUDO: Nigel Mansell / Elio de Angelis
- AZARADO: Alain Prost / René Arnoux
- SURPRESA: Piercarlo Ghinzani
- Prêmio Bônus - LEÃO DA CORRIDA: Nigel Mansell
Rosberg e Arnoux deram um show, com o finlandês tendo mais sorte do que o francês, que teve que largou em último por ter problemas. Mansell teve sorte em ainda pontuar, já que enfrentou muitos problemas depois de tocar no muro, enquanto de Angelis comemorou mais um pódio na temporada. Prost poderia abrir mais ainda a diferença, mas o furo de pneu apareceu logo na curva que antecede o "Estacionamento de Dallas". Ghinzani MITOU e conquistou os seus únicos pontos...
- 7 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 34,5pts
- 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 24,5pts
- 8 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 24pts
- 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - 23,5pts
- 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - 20pts
- 1 - Nelson Piquet - Brabham BMW - 18pts
- 16 - Derek Warwick - Renault Elf - 13pts
- 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 9pts
- 3 - Martin Brundle - Tyrrell Ford - 8pts
- 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - 7pts
- 12 - Nigel Mansell - Lotus Renault - 6pts
- 4 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 5pts
- 5 - Jacques Laffite - Williams Honda - 5pts
- 19 - Ayrton Senna - Toleman Hart - 4pts
- 23 - Eddie Cheever - Benetton Alfa Romeo - 3pts
- 22 - Riccardo Patrese - Benetton Alfa Romeo - 3pts
- 2 - Teodorico Fabi - Brabham BMW - 3pts
- 26 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 2pts
- 24 - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - 2pts
- 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - 1pt
- Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche-MP4/2-PRO/LAU-M-59,5pts
- Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 126C4 - ALB/ARN - G - 33,5pts
- John Player Team Lotus - Lotus Renault - 95T - ANG/MAN - G - 29,5pts
- Williams Grand Prix Engineering - FW09 - LAF/ROS - G - 25pts
- MRD International - Brabham BMW - BT53 - PIQ/TFA/CFA - M - 21pts
- Équipe Renault Elf - Renault - RE50 - TAM/WAR - M - 20pts
- Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford - 012 - BRU BEL - G - 13pts
- Benetton Team Alfa Romeo - Alfa Romeo - 184T - PAT/CHE - G - 6pts
- Toleman Group Motorsport - Toleman Hart - TG184 - SEN/CEC - M - 4pts
- Ligier Loto - Ligier Renault - JS23B - CES/HES - M - 2pts
- Osella Squadra Corse - Osella Alfa Romeo - FA1F - GHI/GAR - P - 2pts
- Barclay Nordica Arrows BMW - Arrows BMW - A7 - SUR/BOU - G - 1pt
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExperts.com - http://poeticsofspeed.com/
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