terça-feira, 14 de julho de 2015

A Aventura de Maranello na Indy


Muitos se lembram de 1987, mas poucos sabem que a Scuderia já correu por lá, numa época em que ela dominava com pilotos vindo do quintal, ou seja, Alberto Ascari e seus pupilos. A temporada de 1952 foi terrivelmente dominada pelos italianos, que viram Alberto vencer 6 das 7 corridas que disputou, além de aumentar essa marca no ano seguinte.

Mas esse número poderia ser maior. Depois de não participar do GP da Suiça, Ascari esperava ansiosamente pela próxima corrida, para estrear sua nova máquina, mas essa prova não seria na Europa, e sim na América, nas 500 Milhas de Indianapolis, que exigiam um carro diferente daquele convencional.


A Ferrari correu para preparar um, e tentou fazer uma estratégia diferente. Eles treinariam com o setup de corrida, para depois terem uma maior vantagem sobre os rivais, mas antes de pensar em vencer, eles deveriam pensar em como iriam passar da fase qualificatória. A equipe pensou e decidiu pedir ajuda a seus promotores, para que eles pedissem uma classificação garantida ao diretor da prova.

Esse pedido nem sequer foi feito, pois Bill Quinn não quis faze-la. Coisas de Ferrari, sempre tentando manipular... Então eles foram á guerra em Indianapolis, isso tudo depois de ver sua encomenda ir para o lugar errado, ou seja, seu carro acabou não indo diretamente ao circuito. Mas a confusão estava resolvida, e Ascari estava a correr com sua 375, tentando um lugar para o dia da prova.


Depois de algumas voltas, a confirmação, a Ferrari participaria das 500 Milhas, com Ascari largando em 25º de 33 competidores. Dois pit stops estava agendados, e tudo transcorreria bem até a volta 40. O italiano e seu parceiro inseparável, o cavalinho negro pintado de vermelho, eram favoritos á vitória, mesmo tendo que enfrentar os carros com o ótimo poder Offy, ou Offenhauser.

Sua corrida estava sendo magnifica, chegando ao ponto de receber aplausos do público ao efetuar uma ultrapassagem múltipla. Ele chegou a estar em 8º, antes de começar a ter problemas na roda, o que acarretou em seu abandono. Era o fim do sonho ferrarista em vencer na Indy, coisa que não era impossível na época, especialmente pela forma que o carro se comportou no oval.


Depois disso, apenas nos anos 80 ouvimos falar Ferrari e Indy, mas isso jamais aconteceu, e talvez, infelizmente, jamais aconteça de novo. Seria tão legal se nós todos assistirmos a 100º edição, no ano que vem, com a Scuderia enfrentando os grandes nomes estadunidenses, ao lado, de quem sabe, outra marca, como a Mercedes. Apenas imagine...

Essa foi a única aventura, efetuada, de Maranello em Indianapolis, e que acabou não dando certo com um piloto tão promisso como Alberto, que ontem faria mais um ano de vida...

Uma curiosidade, hoje faz 64 anos da primeira vitória da Ferrari, e sabe com qual carro? O mesmo que Ascari correu, só que sem as modificações...

Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário