Agora uma pausa nas surpresas no pódio, decidi fazer hoje um post muito importante, pela história que ela vai contar, a de quem foi os pioneiros de cada país. Quem dá importância a isso sabe verdadeiramente o valor que essas pessoas deram ao automobilismo de seu país, atraindo mais e mais pessoas para o esporte, como no caso do Brasil...
Argentina - 25 Pilotos - Juan Manuel Fangio: Quem poderia ser o primeiro "hermano" na Fórmula 1? Apenas ele, Juan Manuel Fangio, que estreou no GP da Grã-Bretanha de 1950, se classificando em 3º, e abandonando há 8 voltas do fim, por vazamento de óleo. Apesar de ter 5 títulos mundiais no bolso, Fangio atraiu poucos argentinos para o automobilismo, é só relembrar qual foi a última estrela da Argentina e também seu último piloto.
Austrália - 17 Pilotos - Tony Gaze: Tony se inscreveu com o próprio nome, e estando á bordo de um HWM Alta 51, um modelo um pouco mais antigo do que o usado pela equipe oficial. Nos treinos, Gaze foi apenas o 16º, enquanto na corrida levou 6 voltas, mas pelo menos terminou, em último lugar. Para a sorte da Austrália, o desempenho de Tony não foi repetido pelos sucessores, que conquistaram 4 títulos.
Bélgica - 21 Pilotos - Johnny Claes: Sua estreia foi logo na primeira corrida da Fórmula 1, em Silverstone, tendo uma participação medíocre, sendo o último do grid a largar e a terminar a prova. Pelo menos entrou para a história sendo o primeiro "último colocado" da categoria, além de ser belga. Além dele, pilotos como Jacky Ickx e Thierry Boutsen escreveram sua história lá, e ainda temos Stoffel Vandoorne se aproximando dela.
Canadá - 13 Pilotos - Peter Ryan: Peter Ryan não vale nada perto das lendas canadenses, mas ele conseguiu, pelo menos, fazer uma corrida na categoria. É claro que ele, em seu desempenho, mal lembra o que Gilles e Jacques fizeram pelo seu país, se tornando lenda e campeão respectivamente, além do MITO, Allen Berg...
Colômbia - 3 Pilotos - Ricardo Londoño: Olha só que história estranha na primeira participação de um colombiano na F-1. Ricardo não tinha a superlicença e acabou cedendo o carro para Surer, mas seu nome ainda está lá, gravado como um dos inscritos para o GP do Brasil de 1981, disputado em Jacarepaguá e vencido por Carlos Reutemann.
Dinamarca - 5 Pilotos - Tom Belso: Esse dinamarquês largou apenas duas vezes, sendo que em uma teve seu carro "roubado" pelo companheiro Ganley. Pelo menos, seu país quase tem mais pilotos do que o Chile, a Colômbia e a Republica Tcheca juntos, olha só...
Finlândia - 9 Pilotos - Leo Kinnunen: Quando se fala em pilotos vindo desse belo país da Escandinávia, lembramos de Keke Rosberg, Mika Häkkinen, Kimi Räikkönen e Valtteri Bottas, mas também devemos dar a importância ao seu pioneiro, Leo Kinnunen, que tentou 6 vezes correr, mas em apenas uma conseguiu largar, e foi logo na vizinha Suécia...
França - 70 Pilotos - Yves Giraud-Cabantous / Eugène Martin / Louis Rosier / Philippe Étancelin: Quatro franceses marcando a estreia da Fórmula 1 em Silverstone, e nenhum deles disputando pela vitória. É claro que a coisa não se repetiu nos anos seguintes, com pilotos da estirpe de François Cevert, René Arnoux e Alain Prost surgindo para a alegria do país do famoso "pão". Infelizmente, eles só viram um título em 1985, quando a categoria tinha mais de 35 anos de vida...
Hungria - 1 Piloto - Zsolt Baumgartner: Baumgartner estreou em casa pela Minardi em 2003, tentando fazer bonito, mas não conseguindo. Pelo menos ele conseguiu fazer um feito digno de prêmio, pontuar com uma Minardi, no GP dos EUA de 2004, quando resistiu a todos os problemas e acidentes da prova...
Irlanda - 5 Pilotos - Joe Kelly: Apesar de ter apenas 5 pilotos, o país do trevo de 4 folhas tem uma bela história recente na categoria, digo, de 1991 á 1999, quando Irvine e Jordan conseguiam bons resultados, chegando a disputar o título em 1999. Mas voltando á Kelly, ele estreou logo em Silverstone, sendo tão lento á ponto de não ser classificado, que vergonha...
Japão - 20 Pilotos - Hiroshi Fushida: Da mesma forma da Itália, o Japão é mais famoso pelas equipes, e motores, do que pelos seus pilotos. Fushida fez sua estreia no GP da Holanda de 1975, e marcou a estreia dos "orientais" na categoria, que ainda teve nomes como Suzuki, Nakajima, Katayama, Sato e Kobayashi...
Malásia - 1 Piloto - Alex Yoong: Mais um país que surgiu nesses novos tempos da categoria, vindo da Malásia, um dos mais mitosos pilotos de todos os tempos, Yoong. Sendo o único malaio da categoria, Alex não se classificou para quatro provas, um número absurdo para esses tempos, mas mesmo assim ele continuava na Minardi, muito provavelmente abastecendo-a...
México - 6 Pilotos - Ricardo Rodríguez: Quem diria que o mais novo Hermano Rodríguez seria o primeiro a estrear na categoria, abandonando no GP da Itália de 1961. O México tenta, desde a morte de Pedro, conquistar mais uma vitória na F-1, mas Sergio Pérez acabou errando no GP da Malásia de 2012, perdendo essa chance. Além disso, o país ainda teve Esteban Gutierrez, que foi apenas uma decepção dos latinos...
Marrocos - 1 Piloto - Robert La Caze: Marrocos não tem boas lembranças da categoria, tendo sediado apenas uma corrida, que foi trágica, com a morte de Stuart Lewis-Evans. Já o único marroquino a correu na categoria, fez uma prova apagada, largou em 23º e terminou em 14º, na frente de Graham Hill e na mesma volta de Bruce McLaren.
Holanda - 16 Pilotos - Jan Flinterman / Dries van der Lof: Os holandeses jamais foram uma força na F-1, mas acabaram de entrar para a história por terem Max Verstappen, o mais jovem de todos os tempos. Na primeira corrida com pilotos vindo da Holanda, logo em casa, nenhum deles conseguiu completar as 90 voltas em Zandvoort.
Polônia - 1 Piloto - Robert Kubica: Quem sabe não voltemos a vê-lo na categoria? Tomara... mas voltando ao que importa, Kubica também se tornou o primeiro a conquistar uma vitória para a Polônia, um país sem muita tradição do cenário mundial, mas que mesmo assim comemorou muito com seu narigudo...
Portugal - 5 Pilotos - Mário Araújo de Cabral: Os portugueses não tem muita história na F-1, mas pelo menos viram pilotos marcarem seu nome na categoria. de Cabral estrou no GP de Portugal de 1959, terminando na 10º e última colocação. A maior marca deles foi conquistado por Monteiro, nos EUA em 2005, quando o piloto da Jordan foi ao pódio.
Rússia - 2 Pilotos - Vitaly Petrov: Famoso pelas ótimas largadas, Petrov subiu ao pódio na Austrália em 2011, mostrando que se tivesse carro poderia vencer. Atualmente temos Kvyat vindo do país da Sibéria, que ainda sonha com uma vitória...
África do Sul - 23 Pilotos - Tony Maggs: Maggs já subiu ao pódio 3 vezes, mas jamais disputou um título como Jody Scheckter, que aprendeu com as fatalidades de sua época para ser mais inteligente e conservador, a ponto de conquistar o título de 1979 por causa disso, superando Gilles Villeuve.
Espanha - 15 Pilotos - Paco Godia / Juan Jover: Um mico na estreia espanhola na F-1, com Jover abandonando e Godia terminando 10 voltas atrás do vencedor. Mas isso foi esquecido até a chegada de Fernando Alonso, que é dito como um dos melhores da história, graças á seus títulos em 2005 e 2006.
Suiça - 24 Pilotos - Toulo de Graffenried: No começo da categoria, a Suiça tinha mais pilotos, mas depois do ocorrido em 1955, ela diminui muito a sua estirpe de "drivers" pelo Mundo. Mesmo assim, antes de tudo, Graffenried já havia feito sua estreia na categoria logo em 1950, mas, infelizmente, abandonando no meio da corrida.
Grã-Bretanha - 160 Pilotos - Reg Parnell / Peter Walker / Leslie Johnson / Bob Gerard / Cuth Harrison / David Hampshire / Geoffrey Crossley / David Murray / Joe Frey: Todos os citados estrearam em casa em 1950, nem sequer pontuando, com exceção de Parnell, que subiu ao pódio. O país ainda se tornou o mais vencedor da categoria, afinal, tem o maior número de pilotos...
Uruguai - 4 Pilotos - Eitel Cantoni: Estreou no GP da Grã-Bretanha de 1952, e fez apenas outras duas corridas, todas pela Escuderia Bandeirantes, a primeira equipe vinda do Brasil. Além dele, o país teve outros 3 pilotos, que tiveram o mesmo sucesso de Cantoni, ou seja, nenhum.
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Imagens tiradas do Google Imagens
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