Muitos se lembram de 1987, mas poucos sabem que a Scuderia já correu por lá, numa época em que ela dominava com pilotos vindo do quintal, ou seja, Alberto Ascari e seus pupilos. A temporada de 1952 foi terrivelmente dominada pelos italianos, que viram Alberto vencer 6 das 7 corridas que disputou, além de aumentar essa marca no ano seguinte.
Mas esse número poderia ser maior. Depois de não participar do GP da Suiça, Ascari esperava ansiosamente pela próxima corrida, para estrear sua nova máquina, mas essa prova não seria na Europa, e sim na América, nas 500 Milhas de Indianapolis, que exigiam um carro diferente daquele convencional.
Esse pedido nem sequer foi feito, pois Bill Quinn não quis faze-la. Coisas de Ferrari, sempre tentando manipular... Então eles foram á guerra em Indianapolis, isso tudo depois de ver sua encomenda ir para o lugar errado, ou seja, seu carro acabou não indo diretamente ao circuito. Mas a confusão estava resolvida, e Ascari estava a correr com sua 375, tentando um lugar para o dia da prova.
Sua corrida estava sendo magnifica, chegando ao ponto de receber aplausos do público ao efetuar uma ultrapassagem múltipla. Ele chegou a estar em 8º, antes de começar a ter problemas na roda, o que acarretou em seu abandono. Era o fim do sonho ferrarista em vencer na Indy, coisa que não era impossível na época, especialmente pela forma que o carro se comportou no oval.
Essa foi a única aventura, efetuada, de Maranello em Indianapolis, e que acabou não dando certo com um piloto tão promisso como Alberto, que ontem faria mais um ano de vida...
Uma curiosidade, hoje faz 64 anos da primeira vitória da Ferrari, e sabe com qual carro? O mesmo que Ascari correu, só que sem as modificações...
Imagens tiradas do Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário