sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Piloto Memorável 20# - Elio de Angelis



No dia 26 de março de 1958, em Roma, nascia Elio de Angelis. Muita gente se refere a ele como o "último cavalheiro" da F-1. Ele passou por equipes como Shadow, Lotus e Brabham.


Seu inicio de carreira ocorreu não péssima Shadow, no ano de 1979. Seu começo foi bom, a nível do possível, terminando em 7º lugar na Argentina. Seu carro era ruim, com eu já falei, e ele dificilmente conseguia passar dos 10 primeiros nas corridas. Faltando 5 GPs para o fim da temporada, Elio abandona 4 seguidos, mas na última corrida.... Após largar em uma péssima 20º colocação do grid, Elio de Angelis terminou em 4º, na chuva ainda por cima, esse desempenho do italiano fez com que Colin Chapman chamasse ele para correr pela Lotus.

Uma Obs: Esse não é de Angelis pilotando
Seu primeiro ano da Lotus foi difícil, o carro que foi campeão há dois anos, já não era mais o melhor do grid. Mesmo assim, na segunda prova, Elio de Angelis termina em uma magnifica 2º colocação, seu primeiro pódio. O ano ainda continuaria ruim para Elio que batalharia contra o carro. O resultado que a Lotus tanto queria veio no fim do ano, quando de Angelis voltou a pontuar, com 6º lugar na Áustria, 4º na Itália e 4º nos EUA. No final do ano Elio terminou em 7º com 13 pontos, enquanto Mario Andretti terminava em 20º.


O carro de 1981 melhora bastante, sendo bastante regular, não pontuando em apenas dois GPs (GPs em que completou). No GP do Oeste dos EUA, Elio começa mal abandonando, mas nos GPs seguintes de Angelis ganharia 5 pontos, dois 5º lugares e um 6º posto. Em Mônaco não completa mais uma vez, mas novamente, nos GPs seguintes pontua. Depois de outro abandono, na Inglaterra, Elio teria dois 7ºs postos, e logo depois ganharia 6 pontos. Seu ano foi ótimo, mas acabou terminando em 8º com 14 pontos.


Se mantém na Lotus em 1982, mas começa mal, não pontuando nos dois primeiros GPs, mas como em 1981, conquista uma ótima sequencia de pontos. Ano seria ótimo, até melhor do que em 1981, e faltando 4 corridas para o fim, Elio tinha 13 pontos, enquanto Mansell tinha apenas 7 pontos. Na Áustria, após largar em 7º, Elio aparecia na ponta a voltas do fim, mas recebendo pressão de Keke Rosberg, que disputava o titulo, mas nunca tinha vencido uma corrida, no fim do GP Elio ganhou com 0,050s para Keke, que venceria o GP da Suiça semanas depois. Graças a essa vitória e outro ponto na Suiça, de Angelis terminou em 9º com 23 pontos.


Após dois ótimos anos na Lotus, Elio esperava mais melhoras para 1983, que veio se tornar no ano de maior fracasso de sua carreira, sendo DSQ do GP do Brasil, terminando apenas dois GPs, 9º na Bélgica e 5º na Itália. Nesse mesmo ano, Elio fez seu primeira pole, no GP da Europa, mas acabou abandonando.


O ano de 1984 começa bem, com a pole no Rio, mas o piloto italiano acaba apenas em 3º. O ano de 84 seria o melhor da carreira de de Angelis que voltaria ao pódio nos GPs de San Marino, Leste dos EUA e dos EUA. Elio só não pontuaria em GPs que abandonou, menos na África do Sul, quando terminou em 7º. Esse ótimo ano, o rendeu um 3º posto na classificação geral do Campeonato, ficando atrás apenas das McLarens. Com isso, sem duvida, Elio tinha grandes chances de ser um futuro campeão.


Senna entrou na Lotus em 1985, por isso mesmo Elio de Angelis teve uma decaída já que a equipe não era mais muito ligada a ele, e sim a Ayrton Senna. Mesmo assim Elio teve um inicio melhor que Ayrton, terminando no pódio o GP Brasil, terminou em 4º em Portugal, e venceu o GP de San Marino, após o DSQ de Prost. Em Mônaco foi ao pódio novamente, e após esse GP, começaria uma sequência incrível de seis 5ºs lugares, terminando em 6º apenas uma vez. Ninguém imaginava que aquele 5º lugar no GP da Europa seria a última vez que veria-se Elio de Angelis nos pontos.

A última corrida de de Angelis

Em 1986 passa para a Brabham, após 6 anos na Lotus. O design do carro era diferente dos demais, e pouco se imaginava que aquele formato de cintura baixa seria o futuro da F-1. Elio começa com um 8º lugar no Brasil, e depois acaba abandonando 3 corridas seguidas. de Angelis estava sempre tentando aperfeiçoar o carro da equipe que não "ia para frente", e infelizmente, em um teste em Paul Ricard, Elio de Angelis acabou falecendo asfixiado por causa de uma asa que acabou saindo do carro, que rodou, capotou e depois pegou fogo. A demora para a chegada das primeiras equipes de resgate foi de 30m, o suficiente para a morte de Elio, que não era só piloto, mas sim também pianista profissional.


R.I.P - ELIO DE ANGELIS

O que eu acho: Elio era para ser um Campeão, pelo menos uma vez, mas seu azar foi estar na equipe errada, sair da Lotus por ser ofuscado por Senna, acabou sendo seu maior erro, erro que foi fatal. de Angelis era mais consistente do que Mansell e Senna, e por isso mesmo poderia ganhar titulos da mesma forma de Prost. Foi marcado por dar a última vitória a Colin Chapman, e também por não ter uma relação tão bom com Senna, que não queria ninguém como Elio na equipe. E também tinha um dos capacetes mais lindos da história da F-1

3 comentários:

  1. Nao concordo... Elio nao saiu ofuscado pelo ASS. Saiu por nao aguentava mais o garoto mimado que Chapman havia contratado. Tanto é que o socou sem dó. Foi na pratica um dos ultimos bon vivants da F1. Afinal era de familia nobre e podre de rica. Para mim virou mito depois de ter socado a cara do garoto do Tremembé!

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    1. Concordo, foi uma verdadeira traição o que aconteceu com Elio, mesmo sendo muito mais consistente e com incio melhor que o de Senna, a Lotus escolher Senna como seu piloto, e deu o melhor equipamento pra ele, Senna era assim, queria o melhor equipamento e todos trabalhando para ele, devia ser um inferno. Elio nasceu em berço de ouro, e por isso no começo todos achavam que so estava na F1 por ser pagante, porem ele provou ao contrário, talentoso, da mesmo escola de pilotagem do Prost sabendo poupar o carro esperar a hora certa pra ultrapassar, se garantindo no final, infelizmente aconteceu aquela fatalidade, iria brilhar ao dos grandes pilotos de sua época.

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    2. Concordo, foi uma verdadeira traição o que aconteceu com Elio, mesmo sendo muito mais consistente e com incio melhor que o de Senna, a Lotus escolher Senna como seu piloto, e deu o melhor equipamento pra ele, Senna era assim, queria o melhor equipamento e todos trabalhando para ele, devia ser um inferno. Elio nasceu em berço de ouro, e por isso no começo todos achavam que so estava na F1 por ser pagante, porem ele provou ao contrário, talentoso, da mesmo escola de pilotagem do Prost sabendo poupar o carro esperar a hora certa pra ultrapassar, se garantindo no final, infelizmente aconteceu aquela fatalidade, iria brilhar ao dos grandes pilotos de sua época.

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